Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O Alimento da Depressão

A depressão é alimentada basicamente por três componentes cognitivos. O primeiro diz respeito a forma como a pessoa se percebe; o segundo relaciona-se a maneira como o indivíduo vê o mundo; e o último componente da depressão está ligado à visão que a pessoa tem sobre o futuro. Portanto, a visão  de si, do mundo e do futuro formam uma tríade cognitiva que pode produzir, nutrir e sustentar um processo depressivo.

É claro que a depressão tem inúmeros fatores que podem ser tidos como desencadeadores, mas, quando se fala em processos cognitivos, a forma como determinados acontecimentos são interpretados pode ser fundamental no seu desenvolvimento. É importante ressaltar que não se devem descartar as causas biológicas, genéticas, nem ambientais, mas faz-se importante que se esmiúce  aquilo que pode ser fundamental na hora de se formar uma depressão.

Visão de si

A forma como a pessoa se enxerga ou se percebe pode modificar todo contexto de um evento externo. Uma criança que se percebe inferior ao irmão poderá sempre acreditar que é menos capaz e que seus pais não gostam muito dela por ser "fraca ou incapaz". Poderá acreditar que o outro será sempre melhor e mais querido e que as pessoas não irão gostar dela porque não é igual ao irmão.

Muitas vezes essa crença é alimenta por pais que, ingenuamente, fazem comparação entre os comportamentos dos filhos apontando que um é mais inteligente do que o outro.

A medida que a criança vai crescendo e interagindo com a sociedade, vai, também, aumentando a crença de que é sempre menos capaz do que ou outros. Tal pensamento pode levá-la a sempre ter um comportamento que mostre depreciação sobre sua própria estima. Ter uma baixa autoestima é um passo rápido para a depressão.

Visão do mundo

Evidentemente se alguém acredita que é inferior às demais pessoas e que nunca será tão capaz quanto ou outros, poderá crer que o mundo sempre será algo ameaçador para si. Pensará que nunca conseguirá atingir ou vencer os obstáculos que existem no ambiente externo. O mundo será sempre um monstro cuja força será maior que as suas. Tal pessoa encara a perda de um emprego como algo insuperável; pensa no final de um relacionamento como uma coisa totalmente destrutiva; encara uma doença como o final da vida. 

Quando a visão do mundo aponta para a fraqueza do indivíduo, este será sempre vulnerável e intolerante a fatores estressores. Será, sem dúvida, um forte candidato à depressão.

Visão do futuro

Algumas pessoas pensam no futuro como se ele estivesse no presente. Visualizam fatos catastróficos, estimulam emoções desagradáveis e se comportam como se aquilo realmente estivesse acontecendo. Não entram em uma faculdade porque acreditam que não conseguirão concluir o curso; não viajam porque pensam que poderão sofrer um grave acidente; não se casam porque acham que sofrerão com parceiros ruins; não se aventuram porque o medo e o pensamento desagradável sobre o futuro as aprisionam em um mundo depressivo e doente.

A depressão, portanto, é alimentada, em termos cognitivos, por pensamentos disfuncionais que a pessoa nutre sobre si, sobre o mundo e sobre o futuro.

Investigar a forma como as pessoas interpretam os eventos da vida poderá ser de grande valia na hora de intervir em um estado depressivo. Fazer uma terapia voltada para uma reestruturação cognitiva poderá, inclusive, prevenir a entrada em uma depressão. Aprender a administrar os próprios pensamentos deveria ser algo cultivado pelas pessoas. A psicoterapia cognitivo-comportamental tem atuado na identificação e modificação de pensamentos disfuncionais, ensinando as pessoas a identificar e corrigir distorções em nível de pensamentos. Isto poderá prevenir, além da depressão, muitas outras psicopatologias com causas semelhantes.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP13/ 6160  Contato: (83) 8745 4396.


4 comentários:

  1. fico sempre apreensivo ,quanto ao resultado desta terapia,haveria risco para personalidade e não
    traria confusão de objetividade?

    ResponderExcluir
  2. por ser tímido, em relação s se expor corremos risco de permanecer sofrendo com o distúrbio ou existe chances de desparecer com o tempo,como forma de mudanças naturais ou sobre natural ?

    ResponderExcluir
  3. O processo terapêutico é uma prática científica. Não altera a personalidade, a não ser quando esta necessita de intervenção e o paciente fica ciente disso. Nada na terapia pode modificar o paciente sem a aquiescência deste. Quanto a exposição, a terapia ocorre sob as regras do sigilo e da ética.

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Trabalhamos com a otimização do layout de páginas hospedadas no Blogger, caso do seu blog. São ajustes de layout e template, além da inserção de códigos em HTML e Java, que dão ao blog uma aparência mais agradável e funcional. Tudo muito simples, mas que produz uma diferença relevante.

    Um layout profissional, limpo, bem estruturado e atendendo aos requisitos de usabilidade potencializa o acesso ao seu blog, porque agrada ao leitor e transmite a sensação de que se trata de uma página com a devida idoneidade. Em suma, é indicativo de qualidade.

    Além disso, como conseqüência do aumento dos acessos e dessa percepção profissionalizada, um blog com design adequado torna-se mais atrativo, também, para prováveis patrocinadores.

    Veja, no fim desse e-mail, os links de algumas páginas que otimizamos recentemente.

    Como são ferramentas em código aberto, nosso trabalho é, também, uma opção de baixo custo – para você, na verdade, um baixíssimo investimento.

    Layouts semelhantes aos que você pode conferir nos links a seguir, devidamente ajustados para a logomarca, nome, cores e gadgets de sua preferência, custam apenas R$ 230 – pagamento único, sem taxas extras ou outras cobranças. No entanto, somente para contratos fechados até 15 de janeiro, estaremos com uma grande promoção: apenas R$ 150 para instalar e adaptar em seu blog templates semelhantes aos que você pode ver abaixo.

    O pagamento é realizado somente após a conclusão do serviço (que fica pronto em até dez dias), via transferência bancária ou depósito em conta corrente.

    O serviço é supervisionado pelo jornalista Lenildo Ferreira, conhecido em toda a região de Campina Grande, proprietário de um dos blogs mais acessados da região: www.lenildoferreira.com.br.

    Escolha um dos templates abaixo e responda ao e-mail. Qualquer dúvida, é só perguntar:

    http://www.icemcaraubas.com/

    http://casinhasagresteinforma.blogspot.com.br/

    http://www.portaldolitoralpb.com.br/

    http://www.falaprefeitopb.com.br/

    http://www.basiliocarneiro.com.br/

    PS: Se tiver dúvidas sobre a confiabilidade do nosso trabalho, você pode, por exemplo, entrar em contato com os proprietários dos blogs acima. Os e-mails são, respectivamente: icemcaraubas@gmail.com, luizclaudioradiofm@gmail.com, ven.edson@yahoo.com.br, basiliocarneiro.pt@bol.com.br.

    Como pode ver, temos feito otimizações de blogs de vários pontos do estado da Paraíba e mesmo de estados vizinhos. Lenildo Ferreira, além de jornalista conhecido e respeitado em Campina Grande, é servidor público estadual e trabalha como correspondente na cidade do jornal A União.

    ResponderExcluir