Pesquise um tema aqui

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Carência de cuidados!

Há quem sofra muito por sentir uma necessidade descontrolada de ser cuidado. É possível que alguém passe muito tempo de sua vida buscando quem cuide de si. Há uma "carência" de ser bem tratado, afagado, elogiado e querido. Um toque carinhoso, vindo de outra pessoa, representa um prazer imensurável. Quem "sofre" com tal falta pode se submeter a muitos tipos de humilhação, apenas para receber um pouco de cuidado. Quando isto não acontece, o sentimento de tristeza e a baixa autoestima invadem o coração e deixam a alma entristecida. É como se toda a felicidade dependesse do modo como é tratado pelos outros. Nas amizades há um rompimento rápido, pois nem sempre é possível encontrar amigos que estejam atentos ou que sejam o tempo todo carinhosos. Muitos amigos podem, em algum momento, não estar dispostos a um tratamento mais carinhoso para com o outro. E isto não é porque sejam maus, mas apenas porque cada um tem o direito de ser um pouco "distraído", alguma vez. 

Mas, o que muitos desses "carentes de cuidados" precisam saber é que eles podem dar a si mesmos tudo o que necessitam e acham que só podem receber de outras pessoas. Talvez, seja exatamente por desconhecerem isto, que tenham tantos conflitos dentro de suas almas. Então, veja algumas coisas que você pode dar para você mesmo, sem necessitar mendigar dos outros:

1. Elogios

Você não precisa esperar que outras pessoas o elogiem, quando você próprio pode se olhar no espelho e dizer palavras bonitas a seu respeito. Experimente dizer coisas boas sobre você e descobrirá que isto lhe fará tão bem quanto os agrados recebidos de outros. Pense em quantas vezes você diz algo depreciativo contra você mesmo e fica mal. Aprenda que o oposto também funciona. Se as palavras rudes que você direciona a si mesmo lhe deixam triste, certamente mensagens agradáveis e "autoelogiáveis" lhe farão sentir-se bem. Experimente isto!

2. Toque carinhoso

Desenvolva o hábito de tocar o seu próprio corpo com um pouco de carinho e autocuidado. Afague seu rosto por um momento e perceba que isto pode ser tão satisfatório quanto o toque carinhoso de algum amigo. Trate-se com delicadeza e descubra que você pode cuidar bem de si e ficar melhor, na maior parte do tempo. Tente fazer uma automassagem, sempre com pensamentos cheios de bons afetos. Talvez, você já tenha feito o contrário. Pode ser até que já tenha ferido o próprio corpo. Lembre-se como isto lhe deixou mal! Então mude! Faça o contrário e passe a tocar sua pele de maneira terna e compassiva. 

3. Atenção

Esteja mais atento a você mesmo. Sinta as emoções boas que surgem a todo instante dentro de você. Ninguém sofre o tempo todo! Haverá sempre um instante de prazer e satisfação, em algum momento do dia. É preciso, no entanto, notar isso! E, por não estar atento a si mesmo, é provável que não perceba tais momentos. Pare um pouco de focar nas outras pessoas e dirija a atenção para você. Perceba que algo especial pode surgir a qualquer momento. Sinta isto. Esteja atento ao seu corpo, à sua alma e às suas emoções boas. Em pouco tempo, você descobrirá que a melhor atenção é aquela que damos a nós mesmos. Você passará a desejar, cada vez menos o cuidado alheio. Só desejamos muito aquilo que temos pouco!

4. Presentes

Adquira o hábito de se presentear. Colha uma flor para você mesmo. Compre um perfume para seu próprio desfrute. Escolha uma roupa nova em alguma vitrine, pensando apenas em você. Receber presentes dos outros é algo muito agradável, mas presentear a si mesmo também pode ser muito prazeroso. Trabalhe, portanto, muito mais para você mesmo e decida se beneficiar, constantemente, com o que você conquista. Quando fizer assim, não dependerá tanto daquilo que os outros poderão lhe dar. Qualquer coisa que receber de alguém será bem-vinda, mas nunca deverá ser uma condição sine qua non para a sua felicidade.

Dê a você mesmo tudo o que deseja receber dos outros. Presenteie-se com amor próprio, cuidado, carinho, compreensão, elogios etc. Não seja tão mesquinho, nem tão exigente consigo mesmo. Permita-se trabalhar em prol do seu próprio bem.

Todo cuidado que você espera de alguém deve ser-lhe dado, primeiramente, por você mesmo. E isso não é egoísmo! É cuidado pleno! Talvez, quando aprender a cuidar de si mesmo da maneira que deseja ser cuidado pelo outro, desenvolva a habilidade de ser mais autônomo, altruísta e feliz. É provável que, com a prática, deseje muito mais dar do que receber. Não que seja errado receber cuidados de alguém que amamos, mas pode ser muito angustiante depender deles para estar bem. Cuide de si mesmo. Esteja mais atento a si mesmo. Valorize-se! Seja Feliz!

Joacil Luis - Psicólogo e Escritor - Whatsapp (83)999625283. Instagram: @joacilluis

2 comentários: