Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sobre a Autoestima

A autoestima diz respeito a avaliação que a pessoa faz sobre si mesma. Dependendo do resultado, a autoestima poderá descer ou subir. Se uma pessoa acredita que é um fracasso e que não consegue fazer alguma coisa direito, certamente terá problemas de baixa autoestima. Quando, porém, alguém se observa como competente e capaz, sua autoestima permanece boa, proporcionando melhor desempenho em tudo que realiza.

Quem tem boa autoestima é melhor aluno, melhor professor, melhor marido, melhor esposa, melhor filho, melhor pai, etc. Isto porque a autoestima pode servir como regulador dos comportamentos. Se alguém se perceber fraco poderá ter reações tanto de agressividade, a fim de afastar as pessoas para não perceberem sua "fraqueza", quanto de tristeza, conservando comportamentos moribundos e vivendo como uma eterna vítima.

Existe quem acredite que a autoestima já encontra-se formada aos 7 anos de idade, mesmo que ela possa ser modificada em qualquer idade. Dessa forma, os pais são grandes responsáveis pela formação da autoestima dos filhos, uma vez que eles são mais influentes na vida das crianças até os 7 anos.

Pais que tratam os filhos com palavras pejorativas, com agressividade, com desprezo e como se os filhos fossem incapazes de melhorar, têm muita chance de produzirem um sentimento de baixa autoestima nos seus filhos. Dizer a uma criança, por exemplo, que ela é burra e que não faz nada direito é como se estivesse ensinando para ela que os outros são melhores e superiores. E poderá ser assim, que ela se enxergará por toda a vida. 

Existem muitas pessoas que sofrem por ter uma autoestima extremamente rebaixada. Têm muita dificuldade em interagir socialmente. Vivem envergonhadas das coisas que pensam em fazer. Tratam-se mal, tendo raiva de si próprio; lidam com os outros sempre com desconfiança, como se estivessem a beira de serem desmascaradas; não aceitam um não, porque isto é como se lhes mostrassem que "são fracos e incapazes".

A autoestima deve ser cultivada para que haja mudanças significativas. É importante olhar para o passado, no intuito de descobrir a origem da visão distorcida de si próprio. É conveniente aceitar que não se gosta e que precisa mudar o pensamento sobre si. É fundamental olhar para si com vontade de encontrar qualidades que anulem as falhas tão enfatizadas. 

Sem autoestima, uma pessoa é como um pássaro que perdeu a habilidade de voar. A boa autoestima iguala as relações, os comportamentos, os trabalhos e a vida. 

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160    Contato: (83) 8745 4396.

Um comentário: