Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Explicando à criança sobre a origem dos bebês.

Foto: Júnior Paiva
Muitos pais ficam totalmente desajeitados quando seus filhos pequenos perguntam como as crianças aparecem no mundo. Nesta hora, o folêgo fica pouco e as pernas parecem perder a força para sustentar o corpo. Então, na maioria dos casos, são criadas inúmeras histórias fictícias que envolvem cegonha, papai Noel, etc.

O pais precisam entender que as crianças não se sentem constragidas em falar sobre assuntos que envolvam sexualidade. Os adultos, sim, ficam envergonhados e mentem, pensando que estão preservando seus filhos.

Outra coisa importante que os pais necessitam compreender é que o sexo entre o marido e a sua esposa não é algo feio ou imundo que possa prejudicar a vida ingênua de seus filhos. A mentira, sim, é prejudicial.

Então, o correto é conversar honestamente com a criança e contar-lhe cada etapa do surgimento de um bebê. Explicar as diferenças entre o corpo do pai e o da mãe e mostrar que o homem possui um pênis e a mulher uma vagina. Não se faz necessário ser extremamente minucioso, principalmente para criança muito nova (3-5 anos). Se a criança ficar satisfeita com uma resposta mais geral, os pais podem parar. Caso contrário, devem satisfazer a curiosidade sem criar mentiras.

Algumas crianças querem apenas saber de onde vieram. Neste caso, os pais podem dizer claramente que elas vieram da barrida da mãe. Se isto bastar para a entrevistadora mirim, ótimo. Mas, se ela desejar saber como foi parar dentro da barriga da mãe, precisam ser mais esclarecidas.

É importante que os pais saibam realmente o que a criança quer saber. Muitas, principalmente as menores de 5 anos, querem saber simplesmente como os pais se conheceram, como decidiram casar e ter filhos. Neste caso, contar a história romântica do casal pode satisfazer a curiosidade infantil. Para crianças acima de 5 anos, os pais podem perceber que desejam informações mais específicas.

Podem dizer a criança que quando, algumas vezes, ficam bem juntinhos, bem próximos, quando estão se amando e se acariciando (algo bom e que só os casais adultos podem fazer), um líquido como se fosse sementinhas sai do pênis do papai e entra na vagina da mamãe.  Lá, se junta a outra coisa, também, semelhante a uma sementinha. Os dois se juntam e começam a originar o beber que cresce por nove meses até chegar o dia de nascer. Neste dia, o médico abre a barriga da mãe, através de uma cirurgia, e tira o bebê. Mas, muitas vezes, o bebê poderá sair, também, pela vagina.

É necessário que os pais entendam que as crianças precisam crescer tendo liberdade de falar sobre sexualidade com eles. Caso contrário, quando se desenvolvem iludidas com histórias falsas, ao saberem de toda verdade, na escola ou com amigos, começam a perceber que os pais não querem falar sobre o assunto com eles. Então silenciam-se sobre seus problemas e dúvidas sexuais para com os pais.

Muitos adolescentes preferem tratar sobre problemas sexuais com amigos a  ter que sentar e conversar com os pais. Isto, porque nunca tiveram abertura para falar sobre o assunto com eles. Se os pais querem ser amigos de seus filhos, precisam quebrar os tabus desde cedo. É preferível, portanto, que, diante de uma pergunta embaraçosa sobre sexualidade, os pais digam que não sabem e que vão procurar a resposta certa (tempo que precisam para se preparar ou procurar saber como responder), a mentir para seus filhos.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160                contato: 83 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário