Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Proteja seu filho contra o abuso sexual

Foto: Júnior Paiva
É lastimável o número de crianças abusadas sexualmente. Lamentável, também, é saber que a maioria desses abusos é praticada por alguém que a criança conhece. E, ainda, estarrecedor é descobrir que, em muitos casos, parentes próximos estão envolvidos nesta prática repugnante. As famílias precisam acordar para isto e tomar atitudes que venham a coibir os abusos de suas crianças.

Um papel importante no combate aos abusos sexuais está nas mãos dos próprios pais. Eles precisam adquirir hábitos preventivos que tornem as crianças imunizadas para ataques obscenos. Nisto cabe a tarefa de conversar com os filhos, ainda bem novos, mostrando que a sexualidade é algo limpo e benéfico, mas reservado aos adultos.

A criança de 05 anos, e, até mais nova, pode ser educada sobre a sexualidade. Os pais podem sentar com seus filhos numa roda de conversa simples e educativa, mostrando que suas partes íntimas não devem ser tocadas por outras pessoas. E isto não deve incluir apenas desconhecidos, pois são os conhecidos quem mais abusam das crianças.

Os filhos precisam receber informações sobre seus órgãos genitais, conhecê-los pelo nome e saber suas funções. Devem ser ensinados que as brincadeiras que envolvam toque não podem incluir estas áreas. Apenas os pais têm autorização para tocar nos órgãos genitais das crianças, e isto, quando for necessário, em questões de higiene, aplicação de creme para evitar assaduras ou observação de algum problemas de saúde. Pais, também, não devem ficar muito tempo manipulando os órgãos genitais de seus filhos. Esta não é uma prática aconselhável. Brincar com filho beijando seus órgãos genitais ou seu bumbum de forma excessiva deve ser evitado.

Quando a criança cresce em um ambiente onde a sexualidade foi ensinada desde pequena, tem maior chance de saber quando está sendo provocada sexualmente por alguém. É bom que os pais, individualmente ou juntos, tenham sempre tempo para ensinar estas coisas a seus filhos.

Muitos usam tempo excessivo para fazer o filho gostar de um time de futebol. Desde muito novo o menino é vestido com as cores do time do pai, aprende a reconhecer os jogadores e saber que aquele é o goleiro favorito. Se os pais usassem, também, da mesma estratégia para educar sexualmente os filhos, é provável que fossem menos vulneráveis a ataques de pedofilia. Um problema  é que muitas famílias acreditam que os filhos são novos demais para saberem sobre sexo; e outras pensam que isto é dever da escola.

Pais, no entanto, necessitam iniciar a educação sexual de seus filhos ainda muito novos para não correrem o risco de perderem sua prole para os "pervertidos", que se apoderam da inocência como um animal se apossa da presa. Educar é a melhor forma de proteger.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160       Contato: 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário