Pesquise um tema aqui

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sente-se Culpado?

Foto: Júnior Paiva
Os animais não se sentem culpados, mas os humanos sim. E a culpa, como um juiz impetuoso que fiscaliza cada homem, diz ao indivíduo que ele é transgressor, mesmo não tendo praticado qualquer ato torpe com o auxílio das mãos. É que ela vive dentro de cada um, como se fosse ele próprio, sabendo seus mais secretos pensamentos.

A culpa dispara na mente das pessoas gatilhos que levam a pensamentos punitivos e autodestrutivos. Assim, o homem que maquina a perversidade dentro de sua mente, dentro dela própria, recebe um julgamento penoso.

Com exceção daqueles, que devido a uma patologia psicológica (psicopatas), não desfrutam desse sentimento, todos já foram vítimas dos ardis da culpa. A noite em claro, a perda do sono, a falta do apetite, impossibilidade de concentração e escassez completa do sossego, são alguns exemplos dos castigos impostos por ela.

De repente um homem fica com aspecto envelhecido. As rugas aparecem sempre salientes, a cabeça pende em direção ao chão e ninguém compreende porque tal indivíduo decaiu tão rápido. A culpa corrói o estômago e apodrece as células. Quem se sente culpado procura "paliativos", consolos e calmantes, mas precisa reconhecer que apenas fazendo as pazes com sua justa consciência, obterá, novamente, a tranquilidade. 

Muitos, enganados por seus próprios pensamentos, acreditam que o tempo eliminará a culta. Fútil ilusão! A qualquer tempo, seja em uma experiência consciente ou onírica, seus feitos serão despertados novamente. A culpa retornará tão vívida quanto no início e será mais um período de pertubação. 

Muita coisa pode ativar o "alarme" da culpa: o amor negado, a calunia levantada, o pensamento distorcido contra o outro e a malícia intencionada contra um amigo. 

O que é certo, e provável, é que ninguém escapa da culpa. O pai que abusa da filha, a mãe que abandonou, o médico irresponsável, o filho ingrato, o esposo infiel, o policial corrupto e qualquer ser humano que não praticou, mas desejou, pensou e intencionou o mal, certamente curvará os ombros, pressionado pelo pesado fardo imposto por ela.

Isto não se resolve com o passar dos anos, nem viajando para outro país. Para se livrar do peso da culpa, primeiro é preciso descobrir a ação do sentimento, depois reconhecer sua fonte e, em seguida, correr em direção ao perdão. Perdoar e pedir perdão podem ser bons aliados para curar os efeitos da culpa.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160              Contato: 83 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário