Pesquise um tema aqui

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Falsa Expectativa Sobre o Amor Poderá ser Frustrante


Foto: Junior Paiva
A expectativa trazida pelo indivíduo para o casamento pode representar uma dinâmica que não condiz com a realidade da vida conjugal. É o caso de uma pessoa que casa acreditando que o amor não necessita de manutenção e que será eterno e belo, sem que aja uma dedicação para que isto ocorra.

Muitos casais se frustram quando descobrem que o amor real é diferente dos sonhos, das novelas e dos contos de fadas. Eles vieram para o casamento acreditando que nunca iriam ter problemas, brigas ou desentendimentos. E, quando isto ocorre, aprendem que, muitas vezes para amar, é necessário resolver conflitos. E, muito mais que isto, deparam-se com a necessidade de renunciar, aceitar as diferenças, conviver com opiniões contrárias e até sentir um pouco da aparente aflição que a vida conjugal poderá produzir na sua fase inicial.

Quando um cônjuge pensa que sua participação no casamento é apenas amar, os problemas podem ameaçar a estrutura desta união. Pode ser por isso que existam tantos divórcios de recém casados. Parece que muitos tiveram expectativas falsas para a vida conjugal. Não contavam com as dificuldades ou tinham a crença de que o amor seria um remédio para qualquer doença.

Não é bom desprezar as propriedades do amor. Ele certamente é um forte aliado na resolução de problemas conjugais. No entanto, é apenas um aliado. Muitas coisas precisam ser combinadas para que cumpra o seu papel. Ademais, é um sentimento que precisa de cuidados para que se desenvolva e prospere. O amor não cuidado, como qualquer vida não alimentada, sucumbirá paulatinamente.

Joacil Luis – Psicólogo – CRP 13/6160     Contato: 83 8745 4396

Nenhum comentário:

Postar um comentário