Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A importância do sono

O sono constitui um mecanismo natural para "reparo" e "reajuste" dos diversos sistemas de funcionamento corpo humano. Negligenciar o sono significa provocar danos à própria saúde. O sono é reparador, tranquilizador, rejuvenescedor e um forte aliado do bem-estar. Ele pode exercer um papel importantíssimo na hora de tomar decisões que necessitam de ponderações. 

Por não saber o quanto o sono pode trazer benefícios ao funcionamento de todo organismo humano, muitos sacrificam noites inteiras deixando que o corpo utilize todas as reservas de energias disponíveis. Quando, porém, não existem mais condições de permanecer acordado, o próprio corpo entra em colapso e declina. Muitos devem lembrar de algum momento em que, por estar muitas horas sem dormir, "apagaram" sem perceber. 

Quando isto acontece, o cérebro entra em ação e providencia o desligamento da consciência fazendo com que a pessoa entre (muitas vezes sem desejar) em estado de sono. Dessa forma, deve-se entender que não se deve forçar o corpo a permanecer acordado mais tempo do que o conveniente. A quantidade de sono necessária para cada pessoa pode variar de acordo com a idade.

Uma criança poderá necessitar de até 14 horas de sono diárias, enquanto um adulto pode ter o corpo totalmente descansado em torno de 7 a 9 horas. Uma outra coisa importante sobre isto, é que o sono deve seguir uma rotina no seu horário habitual, ou seja, é sugestivo que se tenha um horário mais ou menos fixo de ir para a cama, todas as noites. Isto pode facilitar o adormecimento e a boa qualidade do sono.

Muita gente costuma trocar o horário de dormir, fazendo o dia virar noite, como uma forma de compensar o sono perdido. No entanto, isto não é um comportamento aconselhável.

Para os que não têm muita facilidade em adormecer, pode ser recomendado que, durante a noite, não tomem café nem refrigerante, não assistam TV até 01 hora antes de deitar, não leiam assuntos complexos, próximo à hora de deitar. Recomenda-se, também, que não usem televisão no quarto, não deixem luz forte acesa no ambiente de dormir nem façam esforço físico antes de ir para a cama.

O que não se deve deixar de lembrar é que o sono é vital para o o bem-estar físico e mental. Noites mal dormidas são responsáveis por mau humor, agressividade, problemas de relacionamento interpessoal, intolerância e muitos outros comportamentos desagradáveis. Quem não dorme bem poderá não ser uma pessoa tranquila, quando estiver acordada.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP13/6160  Contato: (83) 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário