Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Traição no casamento: é possível perdoar?

A traição é um tema tão antigo quanto complexo. Relatos bíblicos apontam para Adão como primeiro traidor quando preferiu quebrar seu pacto com o Criador e aderiu à sedução da serpente. Seu descente próximo, Caim, traiu o irmão enganando-o com pretexto de oferecer um sacrifício, quando sua intenção era matá-lo. Através dos tempos, ser traído tem configurado uma dor entranhavelmente difícil de suportar. Quando, portanto, o tema se volta para a relação conjugal, parece aumentar muitas vezes seu efeito danoso. Ser traído pelo cônjuge tem sido  uma das principais causas do divórcio.


O que sempre se pergunta quando existe um relato onde alguém foi traído no casamento, é se poderá haver perdão para o traidor. Para discutir sobre esta possibilidade, deve-se considerar alguns fatores antes de emitir qualquer opinião.

Primeiro é importante saber quais fatos levaram o "traidor" a se comportar desta maneira. Sem qualquer tentativa de justificar o ato, é bom frisar que muitas pessoas podem viver um momento de vulnerabilidade emocional. Muitos cônjuges sofrem quando seus parceiros não correspondem a suas expectativas emocionais. Às vezes, o marido é carinhoso mas a esposa o trata com desdém. Outras vezes, a mulher busca atenção e o esposo a despreza. 

Quando isto ocorre por muito tempo, e quando o cônjuge começa a se sentir rejeitado, e, ainda, quando conhece alguém que lhe oferece o carinho que o parceiro nega, pode acontecer de a tentação se tornar mais forte que a capacidade de reconhecer que  existe um compromisso matrimonial.

Isto não pode ser uma explicação que tenta justificar a traição, mas algo que deve ser considerado na hora de buscar compreender os motivos do outro. Em muitos casos, compreender é mais fácil que perdoar e, também, pode ser um passo importante no caminho da reconciliação.

Outro fator a considerar na hora da traição é o nível de arrependimento  da pessoa que traiu. É importante distinguir arrependimento e "cinismo". Quando alguém "cai na tentação" e se arrepende, torna-se evidente que ainda ama a pessoa traída, cabendo a esta avaliar se vale a pena um caminho em direção ao perdão. Quando fica claro que ainda existe amor, tanto no traído quanto no traidor, o perdão poderá ser um remédio bastante eficaz.

Ainda deve ser considerado que, quando se trata de relacionamento entre casais, a opinião de outras pessoas não pode influenciar a decisão para o perdão ou separação. Cada pessoa, com sua própria história de vida, encara uma traição segundo sua própria visão. Assim, o que é muito chocante para uma, poderá ter menor valor para outra.

Quando se procura compreender os reais motivos da traição, não tentando isentar o outro da culpa, é possível encontrar o caminho  para a reconstrução no relacionamento. Sempre considerando haver ainda a existência do amor, pois quando este acaba, mesmo não havendo traição, sucumbe-se o relacionamento. 

Ainda algo importante para se pensar é saber porque se deve perdoar. A pessoa ferida precisa conhecer se existe uma razão para liberar o perdão ao seu companheiro conjugal. Poderá ser que exista uma razão maior para o perdão e menor para a separação. Deverá prevalecer aquilo que trouxer menos prejuízo material, emocional, social e físico.

O casamento é um pacto sério onde dois devem lutar em todos os momentos para permanecerem unidos e felizes. Muitas vezes, um cônjuge está disposto a entregar sua própria vida pelo outro quando a doença chega, mas desiste facilmente de lutar pela mesma felicidade, quando se sente traído.

Separar-se e negar o perdão, muitas vezes, poderá trazer muito mais sofrimento do que compreender e perdoar. Cada um deve, portanto, avaliar a situação de forma racional, nunca permitindo que a emoção assuma o controle. Quem dirige a vida apenas pela emoção corre em risco de atrair muito sofrimento para si, pois as emoções flutuam como a boia jogada sobre as ondas, podendo, rapidamente, subir e descer.

Nunca se deve, também, esquecer que quem casa é como quem entra em um navio para uma grande viagem sobre o mar da vida. Em certo trecho da navegação, poderá haver tempestades com fortes vendavais. Estando juntos haverá maior possibilidade de se livrarem do naufrágio.


...saiba mais sobre este assunto adquirindo o livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Invista em você. Ainda dá tempo ser feliz. Compre em um dos links abaixo:

Americanas.com

Saraiva

Amazon

Editora Giostri

Livraria Cultura

Submarino

Shoptime

Cia dos Livros

Eba Livros

Grafia Livros

Martins Fontes

Estante Virtual




Joacil Luis - Psicólogo - CRP/13 6160    Contato: 83 98745 4396.

176 comentários:

  1. Olá Joacil, muito boas suas colocações a respeito desse tema !!!
    Agora, gostaria de lhe fazer uma pergunta e gostaria que falasse um pouco sobre ela ...
    Você acha que nós, seres humanos, só amamos uma vez ? Amor de verdade, só existe um ? É possível se apaixonar de novo, por outra pessoa ?

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilla,
      claro que é possível, antes de mais nada, eu acredito que amar é uma questão de decisão. Decidimos quem amar. Desistimos de amar quando a pessoa não corresponde às nossas expectativas ou fere nossos sentimentos com muita frequência. Sempre será possível amar novamente, tanto a mesma pessoa (quando ela muda e adquire comportamentos bons) quanto outras.
      Abraço.

      Excluir
    2. Joacil, com todo respeito, acho que o amor é um sentimento involuntário, por isso não concordo com sua afirmação. Quando se ama, só se ama uma vez, outros sentimentos posteriores ao amor traído, não é amor, é resignação. O amor verdadeiro aquele que se sente de dentro para fora, nunca morre de verdade, ele fica ferido. O sujeito, seja ele masculino ou feminino, reage a uma traição de variadas formas, mas o amor sempre estará ali presente, nunca some de uma vez, e esse resquício que provoca inúmeras atitudes de reação. Cabe salientar que existem variados tipos de amor. Maternal, fraternal e sexual. O amor Maternal nunca morre. O fraternal as vezes morre completamente quando está envolvido numa traição. E o sexual, jamais é esquecido. E porque o sexual não é esquecido? Porque ele se forma a partir de laços profundos de amizade e desemboca no entramento do sexo. Daí, que muitos não conseguem a superação de uma traição.

      Excluir
    3. Oi, anônimo. Só hoje vi sua mensagem. Você fala do amor como se fosse uma prisão da qual ninguém pode se libertar. Respeito seu ponto de vista. É livre para pensar como acha melhor. Mas, é importante saber que o amor liberta e não escraviza. Ele é uma emoção, mas pode e deve ser regido pela razão. Como disse, decidimos quem amar e até quando amar alguém. Se só fosse possível amar uma vez, seríamos entregues a um destino cruel. Imagine as pessoas que perderam algum amor por acidente, ainda novas. Estariam condenadas a nunca mais desfrutar da arte desta emoção maravilhosa. Amar, portanto, é lindo, racional e infinitamente renovável. Mas, você é livre para acreditar no que lhe faz melhor. Abraço.

      Excluir
    4. Eu leio alguns testemunhos sobre um lançador de feitiços de amor chamado Dr.Kumar sobre como ele ajudou muitas pessoas a trazer de volta seus ex amantes dentro de 48 horas. Sinceramente, eu estava pensando se isso era real e se esse homem poderia realmente ajudar a trazer de volta meu amante a quem eu amo tanto. Eu decidi contatá-lo porque eu amo muito meu namorado e ficamos separados por alguns meses. Eu realmente senti tanto falta dele, tentei todos os outros meios para recuperá-lo, mas não funcionou. Entrei em contato com o Dr. Kumar e ele me disse que meu ex vai voltar para mim nas próximas 48 horas, o Dr.Kumar fez isso e o liberou para saber o quanto eu amava e queria ele. E abriu os olhos para ver o amor que compartilhamos juntos. Meu ex agora está de volta para mim novamente. Enquanto escrevo esse testemunho agora mesmo, sou a garota mais feliz da terra e eu e meu namorado vivemos uma vida feliz e nosso amor agora é mais forte do que como foi antes da nossa ruptura. Tudo obrigado ao Dr. Kumar pelo trabalho excessivo que ele fez por mim, ajudando-me a voltar com meu ex-namorado. Gostaria de soltar o endereço de e-mail de contato do Dr.Kumar e espero que você veja esse testemunho e entre em contato com ele se você tiver um amante que você realmente quer de volta tão mal, Seu e-mail: spellcasttemple@gmail.com ou você pode chamar e whatsapp ele no +2347051705853.

      Excluir
  2. Eu gostaria de fazer uma pergunta. quando a traição vem com um filho o que fazer?obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houve um filho durante a traição, isto deve ser visto como uma consequência do erro. Não muda em nada a questão do perdão. Apenas pesa mais sobre a decisão de perdoar ou não perdoar. Quem vai perdoar precisa pesar o que é melhor. Onde ele vai perder mais (perdoando ou não perdoando). Abraço

      Excluir
  3. olá Joacil. gostaria de saber sua opiniao a respeito da compulsao sexual. meu namorado de 1 ano e meio me traiu muitas vezes, e só agora que descobri. ele se diz compulsivo, diz que me ama, e jura querer mudar, pra podermos viver felizes. mas o que faço com essa dor no meu peito que nao consigo arrancar? nós moramos juntos, nao quis manda-lo embora antes de conseguir enxergar direito a situação, mas dói muito imaginar ele com outras. cada vez que penso que estou me curando, vem os pensamentos ruins novamente a cutucarem a ferida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você resolver resolver perdoá-lo, deve não ficar "remoendo" o acontecido. No entanto, se ele realmente é compulsivo, poderá necessitar de acompanhamento psicológico e, talvez, psiquiátrico. Desde que ele se disponha a mudar, estará disposto a se submeter ao "tratamento". Abraço.

      Excluir
    2. sim ele vai começar um tratamento e eu já estou fazendo terapia, pois sozinha não to conseguindo lidar com o problema. obrigada por responder. abraçoss

      Excluir
  4. Boa tarde!
    Gostaria de saber se é útil falar, perguntar ao traidor sobre detalhes da traição, tais como: quem é a pessoa? ainda tem contato? quando iniciou e quando terminou?
    Obrigado pelo juda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houver decisão em perdoar, estes detalhes serão irrelevantes. Se a decisão for não perdoar, estes detalhes poderão aumentar o sofrimento. Em ambas as decisões, eles não serão bem vindos.

      Excluir
  5. Boa tarde! Estou suspeitando que meu esposo me traiu,mas ele não confessa;como consigo fazer com que ele confesse,pois tenho vários motivos para desconfiar,mas como não tem nenhuma prova concreta contra ele; então ele não confessa. No momento não estou tendo motivos,mas gostaria que ele falasse a verdade. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A desconfiança no relacionamento é como um câncer que tudo destrói. Nem sempre a desconfiança condiz com a realidade. Sugiro duas opções para você. OU passe a confiar no seu esposo ou resolva sua vida. Conviver com uma pessoa desconfiando é algo muito angustiante e prejudicial a saúde. No entanto, tenho muito cuidado para não agir por desconfiança. Nunca confunda o que pensamos com a realidade. Se tem tanta vontade de saber a verdade, antes se pergunte se você está preparada para ouvi-la. Se não tem provas, suas desconfianças são apenas desconfianças. Abraço.

      Excluir
    2. Boa tarde! Ontem a bomba explodiu lá em casa! Ele confessou que me traiu e que a mulher disse que está até grávida e essa mulher é ex dele; mandei ele ir embora de casa e ele disse que não vai, me abraçou chorando pedindo perdão,mas não sei o que fazer.Por favor me ajuda! Tenho 4 filhos com ele e 9 anos de casamento é muito complicado perdoar assim.

      Excluir
    3. É muito importante que, nesta hora, você use a razão e não a emoção. Liste todos os prós e contras de separar-se e de perdoá-lo. Decida por aquilo que lhe trouxer menos prejuízo. Recomendo que procure um psicólogo para ter um acompanhamento mais aprofundado.
      Abraço.

      Excluir
    4. Muito obrigada pela dica,vou procurar um psicólogo e já me informaram que não tem gravidez nenhuma,sendo assim, diminui um pouco o problema sem um inocente no meio,porque até então ele não teria culpa alguma da decisão do "pai",vou tentar resolver da melhor maneira possível. Deus abençoe e você está de parabéns com este site ele é ótimo e ajuda muito os internautas. Abraço!

      Excluir
  6. O que fazer quando a gente perdoa, mas não consegue esquecer que foi traida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquecer no sentido literal, só se houver um problema no cérebro. Mas, quando realmente existe o perdão, a lembrança do evento tende a ficar cada vez mais sem efeito. A dica é não falar mais sobre o problema. Mesmo em momentos de raiva com o cônjuge, não se deve ficar "passando na cara" o passado. Se perdoou, aja como se o passado não existisse mais, mesmo que a lembrança perdure.

      Excluir
  7. Olá, há exatos cinco anos eu peguei meus dois filhos e me mudei de cidade porque meu marido havia resolvido voltar a estudar em uma cidade vizinha, indo e voltando todas as noites e nessa mesma época perdeu o emprego. Conversamos e achamos que eu poderia ficar com minha mãe em outra cidade até que a nossa situação financeira melhorasse e ele pudesse vir nos buscar. Ocorre que um ano e meio depois ainda estávamos muito distantes e pedi pra morar com minha sogra (que morava em uma cidade mais próxima de onde ele estava), o que acabou com minha saúde mental pois o convívio foi muito difícil com uma cunhada e tive que voltar pra casa de minha mãe depois de ter sido agredida pela cunhada que não gostava do jeito que eu criava meus filhos, dizendo que eu não tinha pulso firme com eles. Descobri que meu marido esteve com algumas mulheres enquanto eu ainda morava com minha mãe (da primeira vez) e quando eu estava na casa da sogra ele tinha uma amante fixa, que durou até o final de 2013. Agora ele voltou jurando arrependimento e pedindo pra retomarmos nosso relacionamento, pois eu não tive ninguém nesses cinco anos porque tive que lutar por minha sobrevivência com as duas crianças pra lá e pra cá. Gostaria de perdoar, mas estou muito confusa, acho que o amor que sinto por ele agora é suficiente apenas para perdão e não para reconciliação, as mágoas são muitas e tenho pânico da família dele pois fui agredida fisicamente quando estive entre eles. Por favor, me diga alguma coisa que me ajude a tomar uma decisão. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, trata-se de uma situação bem complicada. Mas, o principal problema é que você diz que não tem mais amor. Se não existe mais decisão de amar, é pouco provável que uma relação se alicerce. Por outro lado, não deve misturar os sentimentos que tem com a família dele com o que sente por ele. Também deve avaliar a situação. Sugiro que relacione em uma folha de papel os pros e contras de voltar a viver com ele. Trace uma linha vertical em uma folha em branco. De um lado coloque o que poderá ocorrer de bom, em vocês estarem juntos novamente. Dou lado ponha o que poderá acontecer de ruim. No final, veja se tem tem mais vantagens ou desvantagens. Talvez isto ajude a tomar uma decisão. Tem momentos na vida, que a razão deve superar a emoção. Proponho que leia meu artigo, publicado hoje, neste blog, com tema: Perdoar para continuar amando. Abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Primeiro obrigada por me responder. Realmente a situação é muito complicada, pois me senti abandonada com dois filhos pequenos e traída ao mesmo tempo. Enquanto eu continuava lutando pra ficar com ele, ele já estava "aprontando". Claro que a situação toda ajudou nisso e o levou a cometer essas traições, estávamos longe fisicamente e ambos estavam tentando seguir em frente com as dificuldades que tínhamos. Porém, eu penso que quando somos um casal devemos lutar juntos e eu lutei sozinha nesse caso, ele não teve nem coragem de terminar o relacionamento comigo, eu que fiz isso quando vi que estava esperando em vão.
      Caro amigo, eu já aceitei voltar a me relacionar com ele, estou tentando superar tudo isso. O problema é que cada vez que lembro, dói como doeu quando soube da verdade. É o mesmo sentimento de tristeza. Eu o amo, mas não é o mesmo amor de antes, quero que ele seja feliz e fique bem. Mas o desejo e a admiração que sentia por ele não existem mais como antes. Será que se consegue recuperar isso? às vezes fico pensando que posso perdoar e continuar amando de longe, tenho medo que esses sentimentos negativos me tornem uma pessoa insegura e angustiada. Eu estava muito, mas muito bem antes dele começar com essa conversa de voltar. Estava tocando minha vida e estava feliz. Agora oscilo entre alegria e tristeza.
      Agradeço a você por me "escutar" e ter me respondido, é uma situação em que nos sentimos perdidos e todo ponto de vista é bem vindo, ainda mais de uma pessoa especializada como você. Obrigada de coração

      Excluir
    4. Desejo muita paz e vitória para você.

      Excluir
    5. Obrigada, desejo tudo de bom pra você também. <3

      Excluir
  8. ola, a minha situação e muito complicada. em agosto do ano passado adotamos uma criança e depois disso tudo piorou as vzs a gente discutia mais depois do bebe ficou dificil eu estava sempre cansada porque eu trabalhava fora e levava ele para o meu serviço chegava o final de semana eu tava morta nao tinha mais animo nem pra me cuidar e meu esposo vivia jogando na minha cara q eu tava feia... ele é caminhoneiro porem quando ele estava aqui ele nao fazia questão de ficar cm o bebe para eu me arrumar o tempo foi passando e ficando cada vez pior ele é muito ignorante e me trata super mal em dezembro ele arrumou uma amante ficou com ela ate janeiro quando eu descobri atraves de uma rede social foi horrivel para mim ela postava todos os lugares onde eles estavam daí pra ca so piorando ele depois que eu descobri ate disse que ia mudar pediu q eu me cuidasse mais que cuidasse da casa porem eu nao consigo perdoar eu fiz uma viagem com ele so que eu nem aproveitei passei a viagem toda lembrando de como sera que tinha sido a viagem deles eu nao consigo perdoa-lo e isso ta me matando eu nao tenho animo pra nada minha casa vive uma bagunça arrumei uma pessoa para cuidar do bebe porque eu nao tenho vontade de fazer nada nao tenho vontade de me arrumar quando ele chega de viagem eu nao vejo a hora dele ir de novo e quando ele vai eu ate sinto saudades mais logo vem um turbilhao de pensamentos negativos e eu continuo com raiva. me ajude por favor to sem saber o que fazer meu esposo e um pouco agressivo e disse que gosta de mim e que nao aceita a separação de forma alguma.

    ResponderExcluir
  9. Ola sou casada a 12 anos e nos ultimos dia descobri a traicao,meu marido confessou tudo,e me pediu perdao mais ta tao dificil esquece tudo,tenho medo,preciso de ajuda ja perdoei ele mais tenho medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O medo poderá ser até compreensivo, no início. Mas, deixe que o amor volte a crescer. Procure motivos para amar e alegrar-se com seu esposo. Se já perdoou, não se permita ficar ruminando o que ocorreu. Não volte a desconfiar dele, sem provas reais. Seu perdão poderá ser a chave para vocês voltarem a ser ser feliz. Se se sentir muito insegura, procure ajuda profissional (psicólogo). Abraço.

      Excluir
  10. Joacil, sou casado a 14 anos, e recentemente descobri que minha mulher me traiu a um ano atrás, com uma pessoa que eu detesto. Ela disse que estava se sentindo sozinha, sem minha atenção, e que desconfiava de minhas viagens à trabalho, minhas colegas de trabalho e por aí à fora, e por isso quis "se vingar". Pelo que sei ela saiu com esta pessoa umas 3 vezes (ela me jura que saiu uma vez, e que quando tentou sair pela segunda vez, caiu em si da besteira que estava fazendo, e voltou pra casa, pedindo para o cara nunca mais à procurar.
    Desde que descobri a traição, e com quem esta traição aconteceu, minha vida parou. Não consigo comer, dormir ou trabalhar... parece que o mundo não faz mais sentido.
    Tenho muita vontade de contornar a situação, mas ao mesmo tempo não consigo parar de pensar na imagem dela com outro homem na cama. Pra piorar, minha família descobriu a traição, e sinto que a expectativa de todos é que eu me separe dela. Tenho dois filhos pequenos, e também acho que são uma razão à mais para tentarmos contornar.
    Nestes 14 anos nunca tive uma desconfiança dela, apesar de saber que é muito assediada por onde passa, sempre confiei, e nunca encontrei motivo para não confiar.
    Não consigo saber o que fazer? Tento perdoar? Dou um tempo para o casamento? Me separo de vez? não sei se terei forças de ir contra o que a familia pensa à respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo. Primeiro quero alertá-lo que a opinião da família não deve interferir na sua decisão com relação ao perdão de sua esposa. Uma coisa que você deve medir é o nível de amor que sente por ela e, se isto é recíproco. Tenho certeza que percebe se ela o ama ou não. Deve considerar, também, o motivo que a levou a "traição". Considere ainda o provável arrependimento que ela demonstra. Pese os pros e os contras de entrar com uma separação ou de reconciliar-se. O que lhe trará mais prejuízo: perdoar ou separar-se? Todas as outras qualidades de sua esposa, tudo que ela já fez e faz de "bom" para você, não devem servir como força para perdoar uma única falha? Procure sondar-se e perceber o que será melhor para você e o que você realmente quer. Também é importante considerar, se sua raiva não tem aumentado pelo fato de ela ter lhe traído com alguém que você detesta. Será que não está transferido o ódio dele para sua esposa?

      Excluir
    2. Obrigado Joacil,
      Eu penso desta forma, que tenho que pesar as coisas positivas em detrimento as coisas negativas, mas não consigo definir uma opinião. Estou numa Montanha Russa, onde penso em perdoar e tentar retomar tudo, e 10 minutos depois penso que não há solução, que tudo foi destruído e não tem opção.
      Como ela não tem para onde ir (pois a família está contra ela), definimos que ela continuaria em nossa casa, até mesmo para não interferir ainda mais na vida de nossos filhos. Será esta e melhor solução? Será que não seria melhor um afastamento para avaliar melhor a situação?
      Existe um tempo para se tomar uma decisão nestes casos?
      Não sei o que fazer... estou sem o "chão" debaixo de mim

      Excluir
    3. Amigo, algumas decisões devem ser tomadas exclusivamente por você. Pondere, reflita, abra-se para o perdão, deixe seu coração falar. abraço.

      Excluir
  11. Boa tarde Joacil, muito bom os seus comentários e Parabéns, estou em uma situação duvidosa que minha esposa possa ter me traído, já conversamos mas ela negou que algo tenha acontecido, ela está disposta a irmos até fazer uma regressão ou algo assim, você sabe me dizer se isto funcionária? teria como ela falar a verdade em uma sessão dessas? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pessoa em transe hipnótico não fará (nem dirá) algo que não queira. O transe não domina a pessoa. Só que sua esposa não sabe disso. Você não acha que o fato dela se dispor a ir fazer esta sessão, já não configura que ela é inocente? Penso que se acreditar na palavra dela, o casamento de vocês sofrerá menos do que se necessitar de qualquer outro artifício para você crê na palavra dela. Abraço.

      Excluir
  12. Olá Joacil. Eu tenho um relacionamento com minha esposa durante 9 anos, colocando namoro e casamento e por isso gostaria d fazer uma pergunta...na casa morava eu e minha mae e minha esposa...tivemos muita brigas besta...assim que agente ia completa 3 anos de casado minha esposa começo a reagir estranha depois de uma briga boba mudo da agua pro vinho e quiz sai de casa e pediu um tempo pra pensa sobre nosso relacionamento, nao tinha feito nem 3 dias do tempo que minha esposa pediu e foi la e fico com um cara perto do serviço dela.Depois no outro dia veio me procura arrependida no que fez e pediu perdão eu aceitei. Hoje eu vivo com duvida sobre essa situação e que pergunto o que devo fazer sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo! Deve avaliar o quanto você realmente perdoou. O ato de perdoar implica em não considerar mais as lembranças do evento como significativas. Se você pretende manter sua família e seu casamento, desconsidere o que passou. Lembre-se que sua esposa poderia ter ido avante no relacionamento como outro. Entretanto, escolheu voltar e se humilhar à você, pedindo perdão. Isto não significa arrependimento? Sobre as brigas bestas: não permita que voltem. São as pedras pequenas que causam mais tropeço. As brigas só servem para ativar emoções desagradáveis. Decida o que é melhor para você. Se decidir manter o casamento, relaxe e viva tranquilo com sua esposa. Abraço.

      Excluir
  13. muito bom, espero por em prática, leio muito, já o trai ele me perdoou mas joga na minha cara até hj, descobri q ele estava de conversa com uma moça e até estava apaixonado, mas como descobri ele não consumou o ato, disse q eu o humilhada demais e etc e tal, não existe amor em mim, mas meu filho ama o pai por isso suporto mas jogo o tempo todo na cara dele vou exercitar tudo que disse meu anjo, 14 anos de casamento e 1 adolescente com 13 anos, u, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vale a pena lutar pelo seu casamento, nunca desista dele. abraço.

      Excluir
  14. Olá Joacil, tenho 12 anos de casado e a 2 meses descobri que minha esposa me traiu por 2 anos com um cara casado no início do casamento, ano de 2003 e 2004. Ela confessou tudo, falou que está muito arrependida, é está até com sintomas de depressão, depois da traição tivemos 2 filhos. A verdade é que esta sendo muito difícil viver após saber isso, sempre confiei nela, ela fala que era muito nova 19 anos, estava carente, não estou conseguindo superar, o que acha que devo fazer?
    A verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha anônimo, sei que você está vivendo um dilema bem difícil, mas considere algumas coisas:
      - isto ocorreu há 10 anos. até então você e ela estão bem. você é feliz e vive bem. Vale a pena trazer a tona algo tão antigo, para destruir o que está bem?
      - Considere o comportamento atual de sua esposa. Como ela tem te tratado? realmente está arrependida?
      - Se ela não quisesse mudar, não teria negado até o fim, tendo em vista tanto tempo? Se confessou, não será por que realmente quer teu perdão?
      - Considere qual atitude te tratá melhor benefício: perdoar ou guardar mágoa?
      Se resolver perdoar, não fique remoendo o assunto, não fique falando para terceiros, apenas perdoe e seja feliz.

      Todo Casamento tem contratempo. Se vale a pena vencer mais este, vá em frente.

      Abraço.

      Excluir
  15. o que esperar quando a pessoa não confessa e diz que não vai mudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa esperar nada. A pessoa já disse tudo que não mudará. Entende?

      Excluir
  16. Boa noite Joacil, me perdoe entrar nesse post hoje depois de tanto tempo dele escrito. Estou casada com meu marido há 6 anos e há pelo menos 3 eu não consigo ter relações com ele. Descobri que com 1 ano de namoro ele se envolveu emocionalmente (não teve sexo ou beijos) com uma garota e aquilo ruiu meu mundo. Ele foi meu primeiro namorado, marido e amante, confiava 100% nele e descobrir isso foi a pior coisa possível, nunca senti nada igual. Após algum tempo sem sexo pego mensagens no whatsapp dele falando com minha cunhada que tinha feito sexo com outra pessoa, em nenhum momento ele me confessou isso. Não consigo confiar nele e não consigo dar a ele o que ele quer pois penso em todas as que passaram enquanto ele estava comigo. Descobri ontem que ele estava num motel mas ele não quer confessar, apesar de ter pedido há um tempo que eu "lutasse por ele"... Como eu posso fazer para perdoá-lo e conseguir ter relações sem ter nojo das pessoas que ele "passou a mão"? Devo de fato fazer isso? Será que eu não estaria melhor fora desse relacionamento doente? Como posso terminar tudo?

    Me desculpe perguntar tantas coisas, mas às vezes só o que a gente precisa é de uma palavra que nos ajude.

    Muito obrigada pelo tempo dispersado nesses comentários. Sucesso para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiane. Fique a vontade para postar por aqui sempre que precisar. Fico imaginando como teria sido sua história com seu esposo, se quando tivesse descoberto que ele havia tido um envolvimento emocional (e vc diz que foi apenas emocional) com com uma garota, você tivesse se aproximado mais dele, sido mais mulher, mais romântica e mais esposa, em vez de ter se afastado e deixado de fazer sexo com ele? Talvez ele não tivesse tido brechas para futuras relações extraconjugais. Mas isto é só uma hipótese. No entanto, acredito que as pessoas, todas elas, poderão cometer erros e falhas. Creio que no casamento isto não é diferente. E acredito que você deverá pesar os prós e os contras de lutar pelo seu relacionamento. Deve admitir que não faz sentido continuar com ele sem agir como uma esposa. Se ele não faz sexo com você será muito mais tentado a fazer com outras pessoas. Pense nisto, mas a decisão final é toda sua. Eu sempre acredito que o casamento é um investimento de duas pessoas e que quando uma está com problema (não importa qual) a outra deve ajudar. Mas, isto depende do quanto este investimento é importante. Espero ter te ajudado. Abraço.

      Excluir
  17. Perdoar ou não? Traição de esposa com amigo. Comprovada a intimidade com fotos e vídeos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a situação é bem complexa, mas a decisão do perdão deve ser tomada unicamente pela parte ofendida. Devem ser pesados os prós e contras. A conversa entre o casal precisa acontecer e muita coisa deve ser observada e pensada. Precisa saber se a esposa traiu voluntariamente, se não quer mais ficar com o marido, se isto já aconteceu outras vezes, etc. Se houver possibilidade e desejo de perdão, ele deve ser liberado. Mas, isto depende inteiramente da decisão de quem foi magoado. Todavia não confunda perdão com subserviência. O perdão deve ser dado quando ocorre arrependimento sincero, comprovado por parte de quem ofendeu. Abraço.

      Excluir
  18. Ola fiquei olhando os comentários e decide deixa o que estou vivendo no momento, tenho 10 anos de casada e uma filha linda de 8 anos descobri que meu esposo me traiu AFF e pior teve um filho o nosso casamento sempre foi um mar de rosas ele sempre foi um bom pai e marido durante estes anos só tive uma briga quer dizer uma discurcao com ele peguei umas mensagem de outra garota no cel dele marcardo de se encotrarem e não ficaram pq não deu tempo ele me pediu perdão e eu perdoei passou isso foi bem 2014 faz 20 dias que descobri que ele tem um filho de 1 ano e a mae do bastardo disse que só foi três vezes que ficou com ele e infelismente veio o menino ele pediu perdão e disse que esta muito arrependido quer ir pra igreja comigo mas não sei o que fazer ate pensei em morrer em matar ela o menino.matar ele eu fiquei desesperada pq meu casamento sempre foi um exemplo TDs que nos via diziam esse casamento e de Deus eu o amo muito mas estou muito ferida pq não pensava dessa capacidade MSM pegando a conversa da outra menina axava que isso nunca iria acontecer (filho)eu penso em perdoar ele não quer que ninguém saiba disso (a familia )minha filha viu nos discutindo no quarto e eu chorando ela correi e disse mae não chora papai te ama ne pai ele disse eu amo muito vcs duas e começou a chorar em relação ao menino quero bem longe de mim apesar de que a distância da cidade que eles mora pra minha e 200km eu quero perdoar mas não consigo olhar pra ele pq lembro e começo a falar td com raiva ódio e tristeza ele só fica calado dis que nao tem argumentos AFF me ajude!!

    ResponderExcluir
  19. Olá, anônima. O perdão é uma ferramenta imprescindível na manutenção da felicidade. Quando Você perdoou a primeira vez, como ficou sua vida? Se ficou bem, deve entender como é bom poder perdoar. Talvez deva refletir sobre as consequências de perdoar e não perdoar. Escolha a opção que trouxer mais benefícios para você. Reconheço o quanto a traição no casamento é traumática. Por isso ela deve ser analisada de acordo com o nível de arrependimento do ofensor. Você conhece seu marido e sabe se ele está ou não arrependido. Isto deve pesar na hora de sua decisão. Não olhe para suas emoções, pois nestas horas a raiva e o rancor predominam. Use a razão e seja coerente. Verifique se você pode perdoar e que frutos isto trará para você e sua família. Veja também, se não for capaz de perdoar, o que isto trará em consequência. Nunca tome decisão influenciada por terceiros. Considere tudo que seu marido fez de bom e veja se compensa condena-lo por um único ato "muito desagradável". Depois de ponderar bastante, tome a decisão que lhe deixará mais feliz.
    Espero ter podido ajudar. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg.estou sim analizando TDs esse fatos,ele mostra sim um arrependimento total porem eu sempre aboli traição pra mim era um assunto sem perdão e com filho AFF ele faz de DT pra me agradar tem momentos que fico ate com pena mas não sei como perdoar não sei como começar sei que sem ele td vai ser pior minha filha e muito apegada a ele eu sou filha única e não gosto de muitas amizade ele sempre foi meu amigo em TDs lugares era só nos três depois que ele foi trabalhar nessa cidade TDs os FDS (concursado) eu me senti tao sozinha e dai veio essa noticia meu coração parti pq enquanto eu chorava conversando com ele no telefone por sua ausência hoje descobri que ele fez isso.realmente não deu tempo de se torna um caso longo pq ela engravidou logo dai foi onde ele me disse:que caiu a ficha da merda que ele fez e começou a percebe o valor que eu tenho e o amor que sente pela nossa familia e me disse que esta disposto a lutar pra reconstruir nosso amor ,eu não sei se acredito nele pq hoje eu não sei mas o que e verdade ou mentiras ele ate chora já pensou em se jogar de moto na frente do caminhão em sumir mas disse que pensa muito em mim e na nossa filha eu sou uma mulher de carate respeito e tenho medo de quando TDs souber eu não aguento desaforos e nem piadas de ninguém já pensei em pegar a pistola e matar ele e eu mas tenho uma filha linda e inteligente junto minha roupa pra sair ele me abraça e diz vc não vai eu te amo me perdoe vc e minha mulher e a mulher da minha vida eu quero passar o resto dela com vc por favor eu errei dai perco TDs as forçar mas não consigo comer e nem fazer nada só deitada e chorando ele diz eu sei que e difícil mas vamos tentar esquecer e viver melhor.sera que isso acontece e o respeito a confiança isso não e fácil (lágrimas)

      Excluir
    2. Eu preciso entender o que e perdão e quais os benefícios traz?se faz parte do respeito e da confiança

      Excluir
    3. Oi. Para você entender melhor o perdão, perdoe. Verá o benefício que ele lhe trará. Um casamento é como um grande projeto que duas pessoas montam e administram. Algumas vezes, um dos sócios poderá ficar mal ou cometer algum deslise. Então, o outro precisará trabalhar pelos dois para não deixar o projeto se arruinar. Não é contra seu esposo que você tem que lutar, mas contra as investidas que vêm de fora para destruir o projeto de vocês. Talvez ele esteja falando a verdade para você. Mas, só você sabe disto, pois o conhece mais do que eu. Todavia, nenhum relacionamento poderá durar para sempre, sem a a ajuda do perdão, pois em algum momento todos cometemos erros. Quem não aprender a perdoar poderá sofrer mais. Desejo-lhe boa sorte e muita coerência. E, lembre-se: não é tirando a vida de vocês que o problema será resolvido. Se houver perdão, poderá existir muita chance de voltar a ser feliz. Abraço.

      Excluir
  20. Fui traído e a dor está insuportável e estou pensando em até matar,me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  21. Fui traído e a dor está insuportável e estou pensando em até matar,me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gustavo, compreendo sua dor. Entendo como é difícil enfrentar uma situação assim. Mas creio que você já deve ter tido outras decepções na vida. Matar-se, apesar de parecer uma solução para anular a dor, trata-se apenas de uma forma de não enfrentar a realidade. Não sei os motivos que levaram sua Esposa (namorada) a lhe trair, mas seria bom você se questionar se esta atitude dela realmente merece a sua morte. Caso ela tenha decidido não querer mais ficar com você, o mais indicado é que você aceito isto, por mais que doa. As pessoas têm o direito de escolher com quem ficar. Mesmo sendo doloroso, aceitando a situação, você terá a chance de refazer sua vida com outra pessoa. Não sei qual a situação de vocês. Não sei se ela não lhe quer mais ou apenas caiu em uma tentação ou, ainda, se realmente fez proposital com intuito de lhe enganar.Seja em qualquer hipótese, preserve sua vida, sua integridade física e seu bem-estar. Romances se acabam diariamente. Neste momento, a melhor forma de agir é relaxando, distraindo-se e deixando o tempo passar. Espere a decepção (raiva) passar para que você possa agir com a razão. Não permita que a emoção lhe domine. Forte abraço.

      Excluir
  22. Eu tenho 34 anos,estou com meu marido há dez,nao temos filhos por opção nossa,sou extremamente vaidosa e me cuido bastante,no entanto descobri q ele me traiu durante dois meses com uma mulher mais velha do q eu,feia, casada e mãe d um garoto, até hoje não sei exatamente a verdade desse caso dele,porque ele não tem coragem d olhar nos meus olhos e me contar a verdade, porque diz q sente muita vergonha.Mas para tentar perdoar eu quero toda a verdade com todos os detalhes,mesmo tendo a impressão d q depois d saber d tudo,jamaaaais irei perdoar.Penso,se essa mulher fosse mais jovem e mais bonita do q eu seria mais fácil perdoar???? Porque o fato d ser mais velha e feia me afetou tanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes questionamentos não são saudáveis. O perdão diz respeito a se livrar do sofrimento que o erro do outro causou. A decisão de perdoar não será menor pelo detalhamento da traição. É importante que você reflita sobre os benefícios e malefícios de perdoar ou não. Precisa saber se ele se arrependeu e se busca teu perdão. Isto sim, tem uma relevância considerável. Se deseja manter o relacionamento, sugiro que busque perdoar para por voltar a ser feliz com seu esposo. E, se decidir perdoar, não permita que as emoções de ódio e o desejo de vingança atrapalhem vocês.

      Excluir
  23. Olha tenho 35 anos e minha esposa tem 23 estamos casadis a 6 abos e temos um filho de 4 anos... tuve um relacionamento extra conjugal com duração de um ano.de uns tempos pra ca venho semdo duro e grisseiro com minha esposa... e descobri que ela me traiu uma unica fez, depois que eu descobrir ela fala que se arrependeu que me ama que n quer que nossa familia se destrua. Acredito no arrependimento dela e quero perdoa la, que que tenho medo das pessoas e minha familia saber, estou sofrendo muito, amo ela demais e estou me sentindo culpado e penso que se alguem ou alguem da minha familia souber tudo se acaba. Tenho medo da sociedade, mas quero ser feliz com ela e meu filho sera que ainda poderei ser feliz com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser ser feliz com sua esposa, nada nem ninguém poderá impedir. Apenas a vocês deve interessar os erros e acertos. Foque sua atenção na sua casa e esqueça a opinião de terceiros. Ser feliz é, também, uma questão de escolha. Decida ser e será. Abrace sua mulher e filho e vivam apenas para vocês, sem se importarem com a opinião alheia. Se achar necessário, procure um psicoterapeuta de casal. Abraço.

      Excluir
    2. Se quiser ser feliz com sua esposa, nada nem ninguém poderá impedir. Apenas a vocês deve interessar os erros e acertos. Foque sua atenção na sua casa e esqueça a opinião de terceiros. Ser feliz é, também, uma questão de escolha. Decida ser e será. Abrace sua mulher e filho e vivam apenas para vocês, sem se importarem com a opinião alheia. Se achar necessário, procure um psicoterapeuta de casal. Abraço.

      Excluir
    3. Onde moro não tem psicoterapeuta de casal

      Excluir
  24. Oi Dr. Estou desesperada e gostaria se possível de sua ajuda! Sou casada a 20 anos e nunca fui infeliz um dia ou tive motivos para desconfiar do meu marido . Tanto que quando ele contou que queria se separar, após uma viagem que confessou ter feito com outra mulher, pediu para ir embora e como se fosse outra pessoa em personalidade , dizendo ter sido a primeira vez que havia feito isso porque estávamos desgastado,(como desculpa) sendo que não havia dado sinais algum, nesse ato de total maldade pois despejou em mim de uma vez dizendo ir embora assim que conversasse com nossos filhos... e no mesmo dia da confissão pois ele não foi acuado e nem investigado para tal atitude, me vendo chorar , chorou também e pediu perdão , disse que não queria me perder , disse que ia largar dela e cuidar da gente... Chorei muito nos primeiros dias e ele carinhoso e triste também por ser um bom homem , depois de uma outra conversa disse que tava sufocado e que precisa ir, que se eu o amasse que o deixasse ir... Estou confusa: ele demonstra carinho e rompantes de desprezo, continuo carinhosa com ele e digo que o perdoei , pedí que ele esperasse as ferias das crianças pra que contasse e ainda não contou. Tenho rezado e me confortado com a fé e esperança pois o amo. Me parece varias vezes que ele não se perdoa e está com vergonha ... Não sei como agir ... Se puder me confortar com suas sábias palavras ...Agradeço desde já ....Oremos por nossas famílias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Compreendo sua aflição. Desde já quero recomendar que procure um psicólogo de casal. Vocês precisam muito. É importante saber o que seu esposo realmente quer. Se quer continuar com você ou ir embora. Pelo que você escreveu, ele flutua nas decisões. Se ele quer manter o casamento, a terapia poderá ajudar muito, para vocês fazerem os ajustes que faltam. Mas, se ele realmente quer ir embora o que você poderá fazer, senão buscar força para continuar a vida? Você não pode mantê-lo ao seu lado forçado, sem que ele queira. Mas, não aceite que esta decisão seja tomada por você. Ele quem deve decidir e saber o que quer. Quanto ao tratamento, seja como sempre foi ou até melhor. Você nao pode muda-lo, pode apenas mudar a si mesma. Entretanto, se ele decidir ficar, queira ser amada. Nao é bom ficar por pena ou outro motivo. Ele precisa saber se será bom ficar em casa ou nao. Espero ter ajudado. Abraço.

      Excluir
    2. Bom dia Dr. Joacil! Agradeço de coração a bondade em me responder tão rápido, o louvo por isso. Estou buscando forças todos os dias na fé e no amor que sinto por ele e por mim mesma também , além dos meus filhos, para que não sinta siquer um mínimo de desamor por ele e o queira longe. Ele tem ficado pensativo e conversado com nosso filho do qual é mais próximo e ainda não teve coragem de contar nada. Todos os dias tem sido de espera e ansiedade nervosa sem precioná-lo ou cobrá-lo. Sei que tudo se resolverá e só tenho pedido a Deus que nos fortifique e nos oriente nas atitudes para o nosso bem geral. Vou seguir suas orientações e aguardar a decisão dele e assim podermos lutar em qualquer caminho que sejamos forçados a enfrentar . Obrigada novamente e que suas palavras sejam sempre abençoadas e ajudem tantos corações aflitos e feridos como o meu . Deus proteja o Sr. e toda sua família . Obrigada

      Excluir
  25. Bom dia Dr. Joacil.
    Estou passando pelo momento mais difícil de minha vida.
    Estou casado há mais de 15 anos e há um mês atrás descobri que minha esposa me traiu pelo Whatsapp. Ela mantinha relações sexuais pelo Whatsapp e descobri através da mulher do cara, que me mostrou as mensagens.
    Estou arrasado pois sempre tivemos ótima relação e sempre senti que éramos felizes. Além do mais a fidelidade sempre foi considerada por nós como essencial no casamento.
    Minha mulher disse que se arrepende e que não houve contato físico com a pessoa, mas eu sinto que minha mulher não contou toda a história. Ela sempre é lacônica nas respostas e pouco convincente também.
    Meu coração me diz que houve traição física, até mesmo porque o relacionamento virtual foi com um homem casado que foi colega de faculdade dela e é seu amigo.
    Eu me pergunto porque ela não me trairia fisicamente já que o homem mora na mesma cidade que nós, é seu amigo e já a convidou para encontros.
    Por favor me ajude.
    Eu quero continuar casado mas não consigo confiar que ela esteja falando a verdade e que não houve contato físico.
    É possível existir uma relação virtual com alguém que é amigo e mesmo assim a relação não evoluir para a traição física, ficando apenas no mundo virtual?
    Por quê essa relação virtual não se transformaria em relação física (real) já que o homem é amigo da minha mulher e a convidou várias vezes para se encontrarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se você ficar fazendo estas perguntas, talvez não encontre forças para perdoar sua esposa. Se deseja manter seu casamento, diante das atuais circunstâncias, nada pode ser mais importante do que o perdão. O que ocorreu não importa, se sua vontade de perdoar for suficiente. Mas, sugiro que vocês entrem em diálogo. Precisam conversar sobre as dificuldades de vocês abertamente como adultos. E, saiba que, quando se perdoa, não se deve ficar remoendo o assunto perdoado. Se achar necessário, sugiro que procure um psicoterapeuta de casal. Espero ter te ajudado. Abraço.

      Excluir
  26. Bom dia Dr. Joacil.

    O senhor disse que não importa o que ocorreu entre eles e que o importante é perdoar.
    No entanto, para mim é essencial saber toda a verdade, pois se ocorreu traição física e ela não me confessa que fez sexo com outro homem, como posso confiar nela ?
    Se ela continua mentindo para mim, como posso reconquistar a confiança perdida.
    Dessa forma, entendo que ela continua me traindo, sendo desleal e mentirosa.
    Provavelmente fará de novo, pois me traiu, eu a aceitei e ela não me contou toda a verdade.
    Além disso, quando descobri a traição virtual eu perguntei se ela teria algo para me contar e ela nada disse. Portanto, mesmo com a oportunidade de me contar toda a verdade sobre as conversas no Whatsapp ela se calou.
    Agora minha mulher pode estar simplesmente não me contando que fez sexo com outro homem porque teme minha reação e talvez tema que eu queira a separação.
    Eu preciso saber o que realmente aconteceu para avaliar se posso perdoá-la. Como disse no post anterior, meu coração me diz que ela não me contou tudo o que ocorreu e que eles tiveram encontros. Sinto que não há como perdoá-la se ela continua mentindo para mim e não me conta tudo o que ela fez. Não estou falando em detalhes do ocorrido, mas sim sobre o que de fato ocorreu entre ela e o outro homem.
    Se houve contato físico entre minha mulher e outro homem e ela não me conta tudo, sinto que a traição continua acontecendo e que minha mulher não só cometeu um erro gravíssimo, como também não tem caráter porque continua mentindo para mim.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Anônimo. Eu falei que, se você deseja perdoar, o passado não importará mais. Você está trabalhando apenas com uma hipótese que criou na sua imaginação (de que ela o traiu fisicamente). Já pensou na possibilidade de ela está dizendo a verdade? De não ter traído você fisicamente? Se você tem certeza de ela lhe traiu, não precisa de confissão. Mas, o que tem é uma hipótese. E se ela não estiver mentindo? Você nunca a perdoará por não dizer o que você acha que aconteceu?. Sobre as mensagens do celular, se fosse você o traidor, teria dito para ela que a traía, sem que ela houvesse descoberto? Minha sugestão que você foque suas energias na possibilidade de perdoar ou não. Não deve viver com tanta dúvida. Não pode haver um bom relacionamento onde há dúvida. Pense nisto. Abraço.

      Excluir
  27. Bom dia Dr. gostaria se possível de sua ajuda. Meu marido confessou ter me traido e disse que gostaria de se separar. Estamos casados a 20 anos e nada o desabonou para que eu siquer desconfiasse. Em um repente de poucos dias ele começou a ficar diferente e jamais passou pela minha cabeça que pudesse ser algo nesse sentido pois ele sempre me fez feliz todos os dias até a maldita "hora" da confissão. Ele me dilacerando e confessando tudo que perguntei dizendo não querer mentir, disse que iria embora e contar pra nossa filha , mas no mesmo dia me vendo chorar , me abraçou desesperado pedindo perdão, chorando como nunca fez na vida inteira e que iria cuidar de nossa família. Eu por amá-lo demais o perdoei pedindo que recomeçássemos novamente. Me disse que não me mentiria mais e que havia ligado pra tal mulher e optado por nossa família. No meu sofrimento o perguntei o que ele queria , na esperança de que dissesse que gostaria de ser feliz novamente junto comigo. Ele parecendo desorientado disse que queria ir embora , que o problema nao era eu e sim ele mesmo, pois nem ele estava se entendendo. Resumindo: Ele disse que conversaria com nossa filha e não deixaria de cuidar de nada nosso; Quando digo que o amo ele diz me amar também e quando me vê desesperada por ele querer embora ele chora e me abraça e diz que precisa pensar. Tenho lido muito sobre a tal crise dos 40 anos . Ele tem atitudes que nunca teve, que sempre abominou e quando mostro nas conversas que temos, ele se espanta, fica pensativo, percebe o que fez como se não tivesse consciencia. Disse que é melhor nao ficar pois ele vai lembrar do fez , se cobrar sendo que eu não estou cobrando pois a vitima fui eu . Estou confusa e ainda com a esperança que o homem pelo qual nao consegui sentir ódio, nojo, raiva a ponto de querer que esteja comigo nessa luta pela reconciliaçao, ainda exista e possa lutar junto por nossa família. Ele sempre foi bom e honesto em tudo. O deslumbre da aventura , de coisas que nunca fez nem quando jovem , o seduziram e fazendo com que ele pareça outra pessoa em varios momentos . Tenho medo de deixa-lo a reveria e perdê-lo no sentido de não lutar por nossa familia e resgatá-lo dessa falha que ele mesmo condena e que parece querer continuar por não achar merecedor de uma outra chance. Se puder me orientar , ficarei grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sua história é tão parecida com de uma postagem em o4/08, que resolvi colar aqui a meama resposta que dei lá:

      Compreendo sua aflição. Desde já quero recomendar que procure um psicólogo de casal. Vocês precisam muito. É importante saber o que seu esposo realmente quer. Se quer continuar com você ou ir embora. Pelo que você escreveu, ele flutua nas decisões. Se ele quer manter o casamento, a terapia poderá ajudar muito, para vocês fazerem os ajustes que faltam. Mas, se ele realmente quer ir embora o que você poderá fazer, senão buscar força para continuar a vida? Você não pode mantê-lo ao seu lado forçado, sem que ele queira. Mas, não aceite que esta decisão seja tomada por você. Ele quem deve decidir e saber o que quer. Quanto ao tratamento, seja como sempre foi ou até melhor. Você nao pode muda-lo, pode apenas mudar a si mesma. Entretanto, se ele decidir ficar, queira ser amada. Nao é bom ficar por pena ou outro motivo. Ele precisa saber se será bom ficar em casa ou nao.

      Para você acrescento que deve, sim, considerar tudo de bom que ele ja lhe proporcionou, mas sem se propor a viver desta lembrança. Para que vivam bem é preciso que ele continue sendo bom. Espero ter lhe ajudado.

      Excluir
    2. Olá. Sua história é tão parecida com de uma postagem em o4/08, que resolvi colar aqui a meama resposta que dei lá:

      Compreendo sua aflição. Desde já quero recomendar que procure um psicólogo de casal. Vocês precisam muito. É importante saber o que seu esposo realmente quer. Se quer continuar com você ou ir embora. Pelo que você escreveu, ele flutua nas decisões. Se ele quer manter o casamento, a terapia poderá ajudar muito, para vocês fazerem os ajustes que faltam. Mas, se ele realmente quer ir embora o que você poderá fazer, senão buscar força para continuar a vida? Você não pode mantê-lo ao seu lado forçado, sem que ele queira. Mas, não aceite que esta decisão seja tomada por você. Ele quem deve decidir e saber o que quer. Quanto ao tratamento, seja como sempre foi ou até melhor. Você nao pode muda-lo, pode apenas mudar a si mesma. Entretanto, se ele decidir ficar, queira ser amada. Nao é bom ficar por pena ou outro motivo. Ele precisa saber se será bom ficar em casa ou nao.

      Para você acrescento que deve, sim, considerar tudo de bom que ele ja lhe proporcionou, mas sem se propor a viver desta lembrança. Para que vivam bem é preciso que ele continue sendo bom. Espero ter lhe ajudado.

      Excluir
    3. Olá. Sua história é tão parecida com de uma postagem em o4/08, que resolvi colar aqui a meama resposta que dei lá:

      Compreendo sua aflição. Desde já quero recomendar que procure um psicólogo de casal. Vocês precisam muito. É importante saber o que seu esposo realmente quer. Se quer continuar com você ou ir embora. Pelo que você escreveu, ele flutua nas decisões. Se ele quer manter o casamento, a terapia poderá ajudar muito, para vocês fazerem os ajustes que faltam. Mas, se ele realmente quer ir embora o que você poderá fazer, senão buscar força para continuar a vida? Você não pode mantê-lo ao seu lado forçado, sem que ele queira. Mas, não aceite que esta decisão seja tomada por você. Ele quem deve decidir e saber o que quer. Quanto ao tratamento, seja como sempre foi ou até melhor. Você nao pode muda-lo, pode apenas mudar a si mesma. Entretanto, se ele decidir ficar, queira ser amada. Nao é bom ficar por pena ou outro motivo. Ele precisa saber se será bom ficar em casa ou nao.

      Para você acrescento que deve, sim, considerar tudo de bom que ele ja lhe proporcionou, mas sem se propor a viver desta lembrança. Para que vivam bem é preciso que ele continue sendo bom. Espero ter lhe ajudado.

      Excluir
  28. Olá Dr.sou casada há 14anos e descobri a traição de meu marido. Segundo ele foi apenas uma noite, da qual ele disse ter se arrependido logo após. Não tínhamos um bom casamento e ele acabou se envolvendo via whatsapp com uma colega de trabalho e durante uma crise nossa , acabaram marcando um encontro num hotel e passaram a noite. Ele se arrependeu mas não me contou, eu acabei descobrindo e foi muito dolorido. Descobri muitas mentiras por parte dele. Enfim, ele se mostrou verdadeiramente arrependido e eu o perdoei. Isso fazem 2 meses. Estou tentando reconstruir nosso casamento, ele é outro homem hj e eu sou outra mulher. Porém, tenho crises depressivas terríveis ao ficar imaginando o ato sexual deles. Cheguei a perguntar como foi (não sei se fiz bem) e ele me relatou, descreveu como algo frio, sem sentimento, apenas sexo. A questão é que essa cena não sai da minha cabeça... ao fazer amor com ele sou perseguida por essa imagem e por mais que lute não consigo parar de pensar. Estou enlouquecendo!! Preciso de ajuda... como faço pra conviver com isso? Existe alguma técnica que me liberte desses pensamentos? Ajude me por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sua história é semelhante a muitas outras onde o perdão é um bom remédio. Todos cometemos erros. Perdoar faz com que possamos prosseguir nossa caminhada rumo a felicidade. Mas, quando perdoamos, devemos nos desprender do passado, pois ele já não existe mais. SUGIRO que você procure um psicólogo para ser ajudada nesta fase. A psicoterapia te beneficiará muito. Lute para permanecer feliz. Abraço.

      Excluir
  29. Joacil, boa tarde! Assim como vários relatos acima também estou passando por um momento muito difícil. Fui trabalhar em uma cidade e acabei me relacionando com uma colega do trabalho, acabei dando atenção demais à ela e talvez esquecendo um pouco da minha esposa. Acontece que nas férias de fim de ano a peguei conversando de madrugada no whatsapp com o marido de uma amiga dela. Vi que ele a assediava, perguntei e ela negou, não deixou eu ver as mensagens e apagou e ainda brigou muito pela minha desconfiança. Perdoei! Quando foi no carnaval consegui pegar o celular dela desbloqueado e vi que estavam trocando mensagens de amor, briguei e propus a separação, pois não precisava de mais provas sobre a traição dela, mas acabei pensando na família e preferi achar que nada estivesse acontecendo. Mudamos de cidade e logo no primeiro mês peguei ela mandando fotos pelada para o marido da amiga. Pra mim foi o fim, a gota d'água. Ela disse nunca ter tido nada com ele, nenhum tipo de contato físico, apenas virtual, que ele sempre a elogiava e eu há tempos não fazia isto, porém sempre a elogiei, sempre a tratei muito bem. Sei do meu erro, de ter me relacionado com outra mulher também, porém ela não sabe, não contei, ninguém sabe. No momento da minha descoberta das fotos dela para ele liguei para a esposa e contei tudo para ela, que também me disse já estar desconfiada dos dois há tempos. Não estou conseguindo perdoar novamente, pois ao que parece entre eles houve também sentimentos e não consigo confiar nela. Já dei algumas chances e ela fez da pior forma possível. Embora eu perceba que você é sempre a favor do perdão, eu como cristão também sou, até estou tentando perdoá-la pela família, eu, ela e nosso filho. Porém quando lembro de tudo o que eles podem ter feito e das mentiras dela de que nunca tiveram nada e pego da pior forma possível não sei se o mais viável seria perdoá-la. Acho que no momento o melhor é cada um ir para seu canto. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sou a favor do perdão como base para uma reconstrução do relacionamento. Mas para ele acontecer é preciso:

      1. Que quem errou reconheça e queira ser perdoado, com uma disposição para mudança.

      2. Que quem vai perdoar acredite no arrependimento do outro.

      3. Que ambos se disponham a seguirem juntos em uma nova vida, sem ruminações do passado.

      Sem a aquiescência dos dois, pode existir um perdão individual para libertação das mágoas. Mas este so favorecerá quem perdoou. E, não poderá mudar a situação do casal, mas dará condições para o perdoador seguir em frente, sem se afogar em ressentimento.

      No seu caso, lembre-se que você tambem precisa ser perdoado. Mas, carece saber se sua esposa se arrependeu e se quer uma vida nova ao seu lado. Não vai adiantar apenas o seu perdão para o progresso do casal. Isto é um trabalho conjunto. Entretanto, em qualquer decisão que tome, precisa perdoar para ser feliz. Perdão nem sempre significa voltar a caninhar juntos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  30. Oi
    Descobrir a alguns meses que meu marido me traiu, teve duas mulheres que ele saia por mais de um ano, e fora que peguei varias conversas com outras, confesso foi muito desgastante até ele confessar levou um tempo, nesse período engravidei e tivemos uma filha que está com 4 meses, ele bem dizer me abandonou por essas mulheres, confessou pediu perdão diz que me ama e que tem problemas com sexo mas não consigo confiar nele depois disto já peguei algumas conversa dele com uma das amantes ela é mais velha e apaixonada por ele. Meu marido nunca mostra a senha do celular e não posso nem encostar no celular dele... Nós estamos brigando demais por minha causa e na maioria das vezes ele diz que traiu por minha culpa ( não tiro minha culpa sei que errei em algumas coisas mas na minha concepção isto não é desculpa para trair ) e tbm fica contando vantagem ( sabe que não tem quem não se apaixone por ele, que é bom demais ) fico chateada pq vejo que ele deixa tudo para a nenem casa e a empresa não colabora chega final do dia estou mega cansada e não tenho tempo para minhas coisas... Ele cobra de mim carinho e atenção mas não consigo ser a super mulher meu corpo e mente tem limites. Estou pensando em separar amo ele, e todas as vezes que brigamos ele fala vc não acha homem melhor que eu não consegue separar e não muda ( a maioria das nossas brigas são por causa do celular, e pq ele sempre fica trabalhando até tarde... Tarde mesmo) estou com as emoções a mil pq não sei mas p que fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vejo que tem muita coisa que precisa ser arrumada, na sua vida. Primeiro necessita melhorar a autoestima, olhar mais para você, se valorizar. Depois, tem que aprender a regular melhor as emoções. Sugiro que procure um acompanhamento psicológico. Creio que será de grande valia para você. No mês de dezembro estará sendo lançado pela editora Giostri o meu livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Recomendo que leia. Ele te dará um bom direcionamento na sua vida conjugal.
      Abraço.

      Excluir
  31. Boa noite, minha história de traição é um pouco diferente! Envolve mais a questão financeira. Fui criada em uma família bem religiosa e rígida, conheci meu marido na igreja, porém ele vem de uma situação familiar bem abusiva e minha família foi contra quando nos casamos, mas acabou apoiando e dando todo o suporte em respeito a mim. O pai dele prometeu um emprego e por um ano tivemos muitas brigas, pois nunca o pagou. Resolvemos tentar a vida em outro lugar, longe da família dele, a irmã dele convenceu ele a ligar para o meu pai e pedir uma quantia alta de dinheiro escondido de mim, para isso ele contou mentiras para o meu pai e disse que eu não poderia saber, pois largaria ele. A irmã dele pegou boa parte e nunca devolveu. Ele perdeu o dinheiro e tinha acesso a uma conta conjunta minha e do meu pai, tirou um dinheiro de lá para pagar contas escondido tbm. Não deveria saber de nada, mas ele investiu o dinheiro errado e só se afundava mais e mais e nunca me contando, pegou mais um dinheiro do meu pai sem eu saber para pagar dívidas... Sempre me falando que tudo estava bem e que logo estaríamos com muito dinheiro, mas desesperado por estar tão afundado. Um belo dia ele saiu de casa para pagar as contas sem dinheiro, enquanto esperava na frente do banco viu um homem escondendo um envelope e o roubou. Ficou preso um mês... Passei seis meses com meus pais em outro estado e resolvi perdoar, só pedi que arrumasse um emprego, ele disse que tinha arrumado, prometeu o mundo, disse que estava ganhando, fui com a nossa filha para casa, meu pai deu as passagens e descobri que ele não estava ganhando o que disse! Ele chora, diz que fez td isso para não me perder, pois vim de uma família com uma situação financeira melhor, ele parece querer mudar, mas não sei se essa mudança é possível, pela forma como ele foi criado...pela quantidade de erros...o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pelo seu relato entendo que você ama muito seu esposo. Percebi, também, que desde solteiro ele já apresentava os mesmos "sintomas" que levaram vocês ao conflito no casamento. Quanto a ele mudar, todo mundo pode aprender comportamentos diferentes em qualquer fase da vida, desde que queira. E, ele diz para você que quer, né? Sugiro que você, e se possível ele, também, leia meu livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Certamente irá ajudar muito no relacionamento de vocês. Abraço.

      Excluir
  32. Olá dr , estou com meu marido a 11 anos sempre foi um relacionamento de muitas desconfiancas da minha parte . Ele gostava mt de procurar mulheres na internet adicionar no zap e dizer q é solteiro . Perdoei várias vzs por isso . Até q um dia ele marcou um encontro com uma dessas mulheres e chegando em casa depois de eu muito insistir me contou toda verdade e me pediu perdão disse q está disposto a mudar ,fala q foi uma experiência muito ruim é que nunca mais quer fazer isso . O encontro aconteceu uma única vez , não envolveu sentimentos . Mas eu estou com coração doendo , um aperto no peito tem horas q penso em perdoar mais logo vem uma raiva e o medo de continuar e vir a se repetir .obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. compreendo como se sente. Mas, se o seu marido pediu perdão e se mostra disposto a mudar, será que não seria bom para o casamento de vocês a liberação do perdão? Reflita sobre isto com a razão e avalie as vantagens e desvantagens de perdoar. Abraço. Se desejar saber mais sobre este assunto, sugiro que leia meu livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE.

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta. Sua história me sugere certa vulnerabilidade emocional de sua parte. Por isso, proponho que procure um psicólogo para equilibrar suas emoções. Enfraquecida emocionalmente, não terá forças para resolver sua própria vida. Sobre seu relacionamento, pelo que descreve, há muita mentira e engano. Precisa ponderá se vale a pena persistir diante desses fatos. Mas isto será você quem decidirá. Sugiro que leia meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Certamente será muito ajudada com a leitura. No mais,não posso te ajudar muito devido a distância. Cuide-se. Fortaleça-se. Viva. Forte abraço.

      Excluir
  34. Dr. Sou casada 20 anos, temos 1 filho, e no ano passado descobri que meu esposo me traiu e a mulher estava grávida. Ela que me procurou porque ele mentiu para ela dizendo que não era casado, nesses anos todos brigamos mas nunca nos separamos tinha ele como meu amigo , minha paixão. Ele conversou com ela falou que ia ficar com a família dele a mulher não teve o filho. Agora quase um ano depois descobri que ele nunca separou dela que ela aceitava qualquer coisas qUalquer tempo que ele pudesse oferecer para ela.Eu á procurei. E novamente ela está grávida. Estou me sentindo uma idiota. Não consigo separar porque amo muito ele. Mas não consigo perdoa. Ele fala que quer mudar . Que estava se sentindo mal por ela não ter tido o primeiro filho . Mas daí ir fazer outro filho já é demais. Ele fala quer que mudança e não quer me deixar e nem nosso filho mais realmente é difícil acreditar. Estou me sentindo inútil. Sou servidora pública não consigo dirigir porque bati o carro. Tudo fazemos juntos. E a única coisa que estou pedido para ele é vender uma casa que está em construção. Porque é perto da mulher que vai ter o filho. Antes ele aceitou, aí depois voltou atrás dizendo que podia vender mais ele não ia ajudar em procurar ou construir em outra casa. E agora ele não quer mais vender. E fica falando que se for para vender ele quer separar. Para ele vai ficar muito cômodo perto do filho e eu longe da minha família. Estou na dúvida se separo porque estou achando um absurdo ele não querer vender a casa a desculpa e porque ele sabe de tudo que foi construído na casa e que pelo menos nós tentamos terminar de construir morar lá e se realmente eu não ver que é aquilo que nos vendemos. Mas estou achando muito estranho essa história. Peço sua orientação.

    ResponderExcluir
  35. Olá.... Infelizmente os casos de traição estão cada vez mais comuns e minha história não é muito diferente de vários relatos que li aqui. Namoro a 6 anos e no último ano moro junto com meu namorado, a três meses descobri que ele tem um caso com uma aluna dele a um ano e meio, ou seja, durante todo o tempo da nossa vida a dois fui traída. Os últimos dois anos de relacionamento eu fui fria, distante, fugia do sexo e tinha sérias dúvidas se realmente gostava dele. Óbvio que ele diz que o motivo dele arrumar outra pessoa foi esse. Desde que descobri tenho sofrido mto, pois li conversas do Whatsapp que detalha como era a relação dos dois... eles diziam até eu te amo um para o outro. Desde que descobri ele terminou com a menina, ela deixa claro nas redes sociais que ama ele e o quer de volta, mas ele está fazendo de tudo para que eu perdoe ele e não termine nosso relacionamento. Depois que soube da traição tenho meus momentos de raiva e tristeza, porém quando estou mais serena me sinto mais apaixonada, do mais valor a ele e sinto um tesão enorme. É possível que a descoberta de uma traição melhore um relacionamento? Ou será que tudo isso é o meu sentimento de posse falando mais alto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Interessante sua história. Se o casamento estava sendo prejudicado por seu distanciamento e, descobrindo a traição, você desperta e muda para melhor, pode ser que o casamento tome outro rumo. Mas nao foi a traíção que ajudou, mas a forma como você lidou com ela. De qualquer forma, é válido pesar os prós e os contras do perdão e tomar a decisão que for mais conveniente. Não posso deixar de sugerir que leia meu livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Seja muito feliz e invista no amor. Abraço.

      Excluir
    2. Obrigada pelo rápido retorno. Irei ler sim.

      Excluir
    3. Homem procura outra por falta de sexo com a companheira sim.. É fato. Tbm aconteceu comigo, mas pq ele era muito frio na cama e eu não tinha prazer... passei a recusar e deu no que deu. Vou te dizer... aconteceu o mesmo tbm... hj sou apaixonada por ele e nosso casamento melhorou muito. Ele mudoy muito.... o sexo melhorou muuuuito. Decidi o perdoar ( no fundo a gente sabe que tem uma parcela na motivação da traição )... ainda sofro muito, choro escondida.. mas tento me erguer e pensar que se o caso não tivesse acontecido provavelmente teríamos separado por causa da frieza. Hj ganhei um marido arrependido, que sabe o tamanho do erro que cometeu e sofrimento que causou... e que agora é mais atencioso e carinhoso. Não é fácil, mas se existe amor vale a pena! Força! !

      Excluir
  36. Dr. é sempre um bálsamo esperar suas sábias palavras e como tal , estou eu aqui novamente a buscar sua ajuda...Talvez não se recorde mas já me relatei aqui com um caso de traição do meu marido , o qual me confessou e muito confuso disse querer ir embora e ao mesmo tempo demonstrar dúvida ou até deslumbre por ter experimentado coisas novas... Tendo resumir, pedí um tempo só para contar a nosso filho e nesse tempo , estou lutando dia após dia , rezando e pedindo forças para não perdê-lo e me arrepender de não ter lutado por minha família.Ele sempre foi um homem digno, honesto, bom e muito carinhoso. Não deixou de sê-lo apesar dos pesares. Ainda oscila em comportamento, demonstrando várias vezes estar se reaproximando, por eu também ter mudado e que creio eu , para melhor . Ainda tenho medo. Tenho me cuidado, tentado ao extremo estar bem e em paz comigo mesma por tê-lo perdoado desde o primeiro instante. Vezes me pego pensando se ele não ficou por ter resposabilidades, por nosso filho que já não é tão pequeno, por gostar de mim, por comodismo e inúmeras dúvidas que páiram por essa minha cabeça tomada de esperança e amor por ele, além da consciencia e do meu querer também de não ter nada forçado e muito menos obrigá-lo a ficar .Tenho medo de confronta-lo com dúvidas que tenho e assim , caso ele esteja se aproximando , afastá-lo. Parece confuso, mas a dor que dilacera as vezes pela decepção e por ser tão além da imaginação, um homem como ele ter sido fraco a ponto de ter digamos que " vendido a alma ao diabo" ( desculpe a maneira de falar, pois ele sempre foi um homem admirável).Obrigada pelo espaço e aguardo suas sábias palavras caso possa me enviá-las...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Todos somos fracos. Não espere encontrar um super herói para se relacinar. Quando perdoamos devemos desconsiderar todo passado, pois tudo se torna um novo começo. Ame seu marido. Não há necessidade de ficar cogitando o motivo de ele ter voltado. O que precisa é se dedicar ao casamento para que ele se eternize. E, mesmo que ele tenha ficado por responsabilidade ou pelo filho, isto não configura um aspecto do Amor?
      Sugiro que leia meu livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Certamente será muito beneficiada por ele. Precisa aprender mais sobre o verdadeiro Amor.
      Abraço. Espero que fique bem.

      Excluir
  37. Bom dia Joacil. Minha esposa pegou mensagens minhas em rede social, marcando encontro com outra mulher. Não consumei o encontro, mas é traição do mesmo jeito. Nosso casamento já estava um pouco balançado, pois ela é meus pais se desentenderam e ela alega que fiquei do lado deles. Agora fiz essa besteira. A mulher em questão é uma que me relacionei a uns anos atrás, antes de conhecer a minha esposa. Estou extremamente arrependido, mas ela não confia nisso. Não quero é não vou fazer de novo, pois estou vendo o tamanho do sofrimento que causei a ela, a mim, e pode refletir no nosso filho de um ano e meio. O que posso fazer pra reconquistar a confiança dela? Isso foi anteontem, e estou desesperado... Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Ela está magoada e precisará de um tempo para processar estas coisas. Durante este tempo, permaneça ao lado dela, tratando-a bem e mostrando-se arrependido. Seu comportamento falará mais do que as palavras. Aguarde o perdão o tempo que for preciso, mas sempre se comportando com paciência e dedicação a família. Feche a boca e aceite as críticas e as queixas "justas" dela com resignação. Sugiro que leia meu livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. boa sorte.

      Excluir
  38. Olá boa tarde sou casado a 6 anos e fui traído a 1 ano atrás descobri tudo mais ainda não sai de casa ela me pede de joelhos chorando pra eu poder ficar me ajuda eu não estou conseguindo lidar com essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O que é importante nesta história é se você a ama e quer perdoá-la. Se está disposto a lutar pelo seu casamento. A partir disso vem o perdão, uma arma indispensável para fazer os relacionamentos durarem. Se quer continuar com sua esposa e se isto lhe deixará melhor, não permita que qualquer outra coisa atrapalhe isto. Perdoe e deixe o passado no passado. Sugiro que leia meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Ele lhe esclarecerá muita coisa. Forte Abraço.

      Excluir
  39. Boa noite!! O que devo fazer meu marido me traindo com mulher casada um filho adolescente.Eu tenho dois filhos pequenos.Meu marido se diz apaixonado pela amante e por mim e quer ficar com a família. Em nenhum momento ele pediu perdão então não tenho o que perdoar.Tenho 35 anos e 20 de convivio.O que devo fazer continuar com o pai dos meus filhos ou tentar seguir a vida eu e as crianças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Esta é uma decisão apenas sua. Deve pesar pros e contras e tomar a decisão que for mais prudente. Se acha que pode dividir o marido com a amante, continue com ele. Se vê que isto não será possível,sem que lhe cause muita dor e angústia, siga sua vida e busque alguém que lhe ame. Se quiser se aprofundar mais no assunto, sugiro que leia meu livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE.

      Excluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite! Tudo bem?

    Eu preciso de ajuda no meu caso. Estou noiva do meu namorado de 2 anos. Desde o início sempre brigamos muito por imaturidade nossa em aceitar o jeito um do outro. Eu comecei a rejeitar ele e não queria mais ter intimidade, além da gente ter terminado e voltado várias vezes. Mas a gente ainda se ama. Por esses dias descobri que ele me traiu com a ex-namorada. Até pagou passagem pra ela passar uns dias com ele(na casa dele, mora só). Ele me traía com ela virtualmente também. Mas ele nunca desistiu de casar comigo e sempre disse que me amava. Ele só me confessou o que fez, porque eu fiz tudo pra descobrir e encontrei várias provas. Ele disse que se arrependeu e só fez isso porque se sentia rejeitado por mim e muito carente. Entretanto, todo esse caso com ela durou praticamente 1 ano. Apesar de que eles só consumaram o ato há 6 meses atrás. Ele também estava passando por momentos difíceis porque um parente estava com câncer. Porém, ele me traiu na cidade que ele morava, logo depois de eu ter passado as férias com ele e na minha cabeça estávamos de boa.

    Você acha que ele iria parar em algum momento de me trair? Ele me garante que não vai mais fazer isso, porém um amigo meu me disse que isso deve ser o modo de vida dele, já que foi algo tão recorrente. Mas ele mesmo me garante que não significou nada e que me ama e quer se casar comigo.

    Eu devo acreditar e perdoar? Há como eu saber se ele não vai mesmo fazer de novo? Se isso não é algo da personalidade dele?

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se você o ama e quer perdoar tudo, que importância deveria ter saber a resposta para estas perguntas? O perdão torna sem efeito qualquer erro do passado. Tudo recomeça com oportunidade de se ter uma nova vida. Se quer perdoar e se se sente bem em fazer isto, nao aceite opiniões de pessoas que tiveram experiências tristes sobre o assunto. Tenha sua própria vivência e busque ser feliz. Para construir uma eterna história de amor, o perdão nunca deve ser negligenciado. Se realmente quer perdoar, não permita que o medo lhe cubra de dúvida e atrapalhe seu recomeço. Mas a decisão do perdão é só sua. Se quiser se aprofundar no assunto, sugiro que leia meu livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Abraço.

      Excluir
    2. Mas e se eu perdoá-lo e ele não valorizar esse perdão cometendo os mesmos erros? Como eu deveria proceder?

      Excluir
    3. Se decidir perdoar, foque sua atenção no presente, e não em hipóteses sobre o futuro.

      Excluir
  42. Olá, passei por isso recentemente, tenho 2 anos de casada, com alguns meses de casada descobri que ele tinha vício m pornografia desde a adolescência me senti mal, porem fiz uma escolha errada de achar que iria passar... Porém o vício piorou, devido a alguns problemas no trabalho tive um episódio depressivo e em uma viagem de trabalho ele procurou uma prostituta que estava em um saguão do Hotel em que estava hospedado, porém afirma que na hora foi um impulso devido a piora do vício m pornografia ele disse que foi uma fantasia pois não se sentia homem o suficiente e estava frustrado com várias coisas em sua vida, segundo ele não conseguiu ficar com ela, só tiveram preliminares e não funcionou pois ele sentiu culpa na hora... Ele sempre foi honesto e na viagem de volta chegou a tentar suicídio devido ao erro. Ao chegar me contou na hora e tiveram outas tentativas de suicídio por esse motivo. Eu ainda não estou sabendo lidar com a situação, conhecendo ele nunca imaginei que fosse agir assim, e visível que está arrependido eu resolvi perdoar, e tentar, ele está indo no psiquiatra e fomos a terapia de casal, porém o fato de não esquecer é isso ter abalado muita minha confiança ainda tenho momentos em que não consigo aceitar o acontecido, porém estamos bem a maior parte do tempo. Como amenizar esses momentos? E possível superar uma traição verdadeiramente? Pois por mais que nada tenha acontecido considerei como traição ofato dele querer outra mulher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não consigo perceber como uma traição a sua história. Às vezes, o comportamento agregado à uma motivação doentia pode não ser o que sugere. Vejo mais como uma doença crônica chamada vício. Já que seu marido está em tratamento e que vocês estão frequentando terapia de casal, creio que tudo ficará bem. É fundamental que você procure vê-lo como um viciado, em vez de um traidor. Mesmo que uma coisa leve a outra, a compreensão do problema torna o mesmo mais fácil de ser perdoado. Sugiro que leia meu livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Certamente ele é de fundamental importância para você. Abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigada por me falar isso, sabe o que é mais difícil para mim? No meu coração eu sei que ele está sendo sincero e vi como ficou mal, porém a minha insegurança​ vai e volta, num mundo como o nosso fico pensando se não sou boba de acreditar, aí vem os inúmeros e se... E se.. e se acontecer de novo, e se ele não conseguir... Não sei como lidar com minha insegurança, com o fato dele um dia ter que viajar de novo, como será sabe? Eu já fiz o pedido do livro ele mesmo pediu para lermos.. obrigada por me responder!

      Excluir
  43. Boa tarde Joacil, quando conheci minha esposa ela largou família e tudo que ela tinha em outro estado por minha causa, estamos 3 anos casados, porém descobri que ela me traiu, eu acredito realmente que ela esteja muito arrependida e que ela ainda me ama muito e por ela ter visto o tanto que sofri e o quanto estou sofrendo eu imagino que ela nao cometerá o mesmo erro, não sei quais motivos levou ela fazer isso, sempre tratei ela muito bem, ela sempre me tratou muito bem, nos amamos bastante, mas já passou mais de 1 mês após a descoberta e eu ja fiz de tudo pra parar de remuer esse erro dela, me incomoda tanto que nao consigo mais estudar e nem trabalhar direito, amo ela demais mas no meu pensamento só fala pra mim terminar com ela e seguir em frente... Realmente pela primeira vez na vida não sei oq fazer... A dor é muito grande e não sei se a dor seria maior se eu me terminasse esse relacionamento, não é fácil o amor da sua vida ter mentindo tanto e ir para os braços de outro, não sai da minha cabeça as mentiras e a traição... É possível esquecer isso e continuar com o casamento? Tento de todas as formas esquecer, ja fui para igreja, da parte dela ela se mostra muito arrependida e disposta a fazer qualquer sacrifício pra continuar comigo e ganhar o meu perdão... Tem horas que eu fico muito bem com ela mas do nada qualquer coisa que leio ou passa na tv e fala sobre traição vem todas as lembranças negativas e mudo de comportamento,meu humor fica insuportável e a vontade que me dá é de sumir.
    O Sr. Ja presenciou um caso parecido, alguma luz no fim do túnel? Minha cabeça parece uma turbina de avião, mal consigo me alimentar e dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Se você tem certeza que ela se arrependeu, se acredita que não repetirá o erro, se a ama e se sabe que ela lhe ama, por que se prender a um passado que jamais voltará? Sobre sua dúvida a respeito de ser possível manter o casamento, isto só depende do seu perdão. Vale lembrar que o perdão nao vive passando no rosto do outro o erro cometido. Se decidir perdoar sua esposa, desapegue-se do passado. Sobre a vontade de ir embora, pode ter ligação com o desejo inconsciente que os humanos têm de se vigarem do que os ferem. Sugiro que procure um psicólogo para te ajudar mais. Aconselho que leia, urgentemente, meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE.Abraço.

      Excluir
    2. Boa noite. Se você tem certeza que ela se arrependeu, se acredita que não repetirá o erro, se a ama e se sabe que ela lhe ama, por que se prender a um passado que jamais voltará? Sobre sua dúvida a respeito de ser possível manter o casamento, isto só depende do seu perdão. Vale lembrar que o perdão nao vive passando no rosto do outro o erro cometido. Se decidir perdoar sua esposa, desapegue-se do passado. Sobre a vontade de ir embora, pode ter ligação com o desejo inconsciente que os humanos têm de se vigarem do que os ferem. Sugiro que procure um psicólogo para te ajudar mais. Aconselho que leia, urgentemente, meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE.Abraço.

      Excluir
  44. Boa tarde, Joacil... A minha situação é a seguinte, tenho um namoro de 3 anos que há 1 ano virou um juntamento, não somos casados oficialmente, mas moramos juntos. Meu namorado decidiu vir morar comigo, construir uma vida próximo e para isso teve que ficar longe da família, eles são de outro estado. Nosso relacionamento sempre foi considerado perfeito por todos e por nós. Porém eu cometi o erro e falha de trai-lo, eu mantive um caso que durou 2 meses, parou e voltou e durou mais 3 meses. Eu não tinha motivos para traição, na verdade, eu nem sei pq mantive esse caso, sabia que era errado, me sentia mal por isso... Mas na minha cabeça eu estava confusa por ser nova e ter pulado algumas fases. Há 2 meses atrás um amigo do meu amante contou tudo para o meu namorado. A princípio eu menti sobre, mas a culpa me matou e eu contei a verdade, quase toda, pois tinha medo de contar que o caso foi mais a fundo e ele não me perdoar. Ele tem tentado me perdoar, mas por vezes ele me pergunta se não tem mais nada que eu não disse e eu digo que não, apesar de existir. Eu me arrependo profundamente e é uma culpa tão grande, um remorso que fere a alma. Eu tenho medo do meu ex amante vir falar algo pro meu namorado, ou o tal amigo e falar tudo que não tive coragem por medo de perde-lo de vez. Eu também sou sozinha na cidade que moramos, não tenho família, nem amigos, somos só nós dois. Eu não sei o que fazer, deixar o tempo passar e se ninguém fizer mais nada, ele ir me perdoando, mas a culpa me matando por dentro. Ou contar tudo, queimar essa culpa e correr o risco de nem ter motivo para levantar da cama. Eu não consigo me perdoar pela traição e pelas mentiras. Sei que não posso voltar no passado e desfazer, apesar de ser minha maior vontade. Eu só quero continuar meu casamento e ser feliz sem essa ansiedade de que tudo pode dar errado por alguém vir contar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs: sei que meu ex amante já está com uma namorada. Mesmo assim tenho medo que por querer meu mal, o amigo pode vir dar as caras de novo

      Excluir
    2. Seria possível consertar um erro com outro? Como ele se sentiria se soubesse por outros aquilo que você poderia ter dito? Sugiro que avalie as consequências de contar e de esconder. Decida por aquilo que puder trazer maior paz. Se precisar ajuda, procure um psicólogo. Pode ler mais sobre perdão no meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Lute por aquilo que te faz bem. Abraço.

      Excluir
    3. Sei que continua sendo um erro. Mas acredito que se souber tudo não haverá perdão para mim. Obrigada pela atenção.

      Excluir
  45. Joacil, boa noite! Estou passando por uma situação muito dificil, sou casado a 11 anos e com um relacionamento de 21 anos juntos, fui o primeiro homem dela, descobri a 4 meses atrás que minha esposa me traiu 2 vezes com um colega de trabalho, disse que foi fraca e que eu não estava dando a devida atenção a ela, "VERDADE". Falei que ia separar ela entrou em desespero passou muito mal, foi parar no hospital não conseguiu voltar mais ao trabalho para não encontrar o tal cara. Já me pediu perdão várias vezes, inclusive chorando e de joelhos estou com ela ainda, as vezes estamos bem e de repente começo a lembrar dela nos braços de outro homem no motel, fico arrasado com vontade de sumir, começo a humilha-la.Estamos frequentando a igreja para vê se as coisas melhoram. Sinto que ela ainda se sente muito mal com tudo que aconteceu. Hoje minha dor esta menor, quando descobri foi muito doloroso pensei em fazer um monte de besteira.Na sua opinião será que vale a pena continuar com este casamento.Obrigado! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por que não valeria? Se deseja perdoar sua esposa, passe focar no futuro com atenção voltada para o presente. Esqueça as coisas do passado. Será que as qualidades e todas as atitudes boas delas, nesses 11 anos, não podem sobrepor a uma falha seguida de arrependimento e pedido de perdão? Se deseja perdoá-la, siga em frente e seja muito feliz. Poderá entender melhor este assunto lendo meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. abraço.

      Excluir
    2. Muito Obrigado!!! Abraço

      Excluir
  46. acabei de comprar o livro.

    ResponderExcluir
  47. Joacil, meu marido é viciado em pornografia e está tentando mudar, está mais aberto comigo e disposto a fazer tudo para vencer o vício. Ele já está ha um tempo sem acessar nada e seguindo direitinho a terapia, me pediu para bloquear tudo na internet e me passou todas as senhas dele para ele se sentir mais seguro sobre os acessos. Estamos bem quanto ao perdão sobre o que aconteceu e nosso relacionamento melhorou muito, inclusive nossa sexualidade melhorou 100%. Porém tenho algumas dúvidas, o fato de eu querer fazer alguma surpresa para ele, mandar uma foto, ou apimentar a relação pode atrapalhar o processo dele, ou instigar uma recaída?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sugestão é que evite qualquer tipo de estimulação virtual, pois poderá servir como gatilho para despertar o antigo vício. Mas isto dependerá do nível de afastamento em que ele se encontre. Creio que o psicólogo que o atende poderá te esclarecer melhor esta situação. Boa sorte. Abraço. Seja muito feliz.

      Excluir
  48. joacil, boa noite!Descobri a traição recentemente da minha esposa, ambos temos 42 anos e 21 anos de relacionamento, estou muito mal, decepcionado, ela jurou que nunca tinha acontecido isso antes, sempre foi uma esposa fiel e dedicada. Mais fui a fundo para descobrir tudo que aconteceu ela foi 2 vezes ao motel com um amigo de trabalho, comprou leite condensado para fazerem sexo oral e isto me deixa arrasado, triste, angustiado, magoado e etc;Não consigo parar de pensar nas coisas que fizeram juntos no motel. Ela esta muito arrependida, desligou do serviço, pediu perdão várias vezes, chora muito e até emagreceu. Sei que houve várias falhas da minha parte, não estava correspondendo com o carinho que ela queria, sexo estava frio e etc; Ela sempre queria conversar a respeito e eu simplesmente deixava entrar no ouvido e sair pelo outro. Estou muito arrependido em não ter a escutado, ela disse que achava que eu não a amava mais devido ao meu tratamento junto dela, e pela carência acabou sendo fraca e acabou cedendo para o amigo que elogiava e dizia apaixonado e etc; também errei acabei agredindo fisicamente pois na hora da raiva não me controlei e também estou muito arrependido, ela me perdoou pela agressão pois sabe que foi um momento de fúria. Ela me ama muito e sinto isso. Só que não consigo parar de pensar no que aconteceu, acordo na madrugada e não consigo dormir. Me ajude com seus conselhos pois serão muito importante para minha decisão em continuar casado ou não. Muito Obrigado! Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tanto você quanto sua esposa falharam em algum momento, no relacionamento. E, um erro acaba motivando outros. Mas, o importante a saber neste momento é: você a ama? Se ama, precisa saber que uma das principais características do amor é o perdão. Então, após responder sobre o que realmente sente por sua esposa, debruce-se nos braços do perdão, caso a ame. Do contrário, nada valerá a pena em casal, quando não existe amor. Sugiro que você procure ajuda psicológica, para lhe dar um suporte mais próximo. Recomendo que leia meu livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Ele te mostrará muita coisa que ainda não sabes sobre os relacionamentos duradouros. Espero que fique bem. abraço.

      Excluir
  49. Joacil, bom dia! Muito obrigado pela ajuda e pela rapidez na resposta, vou comprar o livro agora. Fique com Deus.Abraços

    ResponderExcluir
  50. boa tarde! Descobrir a 6 meses que minha esposa estava me traindo com um colega de trabalho, temos 18 anos de casamento, falou que eu estava deixando a desejar não elogiava, beijava e até a rejeitava em alguns momentos, ela sempre foi muito carinhosa e eu mais durão. Depois que descobrir a traição sinto uma dor terrível, não consigo parar de pensar na traição, porém nossa relação esquentou estamos namorando muito e o sexo está muito quente, disse que se eu tivesse sido com ela igual estou hoje jamais teria me traído que foi um momento de fraqueza e que nunca tinha acontecido antes. Tem momentos que sinto muito mal, da vontade de largá-la quando lembro que ela estave na cama com outro. Depois que descobrir a traição transei 2 vezes com prostitutas coisa que não nunca tinha feito antes, fiz por prazer em vingar (sei que agir errado a vingança não leva a lugar algum) mais não conseguir me segurar. Já tive vontade de contar para ela destas transas só para vê sentir o que estou sentindo apesar dela falar que a dor do arrependimento dela é tão forte quanto a minha. Ela esta muito arrependida pelo que fez, pediu transferência do serviço e não tem mais nenhum tipo de contato com o amante, ela jura foi um caso de 2 semanas. As vezes na hora da lembrança jogo tudo na cara dela, ela sempre pede para que eu esqueça o que aconteceu para vivermos felizes o presente e futuro e deixamos o passado de lado. Só um detalhe quando descobri a traição fiquei morrendo de medo de perde-lá para o outro, pois sei das minhas falhas no casamento, mais ao mesmo tempo fico mal em saber que ela estava transando com outro.
    Você acha que devo passar uma borracha e seguir em frente? devo contar para ela que trair também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu desejo é perdoar, por que deveria fazer qualquer tentativa de vingança? O perdão não comunga com este sentimento. Se ela é a mulher que você ama, então deve lutar para que o casamento de vocês seja salvo e possam continuar felizes. Isto só poderá acontecer se o passado for deixado no devido lugar dele. Deve usar as lembranças antigas apenas para evitar futuros erros. Se é de perdão que o casamento de vocês precisa, PERDOE e seja muito feliz. Abraço. Se quiser saber mais, sugiro que leia meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE.

      Excluir
  51. joacil, tudo bem! Sou casada a 12 anos, sem filhos sempre fui muito carinhosa com meu marido, mais infelizmente ele não era comigo, as vezes procurava para fazermos sexo e ele me rejeitava,não gostava de me beijar mais,
    chegou até me agredir fisicamente por briga boba mais perdoei.Sempre fui fiel a ele só que infelizmente conheci um rapaz no trabalho e acabei cedendo ao diabo que levou a fazer coisas que jamais imaginei fazer, meu marido descobriu e me pegou saindo do motel,foi agressivo comigo não queria deixar voltar para a casa, mais de muito implorar acabou deixando, hoje já se passaram 5 meses, ele me deu uma nova chance, nosso sexo está nota 1000 e voltou a ser o homem carinhoso que conheci. Quero terminar minha vida com ele pois a amo muito.Só que vejo que ele não acredita e esta sofrendo muito com tudo o que aconteceu, não sei mais o que fazer, esta até com problemas de saúde devido ao abalo emocional. Estou muito arrependida pelo que fiz,achava que não me amava mais, rezo todos os dias pedindo a Deus perdão e que cure o meu marido de todas as tristezas. Não sei mais o que fazer... vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Creio que a melhor ajuda para vocês seria conseguida com um psicólogo que atendesse o casal. Seu marido necessita resolver algumas pendências emocionais. Precisa aprender mais sobre o perdão. Sugiro que vocês procurem ajuda neste sentido. Devido a distância, não poderei ajudar muito vocês. Certamente ele observará seu comportamento e a confiança poderá, paulatinamente, reaparecer. Se quiserem se aprofundar mais sobre o tema perdão, sugiro que leiam meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Ele tem um capítulo falando sobre o tema. abraço.

      Excluir
  52. Boa tarde. Estou casada há 8 anos. Temos uma filha de 4 anos, empregos estáveis, uma família que nos apóia, estudo, bens materiais e uma vida aparentemente perfeita. Nos amamos e somos parceiros, porém, recentemente descobri que ele mandava emails apaixonados pra minha melhor amiga. Ela me cnotou. À mim e a meio mundo. Fiquei em choque, como se a vida que eu levava era mentira. Ñ teve sexo nem qualquer relacionamento físico. Só virtual.Os emails ñ tinham conotação virtual. Eram poesias e coisas do tipo. Ele criou um email falso. Ela ñ tinha certeza q era ele, mas desconfiava e se correspondia...penso q ela tbém me traiu. Já perdoei. Estamos juntos pq ele diz q me ama, está sofrendo muito e explica que os elogios q ela fazia a ele ( e eram muitos, inclusive na minha frente) mexeram com ele...Isso é possível? Se apaixonar pela sensação de admiração q outra pessoa tem sobre vc? Ele alimentava isso...Enfim...gostaria de entender o q se passou com ele pra seguir adiante. Sempre fomos muito felizes e tenho a sensação de que o vaso quebrou...se puder me dar uma luz, serei grata.

    ResponderExcluir
  53. Corrigindo: os emails ñ tinham conotação sexual.

    ResponderExcluir
  54. A tempo, mais uma informacao: ele a procurou e contou q era ele. Pediu desculpas, disse q ia parar e q ia me contar. Mas ela contou ao marido, e eles foram antes na minha qdo ele ñ estava pra me contar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!. Um caso que não podemos deixar de chamar de interessante. Talvez fosse o conveniente seu esposo se submeter a um processo de psicoterapia, para investigar o que realmente aconteceu. Aliás, os dois poderiam procurar um psicólogo de casal. Creio que isto deva ser acordado entre vocês. Quando se trata de humano, tudo é possível. Entretanto, não consigo ver motivos suficientes para não seguir em frente com o casamento de vocês. Todos os casais passam por problemas. E é nesta hora que precisam ser amadurecidos para, juntos, os resolverem. Creio que o diálogo e a compreensão entre vocês seja de muita valia, neste momento. Sugiro que leia o capítulo quatro do meu livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Terá nele um bom esclarecimento sobre este assunto. Abraço.

      Excluir
    2. Obrigada Joacil.Vou seguir as recomendações. Preciso de ajuda.Abraço

      Excluir
  55. Joacil, bom dia!Estou passando o pior momento da minha vida, trair meu marido e ele descobriu, foram poucas vezes a traição, só que a amo muito, não consigo viver sem ele, depois que vi a burrada que fiz.Ele ainda esta comigo, pois me ama muito também, mais vive jogando na minha cara, que transei com outro e não está conseguindo digerir, e até já me agrediu fisicamente, para se ter uma ideia não sentir a dor da agressão de tanto que estou machucada por dentro pelo que fiz. Sinto que ele esta sofrendo muito, já falei para ele que se quiser pode me trair também, caso ele sinta melhor, o que não quero é vê ele sofrendo. Fui fraca, nosso casamento estava desgastado, nunca tinha transado com outro homem a não ser meu marido, mais cair na tentação com um amigo do trabalho, sinceramente estou muito arrependida não vale a pena a traição, a dor é muito forte para ambas as partes. O que fazer para amenizar tanto a minha dor quanto a do meu marido, não quero perde-lo sinto que ele esta com o orgulho ferido. Me ajude. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Compreendo que vocês devem estar sofrendo muito. Mas, sugiro que não desistam no Amor de vocês. Recomendo que sejam francos um com o outro. Entrem pelo caminho do diálogo e façam tudo que for possível para o relacionamento sobreviver. O mais importante, você diz que não acabou - o Amor. Apoderem-se dele como um remédio indispensável neste momento. SE HOUVER AMOR, haverá sempre uma solução para os problemas do casamento. Ainda que sugerir que procurem o psicólogo de casal. Serão mais ajudados pessoalmente. Abraço.

      Excluir
  56. Boa tarde! Minha esposa estava me traindo, desde que descobrir minha vida se tornou um inferno sempre querendo saber os detalhes da traição, não consigo escultar piadinhas de traição, cenas de sexo entre outros. Não separei pois sei que sem ela seria muito pior passar por cima de tudo, ela esta muito arrependida pelo que fez, isso aconteceu a uns 7 meses estamos bem, porem o fantasma dos maus pensamentos não param de me atormentar, fico pensando na transa dela com o outro e isso me deixa muito triste, no principio sentia uma dor insuportável, angustia, magoa mais com o tempo melhorou. Estamos buscando Deus para renovar nosso casamento. Estou com meu orgulho ferido, qual a melhor maneira de lidar com esta situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A melhor maneira de lidar com isto é perdoando. O perdão é terapêutico e serve como um bálsamo para as feridas da alma. Perdoe sua esposa. Apesar de não ter se separado, você parece não ter se libertado do sofrimento da mágoa. Sugiro que procure um psicólogo. Isto lhe ajudará a se livrar dos fantasmas dos pensamentos. Recomendo que leia o terceiro capítulo do meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE.Forte abraço.

      Excluir
  57. Obrigado, vou comprar o livro.

    ResponderExcluir
  58. Querido Joacil, sou a pessoa q te escreveu dia 9 de junho. Aquela em q o marido mandava emails apaixonados para uma amiga. Descobri esse fato há um mês e desde então resolvi perdoar, seguir adiante e continuar a vida. Pedi a ele que me contasse tudo pra q a gente pudesse continuar em paz e aos pouquinhos estávamos indo. Essa noite, depois de um dia q percebi q ele estava muito choroso e angustiado ele resolveu confessar q me traiu duas vezes. Uma vez com uma prostituta e outra com uma funcionária da nossa empresa. Com essa última, saiu algumas vezes. A confissão foi dolorosa. Devo dizer q cheguei a ter pena. Ele ficou desesperado. Tinha certeza q isso eu ñ aguentaria e previa q era o fim. Resolveu contar pq ñ estava aguentando guardar esse segredo. Decidi q em nome da coragem e sinceridade dele eu perdoaria. Ñ tenho nem vontade de saber dos detalhes mas confesso a vc q estou perdida, destroçada e sem qualquer esperança. Confiava nele de olhos fechados e já tinha acalmado o meu coração e pensado q os emails pra minha amiga tinham sido uma fraqueza por causa da queda q sabíamos q ela tinha por ele, já q é um homem lindo, trabalhador e inteligente. Agora estou ainda mais no chão. Já comprei seu livro. Deve chegar essa semana. Ñ consigo dormir, comer ou cuidar da nossa filha. Ñ sei como agir e ñ consigo chegar perto dele pq tenho nojo. Refletindo sobre a nossa relacao, confesso q ja há algum tempo o sexo tinha esfriado muito e quase ñ existia. A correria da rotina era a desculpa. Dos dois. Sei q isso era sinal de q algo ñ ia bem, mas acreditava q ia passar e q iamos nos entrosar novamente. Ele ñ deu esse fato como justificativa, apesar de eu saber q isso pesa demais. De todo modo, qdo algo ñ vai bem, penso q ñ é a traição o caminho e sim o diálogo. Se fosse, eu tbem teria o traído. Tive muitas chances e ñ o fiz por respeito ao nosso casamento. Por favor, já q vc foi tão gentil anteriormente, me dá um conselho pra q eu possa resistir até ter forças pra resolver q caminho seguir. Sei q perdoar ñ é necessariamente reconciliar. Tenho a capacidade de dar o perdão mas duvido da minha capacidade de reconciliação. Temo q ñ tenha forças pra investir nisso. Ele afirma q vai fazer o q for preciso. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas vezes, me pergunto por que exigimos tanto das pessoas que estão próximas de nós, sem nos lembrarmos de que elas são humanas e falhas. E, não quero com isto justificar os erros que não deveriam ter acontecido. Entretanto, creio que estas interrogações nos levam a pensar mais sobre a possibilidade de dar uma chance ao outro diante das falhas. Isto porque não existem "super-homens" ou "super-mulheres". Isto também não nos livra da dor de sermos traídos ou decepcionados por alguém. Nem é esta a intenção. A dor parece necessária para compreendermos que a vida pode ser marcada por bonanças e intemperes. Sempre fui a favor do perdão, mas nunca reconheci que ele seja simples ou fácil demais. Mas acredito que perdoar nos leva a reconhecer que nós também somos frágeis, enquanto humanos. E, não é o perdão que traz a dor, mas a lembrança do erro do outro, que luta contra a nossa disposição em perdoar. O teu sofrimento é natural, diante da situação, mas nada poderá ser mais curativo do que o PERDÃO, que você já decidiu ofertar. E nunca imagine que perdoar significa que o outro nunca mais irá errar. Isto poderá acontecer ou não. Quanto a reconciliação, é outra decisão que deve vir com os efeitos do perdão e com o pesar das consequências de não a oferecer. É certo que você esteja com nojo, mas não é provável que ele dure para sempre. O que deve ser perpetuar é o MOR que, mesmo estando abalado, clama dentro de ti por sobreviver. E a decisão não pode ser de mais ninguém, mas apenas sua. Apenas creio que o mais prudente é perguntar que motivos tens para seguir em frente ao lado dele. Estas razões devem pesar sobre as tuas decisões. E, nestes momentos, não há nada que possa se dizer que seja tão eficaz para o alívio da dor. É como se ela fosse necessária para o teu amadurecimento, como esposa e como mulher. Recomendo, que leia meu livro a partir da página 40, assim que chegar. Mas, acima de tudo, oriento para que busques um profissional da psicologia que possa te acompanhar mais de perto. Te desejo muita paz. Abraço.

      Excluir
    2. Obrigada mais uma vez Joacil. É difícil raciocinar sentindo tanta dor. Tbém sei q o nojo vai passar. O pior, na verdade, é sempre o medo do futuro. Viverei um dia de cada vez e vou ler teu livro. Imagino q me ajudará muito. Abraço.

      Excluir
    3. Obrigada Joacil. Já li o capítulo 4 do seu livro. Comecei por ele por tua recomendação. Agoraverei o restante. Obrigada mais uma vez por suas palavras.

      Excluir
  59. Oi Joacil tudo bem?
    Joacil a mais de 1 ano eu descobri uma traição do meu marido na verdade eu só vi conversa pela as redes sociais dele com uma menina eu confesso que eu levei um baque sofri mais superei ele me disse que foi apenas conversas eu levei em conta eu perdoei ele mais 6 meses depois eu já estava desconfiada dele novamente quando foi um certo dia no ano passado ele foi tomar banho eu deixou o celular na sala da nossa casa eu aproveitei que ele esqueceu o celular eu fui ler as conversas dele e pra minha tristeza mais uma vez eu descobri novamente uma traição dele porém foi com outra mulher mais dessa vez ele chegou a ficar com a mulher pq na mensagem a mulher falava de como foi bom eles terem ficado e outras coisas mais eu mostrei pra ele as mensagens mais ele negou ele disse que eu estava louca e que o que eu vi no celular era coisas da minha cabeça mais não era coisas da minha cabeça porque na primeira traição eu também vi as mensagem e até hoje ele fala que eu sou louca e que ele não me traiu e depois disso eu entrei em depressão eu só chorava e sofria aliás até hoje eu sofro muito eu não confio mais nele e eu não tenho paz e eu não sou feliz eu acho que eu não consegui perdoa a traição dele aquela traição me machucou muito e ainda machuca eu acho que o amor que eu sentia por ele acabou eu sinto um imenso carinho por ele,então é por isso que eu te quero fazer uma pergunta na sua opinião como psicólogo vc acha que eu ainda amo ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Às vezes, o sofrimento nos deixa sem saber o que verdadeiramente sentimos. Há um misto de sentimentos ruins que pode contaminar os bons. Infelizmente, não tenho como responder a sua dúvida ou torná-la menos angustiante. Sugiro, no entanto, que procure um acompanhamento psicológico lhe facilitar a percepção sobre o que você realmente sente. Creio que apenas você poderá saber desta resposta, em algum momento de sua vida. Se desejar saber mais sobre o assunto, sugiro a leitura do meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE.

      Excluir
  60. Joacil eu quero te fazer outra pergunta, tem como o amor acabar após uma traição ou algum tempo depois?
    Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te respinder com uma pequena sitação do meu livro:

      "o amor nunca será eterno se for tratado com desprezo, se for sufocado pelo abandono, se for machucado pela violência e se for açoitado pela grosseria. O amor vive de amor. Crê em tudo, mas enfraquece na falta de reciprocidade; espera sempre, mas se dissolve diante da rejeição; suporta toda dor, mas morre pela falta de cuidado. O amor só será para sempre se para sempre for amado".


      Texto do livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE.

      Excluir
    2. Vou te respinder com uma pequena sitação do meu livro:

      "o amor nunca será eterno se for tratado com desprezo, se for sufocado pelo abandono, se for machucado pela violência e se for açoitado pela grosseria. O amor vive de amor. Crê em tudo, mas enfraquece na falta de reciprocidade; espera sempre, mas se dissolve diante da rejeição; suporta toda dor, mas morre pela falta de cuidado. O amor só será para sempre se para sempre for amado".


      Texto do livro: FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE.

      Excluir
  61. Boa noite.

    Venho de uma bomba hoje, que foi saber que a minha mulher está me traindo há alguns meses e isso veio hoje da boca da própria pessoa que está ficando com ela. Meu relacionamento vai pra quase 6 anos, e saber disso hoje doeu demais.
    A pessoa que veio me falar combinou comigo de na hora que estiver comigo a minha mulher, ele chegar e falar o que acontecendo nesses últimos 3, 4 meses. Depois gostaria de conversar pessoalmente com ela e ver como vai ser a reação após a minha descoberta.
    No momento estou muito abalado e triste sem saber o que fazer, pois eu amo ela ainsa, eu sinto isso. Uma coisa eu que eu falo é que eu não vou tomar nenhuma decisão precipitada, tanto é que estou lendo aqui há várias mensagens e postagens e respostas suas.
    O pior é que vou buscar ela no curso daqui a pouco e não sei o que fazer, pois vai haver essa conversa franca entre os 3.
    Não imaginava que iria passar por isso, e em minha vida foi realmente o único relacionamento que realmente acreditei em minha vida.
    O que eu faço? Me de umas dicas por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Tem momentos que a melhor coisa a fazer é aguardar. Até agora você ainda não ouviu a sua esposa. Então, ouça-a para saber a versão dela sobre o assunto. Entretanto, percebendo que ela não lhe ama mais, precisa avaliar se vale a pena continuar num relacionamento sem amor. Mas nada deve ser feito de forma precipitada, como você mesmo relatou. É necessário saber se realmente isto aconteceu, se foi algo planejado, repetido, proposital, e, ainda, se não há mais razão para continuarem junto. Se precisar de ajuda, deve procurar um psicólogo aí em sua cidade. Abraço.

      Excluir
  62. BOA TARDE!10/09/2017 SHEILA
    TENHO UM CASAMENTO DE 35 ANOS, AH 3ANOS DESCOBRI A TRAIÇÃO DO MEU MARIDO ELE CONFESSOU E PARECE QUE SOFRIA MUITO COM O QUE FEZ. PERDOEI-O PELA RAZÃO DE SER UM BOM PAI E UM BOM MARIDO. MAS EU NÃO ESTOU BEM COM ISSO SINTO DISTANTE DELE ME PARECE UMA PESSOA ESTRANHA.TENHO UMA OUTRA PESSOA QUE NÃO SAI DOS MEUS PENSAMENTOS UM NAMORICO DE ADOLESCÊNCIA AS VEZES NOS VIMOS PORQUE ELE É DA MINHA FAMÍLIA (PRIMO). SINTO QUE MINHA FELICIDADE ESTA AO LADO DESSA PESSOA. ESTOU MUITO CONFUSA POIS SOU MUITO DEDICADA A FAMÍLIA QUE CONSTRUI. PENSO MUITO NOS PÓS E CONTRA. TENHO 2 FILHOS 1 CASADO JÁ TEM SUA FAMÍLIA OUTRO MORA COMIGO FAZ FACULDADE. ENFIM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que está difícil para você saber se o problema atual com seu esposo é desconsiderar o que aconteceu, tendo em vida que já o perdoou, ou os pensamentos sobre o namorado da adolescência. É preciso que resolva isto para poder ficar bem. Abraço.

      Excluir
  63. Caro Joacil,

    Meu marido me traiu. Soube há pouco mais de 5 meses. Foi uma experiência traumática porque tínhamos uma vida "perfeita". Fui infantil e imatura de pensar que isso não poderia acontecer conosco e de pensar que ele era o marido perfeito. As pessoas erram. E erram feio. Estamos fazendo terapia. Ele precisou consultar um psiquiatra e está fazendo tratamento medicamentoso também porque está, ainda, muito abalado. Estamos voltando com a vida para os trilhos. essa boma também refletiu na vida financeira e profissional porque ele precisou sair de onde trabalhava. Mesmo assim, estamos nos recuperando. Eu, no entanto, tenho questionado muito o fato de manter esse relacionamento. Questionando o porque que precisamos superar isso se a separação é possível... As vezes sou tomada de uma incredulidade absurda... Acho que ele vai fazer outra vez, mesmo que consertemos aquilo que não estava bom e havíamos fechado os olhos. Penso que hoje em dia não precisamos mais ficar lutando para que um relacionamento dê certo. Sinto como se eu tivesse perdido o brilho da vida. Será que isso passa? Minha terapeuta diz que teoricamente leva mesmo alguns meses... O fato é que além de ter que lidar com os meus sentimentos em relação à nossa relação, os sentimentos dele e o seu sofrimento, ainda precisamos lidar com o julgamento dos outros porque o fato foi de conhecimento público. Porque será que damos tanta importância ao que os outros pensam? Porque me sinto diminuída como mulher mesmo sabendo que sou digna de ser amada, que os seres humanos falham, inclusive eu...e que todos merecem o perdão? Temo que essa sombra me acompanhe para o resto da vida. A traição foi com minha melhor amiga e com uma colega de trabalho. Meu círculo de amizades precisou ser desfeito e ele precisou sair do emprego... Temos uma filha pequena e uma vida de muitas lutas vencidas. Projetos realizados, planos executados... Mas nesse momento não consigo planejar nada. Vejo um vazio no futuro. Essa sensação é normal? Estou bancando as despesas da casa sozinha, estudando e trabalhando muito para seguir em frente. Questiono até quando esse esforço vale a pena...Não que tenha milhões de pessoas todas santas e normais me esperando lá fora...Mas gostaria de amar plenamente outra vez. Nesse momento temo que não o ame mais. Li seu livro. Estou me esforçando para cultivar o amor. Mas será até quando isso valerá a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! sua história é triste, mas com raios de esperança emanados do perdão. Decidir perdoar faz parte do processo de amar. Quando amamos corremos o risco de sofrermos abalos e decepções. Nunca pense que o amor é apenas momentos agradáveis. Como você mesma pergunta: quem não erra? Sugiro que foque suas energias naquilo que pode ser diferente a partir do perdão liberado. Se correr para outra pessoa, quem garante que ela não terá erros piores? Questione-se sobre as qualidades do seu marido e veja se não vale a pena seguir ao lado dele. Sobre saber se poderá amar novamente, poderia se perguntar: será que deixei de amar? Não seria o amor que te tem dado forças para suportar tudo até agora? Se conseguir abrir o coração para uma nova oportunidade, talvez tudo volte a ser como antes, ou até melhor. Quando nos levantamos de um tombo, caminhamos muito mais cuidadosos para não tropeçarmos na mesma pedra. Se permita continuar amando seu marido, caso seja sua decisão seguir em frente ao lado dele. Quanto aos comentários dos que estão de fora, o segredo é reconhecer que eles realmente ESTÃO DE FORA. Deixe que continuem assim. Abraço. Espero ter ajudado. Desejo que seja muito feliz.

      Excluir
    2. Oi colega.. enfrentei algo parecido há um pouco mais de 1 ano... se quiser compartilhar, desabafar e ouvir de alguém que SABE o q vc está passando, mande seu email, podemos conversar e trocar experiências. Força! Amor sempre prevalece.

      Excluir
  64. Obrigada Joacil. Continuarei lutando.

    ResponderExcluir
  65. Joacil, bom dia!Estou passando por um momento muito difícil na minha vida, sou casado a 13 anos, em janeiro deste ano peguei minha esposa saindo do motel com um colega de trabalho dela foi muito doloroso, confessou que saiu 2 vezes com ele, tinha resolvido em separar, mais ela se arrependeu pediu perdão, passou muito mal, faz tratamento psiquiatrico, disse que só aconteceu porque eu estava deixando a desejar, não tinha mais carinho, não elogiava, não a beijava mais como antes e isso tudo contribuiu para ela trair, então resolvi manter o casamento.
    Só que em julho conheci uma outra pessoa e estamos tendo um caso, nossas saídas são ótimas ela me faz bem, as vezes passamos domingos juntos vamos a restaurantes fora da cidade e depois acabamos o dia no motel isso tudo e muito gostoso. Só que agora a amante não quer ser mais a outra e esta me pressionando para sair de casa e não sei o que fazer.Apesar da traição da minha esposa gosto também dela é de uma família maravilhosa que me tem como filho. Ontem tentei por um fim no meu relacionamento extra conjugal mais a amante chorou muito diz que ama e que eu estaria tomando a decisão errada.Estou em cima do muro sinceramente não sei o que fazer. Qual o seu conselho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Sua história é interessante porque vemos a predominância da emoção em muitos momentos, em detrimento à razão. Sua esposa lhe traiu e depois se arrependeu, o que sugere que caiu em uma tentação emocional e não utilizou a razão para evitar o pior. Você, certamento envolvido por uma paixão extraconjugal,também, segue laçado pela emoção, sentindo dificuldade em si desvencilhar do problema.
      A dica para você é usar a razão. Medir pros e contras de permanecer com o relacionamento extra e de manter casado. Avalie as consequências e tome uma decisão racional. Lembro que nem sempre a decisão racional é a mais prazerosa, no momento. Muitas vezes, seu benefício só é percebido no longo prazo. sugiro que leia meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Abraço.

      Excluir
  66. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  67. Joacil, bom dia! Muito obrigado pelo retorno. Ontem a noite resolvi terminar com o relacionamento extraconjugal e seguir em frente com o meu casamento, não será fácil esquecer a amante, mais sinto que é a melhor opção. Viver vida dupla não é fácil são muitas mentiras e isso não estava me fazendo bem. Minha esposa já comprou o seu livro vou ler. Forte Abraço,

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde Joacil, sou casada a 2 anos e meio e descobri a mais ou menos uma semana que meu marido me traiu, ele disse que já mais dormiu com ela, que foi apenas conversa por celular e bjs simples umas 3 vezes quando via ela é que não teve significado algum e durou apenas 2 meses...
    Ele me pediu perdão disso que está muito arrependido e que jamais vai fazer isso navamente, temos uma filha de um ano e eu penso muito nela, perguntei pra ele pq ele fez isso e respondeu que agente andava brigando muito, mais eu não entendo pq nunca deixei faltar amor para ele, mesmo com as brigas, e por mais que ele fale que não fez nada demais pq não dormiu com ela eu não consigo acreditar nele, e ele emplora pra mim acredita e esquecer tudo isso que não vai acontecer novamente...
    Mais eu não consigo esquecer uma hora eu estou bem e na outra vem tudo na minha cabeça, pq de ele procurar outra é pq ele não me contou antes... como posso confiar nele novamente!
    Por favor preciso muito de um conselho.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo está muito recente. Seu coração ainda sente o impacto do que aconteceu. Sugiro que espere a emoção esfriar. A confiança será retomada com o tempo. No momento, usar a razão para salvar o casamento da ameaça deve ser sua prioridade. Analise o histórico do seu marido. Veja a conduta dele. Pese as qualidades e o que ele tem de bom. Avalie a importância que o amor dele tem para você. O perdão é uma base fundamental para o amor evoluir. Todos erramos em algum momento. Leia meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Abraço.

      Excluir
  69. Olá. Parabéns pelo trabalho, me ajudou muito sua visão sobre uma relação desgastada. Venho de 13 anos de uma relação infeliz, que eu nunca investi e nos últimos só piorou, o que no começo eram brigas virou afastamento e ficamos longe um do outro, inclusive sem relação sexual. Depois de. Alguns meses fiquei incomodado com a situação, percebi que ainda amava a minha esposa. Quando a procurei para tentar uma reaproximação, ela pediu o divórcio. Atordoado, pedi uma oportunidade. Depois de um tempo, ela concordou e iniciamos uma reaproximação, porém ela me confessou que no período que pediu a separação, teve um caso comum antigo colega de curso. Estou confuso, porque sei que ela é a mulher da minha vida, mas não estou conseguindo aceitar a traição. Será que é o fim da linha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderá ser o fim, mas poderá ser um recomeço. Tudo dependerá da sua disposição de lutar pelo seu casamento e de sua capacidade de compreender e perdoar. Quando se pode perdoar, se tem condições de prosseguir. Sugiro que leia o capítulo sobre perdão, do meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Abraço.

      Excluir
  70. Joacil, boa tarde! Gostaria de escutar sua opinião pelo que estou vivendo, minha esposa estava me traindo com um colega de trabalho coisa que jamais imaginei e esta sendo muito difícil para nós, ela se diz muito arrependida saiu do emprego, chorou muito e pediu perdão (várias vezes). Sei que estava deixando a desejar como marido, para vingar fiz o mesmo conheci uma pessoa e tive uma relação de aproximadamente 3 meses, pensei em chutar o balde e ir morar com a amante, mais percebi a tempo que essa pessoa não seria ideal para um casamento.Estou ainda com ela mais não sei se perdoei pois não consigo livrar dos pensamentos da traição e as vezes jogo na cara dela. Essa traição mexeu muito com meu ego acho porque fui o primeiro homem da vida dela e agora saber que teve relações com outra pessoa isso doí muito. Qual sua sugestão para tirar esses pensamentos ruins e tentar seguir com meu casamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Eu acredito que o perdão seja um bom remédio para ajudar nos problemas de relacionamento, quando existe traição. Se você perdoou sua esposa, os pensamentos intrusivos sobre o que ela fez não devem ditar as regras do relacionamento de vocês. Por outro lado, se ela te traiu e você fez o mesmo (ainda que impulsionado por desejo de vingança), errou tanto quanto ela. Lembrando que você mesmo reconhece que "deixava a desejar, como marido". Por fim, sugiro que os dois procurem um psicólogo de casais e procurem lutar pelo Amor de vocês. Se desejarem saber mais, podem ler meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE. Abraço

      Excluir
  71. Oi Joacil.
    Tenho 26 anos, meu esposo 37. Estamos juntos a 10 anos, porém a 4 casados, no civil e religioso. Desde sempre nosso relacionamento tem seus altos e baixos, muitas traições da parte dele. Nos casamos em 2014, e depois de casado ele até então não havia dado motivos para eu desconfiar. Porém numa viagem a trabalho eu conheci uma pessoa e apenas trocamos mensagens até julho de 2017. Só paramos pq meu esposo pegou umas mensagens minhas com esse rapaz, e meu marido até hoje acha que eu tive contato físico com esse rapaz, mas a verdade é que nunca mais o vi, mesmo pq ele mora em outro estado. Depois dessa descoberta das mensagens meu marido começou a me trair, viajou duas vezes com uma ex namorada, e final de ano ele passou com ela, resultado de tudo isso? Gravidez! A moça está grávida do meu marido, estamos ainda juntos, mas quase todos os dias eu dou um jeito de tocar no assunto, ele não se mostra arrependido, afinal nos (eu e ele) já havíamos conversamos para ter o nosso filho, mas por conta dos trabalhos esse sonho acabou sempre adiado. Então, ele não se mostra arrependido, às vezes até gosta da ideia de ser pai, ele me disse que jamais queria ter engravidado a moça, que a mãe do filho dele teria q ser eu, às vezes ele me culpa dela situação pois ele disse que eu que o trai primeiro.
    Ainda gosto dele; mas não sei se tenho condições de lutar ou esquecer tudo isso para manter casada. Como viver com uma pessoa que de fato te traiu, e que agora irá carregar a marca da traição p resto da vida ???
    Detalhe: meu esposo tem um irmão, e esse irmão tem 3 filhos fora do casamento, a minha (cunhada), até hoje não largou do meu cunhado e aparentemente vivem bem.
    Mas voltando pra minha situação, to mt triste, já pensei em pagar alguém pra forcar essa menina a tirar esse bb, meu esposo disse que pediu pra ela tirar no começo, mas q ela não aceitou. Fico pensando como uma mulher engravida um homem casado, sendo que tem tantos solteiros por aiiii...
    To mto triste, decepcionada, não sei se continuo casada, sei que não será fácil viver com ele sem jogar isso na cara.
    Me ajude!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sua história tem muitos deslizes, MAS TODOS ERRAMOS. Infelizmente, colhemos frutos das sementes que plantamos e somos eternos escravos das escolhas que fazemos. Para seu casamento se manter, é necessário saber se existe amor, se vocês querem continuar juntos, se isto fará você ficar bem. Remoer o passado, em nada ajudará. É preciso plantar sementes de arrependimento e PERDÃO, do contrário, nada prosperará. Sugiro que você e seu esposo procurem um psicólogo que atenda casais. Se vale a pena lutar pelo seu casamento siga em frente. Forte abraço. Sugiro que leia meu livro FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE.

      Excluir
  72. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  73. Oi Joacil, tudo bem? Estou com meu marido há 20 anos, sendo quase 16 de casada. Há 30 dias descobri uma traição, onde a pessoa acabou engravidando. Ele disse não estar com ela e não a querer mais, inclusive já combinaram a pensão q ela vai receber (segundo ele). Estávamos sem ter relações sexuais a mais de 1 ano. Eu me sentia usada, pois ele estava um.homem distante, só ficado no trabalho....não me ligava, não cuidava do casamento e quando chegava em casa queria o sexo. Eu não conseguia me soltar. . talvez por falta de experiência (Ele foi o 1o e único homem na minha vida). Procurei varios medicos para me ajudarem...mas nada resolveu. Implorei pra ele milhoes de vezes me ajudar a ter vontade de transar com ele....na hora ele me abracava.... deixava eu chorar....mas no dia seguinte parecia q nada havia acontecido... ele é um homem com uma história de vida pesada...não tem pai no registro e sua mãe (falecida) era esquizofrênica. Hj os parentes mais próximos q tem somos eu e nosso filho.
    Neste momento ele saiu de casa, e eu, no momento de dor, me redescobri o prazer no sexo com ele. Voltei a me entregar e sentir muito muito prazer com ele. Sinto q ele tb tem gostado muito do sexo comigo, mas depois q ocorre a transar ele vai embora. Ele disse q eu ter o perdoado e admira a gente estar vivendo essas transar maravilhosas tem deixado ele confuso...ele fala q nunca esperava meu perdão (e tb acredito eu q ele nunca esperava q eu voltasse a sentir prazer com ele). Ele agora fala q esta confuso com.tudo, principalmente em relação ao sentimento por mim. Eu penso: será q ele deixou de me amar?
    Tenho sofrido horrores... quero restaurar minha familia, te conquistar meu marido!
    Durante uns 25 dias enviava msgs edificantes, falava do meu sentimento e meu amor por ele. Mas há 2 dias, recanto muitos conselhos e me falaram pra dar um gelo belo, pois ele está se sentindo o máximo! Pois então fiz isso....mas estou sofrendo muito... queria q ele soubesse q vou continuar lutando pelo nosso casamento!
    Semana passada fomos a 1a terapia de casal....mexeu muito com ele... foi tendo... pois remexeu na história de vida dele e como os filhos repetem a história dos pais. Como foi a 1a sessão foi muito triste, pois parece q bossa vida só teve coisas ruins... depois ele se afastou de mim... não quis mais me namorar...disse q realmente precisa de um tempo, quer ficar sozinho para refletir...Por isso tb de eu dar esse tempo a ele. Mas c Estou sofrendo... gostaria de enviar msgs no Whatsapp para dizer q ainda estou esperando por ele. Isso pode ser pior? Eu ficar falando com ele,sobre meus sentimentos?

    ResponderExcluir
  74. Oi. O bom dessa história é que vocês já estão em terapia. Continuem! Creio muito no diálogo. Então, é muito bom que converse com seu marido, sem "concorréncia". Entretanto, é preciso saber se ele quer diálogo. Não adianta mandar frases, se ele não deseja lê-las. Reforço que é muito importante sua disposição em lutar pelo seu casamento. Continue. Sugiro que leia meu livro:FAÇA SEU AMOR DURAR PARA SEMPRE e depois, apenas psra você, leia meu livro SE QUISER SER FELIZ...
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  77. Meu nome é Aaron Ethan eu estava no exército dos EUA e fui para o Afeganistão para manter a paz deixando minha esposa e dois filhos, eu estava longe de casa por 4 anos quando voltei minha esposa me disse que não está mais interessada no ma… rriage que se ela pudesse sobreviver por 4 anos sem mim o casamento não tem sentido. sair de casa por 4 anos não foi fácil, mas não ter uma família quando eu voltei foi mais difícil eu implorei continuamente com ela por 2 anos até deixei o exército apenas para convencê-la, mas todas as minhas tentativas de recuperá-la falharam. Este dia fiel eu estava prestes a assinar um livro de visitas de amigos quando vi um post sobre um lançador de feitiços no começo eu ri, mas peguei o endereço de e-mail e o número de telefone depois de 2 dias, algo dentro de mim me pediu para entrar em contato com ele, então eu o fiz pediu o nome completo e a foto dela que eu lhe enviei, ele me disse que ela ia me ligar depois de 48 horas para minha surpresa ela me ligou antes mesmo das 48 horas e disse que estava errada em ter me deixado e disse que queria eu de volta .apenas usando este testemunho para encorajar outros homens e até mulheres a entrar em contato com este grande lançador de feitiços para feitiço de boa sorte, problemas conjugais e de relacionamento, ganhar na loteria etc, este é o contato direto dele:
    ENDEREÇO ??DE E-MAIL: drajobispiritualhome@gmail.com
    telefone e whatsapp: +2349075773283
    Ele também faz o seguinte trabalho:
    1 SE VOCÊ QUER RECUPERAR SEU DINHEIRO DE ALGUÉM
    2 SE VOCÊ QUER IMPREGNAR SUA ESPOSA
    3 SE VOCÊ QUER CURAR O HIV



    ResponderExcluir