Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Fonte do Mau Humor

O mau humor pode ser algo terrível para a convivência interpessoal. Muita gente se pergunta se isto é causado por alguma doença ou se já é uma patologia. As causas do mau humor são múltiplas.  Tanto uma psicopatologia pode servir de fonte para o humor desagradável quanto problemas relacionados à intolerância da pessoa a eventos frustrantes. Traços da personalidade de cada indivíduo, também, podem desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do mau humor.


Mesmo considerando que poderá ter (e na maioria dos casos tem) uma causa psicopatológica ou até orgânica, muito disso pode vir apenas de uma falta de habilidade da pessoa em lidar com problemas que vão de encontro ao seu conforto pessoal. Existem pessoas que não aceitam uma contrariedade nem admitem que a vida poderá não ser apenas de flores. Ainda existem aquelas que vivem procurando um culpado para suas frustrações.

Uma pessoa, por exemplo, com uma personalidade paranóide, vive desconfiando de tudo que os outros fazem, inclusive as coisas boas. Para essa pessoa, tudo é motivo de desconfiança. Isto leva  a um comportamento mau humorado na maioria do tempo. Conviver com alguém assim, poderá ser extremamente desagradável. O paranóide nunca vai aceitar que erra, mas sempre culpará o próximo por suas falhas. Um abraço pode ser (em sua interpretação) interesseiro; um presente pode sugerir uma humilhação; um pedido o faz pensar que o outro está se aproveitando dele; e, assim, seu humor será, na maioria do tempo, desagradável e hostil.

O mau humor poderá, também, ser algo puramente comportamental. Há pessoas que aprendem a ser mal humoradas. Usam isto como uma ferramenta para conseguir atenção dos outros ou para dizer não a quem desejam. Tais pessoas não têm habilidade em lidar com o outro. Não sabem ser assertivas nem compreendem que a vida não poderá ser vivida sem a interação harmoniosa entre os seres humanos. Quem se comporta voluntariamente com mau humor acredita que todos devem ser subservientes a seus caprichos.

É muito importante saber que o mau humor não resolve problema algum. Ele não traz o emprego de volta, não diminui a dor, não conserta o objeto quebrado, não faz o passado voltar, não rejuvenesce, não gera aprendizado e não une as pessoas. É provável que quem tenha mau humor cuja causa não seja proveniente de uma psicopatologia,  também tenha solidão não resolvida, amor não correspondido, sonho não realizado e objetivo não alcançado.

O mau humor proveniente de mau comportamento é resultado de alguém que não aceita suas falhas nem as habilidades alheias; não reconhece sua fragilidade nem a força do outro; não aceita os próprios erros nem fica feliz quando os outros acertam; não sabe elogiar, agradar, agradecer ou submeter-se às ordenanças superiores.

É possível que as pessoas diariamente mal humoradas sejam vítimas das sequelas de transtornos como a distimia (depressão moderada, mas crônica). No entanto, muita gente se acha beneficiada com os ganhos do mau humor e adotam esta prática por toda vida. A criança mal humorada que é "paparicada" ou recompensada pelos pais, ansiosos para que o filho fique calmo, poderá aprender que o mau humor a faz conseguir o que deseja. Isto a ensina a usar este comportamento no dia-a-dia. O problema é que, fora de casa e longe dos pais, a realidade é outra. O mau humor é algo que necessita de cuidados imediatos, pois separa pessoas, isola indivíduos e pode até levar a consequências mais drásticas. 


Joacil Luis - Psicólogo - CRP13/6160. Contato: (83) 8745 4396.


Nenhum comentário:

Postar um comentário