Pesquise um tema aqui

terça-feira, 17 de julho de 2012

A pessoa que não aprendeu sorrir

Foto: Júnior Paiva
Essa pessoa pode ser qualquer um. Qualquer indivíduo que tenha dificuldade em expressar  um sorriso. Alguém que ainda não descobriu os benefícios que o sorriso traz e se comporta tão seriamente que as rugas adornam seus lábios numa fileira circular mostrando discretamente a incapacidade de ser alegre.

O sorriso é convidativo e contagioso. Um contágio prazeroso que faz as pessoas retribuírem espontaneamente. Uma palavra seguida de um sorriso é como um almoço seguido de boa sobremesa. Mesmo uma palavra de correção, quando tem um sorriso como complemento, torna a mensagem mais aceita e menos dolorosa. 

A pessoa que não aprendeu sorrir tem dificuldade de comunicar, não consegue ser agradável e vive de forma sisuda e fechada. Conviver com alguém assim pode ser constrangedor, pois, geralmente, quem não sorrir, não consegue expressar a simpatia ou a alegria que possa irradiar no seu interior. Nâo se pode pensar que quem não sorrir não tenha momentos de alegria. Isto seria radicalizar o assunto. Mas, quando o sorriso não aparece no rosto, a alegria não contagia, nem compartilha.

Existem muitos motivos para sorrir e todos eles se relacionam com o bem-estar. Sorrir proporciona descontração, liberando o sangue através dos vasos e irrigando o corpo constantemente. Isto provoca um perfeito funcionamento dos órgãos. Sorrir embeleza o rosto tornando-o atraente e agradável. Um rosto alegre transmite simpatia. 

O sorriso pode estar totalmente ligado ao humor. Quando este está em alta aquele aparece mais vezes. No entanto, quando o humor declina, o sorriso tende a desaparecer. A falta do sorriso pode expressar preocupação constante e estática sobre problemas complexos. Quem se preocupa muito parece sorrir menos. Pode ser que a preocupação atrapalhe o sorriso e este pode ajudar muito nos momentos de tensão. 

Dá menos importância às dificuldades da vida pode trazer de volta a capacidade de sorrir e ela pode vir acompanhada  da alegria, que facilitará a forma de lidar com as perturbações. É certo que há momentos para chorar e para sorrir. Tudo depende das circunstâncias. Mas, às vezes, os momentos de alegria passam despercebidos e dão, muito rapidamente, lugar à desilusão. Deve-se, portanto aproveitar qualquer momento agradável e torná-lo o mais duradouro possível. Sorrir mais é preciso, necessário e benéfico.

Para saber mais leia:

SE QUISER SER FELIZ...

Clique aqui para se inscrever no meu canal do youtube


Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160    Contato: 98745 4396 / 99962 5286 (whatsapp).

39 comentários:

  1. Respostas
    1. Procure os motivos para sorrir, exercite isto... vale a pena! Se sentir muita dificuldade, procure ajuda terapêutica.

      Excluir
    2. Eu realmente não consigo, as pessoas até me enchem a paciência dizendo que falta sorriso em mim,mas eu não consigo não tenho motivos

      Excluir
    3. Se não tem motivos, deve procurá-los ou provocá-los.

      Excluir
    4. Dr essa matéria me descreveu completamente. Por motivos familiares e Bullyng eu sempre me senti rejeitado e por conta disso nunca tive mts motivos para sorrir, e hoje nem ao menos consigo olhar nos olhos das pessoas e abrir um sorriso, ou lembrar ao certo como se abre um sorriso. Minha falta de rir fez-me ter retrognatismo unilateral por conta de manter a boca sempre baixa.
      Hoje tento reverter a situação sozinho mesmo, mas é uma complexidade de inferioridade sem fim e nao tenho ninguém que que eu tenha confiança pra me abrir em relação a isso, as pessoas me chamam até de louco.

      Excluir
    5. Olá Igor.
      Sugiro que procure um psicólogo. Lute contra isto. Não permita que este problema vença sua felicidade. Você deve ser liderar sua própria vida. Abraço.

      Excluir
    6. Diariamente consigo sorrir ate por motivos bem banais mais em fotos quando era criança ate meus 14 anos sorria em todas as fotos mais agora com meus 19 nao consigo

      Excluir
    7. Essa era minha queixa quando entrei na terapia. Notei que eu estava perdendo a capacidade de sorrir. Com tempo perdi a capacidade de sentir compaixão e depois a libido. Virei um pe de alface. Depois não consegui mais caminhar e depois agachar.
      Era deficiência de vitamina D.
      Minha psicóloga solicitou uma suplementação pesada. Estou começando a melhorar. Aos poucos a luz está iluminando o túnel escuro.

      Excluir
  2. Também tenho dificuldade para sorrir, ate minha fala que eu não acho graça em nada, e diz para sorrir mais, infelizmente não consigo, rir por rir ou agradar alguém, não é meu forte. Alguns dizem que sou fria e que tenho coração de pedra. Acredito que sejam as perdas que minha mãe teve quando estava gravida, que me afetaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível que haja alguma relação sim, Luana. Mas creio que você poderá superar isto. Busque ajuda. Procure um profissional. Mas, antes de qualquer coisa, encontre razões para ser mais alegre e para sorrir. Não precisa esperar a coisa ser engraçada, para sorrir. Exercite este comportamento e ele passará a compor a sua rotina. Abraço.

      Excluir
  3. Eu não consigo sorrir e acho que procurar motivos e sorrir forçadamente é pior na minha opinião. pq o sorriso ñ fica natural e é perceptível pra todos quando uma pessoa força um sorriso. Eu ja sofri muito com isso, devido a muitas coisas que passei na minha vida, me tornei uma pessoa séria, fechada e não confio muito em qualquer pessoa. Preciso de um tempo de convivência pra pode me sentir a vontade com a pessoa, confiar e então o famoso sorriso aparecer naturalmente e com vontade. Gostaria sim de ser uma pessoa mais espontânea e alegre, mas não sou e já me acostumei com meu jeito. Botei na minha cabeça que faz parte da minha personalidade e pronto...quem tiver que gostar de mim vai me aceitar do jeito que eu sou...quem não gostar pode ir pra bem longe que não vai fazer a menor falta rsrs (abri um sorrisão agora)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se procurar motivos para sorrir, não será forçado. Mas, se está bom para você como está, seja feliz. Abraço.

      Excluir
  4. Depressão ou talvez até distimia podem tornar complicado deixar o rosto menos triste e parado.Como conseguir mudar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto na depressão quanto na distimia, será interessante um acompanhamento psicológico. Aprender técnicas para melhor lidar com os pensamentos e sentimentos, melhorará o comportamento. Sugiro que leia o artigo: http://joacilpsicologo.blogspot.com.br/2012/08/pensamento-x-sentimento-x-comportamento.html neste mesmo blog. abraço.

      Excluir
  5. Eu não sorrio por que tenho os dentes tortos, e isso me faz ter vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não precisa deixar que isto lhe impeça de sorrir. Sugiro que procure um acompanhamento psicológico.

      Excluir
  6. Eu não consigo sorri de jeito nenhum, minhas bochechas não ficam uniforme com os dentes... Ficam tudo pra traz é as rugas no nariz e etc... Oq eu faço?

    ResponderExcluir
  7. Olá. Se há um problema físico, talvez fosse interessante você consultar um fisioterapeuta, para uma avaliação. Se o problema for emocional, um psicólogo poderá ajudar bastante. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. Eu vejo as pessoas sorrindo com piadas ou pegadinhas, eu não vejo graça em nada. Em alguns casos, eu sorrio, alguns forçados, não todos, mais a
    maioria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez fosse importante você fazer uma avaliação com um psicólogo.

      Excluir
  9. Sou tímida, acho que pela genética do meu pai pq não lembro de motivo algum de onde começaram essa inibição.
    Meu caso é que eu não consigo sorrir ou gargalhar com meus familiares só com meus pais. E para estranhos, pelo menos estou tentando mostrar os dentes mas sem gargalhar. Mas acabei de descobrir o motivo: eu me importo com a reação deles, no que pensarão e dirão quando eu sorrir pela primeira vez com eles, e então eu fico pensando que poderei ficar sem graça depois de sorrir.
    Então a pergunta é: como não me importar com os outros? Sei que sorrir é algo normal e meus dentes são certinhos mas não consigo tirar o medo. Diga-me um conselho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Camily. É bacana você identificar que se importa com a reação das pessoas. Mas, na verdade, você parece criar uma reação irreal. Você sugere ter medo de ser reprovada quando sorrir. Talvez seja interessante você começar a questionar estes pensamentos "sabotadores" que fazem você ocultar o sorriso. Foque mais o seu bem-estar e menos a opinião dos outros. Seja feliz, sorria, nunca desista de ser feliz. Abraço.

      Excluir
  10. Obrigada, serviu mesmo de alerta principalmente o fato de tu relatar sobre o questionamento porque confesso que questionar e também dar opiniões não era algo tão comum para mim. E dentre vários pensamentos eu percebi que me comparava com o fato da pessoa sorrir normalmente e eu não, e então a insatisfação de desistir tentar sorrir ocorria num instante e a insegurança e falta de confiança permanecia porque todas as vezes que tentava um sorriso eu me acanhava. Mas por bem agradeço à você porque me deu um impulso para rever meus erros mau entendidos, e questionar fez reconhecer a mim... e escrevi num papel meus sonhos e tudo o que desejava de melhor para meu bem-estar. Pensarei positivo e tomarei atitudes com coragem. Valeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camily, meu nome é Aline, sei que já faz anos que vc escreveu aqui, mas se um dia você ver isso me responda porfavor,

      Eu gostaria de saber se vc melhorou? Se vc conseguiu superar isso. Porque seu comentário parece até que foi escrito por mim, nunca me identifiquei tanto com alguém, eu passo exatamente pelo o que vc passava e não tem isso fácil pra mim, é muito difícil largar desse medo de sorrir e se importar com o que os outros vão pensar e acabar ficando sem graça dps. Esse medo parasiliza...

      Espero que vc esteja melhor e liberta disso!! Um abraço

      Excluir
    2. Sim Aline, melhorei e continuo sempre melhorando Graças à Deus!

      No meu caso não foi algo que mudou do dia para a noite, às vezes eu sorria com vergonha e no dia seguinte travava. Mas se for constante no seu objetivo, verá que era só ilusão da cabeça e a sua preocupação em sorrir evapora quando você para de julgar a si mesma e enxerga seu pontecial (se amando e trabalhando a auto confiança).

      Porque assim, as pessoas podem ser e falar o que for que nada mais vai te incomodar quando você começa a pensar primeiro em si mesma com valor.

      Excluir
  11. Tenho motivos pra sorrir.Mas não tenho vontade.Em fotos pior ainda.Ai é que eu travo e não sorri de jeito nenhum.Só rio se for muito engraçado mesmo.Alguém me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que pratique a arte do riso. Além de ser terapêutico, lhe trará muita coisa boa. Se achar necessário, procure ajuda de um psicólogo, para tentar descobrir o que te impede de sorrir. Abraço.

      Excluir
    2. ´´Sorrir embeleza o rosto tornando-o atraente e agradável´´ e é verdade, prova disso que não tenho um semblante bonito porque não sorrio! Já tenho rugas ao redor da boca com 21, cada dia mais feia! Em contrapartida, pelo menos afasto gente interesseira!
      Não gosto de sorrir, não tenho a necessidade de sorrir e prefiro ficar em casa a maior parte do tempo já que as pessoas chatas não se contentam com o fato de que eu não preciso sorrir pra estar bem.

      Excluir
    3. Pode ser que afaste os interesseiros e, também, os "bons", se não aprender a sorrir. E, sorrindo, é possível que atrai os maus, mas terá grande chance de também conquistar pessoas maravilhosas que te farão feliz. Pense nisto. Abraço.

      Excluir
  12. Oi... Todos os dias eu penso" gostaria muito de sorrir". Mas não consigo. Estou muito decepcionada com as pessoas. Não fazem questão de demonstrar carinho então eu simplesmente ignoro. E vou vivendo. Gostaria muito de sorrir mas não consigo mais. Estou muito deprimida, e não sei como vou resolver isso. As consequências são as piores. Me acham antipática fechada sem graça, se afastam de mim, me excluem e me ignoram e eu também faço que não ligo. Vou vivendo... Sem sorrisos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é uma questão de escolha. Assim como decidiu não sorrir, poderá optar pelo oposto e ser muito feliz. Abraço.

      Excluir
    2. Aliás, isso é muito importante. Pode ser deficiência de vitaminas.
      É muito importante consultar um médico se além de perder o sorriso voce notar fraqueza, insonii, cansaço, indisposição, tristeza, irritabilidade, desespero, falta de desejo sexual, perda de apetite, desidratação, gripes frequentes, ferimentos que não cicatrizam, unhas fracas, queda de cabelo, infecções respiratórias... Gente, isso é coisa séria. A falta do sorriso é um sinal de alerta!

      Excluir
  13. Eu sofro problemas psicológicos desda infância , não consigo sorrir com a boca aberta nem olhar para olhos das pessoas , acredito que meu problema seja a vergonha , porque até então dentro de casa sempre sorri e me expressava normalmente.Depois dos 13 anos quando minha mãe morreu comecei a me tornar uma pessoa insegura , a ansiedade me dominou totalmente era uma pessoa ali infeliz sem objetivos na vida viciado em vídeos games e raramente comia e consequentemente emagreci muito e hoje com 17 anos , percebi que meu rosto ficou bem mais vazio,com aquele olhar de tristeza, sem harmonia, eu percebo o jeito diferente de como as pessoas me olham , eu me sinto muito magoado e quero mudar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Se quiser mudar, mudará. Você conseguirá fazer tudo que desejar. Caso necessite e tenha acesso, procure ajuda psicológica. Sugiro que me siga no instagram: @joacilluis Sempre posto alguns mensagens interessantes. Talvez te ajude. encontre uma razão para sorrir, isto lhe deixará melhor. Forte abraço.

      Excluir
  14. Sei que minha vida tem muitas coisas boas, consigo vê-las mas tenho muita dificuldade em sorrir. O que posso fazer para melhorar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Tudo na nossa vida é movido por algum sentido. Há um sentido para chorar e para sorrir. Tente encontrar uma razão para expressar muitos sorrisos. creio que encontrará. abraço.

      Excluir
  15. Eu não consigo sorrir, mas não sou sisudo. Na verdade sou bem brincalhão, descontraído. Me expresso bem, na verdade as pessoas sempre falam sobre essa habilidade minha... Porém, não consigo sorrir quando eu quero. Mesmo contente eu não consigo sorrir, eu sorrio mais com os olhos e as vezes até sorrio com os lábios fechados, um leve sorriso. Mas não consigo abrir um sorriso como a maioria das pessoas. Acho que tem a ver com o fato das minhas emoções serem em baixa intensidade, mas não sei se tem a ver. Nunca consegui entender o motivo de eu não conseguir sorrir. Até nos momentos quando estou mais feliz, eu não consigo expressar com meu corpo, ou seja meu rosto o que sinto por dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conseguir sorrir só se torna um problema se não houver alegria. Pelo seu relato, você sorrir sim, do seu jeito. Cada um expressa alegria de alguma forma!

      Excluir