Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Adolescente Rebelde - Como Lidar?

Alguns pais sentem dificuldade em lidar com seus filhos adolescentes. Não conseguem corrigir seus comportamentos indesejáveis sem gerar conflito, e, algumas vezes, permitem que sejam "donos de suas vidas", para evitar briga e confusão. Dessa forma, muitos adolescentes "reinam" sobre suas vidas, sem se darem conta de que um reinado mal administrado pode definhar e sucumbir.

Um erro comumente praticado por muitos pais é esquecer que a adolescência é um período que segue imediatamente após a infância. Isto implica em que a criança de hoje será, inevitavelmente, um adolescente amanhã. Por ignorar estes fatos, os pais permitem que as crianças tenham atitudes de independência que extrapolam os limites do bom senso. E, quando uma criança vive em um ambiente totalmente permissivo, dificilmente aceitará as regras que os pais tentarão impor, quando a adolescência chegar.

Às vezes, os pais acham "engraçadinho" um menino que responde, que xinga, que bate na cara da mãe, que fica zangado com qualquer coisa e que não aceita as normas da família. Comentam que o garotinho é "apimentado" e riem de suas atitudes rebeldes. Esquecem, porém, que o comportamento que na criança é considerado "engraçadinho", em um adolescente poderá trazer constrangimento e prejuízo. Um exemplo bem comum é o pai que ensina o filho de 04 anos a paquerar, soltar beijos para as mulheres e comportar-se como um "Dom Juan". Quando esta criança se tornar adolescente, poderá querer usar a mesma estratégia para com suas amigas e ter um sério problema em nível de relações interpessoais. O pai vai descobrir, tardiamente, que ter estimulado o comportamento  "Dom Juan" na criança, já não tem mais graça alguma. Agora só restam os conflitos de um pai que não aceita os modos do filho, que ele próprio ensinou.

Por parte dos adolescentes existe a questão de se sentirem donos da verdade, poderosos, capazes de tudo. Eles não sabem que terão  de perder algumas vezes, que não conseguirão tudo que desejam e que, em algumas ocasiões, receberão um não. Se não aprenderam a lidar com estas situações na infância, certamente não saberão na adolescência. 

O papel dos pais, quase sempre, deve ser voltado para o aconselhamento. Devem entender que podem ter contribuído para muitos comportamentos disfuncionais de seus filhos, de forma direta ou indireta. Precisam procurar entender os problemas, compreender seus motivos, suas dúvidas, seus sonhos. Pais que não ouvem correm o risco de punir sem razão. Quando não se compreende a razão do comportamento dos filhos não se consegue administrar ou solucionar os conflitos que eles trazem.

Muitos pais são carregados de orgulho. Não sentam para conversar, não admitem que já erraram e não se preocupam em investigar o que impulsiona seus filhos a agir da forma que agem. Não se pode desconsiderar que os adolescentes, muitas vezes, são movidos pelos reflexos da rebeldia. Mas esta não poderá ser ajustada sem a devida compreensão, dedicação e desejo sincero em ajudá-los. Filhos não precisam de pais carrascos que ferem sem piedade, tentando corrigir aquilo que apenas a compreensão serviria de "remédio".

Muitos adolescentes necessitam de acompanhamento terapêutico para resolver seus dilemas, mas os pais são peças-chave neste processo, onde a dinâmica familiar poderá necessitar ser revista e modificada. A família ideal não é aquela onde um grita e os outros encurvam-se, mas aquela onde todos ouvem, opinam, desculpam-se e ajudam-se.

Clique aqui para se inscrever no meu canal no youtube



leia um resumo do meu livro.


ADQUIRA O LIVRO ADOLESCENTE REBELDE - COMO LIDAR? clique em um dos links abaixo: 

Livraria EasyBooks

Livraria Cultura

Editora Chiado


Livraria da Travessa


Joacil Luis - Psicólogo - CRP13/6160  Contato: (83) 98745 4396 / 99962 5283 (whatsapp).
Leia também: http://joacilpsicologo.blogspot.com.br/2014/01/filho-de-peixe-e-peixinho.html



247 comentários:

  1. ola gostei muito das dicas com certeza vou tirar proveito de suas palavras,tenho uma filha de 12 anos e nao estou conseguindo traze-la pra mim,de me contar o que esta se passando com ela,tenho muita dificuldade de fazer ela me contar as coisas.Estou muito triste e preocupada com isso,me ajude.um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não consegue trazê-la até você, tente ir até ela. Talvez mais fácil que tê-la como amiga seja tornar-se amiga dela. Uma coisa poderá levar a outra. Fique a vontade para interagir mais. Se preferir pode enviar e-mail (jopb@terra.com.br). Abraço

      Excluir
    2. obrigada pela atençao,vou fazer o que for possivel pra ser amiga dela,de entede-la eu nao vou desistir,obrigada e ate mais.

      Excluir
    3. meu filho tem 11 anos e como sou separada do pai dele, o pai para conquistá-lo acha tudo normal e eu sou a chata que ele odeia. Estou enlouquecendo com tudo isso

      Excluir
  2. Boa tarde,Dr.!Por favor,me ajude!Tenho um filho de 15 anos que mora com o pai desde os 10.Ele era um menino mt tranquilo,mas agora esta muito rebelde e o pai nao sabe como agir.Na verdade o pai esta sendo muito permissivo.Só para o senhor ter idéia,ele pegou o carro do pai e saiu pelo bairro<sem ninguem saber.Ele nao quer vir morar comigo e pai tambem noa quer obriga-lo a vir morar comigo.O que faço,Dr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso, não há nada que você possa fazer, sem a permissão do pai, tendo em vista que o garoto mora com o ele e não com você. Para modificar o comportamento do garoto seria necessário saber os motivos desse comportamento, ter acesso ao garoto, conscientizar o pai de que precisa mudar, também, sua forma de lidar com o menino.

      Excluir
  3. Obrigada,Dr!tentarei de tudo para ajuda-lo.Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
  4. oi dr bom dia ,tenho tres filhos ,o mais velho e do sexo masculino tem 14 anos .nao consigo lidar com o comportamento que anda tendo ,nao ajuda nas tarefas de casa ,so quer ficar na rua ,tento puni-lo mais acaba fugindo e voltando mais tarde,ja conversei c ele mais ele nao se abre comigo.ta numa rebeldia e debocha da minha cara quando falo com ele ,preciso de uma orientaçao,nao sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega. Neste caso fica evidente que vocês estão precisando entrar em um processo de terapia. Enquanto isto não ocorre, procure usar uma punição para seu filho da qual ele não possa fugir. Por exemplo, cortar parte da mesada, privar de levar dinheiro para o colégio por alguns dias, etc. Sempre procure uma negociação inicial com ele. Lembre-se: é muito importante que procure ajuda profissional para melhor esclarecimento sobre este assunto.
      abraço.

      Excluir
  5. Dr.tenho uma filha de 15anos e ela não quer saber de estudar,parece que a escola so serve pra marcar as "baladas"saidas em geral,responde muito e pra todos quando esta em casa,pois comecei a não deixa-la sair por conta das mentiras que andou falando e que não são poucas,eu não gosto de proibir,pois eu sempre fui livre,mas eu estudava e fazia todas minhas obrigações e ela ate tomar banho e escovar os dentes preciso pegar no pe e principalmente horário d dormir,nao respeita de jeito nenhum,ainda se levantasse sozinha,mas ate essa responsabilidade ela não tem,chega atrasada na escola,e pior ate andou brigando com a coodernadora do colégio por não ter deixado ela entrar,eu realmente não sei mais o que fazer,tenho outra filha d 4 anos que começou a responder também porque ela deve estar achando normal isso de tanto ouvir a irma fazer,gostaria de uma opinião no que posso fazer em casa,pois comecei a leva-la no psicólogo e ela agora esta arrumando "desculpas"pra não ir mais,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um passo inicial seria colocá-la em terapia, mas você já fez isto. Agora, seria importante você procurar um bom profissional. Sua forma de agir cortando as "permissões" é prudente. Continue assim. Liberdade demais pode prejudicar. Ela precisa entender que quando acertar será recompensada e quando errar será punida. Tudo, é claro, dentro da normalidade. Procure conversar com sua filha. Como ela é adolescente, busque negociar com ela, entendê-la. Tente descobrir o que a desmotiva na escola. Se conseguir ser sua amiga, dará um grande passo rumo à melhora.
      abraço.

      Excluir
  6. Dr. Boa tarde! Tenho uma filha de 11 anos, que esta na fase de bater portas quando recebe um não... converso bastante com ela, porém estou perdendo a paciencia... Todos gostam bastante dela e sempre elogiam como ela é educada. O problema realmente esta sendo o NÃO... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe esta "fase" do bater portas. Trata-se apenas de inabilidade em ser frustrada (receber não). O comportamento deve ser ignorado e o não mantido. Se o bater porta começar a trazer prejuízos (quebrar a porta, etc) deverá ser corrigido com outro não, até que a adolescente aprenda a aceitá-lo. A conversa é fundamental. Antes de qualquer punição é muito importante um primeiro aviso através do diálogo. No entanto, nunca se deve deixar de dizer não por causa do bater de portas. Procure mostrar para sua filha que o não faz parte da vida. Ela precisa estar preparada para isto.

      Excluir
  7. Olá Dr.! Primeiramente obrigada por pontuar nossas falhas como pais e nos mostrar como devemos agir com nossos filhos nessa fase tão difícil.Tenho dois filhos 14 e 11 anos e como muitas mães estou em apavorada,pedindo a todo instante que Deus possa me mostrar como educá-los e vc veio como presente. Que o DEUS todo poderoso te abençoe sempre. Muita paz.

    ResponderExcluir
  8. obrigado. Fique a vontade para sempre participar deste blog.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma filha de 17 anos, q sempre teve o temperamento forte, apos aos 12 a ela passou a ter o comportamento de adolescente , não querer mais contado físico como abraços, fazer caras e bocas, resmungar, me enfrentar com olhares,omitir, mentir,...e eu reagia com dureza, confesso com alguns gritos, tinha a sensação q se permitisse aquilo algum dia ela ia me bater! ...Aos tres meses atras, em uma rebeldia tirei o celular dela como punição, ela me enfrentou até conseguir tirar o cel da minha mão,...deixei (se não teria q matá-la) e mandei imediatamente ela para casa do pai... após tres meses ela pediu p voltar...deixei achando que tinha entendido certas coisas, mas continua com um comportamento de nariz em pé, como tds estão errados, ela é a vitima,...como se pune um erro grave como esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um erro desses, talvez não precise ser "punido", mas compreendido. Penso que sua filha necessita expor algum conflito. O ideal é tentar colocá-la em terapia. Mas, caso isto não ocorra, ou demore, deve buscar amizade com ela. Entendi que você possa estar se comportando como a rival da menina. Parece que as duas querem medir forças. Procure compreender a fonte desses comportamentos. Você tá tentando corrigir o "sintoma". Procure descobrir a "doença". Descubra uma forma de se tornar amiga. Sua filha não precisa de uma "SENHORA", mas de uma "COLEGA". Talvez este seja o caminho. Mas isto não descarta outras possibilidades, que não podem ser investigadas por aqui. Espero ter ajudado. Abraço.

      Excluir
  10. Ajudou muito sim! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Posso abusar com mais uma pergunta? Um castigo dado num momento de raiva, depois do acontecido no caso da minha filha de 17a, ...se eu voltar atras , na tentativa de eu ser sua amiga, não será entendido como fortalecendo a rebeldia dela? Desde já agradeço! Vou com certeza levá-la a terapia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca dê um castigo que não possa ser cumprido. Todavia, nunca imponha um castigo em um momento de raiva. A finalidade do castigo não é vingança, mas correção. Se acha que exagerou no castigo, poderá sentar com a filha, explicar que estava com muita raiva e que vai trocar a punição por algo mais leve. Isto poderá ser feito, sem prejuízo. Deixando sempre claro, que é totalmente contra ao comportamento que levou ao castigo. Abraço.

      Excluir
  12. SÃO PAULO,14.02.2014
    BOM DIA
    GRAÇAS A DEUS ACHEI SEU BLOG NA INTERNET,POIS HOJE ACORDEI DESESPERADA ACHANDO QUE MINHA FILHA ERA A ÚNICA NO MUNDO APRESENTADO PROBLEMAS NA ADOLESCENCIA.
    ELA ESTA TENDO UM COMPORTAMENTO MUITO DIFICIL,NÃO QUER ESTUDAR,QUER VIVER ATRAS DE BALADAS QUE SE DENOMINAM FLUXOS DE FUNK,ANDA SOMENTE ATRAS DE COLEGAS,NÃO TEM HORARIOS PARA ENTRAR DENTRO DE CASA,QUER SAIR A AS 21,00 HS DE CASA E QUER VOLTAR 2:00HS DA MADRUGADA,
    NA INFANCIA SEMPRE FOI UMA MENINA DOCE E MEIGA,NUNCA APRESENTOU PROBLEMAS NA ESCOLA,HOJE AOS 12 ANOS MUDOU RADICALMENTE,PENSO AS VEZES QUE FOI ALGUM ESPIRITO MALIGNO QUE SE INCORPOROU NELA .FALO COM ELA ,PEÇO PELO AMOR DE DEUS PARA ELA RESPEITAR OS HORARIOS E ELA NEM SE MOVE,É COMO SE TIVESSE FALANDO COM A PAREDE.
    COLOQUEI ELA EM UMA PSICOLOGA,ELA ESTA FAZENDO CONSULTAS SEMANAIS MAS NÃO ESTOU VENDO MUITO RESULTADO,JÁ TEM UMAS 6 SESSOES,ATE EU MESMA ESTOU INDO
    A UM PSICOLOGO ,MAS NÃO SEI ONDE EU ERREI NA CRIAÇÃO DELA.
    QUERO UMA ORIENTAÇÃO EM COMO AGIR COM ELA,PROCURO EXPLICAR A ELA A SITUAÇAÕ DIFICIL QUE ELA ME POE,QUE PRECISO TRABALHAR MAS ELA NEM SE COMOVE COM MEUS DRAMAS.SOU SEPARADA ,TENHO 44 ANOS VIVO COM ELA E MAIS UM FILHO DE 17 ANOS,ELE TEM ALGUNS MOMENTOS DIFICEIS MAS É BEM MAIS CONTROLADO QUE ELA.
    POR FAVOR PEÇO SOCORRO ME AJUDE A ENFRENTAR ESTA SITUAÇÃO DIFICIL.ME DE ALGUMAS ORIENTAÇÕES.

    ISAMARA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Pelo que percebo você vive implorando que sua filha mude.

      Esse não é o papel de uma mãe. As mães não precisam implorar aos filhos. Tenha uma conversa séria com sua filha, mostrando para ela que você é a mãe. Tente trabalhar elogiando seus comportamentos bons e parabenizando por qualquer atitude louvável (por menor que seja). Em seguida crie as regras para serem cumpridas. Se uma garota de 12 anos não cumpre horário, deve ser corrigida. Se não chegou na hora combinada hoje, amanhã não sairá. Comece privando-a de algumas cosias que ela gosta, sempre que desobedecer. Lembre-se que isto não deve ser feito com ódio ou como atitude de vingança, mas numa tentativa de ajudá-la a conhecer seus limites. Antes de tudo procure dar muito amor e carinho. Tente entender seus motivos. Como você tem que trabalhar, ela deve sentir-se muito sozinha. É como se você não existisse. Os amigos e a rua, são boas opções de companhia para ela. Crie um horário para se reunir com seus filhos. Realmente é uma situação bem delicada. Sinto não poder ajudar muito, devido à distância.

      Abraço,

      Excluir
  13. ola Dt. li seu artigo e gostei muito tenho um filho de 14 para 15 anos sou caderante e e muito dificio de lidar com ele nao tenho dominio sobre ele tento fazer a mae dele impor respeito mais ela e fraca e sempre gera discurção entre eu e ela ele ja me xingo 2 vezes entre os dentes me mandou pra casa do c... nao concigo me aproscimar dele ja tente. ele e um bom garoto não se mestura e trabalhador, mais e revoltado ta dificio conviver junto pesole ajuda.

    agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, não sei até onde permitiu que seu filho se distanciasse de você. No entanto, sempre existe uma forma de retomar a situação. Uma boa sugestão é tentar se aproximar dele elogiando seu lado bom, trabalhador e correto. Como você disse, a mãe se mostra fraca. Isto pode ter levado o garoto a sentir-se mais forte do que você. Mas a relação pai e filho não é uma medição de força. Use a inteligência ao invés da força, o amor no lugar da bronca e a compreensão em vez da agressividade. Tente se aproximar do seu filho nos seus momentos maleáveis. Se torne amigo dele. Eleve mais seus pontos positivos e, por enquanto, ignore os negativos.

      Espero ter ajudado.

      Abraço.

      Excluir
  14. ola dr. sou mae de uma adolecente de 13 anos,to passando por uma face muito dificl com ela em relação o comportamento dela,ela joga muitas coisas em minha cara qndo eu nao permito algo q ela queira fazer. faz com q minha mae muitas das vezes brigar-mos por causa dela.ja se envolveou com um rapaz de 23 anos. ultima briga nossa foi por causa da aitude dela qndo ela ia ao uma igreja e disse a ela q nao era decente ela ir com uma blusa decotada. pedi q ela colocasse uma blusa de frio,ela retrucou colocou uma blusa fina com decote pedi novamente q colocasse uma blusa.quase na hora desair ela pediu um sapato de salto meu.falei q nao pois é sapado q eu uso p/sai ,e falei q ela colocasse o tenis dela e nao gostou e falou q nao iria + a igreja.fiquei muito brava com ela.disse a ela q ela tava indo p/uma igreja e esse comportamento nao era certo,pois bem ela começou a dizer q eu nao entendia ela e q na casa do pai ela tinha tudo e q eu só grito, e qndo fui ao mercado ela se pindurou no muro e ligou ao meu padastro o muro é cheio de cacos de vidros começõu a falar q eu nao me importava com ela q nao dava as coisa q ela prescisava e se cortou no vidro.ela entao foi pra casa de minha mae onde muitas das vezes defende ela em muitas coisa e me sinto impotente e como se estivesse agindo errada com ela. bom dr eu talvez esteja errando com ela poir isso qual seria a melhor forma de agir com ela nessa fas? agradeço pela atenção dr. priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, bom dia!
      Pelo seu relato deu para perceber que existe uma certa rivalidade entre você e sua filha. Parece que você quer que ela lhe obedeça e ela não acha que deva fazer isto. Para tanto, você tem usado de grito e briga, a fim de conseguir o que deseja. Também percebi que o pai da garota é separado de você. Não se como foi esta separação e se isto ficou bem resolvido para a menina.Penso que, no momento, apenas como dica, você deveria começar a fazer mais amizade com sua filha. Tente ceder um pouco para conquistá-la. Que importância tinha ela ir para a igreja com uma roupa mais decotada. Não acho que você deveria ter imposto isto. Não agora, neste momento. Ele deve ter crescido usando este tipo de roupa, que certamente você ou o pai comprou para ela. Não dá para proibir isto agora. Tente ser mais amável para sua sua filha. Como ela mesma pede: tente entender os motivos da rebeldia dela. Procure os motivos dela. Você não precisa ganhar sempre. Ela já é uma adolescente. O caminho agora é a negociação, entendimento e o afeto. Abraço.

      Excluir
    2. obrigada dr. vou pensar melhor antes de sair gritando com minha filha,agradeço pela opinião

      Excluir
  15. boa noite Dr sou mae de uma adolescente que e muito rebelde ela faz o que quer coloquei em um curso mas so serviu pra fugas dela ela vai e de la foge pra casa das amigas e nao me avisa so aparece no outro dia ela fala q e pra mim confiar nela nao ta nem ai com meu desespero ela e inteligente mas vai muito pela cabeca das amigas quer ser amiga dela mas ela nao aceita quando eu fali nao foge nao qur vir pra casa poq moro com meus pais e ela nao gosta deles por prgsr no pe dela o que eu faco pra ela ser mais obediente to muito triste com essa situacao ela foge fica 3dia fora e eu nao falei pra ninguem to sofrendo sozinha por favor o que eu faco agradeco pelo apoio um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Micheline. Seria muito importante descobrir a motivação do comportamento rebelde de sua filha. E não tenho como fazer isto por aqui. Deve ter algo que funcione como combustível para esta rebeldia. Infelizmente não posso te ajudar muito, porque sei muito pouco sobre tua ela. Não sei se tem um caráter disruptivo (desafiador) ou se tem algum trauma que a faz ser rebelde. O fato de ficar dias fora de casa, sem preocupação aparente, parece apontar para uma conduta transtornada. Sugiro, no entanto, que tente levá-la a um bom profissional de psicologia. Espero ter ajudado. Abraço.

      Excluir
  16. Bom dia Dr minha filha tem 13 anos e agora está difícil fazer ela conversar comigo, já ouve tempos em que conversávamos muito mas agora ela já pensa em namoro estou loco Dr por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não sei como você tá encarando a ideia de sua filha namora. Talvez você não esteja conversando adequadamente sobre o assunto com ela. Se não aceita o fato de ela namorar, deve saber como falar sobre isto. Mas veja se, em algum momento, não negligenciou o diálogo. Não confunda conversa com imposição de regras. Se achar necessário, procure um psicólogo para ser melhor orientado. abraço.

      Excluir
  17. Olá Doutor, como tantos outros pais vivo situação semelhante com meu filho de 15 anos. Confesso que já foi pior,mas as melhoras dele são tão lentas como pequenos passos de formiga. Ele me maltratava muito em casa, constantemente media força comigo, eu proibia algo e ele me enfrentava, respondendo sempre, me ofendendo muitas vezes, chorei rios de lagrimas, ainda choro bastante. De seus 14 anos pra cá ja não grito mais com ele, não o confronto quando ele está nervoso, espero passar e quando está calmo eu o chamo pra conversar, procuro dialogar sempre com ele, na esperança que ele me compreenda. Em casa ele melhou bem, já não me avança mais, quando esta nervoso vai pra o seu quarto e dorme, mas na escola esta impossível, conversa o tempo todo , não obedece os os professores, só reclamaçoes. Ele ainda não tem celular até hoje, por conta de seu comportamento desobediente, pedimos que ele se esforçasse na materia de matematica para ficar com nota azul, ele se esforçou e conseguiu tirar azul, mas em contrtapartida ficou com vermelha em portugues! sabe ele se distrai com tudo...conversa a aula toda, os cadernos são totalmente incompletos e olha que todos os dias eu cobro sua organização. Consegui psicologo pra ele, está na 2º sessão, coloquei-o numa escolinha de fuutebol, faz handboll na prefeitura, tudo pra ver se o motiva a melhorar, mas até agora ainda não estou conseguindo resultado. Poderia me dizer onde estou falhando?
    Obrigado Dr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pelo que me diz, acredito que está indo no caminho certo. Seria importante avaliar duas hipóteses no seu filho: TDAH e Dislexia. Seria bom ver se ele não é vítima de bullying. Procure sempre elogiar seus comportamentos bons e seus progressos.

      Excluir
  18. Olá Doutor, Boa tarde.. Vou comecar do comeco pra o senhor Entender Minha estoria, eu tive dois filhos com um homem que era muito grosso dificil de demostra Amor e carinho, me maltratava com palavras entao resolvi sair de Casa e deixalo...Ele não aceito, e por muito Tempo saio atrais de mim,levei Meu dois filhos comigo claro porem trabalhava muito e em restaurante a noite, final de semana e fériados entao veio a proposta do avo das criancas pra as criancas fica com ele Ate eu me estabilizar,como a situacao realmente era pensar no bem estar das criancas deixei, o avo sempre contou as criancas o por que que eles estavam com ele e eu sempre estava presente... Casei e vi morrar na Alemanha e sempre disse aos meus dois filhos que no Dia que eles quizecem Vim era so falar, Meu Filho mais velho que Hoje esta com 16 anos sempre foi rebelde,discutia com os Avos,tios e etc... Não ligava pra estudar,me pedio pra Vim morrar comigo ele e o Irmao entao prontamente troucermos eles.. Vai fazer cinco anos em Abril que estão aqui, o Meu Filho de 16 anos deixe que chegou não Liga pra estudar nunca teve enterece, não teve problemas com o alemao pegou rapido Fez muitas amizades Boas e ruins... O problema e que além de não se enterecar com os estudos comecou a fumar cigaro, foi um Stresse por que não Quiz aceita ele ja fuma escondido a 3 anos,em Abril desse ano levou uma faca pra escola uma faca que e proibida aqui na alemanha...Foi horrivel Minha Casa cheia de Policia procurando essa faca, não estava aqui eu achei e Liguei pra Policia ele foi jugado pois aqui criancas pagam mesmo, e Fez trabalho voluntario no manicomio(Casa de doentes mentais ), Pensei que ele iria sofre,todos amaram o trabalho dele Tanto que o Chefe disse que assim que terminace os estudos que so falta oito meses lhe daria um trabalho la, ele e gentil amoroso,todos gostao dele aqui... Pensei que ele teria medo que eu o Mandace de Volta pro Brasil pois tinha ameacado ja, mais essa semana descubri que vendeu as passagens que comprei pra ir a escola e estava tentando andar Sem pagar que se for pego pelo controle tem um problema, que tinha fumado maconha no banheiro dele...estou arrazada pois de um lado em Casa e um Amor não discute mais FAZ esse tipo de Coisa e Meu medo e que fique viciado

    ResponderExcluir
  19. Olá Anônimo!
    Situação complicada, realmente. Mas, pelo que entendi, seu filho melhorou um pouco. Procure se aproximar dele, mais como amiga do que como mãe. OU como uma mãe amiga. Tende entender as motivações de sua rebeldia. Se possível pergunte, calmamente para ele sobre isto. Não critique ou julga o fato de ele ter usado a maconha. Ao invés disso, procure conversar com ele sobre o assunto, mostrando, sutilmente, as consequências disso. Se possível, vá com ele a um psicólogo. Parece que ele tem uma inclinação a um transtorno de conduta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Doutor ,vou seguir seu conselhos . Realmente parece que ele tem um trastorno, por que por um lado e muito bom ajuda as pessoas,ajuda em Casa e não responde ou discute so mente muito esse e o maior problema. Vou conversar com ele sobre a maconha , mais conversamos muitos com ele e nada... Tentar não Custa ja Pensei em mandalo de Volta pro brasil

      Excluir
  20. Olá Doutor...
    Bem como é difícil lidar com adolescente. Minha filha perdeu a virgindade e isso me revoltou por não ter sido com um namorado.
    Descobrir pois ela contou a um amigo.
    Que a mãe veio me contar. Tamanha decepçao .
    Reagi com muita irá e ela fala com rigor que não se arrepende. Tudo bem, mas falou que me odeia pois não apoiei sua atitude.
    Primo por estudo e bom comportamento. Ela tem dificuldade de me dar satisfação de onde vai e ou estar, issso acaba com minha paciência. Grita para me calar , pois sabe que não gosyo d e escanda lo e se sproveita disso para me calar.
    Propos morarmos aqui em casa como inimigas eu possso??? Me de uma palavra como profissional.
    Claudiagentilfeemdeus@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Situação complicada. Mas, é muito importante saber o que você quer em relação a sua filha. Não sei como vocês eram, antes dela perder a virgindade. Não sei se os conflitos de vocês iniciaram após o fato. Se você deseja ser amiga de sua filha, deve buscar uma reconciliação com ela. Isto não implica em aceitar tudo que ela propor, mas em tentar fazer um acordo. Talvez ela esteja perturbada pela sua agressividade para com ela. Isto pode tê-la magoado. Procure investigar quais são os verdadeiros sentimentos (emoções) que existem entre vocês duas. Certamente encontrará um amor oculto e mal administrado. Procure elevar este amor e diminuir os sentimentos desagradáveis. Antes de censurar, busque ouví-la. Não se permita dominar por ela. É necessário que ela reconheça que você é a mãe. Mas, faça isto de forma agradável. Por ser a mãe, deve ser mais equilibrada, mais compreensiva e mais propensa a ceder. São os mais sábios quem encontram alternativas pacíficas. Lembre-se que ela é apenas uma adolescente. Poderá mudar de opinião com muita frequência. Deve estar vivendo um conflito interno e não sabe como resolver. Ajude-a, de forma sensata e respeitosa. Espero ter ajudado. abraço.

      Excluir
  21. Olá Dr.Boa tarde. Estou vivendo um verdadeiro caos dentro de casa, meu filho tem 12 anos,é filho único,em casa moramos eu, meu esposo e meu filho, porém moro nos fundos da casa da minha sogra, me dou super com ela, porém ela é daquelas que os pais dizem não e ela diz sim, sempre foi assim. Hoje meu filho está com um comportamento insuportável, se irrita com muita facilidade e não consegue se relacionar com o pai. Meu esposo chegou ao ponto de dizer que está tomando birra do filho e que se ele continuar agindo da forma que está não será possível a convivencia dos dois dentro da mesma casa. Eu estou realmente sem chão, sem saber o que fazer. Procuro conversar muito com meu filho, mas ele parece não ouvir uma palavra. Não respeita, não obedece de maneira alguma, eu entendo que é fase, mas o pai está tendo dificuldades para lidar com essa fase. Proibiu o video game, escondeu o video game na verdade, proibiu o computador e também o netflix que temos em casa. Meu filho fica muito sozinho pois eu e meu esposo trabalhamos durante o dia e estudamos a noite, meu esposo almoça todos os dias com o filho. será que esse comportamento é devido a ausencia? Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice.
      Certamente pode existir uma relação muito estreita entre a ausência de vocês e o comportamento do garoto. Mas, outros fatores podem contribuir para isto. No entendo o que mais parece pesar no momento é a falta de vocês. O pai precisa compreender o menino. Não é papel de pai pular fora na hora da crise. Falar que não dá pra conviver na mesma casa com "um filho" de 12 anos é mostrar uma grande inabilidade em ser pai. Vocês estão precisando de um acompanhamento psicológico. Um psicólogo familiar poderá ajudar muito vocês. Mas, tentem ver a forma como vocês estão lidando com o filho de vocês. O garoto é muito sozinho. Pelo que você diz, ele não ver vocês por quase o dia inteiro. O fato de o pai almoçar com ele não compensa. Peça para o pai brincar mais com o menino. Ter momentos de lazer com com ele. Se torna seu amigo, antes de ser seu inquisitor. Lembra que eles são pai e filho, não rivais. Abraço. espero ter ajudado.

      Excluir
  22. Olá Doutor tenho um filho de 17 anos que vem me dando mto trabalho. Sempre foi mto instrospectivo, fechado e não valoriza nada, nem mesmo a roupa q veste. O padrasto sempre fez tudo por ele, boas escolas, apoio, presença, conselhos, sempre foi participativo e por outro lado sempre cobramos retorno dele e ele recebu correçoes, e ele nunca gosotu de ser cobrado todos os anos repetia de ano e era mto dificil pra gente ver que ele n valorizava nada. Agora aos 17 anos ele entrou no mundo ftness e quer tudo na mão, suplementos, dinheiro pra academia, alimentaçao diferenciada e cmo pais n temos essa obrigação. E temos insistido severamente pra ele ir trabalhar bancar as despesas dele pra correr atras dos sonhos, so quer estudar e n quer ir trabalhar. ja conversamos demais,e n temos mais argumentos ja sujeri terapias e nao sabemos mais o que fazer. agora pela primeira ameaçamos de colocar ela pra fora de casa pra ele saber o peso da vida, e ele faz chantagem emocional fala q vai se matar, e peguei ele usando maconha cm objetivo de sair da realidade. O que devemos fazer?

    ResponderExcluir
  23. desculpe* Doutor so pra complementar. ... ele não quer estudar de forma nenhuma e não quer nem saber de trabalho é indisciplinado em casa, desorganizado, n respeita as regras, os horarios, as coisas dele é sempre uma bagunça, não respeita o que é do outro, usa sem moderação, Ja cortamos tudo.. internet, games, roupas boas, e ele n ta nem aee, pra ele tanto faz. Passa o dia isolado, não tem vontade de nada.so quer sossegoe se a gnte tirar ele da zona de conforto ele faz chantagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo. Fica muito difícil avaliar a situação de seu filho à distância. Os comportamentos sugerem um transtorno de conduta, mas podem ser, também indicativo de uma depressão, pois ele "não tem vontade de fazer as coisas e não liga para aquilo que lhe é tirado". Um processo de terapia seria interessante para seu filho e para você. Você diz que ele tem um padrasto. Nâo sei sobre o pai dele e se os dois estão separados ou como se deu isto. Pode existir um sentimento de revolta em seu filho. Uma falha sua, foi ameaçar colocar seu filho para fora de casa. Isto nunca pode ser dito a um filho. Filhos não foram gerados para serem "expulsos" da casa dos pais. Não diga mais isto. Isto mostra o quanto você deve estar em desespero. Mas, penso que o caminho é procurar saber os motivos do seu filho. Tente se aproximar dele, sem prejulgamento. Procure ver outro motivo para esse comportamento dele, que não seja a preguiça ou a rebeldia. Desculpa não poder te ajudar mais. A distância impede isto. Uma dica: invés de punir seu filho, retirando o que ele gosta, procure valorizar e gratificar qualquer comportamento agradável que vier dele, por menor que seja. Abraço.

      Excluir
  24. Bom dia Doutor,
    Tenho dois filhos uma menina de 9 e um menino de 13. Meu filho de 13, sempre foi um menino carinhoso, brincalhão, ele sempre foi muito bom pra irmã e sempre teve todo carinho da família. Sou separada do pai dele, ele sempre conviveu com o padrasto que na verdade ele chama de pai, sempre houve carinho entre os dois. Porem doutor o comportamento dele mudou de um ano pra cá, fica difícil tentar conversar com ele, e fica de cara fechada, me responde com rispidez, não trata bem a irmã. Eu tento conversar pra tentar entende-lo, mais ele se fecha mais ainda. Pra mim está sendo difícil pq não me acostumo com a postura dele, na verdade sinto muita falta do meu filho, eu falo com ele que ele precisa se esforças pra ser melhor, vejo que ele tenta mas no outro dia ele fica do mesmo jeito. Me pergunto, tenho que esperar que vai passar, é assim mesmo? não quero me acostumar com isso, eu amo demais meu filho e gostaria de saber como ajuda-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se a mudança de comportamento foi tão brusca quanto você relata, sugiro que você encaminhe seu filho para um acompanhamento psicológico. Talvez ele se sinta mais a vontade para falar com um profissional. Penso que, no momento, este é o melhor caminho para vocês. Abraço.

      Excluir
  25. Ola Dr. Como devo proceder com relação ao meu filho de 17 anos... Grita comigo... Não consigo me controlar e acabo m confrontado com ele criando atrito e fazendo discórdia e harmonia no nosso lar.... Estou muito teste com isso.. Me ajuda por favor!!! Abracos aguardo retorno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Nunca deve gritar com um filho, mesmo que ele faça isto. Quando um pai grita, demonstra desespero e falta de capacidade para resolver o problema. É comum o adolescente, por não ter boa estabilidade emocional, entrar no desespero. Mas, os pais não podem seguir isto. Busque conversar com seu filho, quando ele não estiver irritado. Se não conseguir, sugiro que procure um psicólogo para lhe ajudar. Abraço.

      Excluir
  26. Boa noite......estou operada....operação muito delicada no abdomem e acamada.....precisando da ajuda do meu filho de 16 anos que se recusou a ligar o ventilador pra mim, pegar água, etc...disse a ele que até minha amiga faz isso pra mim,,,ele disse que ela é uma idiota...não respeita NENHUMA regra do nosso lar...tenho mais dois filhos pequenos do meu atual casamento um de 5anos e outro de 4 anos....meu marido cria meu filho adolescente desde os 6 anos de idade.....ele desrespeitou meu marido que disse que ele não deveria me tratar assim.....ele gritou com a gente..nós num ato de fúria o expulsamos de casa e mandamos ele ir morar com o pai......Nós o amamos muito mas não sabemos como agir...nos ajude por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani,
      Eu nunca concordo quando os pais expulsam os filhos adolescentes de casa. Mas, reconheço que vocês estavam enfurecidos. Parece que seu filho não aprendeu sobre regras. Nâo sei se vocês tentaram ensinar isto quando ele era criança. Muitos pais não ensinam e querem cobrar depois. Mas, se a criança não é ensinada, fica mais difícil para o adolescente. De qualquer forma, seu filho demonstra uma grande falta de sensibilidade, devido ao seu quadro de saúde. Já que ele está com o pai, penso ser melhor (no momento) que você faça contato diário com ele por telefone (na tentativa de mostrar-lhe afeição e carinho), mas espere se recuperar mais para poder tentar impor novas regras. Não é comum que um filho não se sensibilize com o estado de saúde da mãe. Você deve identificar se o comportamento do garoto foi um ato de rebeldia (comum na adolescência) ou insensibilidade. Neste último caso, recomendo que o encaminhe imediatamente a um psicólogo. Abraço.

      Excluir
  27. Olá Dr. Tenho um filho de quase 16 anos que está numa fase bem rebelde.
    O ano de 2014 foi de muitos acontecimentos (começou um estágio de 10h/semanais numa faculdade, começou a namorar, passou o mês de agosto na Europa).
    Já havíamos acordado que por conta da viagem ele teria que se esforçar para recuperar as aulas e notas perdidas. Mas ele não se dedica, só quer saber de rua com os amigos, as notas estão muito ruins... conversei inúmeras vezes, mas a postura dele é quase sempre o silêncio, ele nem discute. Quando vi que não surtia efeito os pedidos para se dedicar aos estudos, tirei o smartphone dele – que estava atrapalhando a concentração, atenção e sono. Até pedi para o pai dele ligar e dar uma ‘bronca’ (ele mora em outro estado).
    Faz 1 semana e desde então ele não fala comigo, vive com a cara amarrada, o clima em casa está péssimo. Isso me chateia e até magoa, eu faço tudo para o bem dele, para que ele tenha boas oportunidades, seja uma boa pessoa.
    Tá bem difícil aguentar esse clima péssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Não se preocupe com a fato de ele não falar com você. Trate-o com carinho mesmo assim. A disciplina está correta. Você pode só adequar mais (devolva o smartphone, caso ele apresente alguma reação de melhora nos estudos e diga que se piorar você retira novamente). Cuidado para ele não entender que você cedeu pelo fato de ele ficar emburrado. Converse calmamente com ele e diga que se ele melhorar terá os privilégios e se não melhorar, outras coisas serão cortadas. Filhos adolescentes precisam aprender que os pais podem disciplinar (sem agressão).

      Excluir
  28. Boa noite Dr!
    Também tenho uma filha adolescente de 16 anos, e também bastante rebelde.
    Tive uma vida muito atribulada por minha mãe ser bipolar.
    Quando casei prometi a mim mesmo que minha casa teria muita paz e que seríamos muito unidos. minha filha desde muito pequena já demonstrava ter uma personalidade muito forte e muito resistente a autoridade e a palavra não.
    Sempre procurei conversar muito com ela e mostrar até onde ela podia ir. Mas confesso que esse temperamento forte dela me deixava arrasada, pois tenho um temperamento mais fácil. Sou muito carinhosa e ela não. Sempre grosseira e seca. Isso me entristecia muito. Mas sempre fiz de tudo para ela melhorar esse jeito grosseiro. Ela melhorou muito. Mas, quando recebia um não, fazia malcriações, como bater a porta, que eu mandava ela voltar e fechar a porta direito e colocava de castigo sem sair do quarto durante um certo tempo. Depois conversava com ela. O pai sempre procurou conversar muito com ela e mostrando o que era certo e o que era errado, mas ela não aceita. Acho que falto ele se impor mais com ela.
    Sempre procurei ser muito próxima dela, conversando, mas sempre mostrando que eu e o pai éramos os donos da casa e que temos regras.
    Sempre tem muitos argumentos e com eles ela tenta mostrar que ela está certa e nós errados. Confesso que as vezes perco o controle, o que não deveria acontecer. Isso acontece com o pai também.
    Fica cobrando que eu fique ao lado dela sempre que o pai está chamando ela a atenção. Digo que ele é o pai e que ela tem que ouvir. Não aceita.
    Por ser resistente a orientações por achar que ela sabe tudo, ficou com transtorno alimentar muito sério e que ainda está em tratamento há um ano aproximadamente.
    Conversamos muito quando chego do trabalho. Gosto que ela se divirta. Não me oponho a namoros, e procuro orientá-las obre tudo, mas quando não concordo com ela em algumas posições, a casa cai. Diz até que está voltando a sentir o que ela estava sentindo quando ela estava com o transtorno. Chora bastante. Fico com medo que ela faça algo contra ela, pois ela falou a psiquiatra que já tentou. Diz que está se sentido muito só e que só o namorado lhe entendi. E que é muito infeliz e que eu não quero deixar ela ter momentos felizes, e que ela precisa deles principalmente depois do que ela passou. Fico as vezes me sentindo culpada por não concordar e as vezes acho que ela usa isso para conseguir o que quer.
    Agora se eu deixar ela fazer tudo o que quer, ela é um doce comigo, mas se eu e o pai disser um não, começam as brigas. Isso me deixa muito triste, pois tive uma família onde existiam muitas brigas, pois ter uma pessoa bipolar na família e que essa pessoa é sua mãe, é muito complicado. Como uma única pessoa consegue tirar a paz de uma família.
    Sempre quis ter uma família unida. Sempre eduquei ela pra ser uma pessoa forte, sem medos, e poupei ela do ambiente da casa de minha mãe, quando ela estava em crise, para não traumatizar ela com nada. sempre elogiamos muito ela, mas diz que não. Sempre tratei ela de minha princesa, mas ela sempre está insatisfeita com tudo. Se acha feia, é insatisfeita com o corpo por mais que a gente diga que ela é linda, e ela é, ela não acredita.Diz que a dificuldade financeira que estamos passando não é culpa dela.
    Tem momentos que dá vontade de deixar de mão. Sou muito diferente dela, acho que por isso estou com tanta dificuldade de lidar com essa fase. Choro muito sem saber o que fazer.
    Me oriente por favor Dr.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Conceição! "filhos não devem ser tratados como príncipes, mas como filhos amados e queridos". É suficiente tratar os filhos apenas como filhos. Não sei se você já falou para o psiquiatra sobre o problema da sua mãe. Isto poderá dá um bom direcionamento para ele. Acredito que, no momento, o melhor a fazer seria procurar um profissional para acompanhar sua filha. Sugiro que procure um psicólogo. Vejo que você tem uma preocupação muito grande com sua família e parabenizo-a por isso. Mas, poderá ser que apenas um profissional avaliando sua filha, possa ajudar vocês. Abraço.

      Excluir
    2. Obg pela atenção e pela orientação.
      Minha filha já está sendo acompanhada por um psiquiatra e um psicólogo (cognitivo-comportamental, orientação da psiquiatra) já há um ano.
      A psiquiatra e a psicóloga já estão cientes do problema de minha mãe. Pela avaliação que fizeram, acham que minha filha não tem características de bipolar, e isso me deixa mais tranquila.
      Obrigada mais uma vez.

      Excluir
  29. Me chamo Celia tenho 2 filhas uma de13 outra de 17 a mais nova e um amor de criança a mais velha desde pequena tem muita rebeldia se não dávamos algo que queria se jogava no chão foi criada com muito amor e carinho por mim éo pai amamos muito nossas filhas ta com um ano que a mais velha começou um namoro que ela nos cobrava pois as Amigas já namorava e ela não então depois abrimos a guarda e deixamos com muita conversa e dialogo nunca gostamos muito de bater!na morava a um ano num rapaz ate calmo mais muito ciumento por ambas as partes depois fe muitos conflitos com este namoro eu e o pai não consrguimos mais controla ela não sai com a familia nem em aniversario da familia era uma guerre de ciume então ela disse que queria mora com ele e os pais dele aceitavam e ate apoiavam a situação eu desesperada sempre conversava como amiga tentando trazer ela para longe desses pensamentos pois ainda era muito jovem ainda conseguir impedir dela ir duas vezes mais um dia depois fe uma discussões sobre o assunto pois ela dizia que ia par escola e ia para la e eu descobri ela disse que ia fica la então eu e o pai dela convetdamos explicamos para ela mais nada a fez muda de ideia ao irmos par cozinha ela saiu de casa não fomos atrás já saibam os onde ela estava depois disso só conversa e muito dialogo com ela ,não jogamos nada na cara dela mais la eles sao humildes e meu marido qurt sempre tapa as necessidades dela sem ela pedi ele far dinheiro e o quando ela vem em nossa cãs ele da as coisas do armário de mantimemto não acho correto pemso que estamos colaborando com a atitude dela e ajudando a ela fica mais no erro ela ate ficou reprovada mais não fala de par de estudar ainda meu esposo disse que tudo que ela pedir tem quer fã para ela não fica revoltada mais já deicamos claro que somos seus pais e a hora quer quiser volta para casa estamos de portas abertas não concprdo com essa historia de darmos tudo que ela pede como o microondas porque aquiyem dois e la não tem o guarda roupa fo quarto dela que usava ela e a Irmã ainda não dei disse depois mais não sei se ta certo dar me ajudar qual posição devo tomar como mae por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia. Infelizmente vocês criaram uma "rainhazinha" e viraram súditos dela. Todos os desejos dela tem que ser atendidos, desde criança, senão.... birra, choro, gritos, etc. Parece que sua criança não aprender a receber "nãos". Isto é uma falha comum em muitas famílias. Você tem razão quando afirma que não deve dar tudo que ela pede, principalmente agora. Ela está casada. Nunca aprenderá lutar para conseguir as coisas, se vocês continuarem bancando. Muitos pais pensam que negar o pedido dos filhos fará com eles não gostem dele. Por mede de perder o amor dos filhos, acabam cedendo em tudo. Ledo engano. Sugiro que você converse bastante com seu esposo e, juntos, combinem uma forma de não atender tudo que sua filha pede. Para demonstrar que a ama, não precisa agir como seus "serviçais". Seria interessante se vocês procurassem ajuda de um psicólogo familiar. Abraço. espero ter ajudado.

      Excluir
  30. Ola Dr., sou mae de um adolescente de 16 anos. Meu filho sempre foi agitado desde pequeno, me separei de seu pai qndo ele tinha uns 3 para 4 anos, ele sentiu um pouco a separacao na epoca, fiquei sozinha por mais ou menos 7 anos, conheci meu atual marido casamos e qndo meu filho completou 12 anos, comecou a dar trabalho de uma forma absurda, me enfrentando, gritando comigo, nao me respeitando, as ligações da escola sendo frequentes por problemas com ele. Certo dia chamamos o pai dele em casa expomos a situacao e pedimos q o levasse para sua casa para ver se assim ele melhorava, pensamos q talvez sentisse a falta do pai. Ficou la 1 ano, certo dia o pai me ligou e disse pra busca lo se nao o colocaria na rua, pois nao aguentava mais sua rebeldia e desobediencia. Fui busca lo contra vontade do meu marido, trouxe ele, o acalmei, e aos poucos parecia q as coisas estavam caminhando, ele melhorou na escola, nunca havia enfrentado meu marido em casa, o respeitava e tratava como verdadeiro pai. Mas essa semana ele chegou do trabalho dizendo q um colega o havia chamado pra ir em sua igreja no sabado, eu imediatamente respondi q nao , pq sabado iriamos a nossa igreja. Ele saiu bufando dizendo q ele nao podia ir em lugar nenhum. Tentamos explicar pra ele , que ele mal conhece esse colega, q desse um tempo ate conhece- lo...mas ele ficou muito irado, foi pra seu quarto, no dia seguinte foi trabalhar e a noite qndo chegou da escola fui tentar falar com ele, ao q ele me respondeu meio rispido, meu marido ficou nervoso e ordenou que ele se sentasse na cama, ao que ele que ja estava com muita raiva nao quiz...ai meu marido comecou a gritar com ele, queria bater nele de cinta, eu entrei no meio pq nao ia permitir aquilo em casa, e pela primeira vez meu filho enfrentou ele, nao gritou, nao o ofendeu, apenas ergueu a cabeca e estufo o peito, querendo dizer q nao ia aceitar nem apanhar quieto. Entao meu marido pegou suas coisas disse que ia embora, eu tentando intervir, meu filho tbm pegou suas coisas e disse que ia embora, ai pra nao ficar pior as coisas peguei meu filho coloquei np carro e levei ele na casa da minha mae e pedi que ela ficasse com ele ate q eu conseguisse resolver as coisas. Só que eu estou num sofrimento sem tamanho, por um lado eu sei que meu filho, me maltrata, me deixa louca com seu comportamento desleixado e desaencioso, explosivo, mas do outro eu amo ele e nao consigo ficar longe dele, nao durmo, nao como. E outra questao, eu amo meu marido, nao quero jogar fora anos de casamento pq sei que nao vai muitos anos meu filho vai ser independente e me deixa. Tambem penso que erramos e q meu marido devia ter ficado quieto...mas agora ele nao quer mais meu filho em casa e nao sei o que fazer , acho que vou acabar ,e separando dele mesmo o amando, e vou ir morar com meu filho pra cuidar dele. Me aconselhe doutor por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, sua situação é realmente bem delicada. Mas, admiro sua determinação em ficar com seu filho. Penso que seu atual marido não deve misturar as coisas. Não deve colocar o casamento de vocês em prova, por causa da rebeldia de um adolescente. Se ele te ama deve se juntar a você para resolver. Agora, o que você precisa e de apoio. Indo embora, ele não mostra que te apoia. Não posso te ajudar muito à distância. Mas, sugiro que procure ajudar seu filho a lidar com a emoção da raiva. Parece que nenhum de vocês está sabendo lidar com isso. Ademais, seu filho queria ir a uma igreja. Que há de errado nisto? Sei que ele é menor e não pode manipular. Mas, será que se ele tivesse ido com o colega, o prejuízo não teria sido bem menor (ou talvez nem houvesse)? A adolescência exige muita conversa entre pais e filhos e muito acordo. Abraço

      Excluir
    2. Dr muito obrigado, o Sr está certo em tudo, sei que meu filho ja me deu trabalho de mais ...sei q ele é impulsivo, mas afinal ele só tem 16 e nós temos mais de quase 40, preciso de toda a juda possivel, infelizmente enfiamos os pes pelas maos. Meu marido é autoritario demais, acha que ele é a supremacia em casa, e as regras devem ser seguidas sem questionar, pra mim tbm é muito dificil lidar com ele. Obrigado Dr.

      Excluir
  31. Doutor preciso de uma direcao, meu filho tem 16 anos, passa com a psicologa toda semana mais ainda sao poucos os resultados. Ele explode por qualquer coisa, agora alem de ficar bravo, se cala e nao aceita falar comigo, antes eu esperava passar sua raiva coisa de 1 ou 2 dias e conversava com ele, mas agora ja faz 1 semana que ele nao fala comigo, porque desliguei a internet a noite. Nem ao menos me comprimenta, sai de manha pra o trabalho sem falar nem umate logo. Estou enlouquecendo ja nao sei mais o que fazer. Estou tao decepcionada, nada que eu faça faz com que ele reconheca meu valor ou me respeite. Por favor me dê um dica ao menos... obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, seu filho parece estar querendo fazer você sentir-se culpada por discipliná-lo. Não sinta remorso por cortar a internet do filho. Faça isso quantas vezes for necessário. Ele deve ter descoberto que você sofre com o "desprezo" dele. Mostre para ele que sua atitude continuará firme, toda vez que ele errar. É comum se zangar ao ser frustrado, numa tentativa de receber o que deseja. Não baixe a cabeça. Você não cometeu nenhuma injustiça contra seu filho. Abraço.

      Excluir
  32. Minha filha tem 12 anos. Começou há 03 meses a me tratar com deboche e confrontaçãp. Qdo a castigo tirando o celular ela e comporta como se em sindrome de abstinencia: transtornada, bate porta e outros objetos com violencia.Passa a me agredir verbalmente dizendo que eu sou chata e que eu não a deveria ter adotado, que quer ficar com a mãe de barriga. No dia das mães ela me fez homenagem mas pegou o celular escondido , que ainda estava no prazo do castigo, ai eu conversei calmamente, como sempre faço e não sei como consigo,que ela deveria devolver o celular. Ela devolveu e passou de amorosa pra rude. Me disse que não deveria ter feito essa homenagem pra mim. eu converso, eu valorizo tudo que ela faz: qto tira notas boas, qdo ela consegue fazer um desenho legal, etc. Mas ela só é carinhosa comigo qdo quer o celular de volta. O pai dela pensa em ser mais rígido e dar-lhe palmadas, coisa que não concordo mas que não tenho outro plano. Estou completamente desmotivada e acoada. O que mais me dói é que me sinto responsável por estar tornando ela desse jeito. Creio sinceramente , hoje, que não tenho capacidade de ser mãe no sentido total da palavra. Penso em deixar o pai dela educando e eu so expectando pq eu abriria mão de minha interferencia sobre ela se for pra o bem dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As crianças são mais persistentes que os adultos. A garota faz chantagem emocional para receber o celular de volta. Você está indo muito bem como mãe. Só precisa valorizar-se. Não é uma criança quem decide se a mãe deveria ou não ter-lhe adotado. Ela fala isto para lhe magoar, como punição pelo castigo. Se você sentir-se forte e não recuar, ela ficará melhor. Crianças têm dificuldade em lidar com emoções. Talvez sua filha esteja debochando de você por não saber que agir de outra forma. Experimente conversar com ela, quando estiver calma, sobre seu comportamento. Tente, também, aumentar o prazo do castigo, sempre que ela se rebelar (avise-lhe sobre isto). Diga-lhe que tem todo direito de se irritar, por ficar sem celular, mas, não pode agredir você. Assuma seu papel de mãe e educadora, sem arrependimento. Erga-se, seja forte e feliz. Se achar conveniente, procure um psicólogo. Mas, não se deixe dominar pelos "caprichos" de uma criança. Abraço.

      Excluir
  33. Boa tarde. Tenho 2 filhos,uma moça já casada q me deu um neto q tá c/ 4 anos e um rapazinho de 13 anos. Qd a irmã engravidou (precocemente) ele ficou MT,MT chateado c/ ela. E hj ele disputa espaço c/ o sobrinho. Meu marido foi criado por pais adotivos e seu pai militar era MT severo,até batia nos filhos. Meu marido não bate,mas coloca de castigo sem computador e sem ficar na rua,as vezes o motivo não é nem tão grave. Reconheço q ele exagera. Meu filho esta numa fase de resposta na ponta da lingua,td q peço não faz e qd faz é reclamando,caiu o rendimento escolar,esta MT rebelde. Quer ficar com o computador ligado até de madrugada, diz q td mundo fica,nós não deixamos e ele fica zangado. O relacionamento dele com o pai é MT estreito,seco,ambos são assim,não conversam,não saem juntos,não fazem nada juntos, e qd tem alguma oportunidade...daqui a pouco tem atrito por algum motivo q como já disse sem gravidade,coisas banais. Eu fico numa cínica de bico e MT triste. Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônima!
      Parece que seu filho necessita de acompanhamento psicológico. Seu marido, deverá ser incluído neste processo. Mas, é bom investigar se não há ciúmes por parte do menino, em relação ao sobrinho. Há uma falta de diálogo muito grande entre pai e filho. Os dois precisam se tornar amigos. Mas, o pai tem que está disposto a isto. Neste caso, não tenho muito como te ajudar à distância. Mas, recomento que procure um psicólogo. Abraço.

      Excluir
  34. bom dia
    tenho uma filha de 15 anos que frequenta em alguns finais de semana a praça central da cidade, onde reunem um monte de jovens de todas as classes, ela sai as 19hrs e volta as 22hrs e mesmo assim está se envolvendo com jovens com pensamentos errados, então tomei a atitude de proibir sua ida a este local, mais mesmo assim ela disse que vai mesmo que seja sem minha permissão, se isto acontecer, como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma garota de 15 anos não tem autoridade para dizer isto e cumprir. Mas, se você perceber que ela irá quebrar a regra, tente impor uma norma mais maleável (voltar mais cedo). É importante que ela seja conscientizada de que as más companhias devam ser evitadas. Entretanto, á bom lembrar que ela já foi autorizada a ir para a praça antes. O que não deveria acontecer para um jovem tão nova. Agora fica mais difícil de cortar este hábito. Tente conversar com sua filha e mostra-lhe os perigos que corre. O diálogo parece ser o melhor caminho, neste momento. Lembre: se acha que ela não vai cumprir a regra, não adianta estabelecê-la. Abraço.

      Excluir
    2. tirar alguma coisa que ela gosta muito, resolve, como o celular por exemplo, pq com conversa, parece não estar resolvendo. Ela quer, mostrar que ninguém manda nela, já disse que se ela resolver desobeceder, tiraria o celular também, o que acha?

      Excluir
    3. Ajuda sim. Mas é importante saber o motivo da desobediência. Que tipo de envolvimento ela tem com os colegas. Se ela está apaixonada por algum. É muito importante compreender os reais motivos do problema. É comum o adolescente se sentir superior, indomável, e querer demonstrar isto dizendo que não obedecerá. Você deverá identificar o nível de rebeldia de sua filha. Mas não esqueça do diálogo. Boa Sorte

      Excluir
    4. ok. Deus abençoe. vou levá-la a um psicologo

      Excluir
  35. Dr boa tarde dr prewciso de ajuda tenho filho de 14 anos e filho 1 ano 5 meses maios de14 anos estar me deixando louca nao quer estudar nao quer ir ingles o quarto é verdadeira zona de sujeira faz xixi na cama ,responde eu como mae , pega not bock pra ver pornografia e ver um monte bestagem do tipo esses e micir que nao canta nada nao passa nada de interessante.Falei com ele pra ir psicologo ele me informou que vai sentar pra contar a vida dele que ele nao vai mais e nao sei o que fazer mais ajuda ele fala alto comigo me retruca ao todo instante,tomei o celular dele ele foi e vendeu agora ele iphone e eu disse que nao mais comprar nada vai ficar sem celular nao que estudar me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Penso que seria interessante você iniciar um diálogo diário com seu filho, preferindo os momentos em que ele estiver mais tranquilo. Não deve ser uma conversar muito longa, nem cheia de regras. Apenas com o intuito de conhecê-lo melhor e tentar saber seus problemas. Paralelo a isto, inicie um processo de reforço de algum comportamento bom (por menor que seja), elogiando e gratificando quando ele fizer coisas corretas, e punição dos comportamentos indesejados, retirando aquilo que ele gosta, por algum tempo. O psicólogo é de muita valia nesta hora. Explore as emoções de seu filho. Ele precisa expressá-las de forma correta. Fazer xixi na cama é algo que necessita de observação especial do especialista. Leve-o o quanto antes para uma avaliação. Abç.

      Excluir
  36. Tenho uma filha de 15 anos e ela sai todos os finais de semana cm os amigos e moramos na praia e ela chega 4 5h da manhã eles são de maior e trazem ela em casa, mas acho isso muito errado. Todo tempo a gente briga em casa e ela me afronta, ela diz q n quer largar os estudos e só quer sair final de semana com os amigos e que quer ficar até o final das festas e quer ter liberdade pra isso, mas eu tenho medo não quero isso acho ela mt nova, ela sempre foi dócil e meiga cm os familiares e agora prefere ficar na casa das amigas do que com a família. Desconfio que ela fume maconha e beba, estou me assustando cm essas coisas, na última vez q ela chegou 6h meu marido padrasto dela bateu nela e ela está morando com o pai dela, sinto muito a falta dela e afastei ela de todas as amizades, ela diz q sente muita falta dos amigos e da família. Eu não sei oq eu faço ela disse que nunca vai perder meu marido por ele ter batido nela. Ela quer voltar, mas com ela assim não dá eu n aguento, ela está indo na Psicologa e a psicóloga falou que n precisa mais ela ir, me ajudem no que eu faço com essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei estranho a psicóloga falar que ela não precisa mais ir. Isto foi dito para você ou para a menina?. É bom você averiguar. De qualquer forma, não creio que esta garota deva ficar sem acompanhamento psicológico no momento. Qualquer coisa, procure outro profissional. Busque fazer as pazes com sua filha. Sempre gosto de lembrar que as primeiras saídas com os amigos foram liberadas pelos pais, que foram cedendo pouco a pouco e acabaram perdendo o controle. Se ela é muito nova, não deveria ter saído a primeira vez ainda. Mas, já que está neste ponto, procure tentar entrar em um acordo com ela, para uma melhor solução. Sugiro que você procure uma psicóloga para, também, ser acompanhada. Abraço.

      Excluir
  37. Tenho um filho de 17 anos ( gêmeo com outro rapaz ) ...sendo ele muito estourado , tem resposta pra td. De uns tempos pra cá percebo q a cada dia q passa ele se sente dono do seu nariz ( trabalha ...n gosta de estudar ...namora firme a 1 ano e 6 meses ) e eu com problemas na coluna , com 2 cirurgias pra fazer. ,peço sempre que me ajudem não deixando roupas espalhadas ...tenis pelo quarto, e tdas as vezes q vou pedir , manda eu parar de falar ...grita comigo, fala q se ele estiver encomodando ele vai embora ,não nos ajuda em nenhuma tarefa em casa ...diz que ja trabalha de 13:00 as 17:00.não tem que fazer nada em casa.Reclama de tudo , não sabe falar com os irmãos , com o menor então de 10 anos é super agressivo.E hj ao pedir o irmåo q guardasse uma agua geladeira ele entrou mandado eu ficar quieta ...pegue e guarde vc ..que vc fala demais ...dai perguntei se eu tinha mencionado o nome dele ., me respondeu n quero saber , foi super agressivo comigo..chorei muito ...e dai falei com ele q apartir de hj n lavo ..n faço nd mais pra ele..pq esta me tratando como uma empregada ...n sabe conversar comigo ...esta querendo mandar em mim...dai disse deixe de graça ta !!! N faz palhaçada não q vou embora !! To te encomodando ?? Falei claro q não ..só esta confundindo as coisas...Todo bimestre fica de recuperaçao em 5 ..6 materias..se vou pedir pea estudar ,fala pra eu não me meter...cuidar da minha vida ..q a dele ele mesmo cuida ! Td isso começou depois q arrumou essa namorada ...onde ja dormem juntos , e a mãe da moça ..n tem juizo e só fala em casa los..Me ajude ..estou sem saber como lidar com ele...sou uma mãe muito presente...participo de td ...e ele até com o irmão gêmeo mudou o relacionamento. O pai pouco conversa ...pq disse q n sabe qual será sua atitude se ele fizer o msm q faz cmg...tem pouca paciência.Na verdade doutor ele tá achando que não precisa mais de nengum de nós ...o q devemos fazer ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Anônima!
      Pelo que percebi, vocês têm medo do filho de vocês. Talvez medo que ele vá embora (ele já descobriu isto). Ele ameaça ir embora porque sabe que vocês irão ficar tristes. Parece um jovem sem sentimentos. Precisa aprender a respeitar os pais. Mas, para isto, vocês terão que ter "pulso firme". Parar de agir pelas emoções e mostrar para ele que são os pais. Se ele fala tanto em ir embora, não o impeça, nem deixe que ele perceba que você morre de medo que isto ocorra. Parece que seu filho tem traços fortes de um transtorno opositor: ele agride para testar se é amado. Talvez vocês tenham alimentado isto, ao longo dos anos. Ele aprendeu errado, e precisa sofrer um pouco, para corrigir este erro. Aprenda a dizer não para seu filho, enquanto há tempo. Perceba que fazendo o que ele quer, não tem ajudado em nada. Então se é para continuar agressivo e estúpido, ao menos que seja com você no comando. Quem tá mandando em tudo aí, é ele. Primeiro tenha uma boa conversa com ele, mostre que o ama, que quer o bem dele, mas que não permitirá mais que lhe trate desta forma. E, se ele ameaçar ir embora, diga que sente muito, gostaria muito que isto não acontecesse, mas se é a vontade dele, que vá. Diga-lhe que suas portas e seu amor de mãe sempre estarão esperando por ele. Mas, não se deixe contagiar pela chantagem emocional que ele vive fazendo. Não grite, não aja por desespero, mas mostre que você é a mãe. Antes, peça apoio ao marido. Sugiro que procure um psicólogo. Qualquer outra dúvida, estarei a disposição. abraço.

      Excluir
  38. ola tenho um filho de onze anos porem ele não aceita os irmãos não sei mais o que faço ele bate muito no irmão de seis chega ate machucar se não tivermos cuidado não sei mais o que eu faço estou desesperada me de um toque do que eu posso esta fazendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Parece um caso de ciúme persistente entre irmãos. Acredito que você deve procurar um psicólogo para seu filho. Nenhuma dica, no momento, poderá ser mais cabível que esta. um acompanhamento psicoterápico irá ajudar seu filho a resolver os conflitos com os irmãos. Abraço.

      Excluir
  39. Ola dr. Tenho um filho de 11 anos , sou mãe solteira e o pai e ausente!! Moro com minha mae... E a MSM e um estresse em pessoa!! Xinga o tempo todo dentro de Ksa... Nao tem paciencia com nada e Vive de empregadinha do meu filho!! Ele por sua vez abusa disso!!!! Ela tem uma mania horrível de falar mal de mim p ele, estou namorando a 3 anos e ela odeia meu namorado... E fala mal dele , de mim... Q sou péssima mãe!! Enfim... Hj o menino odeia meu namorado, diz q odeia... Q só penso em homem!!! Em casa ninguém entende q tenho q ter minha vida... E se saio e pq sou ruim!! Ele e filho único portanto e sozinho !!! E ao fica em vídeo game ... Celular! Não tem muitos amigos... Diz q odeia tudo e todos .. Só gosta dos seus amigos q por sua vez parece q não fazem questao de brincar c ele!! To perdida.. Pq as brigas em Ksa estão constantes ... Com minha mae e com ele!! Ele grita, ofende... Eu acabo dandonalguns corretivos!! Enfim realmente eu não sei o q fazer.. Me ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pelo visto você não consegue ser amiga de seu filho. Penso que é isto que precisa. Talvez ele queira mais de você. Poderá ter ciúmes do seu namorado, por dividi-la com ele. Tente ser mais amiga, sair mais com ele, brincar, etc. Faça coisas que ele gosta, para poder se aproximar. Lute pelo seu filho. Tire algumas horas do dia para estar a sós com ele. Pode começar convidando-o para um passeio. A princípio só vocês dois. Depois poderá incluir seu namorado. Mas vá aos poucos. Se sentir necessidade, procure um psicólogo. Abç.

      Excluir
  40. Tenho uma filha de 12anos e ela nao me obedece tudo que eu digo que nao ela faz nao que saber de estudar nem de me ajudar dentro de casa me responde se alguém de fora mandar ela faz outra coisa q me encomoda e as mentiras ela menti de mais e eu e meu marido brigas ja chegas a falar de separacao por causa das bobagens que ela faz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rochelle. Não posso te ajudar muito por aqui. As informações postadas por você apontam para uma crise de rebeldia, mas não me mostram os motivos para isto. Tente descobrir porque sua filha está agindo assim. Veja se você tem, mesmo indiretamente, alguma contribuição para isto. O que motiva sua filha a lhe desrespeitar? Tente encontrar o foco do problema. Se possível, sugiro que procure um psicólogo. Abraço.

      Excluir
  41. Bom dia, tenho um filho de 13 anos, que ultimamente anda um pouco arredio, as vezes responde qdo corrigido, tem que ficar no pé para cortar a unha, tomar banho, acordar para ir a escola (tenho que chamar várias vezes) como devo agir com ele nesses casos. Tirar o vídeo game, o celular ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar o game e celular como um reforço ou punição. Observe quanto tempo ele gasta com estas coisas. Não fez a coisa certa vai reduzindo o tempo. Independente de qualquer coisa, o tempo de uso de internet e celular deve monitorado e reduzido, pelos pais. Tenha cuidado para não perder seu filho para o mundo virtual. Ofereça-lhe coisas mais interessantes e prazerosas.

      Excluir
    2. Bom dia , obrigado pelo retorno.Abraços

      Excluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Boa Noite D. Joacil tudo bem eu tenho um adolescente de 13 anos em casa e este ano vem me dando muito o.que fazer ele e rebelde tem personalidade forte, e tem defci de atenção e hiperatividade na escola ta muito mal o pior é que ele mente e acredita na própria mentira, sai da escola e não vem pra casa na escola está com um péssimo comportamento não respeita as meninas não aceita regras limites eu sou muito agressiva crio sozinha por vezes perco o controlo e grito a 1 ano sou portadora de esclerose múltipla e tenho um bebê de 1 ano e meio ta bem difícil lidar com tudo isso e um filho rebelde. Obrigado pelo blog ler ajuda muito.

    ResponderExcluir
  44. Se puder me escrever algo serei muito grata obrigado.

    ResponderExcluir
  45. Se puder me escrever algo serei muito grata obrigado.

    ResponderExcluir
  46. Boa Noite D. Joacil tudo bem eu tenho um adolescente de 13 anos em casa e este ano vem me dando muito o.que fazer ele e rebelde tem personalidade forte, e tem defci de atenção e hiperatividade na escola ta muito mal o pior é que ele mente e acredita na própria mentira, sai da escola e não vem pra casa na escola está com um péssimo comportamento não respeita as meninas não aceita regras limites eu sou muito agressiva crio sozinha por vezes perco o controlo e grito a 1 ano sou portadora de esclerose múltipla e tenho um bebê de 1 ano e meio ta bem difícil lidar com tudo isso e um filho rebelde. Obrigado pelo blog ler ajuda muito.

    ResponderExcluir
  47. Boa Noite D. Joacil tudo bem eu tenho um adolescente de 13 anos em casa e este ano vem me dando muito o.que fazer ele e rebelde tem personalidade forte, e tem defci de atenção e hiperatividade na escola ta muito mal o pior é que ele mente e acredita na própria mentira, sai da escola e não vem pra casa na escola está com um péssimo comportamento não respeita as meninas não aceita regras limites eu sou muito agressiva crio sozinha por vezes perco o controlo e grito a 1 ano sou portadora de esclerose múltipla e tenho um bebê de 1 ano e meio ta bem difícil lidar com tudo isso e um filho rebelde. Obrigado pelo blog ler ajuda muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andreia. Sua situação é bem complicada, realmente. Existem fatores que estimulam sua agressividade (sua própria doença), isto reflete sobre a forma como lida com seu filho, que também repercute sobre o comportamento dele. A agressividade dele talvez tenha uma origem no descontrole das emoções. Infelizmente não dá para ajudar muito à distância. Seria viável que você procurasse um psicólogo para acompanhar vocês. Desculpe não poder fazer muita coisa por aqui. Apenas como dica: procura compreender os motivos do teu filho. Abraço.

      Excluir
  48. minhas filhas nao me obedecem uma tem 14 e outra 15 quando digo algo a uma a outra diz porque nao diz o mesmo para a outra a de 14 ja bebeu 3 vezes e diz que bebe porque e timida mas diz que a irma de 15 ja fez o mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida. Sugiro que procure um psicólogo. Será a melhor forma de ajudar vocês. Poderá começar por você e depois por suas filhas. Poder ser que necessite compreender os motivos de suas filhas. abraço.

      Excluir
  49. Olá , eu tenho 17 anos e também tenho meus ''dilemas'', mas aprendi a lidar com eles sozinha. Entretanto, me preocupo com meu irmão mais novo de 12 anos . Ele tem se comportado de forma agressiva e vive sendo soberbo e orgulhoso, tentando mostrar ser melhor que eu, mas no fundo vejo nele uma tristeza , como se um comportamente fosse um forma de mostrar que tem algo de errado , que ele precisa de amor, mas ao mesmo tempo se nega a receber ajuda. Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Talvez você tenha feito uma boa observação do seu irmão. Ele pode sentir-se triste por pensar que é inferior ou mais fraco, sem querer admitir isto. Por isso que precisa mostrar que é melhor. Que tal se você se tornar mais amiga dele? Tente mostrá-lo que o ama. Ensine para ele que é capaz e que ser melhor do que o outro não é importante. O que vale mesmo é ser quem ele é. Procure fazer seu irmão gostar dele mesmo. Faça-o perceber que não precisa competir, mas ser feliz. Abraço.

      Excluir
  50. Ola dr ! Como a maioria dos.pais tbem estou tendo uma grande dificuldade de lidar com a rebeldia de meu filho do meio de 13 anos .Acabo de chegar da escola onde estuda nao quer saber de estudar e maltrata professores e servidores e quando se sente encurralado com a situação diz q vai suicidar ! Na escola professores diz q nao tem problema de aprendizado que o problema dele e comportamento ! Me auxilie por favor como lidar com esse situação? Desde ja obrigada!
    Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente o problema de comportamento tem uma motivação emocional e cognitiva (pensamentos). Seria interessante tentar descobrir o que seu filho está sentindo e pensando para se comportar desta forma. Talvez, se você não conseguir se aproximar, seja melhor encaminhá-lo a um psicólogo. Mas, tente conversar com ele. Procure ver se tem algum problema. Os comportamentos citados sugerem uma atitude antissocial, o que é bem complicado. Não posso ajudar muito por aqui. Abraço.

      Excluir
  51. quero entender meu filho e ajudar ele

    ResponderExcluir
  52. sera q o senhor pode me ajudar ele tem 12 anos e nao consegue fazer amizades so inimizades, não consegue cosntruir vincolos, na escola, brigas, hj ele foi suspenso por fazer um malcriação a cordenadora da escola, eu nao sei oq fazer, ele nao me respeita, eu falo e ele nao me antende, ele desobedece sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise. Neste caso, sugiro que procure um psicólogo imediatamente para seu filho. Não terei como ajudar daqui. O que você escreve sugere que ele possa ter algum problema psicológico. Abraço.

      Excluir
  53. Dr bom dia. Estou muito preocupada com as atitudes do meu filho. Sou separada do pai dele a treze anos, nossa separação aconteceu pois ele era muito agressivo e quase me matou.
    Porém no longo dos tempos fui tentando reconstruir a minha vida ao lado do meu filho na casa dos meus pais, só que por ser um filho de pais separados o amor deu lugar aos mimos dos avós e meu tb eu confesso sei que errei. Hoje ele está com quase 16 anos, ele namora um moça a quase 6 meses ele é Grosso com ela, mente tanto pra mim quanto para a menina, os dois estão bebendo escondido e fumando pois eu descobri. Eu hoje me casei novamente e meu marido vê o quanto eu sofro com as respostas que meu filho da pra mim, das mentiras que conta, chega em casa parece que aqui é um inferno e que ninguém faz o que ele quer, mesmo eu fazendo tu

    ResponderExcluir
  54. Desculpe, continuando...
    Faço tudo para ele e por ele e nada está bom sempre quer mais diz que eu prendo ele demais que imponho demais as coisas pra ele.
    Ele faz tratamento psicólogico a um ano, ele teve melhoras sim porém até a própria psicóloga está preocupada com as atitudes dele disse para eu impor mais regras, pra conversar com ele.
    Dr como converso com ele e com a namorada, levo sempre para passear fazendo coisas junto comigo essas coisas. Ele disse para a psicóloga que odeia o meu marido que ele é insuportável que se ele encher muito ele vai para a casa do pai, disse para ele que se ele quiser não tinha problemas eu mesma faço a mala dele e levo ele para a casa do pai e ele se calou. Dr estou sem rumo por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que você agiu bem, quando disse que arrumava as malas dele. Talvez ele tivesse usando isto como uma forma de atingir você. Mostre para seu filho que o ama, mas que ele precisa lhe respeitar e aprender a ter limites. Não se permita dominar pelos mimos dele. Se preciso, procure um psicólogo para você. Mostre muito amor ao seu filho, mas não se esqueça das regras. Ele é menor, está debaixo de sua proteção, e precisa lhe considerar como mãe. Quanto ao tratamento dele com a namorada, se ela aceita ser maltratada é uma opção dela. Não se envolva com isto. Ela deve escolher o melhor, como você fez há treze anos. Não tenho muito como ajudar daqui. Abraço.

      Excluir
  55. Desculpe, continuando...
    Faço tudo para ele e por ele e nada está bom sempre quer mais diz que eu prendo ele demais que imponho demais as coisas pra ele.
    Ele faz tratamento psicólogico a um ano, ele teve melhoras sim porém até a própria psicóloga está preocupada com as atitudes dele disse para eu impor mais regras, pra conversar com ele.
    Dr como converso com ele e com a namorada, levo sempre para passear fazendo coisas junto comigo essas coisas. Ele disse para a psicóloga que odeia o meu marido que ele é insuportável que se ele encher muito ele vai para a casa do pai, disse para ele que se ele quiser não tinha problemas eu mesma faço a mala dele e levo ele para a casa do pai e ele se calou. Dr estou sem rumo por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  56. Dr. Joacil, gostaria de parabenizá-lo pelo artigo. Nos auxilia muito nessa complexa tarefa de educação de filhos, principalmente os adolescentes. Minha situação acredito ser ainda mais delicada e gostaria muito de um aconselhamento. Estou em meu segundo casamento onde vivo com minha filha adolescente e a filha adolescente do meu marido que se desentendeu com a mãe e solicitou vir morar conosco. É uma menina que cresceu em um ambiente totalmente permissivo e simplesmente não entende o que são regras, não consegue obedecer, não sabe ser contrariada e sempre tenta impor aos berros seus inúmeros argumentos para conseguir o que quer. Já iniciou sessões de terapia inúmeras vezes, mas sempre arranja um pretexto para não ir mais. Qualquer simples conversa vira um tormento terrível. Vejo que meu marido não está sabendo o que fazer e não consegue se impor. Este papel está ficando para mim que, de boadrastra, me tornei a madrasta chata que só sabe corrigir e fazer cobranças. Percebi que ela é uma menina muito carente, mas não sabe dar e receber carinho. Todas as vezes que a abraço ela se esquiva e falar sobre isso então... Temo que nossa convivência possa se tornar tão difícil ao ponto de que o rompimento do meu casamento seja o melhor a se fazer. Gostaria muito de ajudá-la, mas como lapidar esse diamante que nessa altura da vida ainda não foi trabalhado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito complicado, principalmente no que se refere aos abraços. É possível que a rejeição dela esteja, de alguma forma, ligada a pessoa da mãe. Talvez ela não queira admitir que você possa assumir o lugar da mãe biológica. Pode ser isto que, inconscientemente, a faça retrair. Mas, continue tentando. Percebeu bem o fato de ela ser carente. Tão carente que não sabe lidar com isto. Não deixe de impor os limites, mas não relaxe sobre ser carinhosa com ela. Aos poucos poderá aprender a respeitar e amar vocês. Procure mantê-la em terapia. Abraço.
      P. S. em breve estarei lançando o livro: Adolescente rebelde - Como lidar?. Pode ser de muita utilidade para você. deverá sair em 04 meses. Neste período faça contato e lhe direi como adquirir.

      Excluir
  57. Olá Doutor! Tenho uma filha que desde 12 anos pra cá ficou rebelde ao extremo. Crio ela sozinha pois seu pai já é morto e por isso trabalho muito. Acho que devido a perda tão precoce do pai e devido ao fato de eu ter pouco tempo com ela por causa do trabalho acabei mimando muito com coisas materiais. Hoje ela demonstra ser muito egoísta, não me respeita, engravidou e mesmo eu arcando com os custos do bebê não vejo o mínimo de gratidão pelo meu gesto. Moramos muitos anos com parentes só agora estamos morando sozinhas mas sinto que o relacionamento é difícil. Ela fica muito bem comigo até o momento em que faço o que ela quer do contrário fica arredia. Por causa do bebê quase não dou mais nada pra ela, pra ver se ela aprende de vez a dar valor as coisas mas ela só joga na minha cara o tempo todo que tá doida pra arrumar um emprego (e ficar livre de mim assim entendo). Tentei dar a melhor educação, proibia de andar com más companhias, mas deu tudo errado!!! A mãe das amigas eram sempre mais legais porque as deixavam fazer coisas que eu proibia. Enfim, ela está com quase 15 anos já com um filho nos braços e não absorve nada de bom. Não estuda direito só quer saber de celular. Não sei mais o que fazer. Terapia??? Agradeço desde já. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terapia (para você) poderá ajudar muito. Mas, percebo que sempre teve medo de desagradar sua filha. Talvez com receio de não ser amada por ela. E, agora, percebe que a garota tem muita dificuldade em demonstrar amor por você. Creio que deveria ajudá-la a ser mais responsável. Pode começar fazendo-a assumir toda responsabilidade em cuidar do filho. Ela quem deverá cuidá do garoto. Lógico que você auxiliará, principalmente financeiramente, já que ela não trabalha. Mas, ensine sua filha a amadurecer. Não tenha medo de perdê-la. Até porque, ela não parece demonstrar que está com você. Se também puder colocá-la em terapia, será muito bom. Sinto não poder ajudar mais por aqui.
      P. S. em breve estarei lançando o livro: Adolescente rebelde - Como lidar?. Pode ser de muita utilidade para você. deverá sair em 04 meses. Neste período faça contato e lhe direi como adquirir.

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno Dr. Tenho muito interesse neste livro sim! Esqueci de acrescentar que sempre tentei manter um diálogo com ela mas de tanto conversar acabei ficando repetitiva e os diálogos na vdd se transformavam em monólogo pois só eu falava. O máximo que ela dizia é que não confiava em mim pra falar sobre determinados assuntos. Enfim, sempre tentei dar bons exemplos, tanto que as pessoas me consideram uma mãe ótima e responsável porém um pouco permissiva já minha filha me acha muito rigorosa. Como achar um ponto de equilíbrio??? Me sinto totalmente perdida. Detalhe: meus maus exemplos ela fixa com facilidade, me julga e ainda os utiliza para justificar alguns vacilos dela, porém os bons exemplos ela ignora totalmente.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Ela não ignora os bons exemplos, apenas não quer citá-los. Isto faz parte da rebeldia dos adolescentes. Geralmente os filhos novos acham os pais chatos e exigentes - isto é esperado nesta idade. Não se culpe por isso. Continue buscando o diálogo. Tente ser amiga dela, dizer não de uma forma mais leve, tolerar algumas coisas e, sempre, buscar um acordo com ela. Ex: se ela quer ir ao cinema e a uma festa, não proíba tudo, pergunte qual ela escolhe. E libere apenas um. Assim, você nem prende e nem solta de uma vez. Mas, só libere se ela se mostrar responsável e digna da liberdade que busca. Abraço.

      Excluir
  58. Boa tarde dr tenho uma filha de 13 anos nunca mim deu trabalho sou uma mãe de sentar e conversar,ela não é rebelde e não tem má comportamento mas venho aqui lhe pedir um conselho ... pela primeira vez que ela mentiu que iria a escola e não foi . ela foi a casa de um amigo com outras amigas e lá ela perdeu a virgindade .como faço para enfrentar isso se ela nunca namorou e nem esta namorando mim ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga! Como você já tem o hábito de conversar com sua filha, faça isto novamente. Pois este é um momento muito delicado. Se realmente ela nunca mentiu, você terá muitos motivos para perdoá-la e evitar que algo pior aconteça. Os filhos precisam dos pais muito mais nos momentos que falham do que quando tudo vai bem. É agora que a "supermãe" que você é tem que agir. Lembre-se: sua filha nunca lhe deu trabalho. Não deixe que um deslise (independente do grau) destrua sua vida. Converse, compreenda, perdoe e ajude-a. Abraço.
      P. S. em breve estarei lançando o livro: Adolescente rebelde - Como lidar?. Pode ser de muita utilidade para você. deverá sair em 04 meses. Neste período faça contato e lhe direi como adquirir.

      Excluir
  59. ola dr como vai bom estou muito desesperada e muito triste tambem meu filho tem 14 anos e o pai dele é falecido e ele esta me dando tanto trabalho que nem sei mais o que faço ele quer fazer o que bem entende pega as coisas de casa e vende parou de ir a escola dorme fora fica dias na rua falo com ele converso tento dialogar mais entra por um ouvido e sai pelo outro depois ta fazendo tudo de novo a familia do pai dele ninguem quer saber dele tento sempre fazer as coisas certas pra ele mais ele nao da atençao nao se preocupa em se arrumar que andar jogado sabe sem cortar cabelo veste qualquer roupa sei que ele nao esta envolvido com drogas porque conheço ele gosta de ficar jogando fliperama por ai e ama comer besteira mais aqui em casa nunca falta comida e besteira ja pensei varias vezes em procurar o conselho tutelar mais dizer que é perca de tempo bom na verdade nem sei maisd o que dizer a ele me ajude o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga. Pelo que me descreve, deve estar sendo bem difícil para você. Mas, o comportamento do seu filho pareceu me sugerir um momento depressivo. Na adolescência e infância, a depressão poderá se manifestar com agressividade. Mas isto precisa ser investigado, para que seja confirmado. Sugiro que você procure um psicólogo para seu filho. Caso não tenha condições de pagar, procure o NASF de sua cidade. Abraço.

      Excluir
  60. Boa tarde, nossa que bom achei esse Blog!

    Dr. naos ei mais o que fazer, desde junho tenho tidpo problemas com meu filho que tinha 16 anos e fez 17 em julho, ele sempre foi calmo tranquilo e estudioso estava numa escola que eu me matava pra pagar , mas era o que ele qria que ele escolheu, um curso tecnico. Ja tinha toda a vida programada, qria sair de la profissional ja procurava estagio sabia a faculdade que ia fazer...e do nada mudou! todo dia passsva mal pra nao ir a aula, eu obrigava e ele tinha diarreia na rua e vomitava me sentia pessima depois. qdo chegou julho penseique ia descansar ele sempre vai pra casa do pai, mas nada voltou e na segunda semana de agosto descobri que nao estava indo a aula, e pior ficava em ksa dormindo! tentei de toda forma ajudar procurar saber o motivo, fui a escola e ja noa tinha mais como passar de ano...( ele nunca tinha perdido uma nota na vida!) eu ja estava pagando a formatura a um ano faltava menos de 6 meses pra formar. Fui a escola varias vezes ele se recusa a voltar se recusa a ir a um psicologo ate que no desespero eu procurei o pai depois de 8 anos sem falar com ele, o pai alem de me culpar e dizer que eu cobro dmais ( vindo dele e normal nao pensa no filho nao paga pensao temos processo na justiça ele nao sabe separar as coisas, nao da valor a estudo tem condiçao boa e acha que nao precisa estudar) ainda colocou na cabeça do meu filho que ele tem que sair de casa e ir morar com ele. Por fim nao tive apoio dele e cancelei a escola, mas conversei com meu filho e propus um acordo, ele terminar o 3º ano em poutra escola qualquer apenas pra ter o 2º completo e assim deixaria ele ir morar com o pai no fim do ano. Porem descobri que nao esta indo a aula, pq varias vezes sai pra ir a aula e vai para o pai dele enao volta pra casa, so este mes ja fez duas vezes, foi para o pai e nao volta dorme la nao me responde nao me atende vem em ksa uma vez e depois some...o que fazer??? me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula. Para acontecer uma mudança tão brusca na vida de seu filho, algo deve ter acontecido que ele não quis revelar. Principalmente o fato de não querer voltar a antiga escola, de ficar doente, etc. Mas, isto não será possível descobrir sem a ajuda dele. Creio que um caminho viável será levá-lo ao psicólogo, mas como ele se recusa, fica difícil. Sugiro que você vá ao psicólogo e busque ajuda para si. Quando quem tem problema e convive conosco não quer se ajudar, nós buscamos ajuda para podermos conviver com a situação. E, de repente, você indo ao psicólogo, poderá ser mais fácil convencê-lo a ir a uma sessão. Coloque-se sempre ao seu lado para o ajudar, mas não se culpe por ele não aceitar ajuda. Abraço.
      P. S. em breve estarei lançando o livro: Adolescente rebelde - Como lidar?. Pode ser de muita utilidade para você. deverá sair em 04 meses. Neste período faça contato e lhe direi como adquirir.

      Excluir
    2. Bom dia, muito obrigado! vou aguardar ansiosa pelo livro.

      Excluir
  61. Bom dia, estou com um sério problema em relação ao meu filho de 15 anos, tenho três filhos de um casamento que durou dez anos, me separei a 5 anos e meio.
    Foi um final de relacionamento problemático e na época da separação meu ex esposo me colocou como a BRUXA da história.
    Meu filho até os 12 anos dele era um amor de crianças, me entendia só no olhar (entramos na justiça pela guarda deles ) ai meu filho me viu como inimiga dele.
    Me desafia, fala coisas que eu jamais ouvi um filho falar para uma mãe e isso me dói muito. Confesso que tbm sou bem estourada...mas sempre tento falar numa boa primeiro até ele conseguir me tirar do sério. Certo dia pedi que ele me explicasse o motivo de tanto rancor, o pq de tratar com tanta diferença eu e o pai dele. e ele me disse NO MOMENTO QUE TU SE SEPAROU DO MEU PAI TU ACABOU COM A MINHA FAMÍLIA. Sinto que ele bate nas irmãs somente pra me provocar (Tenho um relacionamento tranquilo com ambas). Sinceramente não sei oq fazer, pois ele não quer de forma alguma ir a um psicologo, ele se acha o dono da razão em tudo, ele não admite receber Não de mim. Não ajuda nada em casa (nem o Quarto não arruma) sabe as vezes me acho uma péssima mãe mas ai vem minhas filhas e dizem que não sou, diversas vezes já fui pro banho pra poder chorar, sei que errei mas não sei onde e como consertar.
    Por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Compreendo como você deve estar sofrendo. Sugiro, de imediato, que procure um acompanhamento psicológico para você. Quanto ao seu garoto, certamente sofre muito, também. Mas, não sabe lidar com as emoções. Ele necessita de muito amor, mas com regras, respeito e compreensão. Talvez esteja usando o sofrimento para punir você. Ele precisa saber que isto não é a forma correta de agir. Você não pode se submeter "às ordens" dele, só porque acredita que cometeu algumas falhas no passado. Assuma seu papel de mãe, com amor e autoridade. Tente levá-lo ao psicólogo. Mas você precisa ir também.
      Abraço.
      P. S. em breve estarei lançando o livro: Adolescente rebelde - Como lidar?. veja a capa no topo desta página. Pode ser de muita utilidade para você. deverá sair em 03 meses. Neste período faça contato e lhe direi como adquirir.

      Excluir
  62. Boa noite. Que bom encontrar este blog.

    Após ler os comentários, senti um conforto maior. Tenho 43 anos e duas filhas. Do primeiro casamento uma com 20 anos hoje e do segundo relacionamento outra com 7 anos.
    Quando me separei ela tinha 7 anos, não dei tempo pra ela respirar e então com medo de ficar sozinha mergulhei no segundo relacionamento. Ela e meu companheiro nunca se aproximaram, ele com uma personalidade impulsiva e se sentindo culpado porque os filhos dele não queriam saber dele devido a separação,então não quis assumir o papel de pai. O pai dela por outro lado , também era ausente e irresponsável na parte financeira. Quando ela fez 13 anos e minha segunda filha nasceu, ele foi embora para outro Estado. Ela nunca morreu de amores pelo meu companheiro, porém se suportavam. Eu fazia de tudo para evitar confusão e conflito entre os dois. Nunca deixei faltar nada pra ela, hoje vejo que a super protegi. Como viajo muito a trabalho,não participei tanto de atividades escolares e lazeres. Meu receio de faltar alguma coisa pra ela e que não tinha pai pra fazer, fazia com que eu trabalhasse mais e mais. Sempre dei de tudo e hoje ela está com 20 anos. Fiz minha faculdade a pouco tempo e percebi o quanto precisava mudar. A segunda não criei com tanta proteção e vontade, porém a partir dos 16 anos da minha primeira filha, ela conheceu um rapaz que dizia ser amigo e que ajudaria ela em tudo.
    Hoje a quase uma no ela namora esse amigo, e minha vida mudou nesse período, meu companheiro e ela começaram a brigar e discutir cada vez mais, e o amigo dava força para ela gravar, filmar e até abrir boletim de ocorrência por qualquer motivo banal.
    Teve uma vez que no retorno do pai dela para o nosso Estado, aos 17 anos ela chegou em casa bêbada ao sair com amigos e com o próprio pai que tem predisposição ao alcoolismo.
    Quando chegou em casa tive um susto e meu companheiro chateado com a atitude dela e minha omissão para evitar briga e, porém não adiantou, discutiu comigo na frente dela e ela foi pra cima dele, quando ele a empurrou ela ligou para o pai e quase houve uma tragédia em minha casa. Houve várias situações de agressões verbais e sempre o namorado por trás manipulando.
    Fui intimada como testemunha dela e sempre a defendi, mesmo que ela ache que não. Meu companheiro se trocava com ela e nunca parou pra pensar nas consequências. E nenhum dos dois pensavam em mim ou na menor de 7 anos.
    Até que em uma audiência o juiz, queria retirar os dois de casa, devido as agressões verbais e psicológicas que ocorria em minha casa.
    Eu optei que ela ficasse e meu relacionamento acabou na mesma hora, porém ela ficou pior, pois quando eu tentei colocar regras e tarefas a mesma não aceitou e chamou a policia na minha porta alegando que foi ameaçada por mim. Estou sofrendo muito, comecei a fazer uma terapia e ela não aceita fazer. E além de não ter paciência com a irmã vive o tempo todo dizendo que eu coloquei o meu companheiro na vida dela, ela me pune com palavras dizendo que eu nunca a amei, e usa a vitimização de formas absurdas,chega a ser muito incongruente.
    Ela nunca trabalhou e diz que só vai quando quiser.
    Cortei toda regalia, inclusive a faculdade caríssima que eu pagava sozinha, pois agora tenho que pagar toda despesa sozinha pois meu companheiro saiu. Ela fala e age como se a casa fosse dela. Já discuti muito por isso e ultimamente não estou vendo outra opção de tirá-la de casa, mas nem isso ela aceita e me enfrenta. Não tenho medo dela, mas sei que agressão não vai adiantar e me ouvir ou respeitar ela não quer. Não sei o que fazer. No início achei que era por causa do meu companheiro que ela nunca aceitou, mas vejo que comigo continua irredutível, agressiva e revoltada. Ela não me enxerga como mãe e nem a irmã. A irmã chora de saudade do pai e ela diz para mim e pra irmã que ela vai suportar, pois se ela aguentou a irmã também aguenta.
    Não aceita morar com o pai e o namorado rebelde também não assume, pois ele manda e controla ela. O que fazer?
    Agradeço uma palavra de direção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.. Infelizmente não há muito o que te falar à esta altura. Terapia ela não Aceita. O bom é que você já faz acompanhamento psicológico. Certamente você sempre a protegeu e a amou. O que deve servir de alento para você. Se sabe que fez o certo, não se deve abater pelas palavras duras dela. Ame-a, e descanse sabendo que tem cumprido seu papel, mesmo que ela não reconheça. Mostre-lhe que estará sempre pronta a ajudá-la, sempre que precisar, mas exija respeito e bom tratamento por parte dela.
      P. S. em breve estarei lançando o livro: Adolescente rebelde - Como lidar?. veja a capa no topo desta página. Pode ser de muita utilidade para você. deverá sair em 03 meses. Neste período faça contato e lhe direi como adquirir.

      Excluir
    2. O livro: Adolescente Rebelde - Como lidar? já está a venda. Você poderá comprar no link abaixo:
      https://www.chiadoeditora.com/livraria/adolescente-rebelde-como-lidar

      Excluir
  63. Boa noite !!! Dr eu tenho uma filha de 13 anos rebelde que grita comigo e manda eu calar a boca....e quando o pai fala as coisas pra ela ela fica com raiva e ignora...por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que sua filha não aprendeu a obedecer regras. Isto pode ter sido causado por muita permissividade na infância. É preciso que você e seu esposo revejam a forma de lidar com ela. Sugiro que adquiram meu livro Adolescente Rebelde - Como Lidar? Será de grande ajuda para vocês. Pode ser encontrado li link abaixo ou clicando na imagem do livro, no topo desta página. Abraço.

      https://www.chiadoeditora.com/livraria/adolescente-rebelde-como-lidar

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  64. Boa noite Dr.
    Estou com sérios problemas com minha minha Filha de 14 anos. Perdeu completamente o respeito por mim e o pior é que Eu nāo sei onde foi que eu errei.
    Foi uma criança que sempre teve tudo.parei de trabalhar para dá ficar mais tempo com ela opçâo minha e do meu marido. Sempre foi uma criança educada,meiga,estudiosa e boa,continua até hoje,nunca ficou de recuperaçâo.O problemas dela é comigo e com o pai. Mais comigo por passar mais tempo com ela. Hoje eu trabalho meio expediente. Nossas brigas diariamente é por causa do cellular ela vive na Internet,na hora do almoço,do lanche,do jantar,o tempo todos e nâo adianta pedir para nâo usar,sempre tem uma desculpa. Esquece de fazer as coisas importantes.tipo: Tomar banho,Escovar dente,fazer os deveres da escola.
    Dr,eu nāo cobro nada além disso.nâo cobro arrumaçao do quarto dela. Nāo cobro uma louça lavada. Até Tentei,mas nāo deu certo! Eu só quero que ela cuide dela. As vezes fica dois dias sem tomar banho e eu ainda Tenho que ficar em cima pra nâo ficar três dias. Por causa disso temos abrigas,ela faz umas caras pra mim,grita,reclama, que eu nunca fiz para meus pais.falar palavrâo ela nāo chegou neste nível e as vezes quando ela vê que pegou pesado pede desculpa. Dr sou casada com o pai dela vivemos no mesmo Teto.nunca brigamos perto dela.Ela tem um irmâo de 25 anos Filho do meu marido aparece só em epoca de festa. Minha única Filha. E ando muito Triste porque ela é tudo pra mim. E as vezes a raiva toma conta de mim por varios dias que eu nāo consigo fazer carinho na minha Filha.
    E meu marido está muito chateado com ela ,porque ele tbm perdeu o controle da situaçâo. Só que com ele a ela pega um pouco mais leve. O que devo fazer Dr ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Muitos pais parecem ter medo de desagradar seus filhos. Estou imaginando que este possa ser o seu caso. Percebo que o principal problema de sua filha seja a falta de limites. Filhos nesta idade não pode determinar o quanto ficarão com seus celulares. Mas parece que sua filha não aceita regras. E isto, certamente, deve ser porque nunca foi ensinada a tê-las. Não tenha medo de contrariar sua filha. Que tal começar, determinando que ela arrume o próprio quarto? Nem sempre os presentes que eles recebem dos pais são o que realmente necessitam. Eles precisam de limites, disciplina e ensino sobre respeitar os pais. Não aceite que sua filha domine a casa. Você e seu esposo são os líderes. Ela precisa aprender isto, mesmo que tardiamente. Se preferir, e creio que seria bom, procure um psicólogo. Ainda sugiro que adquira meu livro: Adolescente Rebelde - Como Lidar? no topo desta página tem o link para adquiri-lo. Abraço.

      Excluir
  65. Boa noite Dr,me ajudou muito! Vou sim procurar uma ajuda de um psicólogo,Teria algum para indicar no RJ ?
    E vou comprar seu Livro. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI. que bom. Não tenho nenhum psicólogo para indicar aí no Rio. Mas sugiro que procure um que trabalhe com Teoria Cognitivo comportamental. Abraço.

      Excluir
    2. Obrigada pela dica.

      Excluir
  66. Boa noite, gostei muito desse blog, me identifiquei... Tenho um filho de 14 anos, ele está extremamente mal educado, só fala palavrões, não me obedece de jeito nenhum, agora descobri que ele está acumulando lixo, ou seja, ao invés de levantar e jogar fora o papel de bala, refrigerante, doce, ele joga dentro do sofá, dentro do armário, fez até criação de barata. Me separei do pai dele quando ele tinha 7 anos e de lá pra cá, os dois nunca mais tiveram contato. Me casei novamente há 3 meses, mas devido ao comportamento dele, ele praticamente mora na casa da avó, perdi totalmente a paciência. Gostaria muito de ter uma família completa, mas com esse comportamento, o meu marido sempre reclamando das atitudes dele, ele destrói tudo, estraga tudo que dou. Preciso muito de uma luz... Amo demais meu filho, mas não estou conseguindo conviver com ele. Me sinto triste. Obrigada pela atenção... Claudia

    ResponderExcluir
  67. Boa noite, gostei muito desse blog, me identifiquei... Tenho um filho de 14 anos, ele está extremamente mal educado, só fala palavrões, não me obedece de jeito nenhum, agora descobri que ele está acumulando lixo, ou seja, ao invés de levantar e jogar fora o papel de bala, refrigerante, doce, ele joga dentro do sofá, dentro do armário, fez até criação de barata. Me separei do pai dele quando ele tinha 7 anos e de lá pra cá, os dois nunca mais tiveram contato. Me casei novamente há 3 meses, mas devido ao comportamento dele, ele praticamente mora na casa da avó, perdi totalmente a paciência. Gostaria muito de ter uma família completa, mas com esse comportamento, o meu marido sempre reclamando das atitudes dele, ele destrói tudo, estraga tudo que dou. Preciso muito de uma luz... Amo demais meu filho, mas não estou conseguindo conviver com ele. Me sinto triste. Obrigada pela atenção... Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudia. Sinta-se sempre a vontade neste blog. Seu questionamento é semelhante ao de muitos pais em conflitos com seus filhos. Talvez seu filho esteja com problemas desde a separação. É possível que isto não tenha sido bem resolvido. Sugiro que tente se aproximar de seu filho de uma forma mais amigável e empática. Talvez fosse interessante colocá-lo em terapia. Tente entendê-lo: abandonado pelo pai, sem muita explicação, pode ter surgido muitos conflitos internos. Ele precisa de ajuda.
      Recomendo que você leia meu livro Adolescente Rebelde - Como lidar? vai lhe ajudar muito. Pode comprá-lo através de qualquer um dos links abaixo:

      http://www.livrariacultura.com.br/p/adolescente-rebelde-como-lidar-46127937

      http://www.easybooks.com.br/literatura-biografias-humor-e-quadrinhos/literatura-brasileira/adolescente-rebelde-como-lidar/

      Excluir
  68. Acabei de comprar o livro. Tenho certeza de que vai me ajudar. Obrigada pela atenção. Hum... A terapia dele já está marcada também. Muito obrigada pela atenção. Abraços.

    ResponderExcluir
  69. Acabei de comprar o livro. Tenho certeza de que vai me ajudar. Obrigada pela atenção. Hum... A terapia dele já está marcada também. Muito obrigada pela atenção. Abraços.

    ResponderExcluir
  70. Boa noite, estamos com dificuldade de lidar com meu entiado, ele tem 15 anos e de um ano pra cá começou a se afastar das pessoas e amigos,antes jogava futebol e andava de skate, mas agora só se interessa em jogos online de guerra e assistir "supernatural "
    Ele fica muito agressivo quando pedimos para executar tarefas simples como levar o lixo.
    Suas notas na escola baixaram e está com o costume de mentir muito sempre acha que está com a razão e vem enfrentando o pai a cada dia e está com atitudes agressivas com toda família.
    Agora começou a me responder e até me julgar dizendo que eu quero que ele more com a mãe e que eu sou culpada pelo pai chamar sua atenção e até pela separação que quero pegar tudo o que é dele.
    Eu cuido dele à 8 anos e a mãe nunca quis saber e agora ela veio morar perto aí toda vez que chamamos a atenção dele vai p casa dela.
    E ela sempre manda ele de volta porque diz que não tem condições de ficar com ele, pois quando vai lá grita e xinga muito ela. Nunca fica mais q uma hora na casa dela.
    Tiramos o computador para ver se ele se parava um pouco de jogos pois chegava a ficar 24 horas acordado jogando.
    Mas agora fica no celular o dia todo e deitado e quando sai do quarto fica falando sobre morte e demônios para suas irmãs e implica muito com elas. Uma de 17 e outra de 6 que é minha filha.
    Estamos com muito medo, pois ele sempre foi um menino tranquilo e estudioso.
    Não sabemos mais o q fazer...
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Pode ser que seu enteado esteja vivenciando um momento depressivo. Mas, muitas outras coisas podem, também, estarem envolvidas neste comportamento. Tente uma boa conversa amigável com ele. Se possível, leve-o a um psicólogo. Lembrando que esta fase da vida é cercada por turbulências, principalmente para jovens de pais separados. Se voce puder, leia meu livro Adolescente rebelde - como lidar? Pode lhe ajudar a entender melhor o garoto. Através do link abaixo você pode comprar o livro.
      http://www.easybooks.com.br/literatura-biografias-humor-e-quadrinhos/literatura-brasileira/adolescente-rebelde-como-lidar/

      Excluir
    2. Muito obrigada iremos ler o livro...
      Agradeço pela sua atenção

      Excluir
  71. olá,preciso de orientação,meu filho acaba de completar 18 anos, Porem ultimamente anda tenrando medir forcas.
    Nenhum problema tenho nos estudos com ele ,mas tenho percebido uma ficção por jogos nem computadores comprometendo assim sua parte social até com a familia,não quer cooperar nos afazeres,diante disso comecei a impor limites nos horários na Internet e pedir para que coopera mas nos afazere.
    A resposta dele foi sarcaticamente que não tem capacidade física para tais afazeres, então sem briga,sem estresse disse a ele. ok quando sua capacidade física voltar avise que assim minha a capacidade mental passará a entender que vc precisa ligar o wi fi.Para mim que sou mãe essa atitude me.deixa triste mas me pergunto se estou no caminho certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você está no caminho certo.Filhos amam mais pais que disciplinam. Ele deve está vivenciando um período de desafiar e você esta mostrando que está pronta para enfrentar o desafio. Não se trata de medir forças. Você sempre será superior e ele sabe disto, mas se recuar ele assumira seu lugar. Só sugiro que faça tudo sem se deixar influenciar pela raiva e sem ver seu filho comobum inimigo. Ame-o ainda mais. Só os pais podem disciplinar e amar ao mesmo tempo. Sempre que ele tiver calmo, busque diálogo e reflexão, mas continue sendo mãe, orientadora e disciplinadora, quando for preciso.
      Ainda recomendo que leia meu livro: Adolescente rebelde - como lidar?
      Pode adquiri-lo no link abaixo:

      http://www.easybooks.com.br/literatura-biografias-humor-e-quadrinhos/literatura-brasileira/adolescente-rebelde-como-lidar/

      Excluir
    2. Sim, você está no caminho certo.Filhos amam mais pais que disciplinam. Ele deve está vivenciando um período de desafiar e você esta mostrando que está pronta para enfrentar o desafio. Não se trata de medir forças. Você sempre será superior e ele sabe disto, mas se recuar ele assumira seu lugar. Só sugiro que faça tudo sem se deixar influenciar pela raiva e sem ver seu filho comobum inimigo. Ame-o ainda mais. Só os pais podem disciplinar e amar ao mesmo tempo. Sempre que ele tiver calmo, busque diálogo e reflexão, mas continue sendo mãe, orientadora e disciplinadora, quando for preciso.
      Ainda recomendo que leia meu livro: Adolescente rebelde - como lidar?
      Pode adquiri-lo no link abaixo:

      http://www.easybooks.com.br/literatura-biografias-humor-e-quadrinhos/literatura-brasileira/adolescente-rebelde-como-lidar/

      Excluir
    3. farei isso é muito obrigado e comprarei o livro.

      Excluir
  72. Bom dia...estou eu aqui acordada(são 3:20 da madrugada ) depois de receber uma noticia da minha filha de 17 anos...tem exatamente 1 ano que a rebeldia dela começou, saídas sem permissão, chegando tarde, mentindo, já fiz de tudo, pus de castigo, tirei celular, tv, amizades, ela muda por uma semana e depois volta a fazer tudo de novo...era duas da manhã de hoje e um cara desconhecido procurou à minha filha mais velha (pelo facebook) desesperado querendo falar com a mais nova (a problemática )na noite anterior ela disse que marcou de fazer uma trilha é simplesmente não voltou...dormiu com esse cara!!! Que nunca viu antes...conheceu pelo tinder. Advinha ele desesperado porque ela tinha que tomar a pílula do dia seguinte. ..e sem cerimônia pediu pra falar comigo as duas da manhã pra dizer que transou sem camisinha com ela...Eu já estava dormindo...e eu me pergunto! Culpa minha? Por ter acreditado nela? Mas eu ouço sempre todos dizerem para sermos amigos dos nossos filhos! Que mundo estamos vivendo? Aonde um desconhecido liga pra vc as duas da manhã pra dizer isso? Eu perdi o controle , peguei o martelo e quebrei o celular e tablet dela!!! E neste momento me encontro perdida...triste...sem chao. Com viagem marcada para amanhã (dia 19) com ela pra Maceió. ..vou até cancelar pois não tenho cabeça pra isso nem clima...preciso de ajuda!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida mãe. Entendo sua aflição. Hoje está bem complicado lidar com adescentes. Isto tem exigido cada vez mais atenção dos pais. No seu caso sugiro duas dicas importantes: 1. Aceite o que não pode ser mudado, pois não hã nada que possa ser feito. É o casa de sua filha ter tido relação sexual com o rapaz. Isto já aconteceu e não há como mudar. Então (mesmo triste) aceite, pois nada que faça mudará o fato. 2. Mude aquilo que pode ser mudado, como a forma como lida com sua filha. Não precisa quebrar o celular, porque depois será você mesma quem irá comprar outro. Tente mudar sobre a liberdade que dá a sua filha. Deixar uma garota de 17 anis fazer trilha com pessoas que vc nao conhece talvez não seja uma boa ideia. E isto voce pode impedir. Os filhos precisam de freios, com calma,diálogo e prudência. Teria sido menos danoso se tivesse proibido que ela fosse. Você é a mão e tem autoridade sobre onde e com quem sua filha adolescente vai.Ser amiga e confiar não significa afrouxar na liberdade. Entretanto, não se culpe. Você sempre quis acertar e ainda há tempo para isto. Se achar necessário, procuro um psicólogo.

      Aproveito para sugerir que leia meu livro Adolescente rebelde - como lidar? Penso que ele te fará ver as coisas de forma melhor. Pode adquiri-lo no link abaixo:

      http://www.easybooks.com.br/literatura-biografias-humor-e-quadrinhos/literatura-brasileira/adolescente-rebelde-como-lidar/

      Espero ter ajudado você.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta rapida...Eu sigo você no facebook...realmente eu poderia ter evitado isso...proibindo ela de sair. Estou passando momentos muito difíceis com ela..a rebeldia tomou conta..ela não obedece..ameaça tomar remedios..tudo pela liberdade. Fui criada na igreja e tentei educar ela como eu fui. Tenho uma outra filha com 21 anos fazendo faculdade foi a mesma educação pras duas. No momento ela está sem telefone, tablet nada...porém estou com muito medo do que ela possa fazer daqui adiante...vou procurar sim um psicólogo pra mim e pra ela...

      Excluir
    3. Ok. obrigado. Não deixe de ler meu livro. Creio que lhe será de grande ajuda.

      Excluir
    4. Comprei o livro...aguardando chegar

      Excluir
  73. Boa tarde, já faço parte desse blog... O senhor já me esclareceu algumas dúvidas... Mas reformulando, meu filho estava na casa da avó (minha mãe), há quase dois meses. Ontem fui busca-lo, ele veio, mas 1 hora depois, quis voltar para a casa da avó. Ele tem 14 anos, está bem rebelde, e disse que me ama muito, mas não quer morar aqui. Disse que o problema não sou eu, nem meu marido, nem a casa, mas que ele se sente melhor na avó. Não sei se isso está certo, apesar de minha mãe ter praticamente criado ele, o lugar dele seria aqui comigo, mas sinto que ele fica irritado e infeliz aqui. O que fazer?? To perdida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Claudia. Compreendo seu dilema, mas como você mesma diz, a avó criou o menino. Então, como ele passava mais tempo com ela, apesar de reconhecer você como mãe e de amar-te, foi com ela que ele criou um maior vínculo afetivo. Não será muito fácil para você reparar isto. Terá que ir, aos poucos, se aproximando mais dele até que apegue-se também a você. Parece que os papeis foram invertidos: a avó cuidou como mãe e você ficou mais distante. Impedí-lo de voltar para a avó poderá trazer muitos conflitos. Deixá-lo partir poderá fazê-lo ainda mais distante de você. Terá que fazer esta escolha, já que você é a mãe. Mas, se não puder dar a atenção que a vó deve ter dado, nao sei se será bom ficar com ele. Busque um acordo. Talvez a avô seja muito permissiva e ele esteja querendo esta liberdade. Mas lembre-se: o filho é seu. Será você quem decidirá. Se puder agradar a todos, será bem melhor. Mas ele ainda estar na idade de se submeter às suas decisões.

      Sugiro que leia meu livro Adolescente rebelde - como lidar? Ele vai de dá um bom direcionamento. Pode adquirí-lo no link abaixo:

      http://www.easybooks.com.br/literatura-biografias-humor-e-quadrinhos/literatura-brasileira/adolescente-rebelde-como-lidar/

      Espero ter te ajudado.

      Excluir
    2. Boa tarde, Claudia. Compreendo seu dilema, mas como você mesma diz, a avó criou o menino. Então, como ele passava mais tempo com ela, apesar de reconhecer você como mãe e de amar-te, foi com ela que ele criou um maior vínculo afetivo. Não será muito fácil para você reparar isto. Terá que ir, aos poucos, se aproximando mais dele até que apegue-se também a você. Parece que os papeis foram invertidos: a avó cuidou como mãe e você ficou mais distante. Impedí-lo de voltar para a avó poderá trazer muitos conflitos. Deixá-lo partir poderá fazê-lo ainda mais distante de você. Terá que fazer esta escolha, já que você é a mãe. Mas, se não puder dar a atenção que a vó deve ter dado, nao sei se será bom ficar com ele. Busque um acordo. Talvez a avô seja muito permissiva e ele esteja querendo esta liberdade. Mas lembre-se: o filho é seu. Será você quem decidirá. Se puder agradar a todos, será bem melhor. Mas ele ainda estar na idade de se submeter às suas decisões.

      Sugiro que leia meu livro Adolescente rebelde - como lidar? Ele vai de dá um bom direcionamento. Pode adquirí-lo no link abaixo:

      http://www.easybooks.com.br/literatura-biografias-humor-e-quadrinhos/literatura-brasileira/adolescente-rebelde-como-lidar/

      Espero ter te ajudado.

      Excluir
  74. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  75. Boa noite... Sou eu de novo... Claudia, ontem eu entrei no facebook do meu filho de 14 anos, pq as vezes entro, pra ver se está tudo certo. Quando me deparei com um bate papo, dele com um rapaz de 19 anos, trocando fotos íntimas, meu filho parece que estava gostando, como se fosse o passivo. Fiquei muito mal, mandei mensagem para este rapaz, dizendo que ele é um pedófilo, e o rapaz sumiu, bloqueou meu filho. Quando fui conversar com meu filho, ele disse... Mãe, eu não sou gay, não sei pq fiz isso. A psicóloga dele já está marcada, mas eu estou muito preocupada com ele, tenho medo. Não sei como agir. Me de um auxílio, por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Por ele ser menor e o outro maior, você já deu um tremendo susto no cara. Quanto a ele ser gay ou não, acredite nele e não faça mais nada. Pois não hã o que fazer a não ser observar. Tambem acho isto uma excelente oportunidade de você se mostrar amiga do seu filho. Apoio-o, acredite nele, deixe ele confiar em você. Abraço.

      Excluir
  76. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  77. POR FAVOR me ajude, minha filha começou a namorar com 13 anos, agora está com 14 anos e perdeu a virgindade com o segundo namorado, não sei como pois não líbero ela pra nada, estou sofrendo muito em pensar onde foi, o que ele fez com ela que foi tão rápidos também ele é preguiçoso, está trabalhando com meu marido pra não ficar nas ruas, não deicha ela sair nem pra fazer curso, não consigo mais olhar pra ele. Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha amiga. Eu, às vezes fico me perguntando se não é permissividade demais deixar uma garota de 13 anos namorar. Talvez as crianças se desenvolvessem melhor se fossem estimuladas a pensarem apenas nos estudos, nesta fase da vida. Mas agora que já aconteceu isto, não creio que a solução chegue se você ficar pensando constantemente em como isto pôde acontecer. Ajude sua filha como mãe. Ela é muito nova e tem uma vida inteira pela frente. Esteja sempre ao lado dela. Não fique remoendo o passado. Isto não vai ajudar. Tente estimular sua garotinha a focar-se nos estudos. Ela será sempre sua filha. Nao fique demasiadamente triste pelo ocorrido. Sugiro que leia meu livro: Adolescente Rebelde - como lidar?. Certamente irá ser bem ajudada por ele. Abraço.

      Excluir
  78. Bom dia Dr. assim como todos aqui eu também estou passando pela mesma provação, meu filho tem 17 anos e sempre foi desligado do mundo e desprovido de amor pelas pessoas, não gosta de ninguem, não tem amizades e questionado por mim varias vezes me disse que a vida dele é um M... e que todos estão contra ele, sou separada a 2 anos e ele se criou em um meio de brigas e discussões, sempre foi um menino estranho e agora só ficou pior, a vida dele é estudar de manhã chegar por os fones de ouvido e escutar musicas do Gabriel o pensador ou Raul seixas ou videos de jogos, até no outro dia na hora de ir pra aula denovo , só tira pra tomar banho, não consigo ter um dialogo e quando tento ele tapa os ouvidos, ou se forço uma pergunta ele não responde só fica me olhando com um olhar de ódio, quando tentei tomar o celular dele quase me bateu de verdade sem nenhum remorço, estou sofrendo muito como mãe , ele quer ir pro exercito tenho muito medo do que ira passar la sendo essa pessoa que ele se tornou, frio insensivel rebelde revoltado, me ajude por favor já não sei o que fazer , muito obrigada.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia Dr.tenho um sobrinho adolescente.q está caindo no mundo das drogas e roubando. Ele tem somente 14 anos.gostaria de ajudar muito minha irmã com essa dificuldade q ela está enfrentando. Hoje ele está morando comigo.Vai passar um tempo. Resolvermos tirar ele da cidade maior e trazer para o interior. Tem pouco tempo q está comigo. Gostaria muito de ajudar. Por isso pesso ajuda a você que E um profissional.

    ResponderExcluir
  80. Bom dia Dr.tenho um sobrinho adolescente.q está caindo no mundo das drogas e roubando. Ele tem somente 14 anos.gostaria de ajudar muito minha irmã com essa dificuldade q ela está enfrentando. Hoje ele está morando comigo.Vai passar um tempo. Resolvermos tirar ele da cidade maior e trazer para o interior. Tem pouco tempo q está comigo. Gostaria muito de ajudar. Por isso pesso ajuda a você que E um profissional.

    ResponderExcluir
  81. Bom dia Dr.tenho um sobrinho q atualmente está morando comigo. Resolvemos tirar ele de uma Cidade maior e trazer para o interior. Por causa de maus companhias.soube q começou se envolver com drogas e roubar. Por isso pesso a sua ajuda como lidar com ele .gostaria muito de ajudar minha irmã nessa luta.ele tem somente 13 anos fico triste com tudo isso.

    ResponderExcluir
  82. Bom dia Dr.tenho um sobrinho q atualmente está morando comigo. Resolvemos tirar ele de uma Cidade maior e trazer para o interior. Por causa de maus companhias.soube q começou se envolver com drogas e roubar. Por isso pesso a sua ajuda como lidar com ele .gostaria muito de ajudar minha irmã nessa luta.ele tem somente 13 anos fico triste com tudo isso.

    ResponderExcluir
  83. Bom dia Dr.tenho um sobrinho adolescente.q está caindo no mundo das drogas e roubando. Ele tem somente 14 anos.gostaria de ajudar muito minha irmã com essa dificuldade q ela está enfrentando. Hoje ele está morando comigo.Vai passar um tempo. Resolvermos tirar ele da cidade maior e trazer para o interior. Tem pouco tempo q está comigo. Gostaria muito de ajudar. Por isso pesso ajuda a você que E um profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha amiga. Seja bem-vinda. Seu sofrimento é igual ao de muitas outras pessoas que lidam com essa turminha complicada. Neste caso específico sugiro que una-se a mãe do garoto e mantenha um diálogo bem aberto e sério com ele sobre os perigos das drogas. Podem levá-lo a consciêntiza-se do risco em que corre. Conheçam seus amigos e policiem, cautelosamente suas saídas. O diálogo é o melhor aliado. Procurem ocupá-lo.Se possível procurem um psicólogo. Sugiro para você e para a mãe dele a leitura do meu livro Adolescente rebelde - como lidar? Podem comprar no link no topo desta página ou direto comigo pelo e-mail: jopb@terra.com.br
      Abraço.

      Excluir
    2. Olá, minha amiga. Seja bem-vinda. Seu sofrimento é igual ao de muitas outras pessoas que lidam com essa turminha complicada. Neste caso específico sugiro que una-se a mãe do garoto e mantenha um diálogo bem aberto e sério com ele sobre os perigos das drogas. Podem levá-lo a consciêntiza-se do risco em que corre. Conheçam seus amigos e policiem, cautelosamente suas saídas. O diálogo é o melhor aliado. Procurem ocupá-lo.Se possível procurem um psicólogo. Sugiro para você e para a mãe dele a leitura do meu livro Adolescente rebelde - como lidar? Podem comprar no link no topo desta página ou direto comigo pelo e-mail: jopb@terra.com.br
      Abraço.

      Excluir
  84. ola, Dr.
    Meu nome é fatima, tbm estou passando por uma situação dificil com meu filho. Ele tem 17 anos.
    Ele sempre me deu trabalho na escola, queixas de comportamento, em casa sempre respondão, desobediente...Fazia acompanhamento com psicologos, troquei de escola varias vezes por pressão da escola quanto ao comportamento dele.
    Aos 15 anos ele tinha ate dado uma melhorada na escola, ai arrumou um emprego de aprendiz, bom eu pensei que trabalhando ele fosse amadurecer... nos primeiros 6 meses tudo bem, ajudava a pagar umas continhas em casa, estava indo pra escola a noite e indo pra uma igreja com um colega do trabalho ( fui nessa igreja para conhecer as pessoas e fiquei tranquila), ate ai tudo bem, mas de repente ele começou a mudar a ficar irritado sempre, sem falar conosco em casa, não quis mais ir na terapia, e um belo dia chegou em casa 11 e 30 da noite completamente embriagado e carregado, gastou todo o dinheiro do pagamento e no celular dele msg marcando de fumar maconha com um outro, colequei ele para dentro esperei passar a bebedeira, conversamos com ele, sem brigas e sem discussão, e tentamos orientar ele o quanto o comportamento dele era errado. Nesse mes ele ficou uma seda, ah incluindo , na escola todas as notas vermelhas e comportamento horrivel.
    Bom depois de 20 dias ele recebeu pagamento e torrou tudo de novo, achei um isqueiro na bolsa dele, chegou em casa como se nada tivesse acontecido e como se não tivesse nem ai pra gente, tipo assim" ninguem manda ne mim". Nós desesperados com a atitude dele, pois ele não nos obedecia mais, internamos ele em uma unidade de tratamento para dependentes. Ele ficou lá 3 meses, ficou com muita raiva mas depois passou, la foi constatado que não havia dependencia....mas que o temperamento dele é muito explosivo, o psquiatra passou um remedio para ele tomar diariamente em casa. Na alta, meu marido disse que não queria mais ele em casa, ( meu marido é o padastro, o pai biologico não liga pra ele em nada) eu fiquei muito triste, fui buscar meu filho e disse a ele que ia deixa lo na casa da avó ate as coisas melhorarem, ele ficou muito chateado, mas concordou, matriculei ele de manha na escola, e ele vem ficando bem... ele não fica na rua, sai da escola e vem direitinho pra casa da avó, dorme cedo, levanta no horario, lava a própria roupa, passa e ajuda nas tarefas da casa, até ai ok, mas na escola não quer estudar, copia a materia quando quer, não se empenha em nada...e ja fui chamada varias vezes na escola... ja ameaçaram mandar ele pra o juizado de menores. Eu estou cansada ja não sei mais o que fazer... eu converso com ele sem brigas sem discussoes, exponho a situação para ele e as consequencias, ele diz que vai melhorar mais não faz nada... não quer sair da escola pq diz que se não completar o ensino medio não vai arrumar emprego.... mas não se esforca... Agora meu marido decidiu que vamos morar juntos na casa da minha mae, mas agora que meu marido esta aceitando ele.... estou angustiada, pq meu marido não aceita esses probelmas de escola dele. em casa ele fica bem sabe, o nosso maior problema com ele é a escola.
    ja não sei mais o que fazer, penso em desistir e deixar ele pagar pela propria irresponsabilidade.
    poderia me aconselhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história triste (mais triste para o jovem. Fica claro que ele tem uma história de rejeição. O pai não quer saber dele. Certamente sente falta do genitor. Pode ter desenvolvido revolta ou depressão. Quando precisou bastante de apoio, foi internado (isto para ele é considerado mais um abandono). Um pequeno envolvimento com maconha não pode ser motivo para internação. Pode ser resolvido de outra forma. Quando volta para casa, o padastro não quer mais. Que pena. Muitos jovens não sabem lidar com tanta flutuação emocional. Este rapaz passou por situações difíceis. Talvez o comportamento rebelde dele seja uma forma de revolta ou de atraír a atenção para si. Nada melhor do que buscar uma forma de aliar-se a ele. Não acho interessante a briga por causa de seu desinteresse nos estudos. Ele já tem idade para arcar com as consequências da escolha. Se está se comportando bem em casa, mas não quer estudar, apenas sente e dialogue com ele. Você pode aconselhar, mas não forçar. Não como forçar um jovem de 17 anos a estudar. O correto seria estimulá-lo, mas isto não se faz com repreensão e briga. Tente levá-lo novamente à terapia. Busque um psicologo cognitivo comportamental. Sugiro que leia meu livro Adolescente rebelde - como lidar? Pode comprá-lo no link abaixo ou direto comigo através do e-mail: jopb@terra.com.br

      http://www.easybooks.com.br/literatura-biografias-humor-e-quadrinhos/literatura-brasileira/adolescente-rebelde-como-lidar/

      Excluir
  85. Bom dia!
    Tenho uma filha de 12 anos que tirou nota baixa e o pai foi chamado na escola pq o professor falou q todos da sala vivem no zap direto e não prestam atenção na aula.Como punição mandei ela cancelar todos os aplicativos de rede social.Com isso ela ficou zangada e sem falar comigo.Ela mudou muito e não sei como agir.Para completar o pai dela sempre passa a mão na cabeça dela e eu fico como a megera.Preciso da sua ajuda, pois não sei mas o q fazer. Tenho cortado tudo q ela gosta de fazer p ver se procura refletir sobre suas atitudes. Preciso saber se estou agindo certo ou não.

    ResponderExcluir
  86. Oi. Você nao errou. E se o fez, foi tentando acertar. Todavia consedere se não pegou muito pesado. Deve levar em consideração se foi a primeira nota baixa ou se ja se repete o problema. Se o problema está no uso do celular na hora da aula, podia ter proibido ela de levá-lo para a escola por um tempo. O pai precisa cooperar com você nas decisões de punição. Quando a ela nao está falando com você, trata-se de uma forma de lhe punir ou força-la a retirar o castigo. Não mude de ideia por isso. Pais nao devem ter medo de seus filhos. Sugiro que seja coerente. Veja o histórico de notas dela. Tente dialogar e fazer um acordo com ela, mas deixando claro que isto se dar por seus comportamentos bons (notas boas) e nao por ficar muda. Busque dialogar mais e diga que vai cobrar mais dela. Você pode sugerir que nao levará o celular para a aula, caso haja outra nota baixa. Seja amiga dela.
    Sugiro que leia meu livro Adolescente Rebelde - Como Lidar? Pode comprar no link no início desta página ou pelo meu email: jopb@terra.com.br

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde tenho um filho de 17 anos que sempre esteve do meu lado para tudo ,mi separei do pai dele quando ele tinha uns 7 anos dai então sempre procurei ser muito amiga dele mais agora ele está muito rebelde achando que pode fazer o que quiser ,passar a noite fora sem avisar e sair a noite com os amigos .Não sei como agir com essa situação. Mi ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde tenho um filho de 17 anos que sempre esteve do meu lado para tudo ,mi separei do pai dele quando ele tinha uns 7 anos dai então sempre procurei ser muito amiga dele mais agora ele está muito rebelde achando que pode fazer o que quiser ,passar a noite fora sem avisar e sair a noite com os amigos .Não sei como agir com essa situação. Mi ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata. Tente manter um diálogo com seu filho no sentido de conseguir um acordo com ele sobre aquilo que está incomodando você. Mostre que ele não pode ter tanta autonomia. Não sei como ele começou a sair de casa a noite. Talvez tivesse sido mais interessante se a restrição tivesse ocorrido mais novo. Mas agora, nesta idade, a negociação é bem-vinda. Sugiro que leia meu Livro: Adolescente Rebelde - Como lidar? Ele te ajudará mais. Abraço

      Excluir
  89. Boa noite!
    Tenho um filho de 16 anos,muito agressivo,responde e não gosta de estudar.Aconselho,tento mas acaba em brigas.Agora está saindo, chega tarde arrumou umas companhias estranhas.Chegou um dia bêbado, sujo.Estou desesperada.Também não gosta de trocar as roupas íntimas, joga lixo pela casa e principalmente atrás dos móveis.Conversamos com ele e não resolve.Dia desses pegou um pedaço de tijolo e chegou no vidro do carro que está abandonado na rua.Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  90. Boa noite!
    Tenho um filho de 16 anos,muito agressivo,responde e não gosta de estudar.Aconselho,tento mas acaba em brigas.Agora está saindo, chega tarde arrumou umas companhias estranhas.Chegou um dia bêbado, sujo.Estou desesperada.Também não gosta de trocar as roupas íntimas, joga lixo pela casa e principalmente atrás dos móveis.Conversamos com ele e não resolve.Dia desses pegou um pedaço de tijolo e chegou no vidro do carro que está abandonado na rua.Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina. Acredito que seja interessante levar seu filho para um acompanhamento psicológico. Caso ele não aceite, vá você sozinha. Creio que encontrará muito auxílio na terapia. Não há como te ajudar muito daqui. Abraço.

      Excluir
    2. Oi, Marina. Acredito que seja interessante levar seu filho para um acompanhamento psicológico. Caso ele não aceite, vá você sozinha. Creio que encontrará muito auxílio na terapia. Não há como te ajudar muito daqui. Abraço.

      Excluir
  91. Ola!! Boa noite!! Tenho um filho de 15 e uma filha de 13..eles quandi pequenos foram criados pelo pai e pela madrasta..vieram morar comigo agora..eles nao me respeitam de maneira alguma..sao nomes horriveis q minha filha me chama e meu filho falou ate em me matar..vou mandar eles de volta pra la pois nao aguento mais..fico triste..mais fugiu do meu controle..o q devo fazer em relaçao a eles nao me respeitarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles foram criados pelo pai e pela madrasta, dificilmente reconhecerão a você como mãe, pois foi o pai com a esposa dele quem se fizeram presentes todo tempo na vida dos garotos. Eles devem sentir falta deles, que sempre fizerem o papel de pai e mãe. Ficará muito difícil para você recuperar o tempo perdido. É necessário muita dedicação, amor e paciência. Sugiro que leia meu livro: Adolescente rebelde - como lidar?

      Excluir
  92. Como faço para meus filhos me respeitarem eles tem 15 e13.nao aguento mais!!

    ResponderExcluir
  93. Oi! Boa tarde! Tenho 24 anos e fui uma adolescente assim, rebelde, porém nunca destratei meus pais, eles se separaram quando eu tinha 15 anos, minha mãe teve depressão e acompanhei tudo, mas sempre fui responsavel, estudei e trabalhei, porém sempre tratei as pessoas com certa rispidez, e ultimamente estou impossível, todos que convivem comigo falam que não conseguem conversar, que sou mal educada, enfim, não aceito as críticas, e sempre achei que isso fosse a minha personalidade, mas ultimamente parece que todos estão me falando isso. Pode ser depressão? Isso nunca foi uma hipótese para mim, mas agora parece que é. Me dê uma luz por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pode ser depressão, mas pode ser qualquer outra coisa. Sugiro que procure um psicólogo para uma avaliação.

      Excluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Busque uma conversa séria com seu filho. Se ele nao dialogar, sugiro que procure acompanhamemto psicológico. Caso ele se recuse a ir ao psicólogo, vá você mesma. Você precisa de ajuda urgente. Abraço.

      Excluir
    2. Oi. Busque uma conversa séria com seu filho. Se ele nao dialogar, sugiro que procure acompanhamemto psicológico. Caso ele se recuse a ir ao psicólogo, vá você mesma. Você precisa de ajuda urgente. Abraço.

      Excluir
  95. tenho uma historia triste , tenho uma filha de 13 anos e uma filho de 15 , ambos sao bons comigo , a filha sempre esta ao meu lado ,mas o filho de 15 dorme muito , o dia inteiro e a noite fica no celular , não dorme , quando vou chama lo pra ir a escola ele esta acordado com o celular na mão. Vai a escola com sono e chega em casa e não almoça e dorme todo torto na cama , acordando as 21;00 22;)0 da noite , mal se alimenta , não toma banho.Ele no mesmo tempo que é atencioso comigo e raivoso , gosta de me provocar dizendo que minha comida é ruim que deixo ele passa fome , que não compro roupas pra ele , que não compro celular bom pra ele. Percebi que ele sempre se aproxima de mim quando quer alguma coisa , ai ele fica doce , carinhoso. Se não conseguir então ele me humilha faz questão em me ver mal , fala coisas pesaddas , grita pouco se importando que fico mal com isso .Ele apenas tem medo do pai meu esposo, mas é fechado não conversa com o pai ,meu esposo tenta aproximar se dele e ele evita , eu e meu marido não sabemos como. Ele o tempo todo se faz de vitima , manipula e se tranca no quarto e dorme . A pedagoga da escola tenta entender , conversa com ele mas ele se quase não se abre com ela .Quando estou sozinha em casa com ele e minha filha ele conversa as vezes briga mas chegar alguem visita , se tranca . Hoje ele me xingou disse que deixo ele passando fome , tentou fazer xantagem emocional comigo , gritou todos os viznhos ouvirão , ele mandou todos pra aquele lugar , Mas nunca dexei faltar nada , eles comem bem . Mas ele quer dormir tarde toda acordar e ter golozeimas para comer e depois dormir novamente , acordando apenas para comer e joga no celular , a tambem não tem amigos , não sai , é fechado apenas conversa comigo e com a irma dele . Hoje passou dos limites , prometi a mim mesma que não vou tirar celular dele , não vou impedir ele de dormir a tarde , amanhecer acordado (ele se acha *fodão* ) por virar a noite , não vou esbraverjar , mas a partir de hoje vou faze ele me da valor , não arrumo mais o quarto não chamo mais para ir a escola , não vou separar mais as roupas dele ir a escola , simplismente vou ignora lo , ele precisa me da valor !! Fosse meu pai e ergesse a voz perdia todo os dentes da boca , meu pai me criou assim e meus irmãos . Desculpe foi mais um desabafo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste a sua história. Não há muito o que falar, que já não tenha sido dito nas respostas anteriores. Sugiro, no entanto, que leia meu livro: ADOLESCENTE REBELDE - COMO LIDAR?. Você será muito beneficiada com a leitura. Tente, tambem, colocar seu filho em terapia.

      Excluir
  96. Boa tarde, tenho duas filhas, uma de 16 e outra de 19, se dão MUITO bem! Contudo só pensam em festas e baladas. Estão chegando em casa ao amanhecer, bebendo e achando que isso é "normal" nessa fase... Que isso é "curtir" a vida. Elas têm o apoio financeiro do meu marido, que sempre dá dinheiro e releva todas as justificativas delas. Eu sou a mãe ""estressada"! Que "não quer viver bem"! Já conversei inúmeras vezes com elas mas a cada dia elas ouvem menos. A última foi no dia dos pais... Chegaram de madrugada, no almoço dos pais acordaram tarde, não ajudaram em nada, não deu tempo de dar o presente do pai delas, a de 19 passou "mal" na mesa(teve que deitar-pressão baixa). CANSEIIIII!!!! Vocês podem me ajudar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Às vezes, me pergunto o que faz os filhos aprenderem comportamentos tão diferentes de seus pais. Com esta idade, os adolescentes deveriam estar preocupados com estudos e outras coisas mais funcionais. Como eles podem ter mudado tanto? Suas filhas saem para festas e passam a noite inteira, como foram conseguindo tanta liberdade? Infelizmente agora, que já estão acostumadas à liberdade, fica muito difícil conter. Entretanto, o caminho é o diálogo. Sugiro que converse com suas filhas para tentar colocar algum limite em seus comportamentos, mas tudo com bastante calma e em acordo com o pai. Creio que sem o apoio dele você não terá êxito. Para diminuir suas angústias, acho interessante que faça um acompanhamento psicológico. Isto irá lhe orientar muito. Ainda recomendo que leia meu livro: ADOLESCENTE REBELDE - COMO LIDAR? Espero ter te ajudado, minha amiga. Sinto muito, não poder fazer mais. Assista ao vídeo abaixo:

      https://www.youtube.com/watch?v=AdkvEW0nRPM&feature=youtu.be

      Excluir
  97. meu filho sempre saia e não falava onde ia, então resolvi monitorar o celular dele com o www.brunoespiao.com.br agora eu sei mmuito bem onde ele vai

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde
    Acho que fracassei como mãe, não por mim, mas as ofertas que o mundo oferece estão cada vez mais sedutoras e nossos filhos não sabem dizer não e cada vez perdemos eles para o sexo, drogas, ilusões
    Minha filha, por mais educação que eu dei, escola, cursos, viagens, ela preferiu a maconha.
    Descobri tem 2 meses e desde então minha vida se tornou um inferno.
    Ela abandonou a escola, com 17 anos na 7 série, não come, não ajuda em casa. Dorme de dia e a noite fica na internet. Descobri que ela fuma todos os dias, está indo buscar a droga na favela, está trazendo seus amigos para fumar junto com ela. Agora vai sair de casa! Já fui em psicólogo, conselho tutelar, matriculei na escola de dança profissional, comprei tudo, e ela não vai, decidi deixa-lá ir. Em fevereiro completa seus 18 anos.
    Na verdade prefiro ela fora de casa, já que ela está fumando aqui quando saio, minha dúduvida é: estou fazendo errado em não querer mais ela? Simplesmente estou derrotada! Sem forças sem esperança. Tudo que faço não tem resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, mãe. Imagino o quanto esteja sofrendo. Mas as mães são mágicas em persistirem no cuidado dos filhos. Em todo tempo ame e demonstre amor por sua filha. Não há lugar para ódio dos filhos no coração das mães. Infelizmente não posso te ajudar muito, devido a distância. Sugiro que procure um psicólogo para você, já que sua filha não aceita.cuide-se. Fortaleça-se. Recupere sua saúde e energia, para depois cuidar de sua filha. Creio que meu livro Adolescente Rebelde - como lidar? Poderá ajudar muito a você. Se puder, compre e leia. Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Que pena, mãe. Imagino o quanto esteja sofrendo. Mas as mães são mágicas em persistirem no cuidado dos filhos. Em todo tempo ame e demonstre amor por sua filha. Não há lugar para ódio dos filhos no coração das mães. Infelizmente não posso te ajudar muito, devido a distância. Sugiro que procure um psicólogo para você, já que sua filha não aceita.cuide-se. Fortaleça-se. Recupere sua saúde e energia, para depois cuidar de sua filha. Creio que meu livro Adolescente Rebelde - como lidar? Poderá ajudar muito a você. Se puder, compre e leia. Deus te abençoe.

      Excluir