Pesquise um tema aqui

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sonho e Motivação

Foto: Júnior Paiva
Sonhar é algo que está ao alcance de todos. São os sonhos que produzem motivação para a maioria dos comportamentos humanos. Muitas vezes eles são grandes e glamourosos, mas podem, também, ser quase imperceptíveis. Eles envolvem a profissão, o lazer, a família, o prazer, etc. A capacidade de sonhar é uma ferramenta psicológica disponível apenas para humanos.

Aquilo que o homem sonha direciona os objetivos de sua vida. O sonho é um planejamento mental que surge de acordo com aquilo que a pessoa deseja para si ou para outros. Tudo que o homem faz, tem, de certa forma, influência dos sonhos, embora, nem sempre isto seja reconhecido.


O pai que se esforça muito para manter sua família equilibrada, certamente é motivado pelo sonho de que cada filho tenha um futuro estruturado e próspero. Então, ele se doa com tudo que pode para que isto aconteça. Algo errado no trajeto escolar ou profissional do filho significa um sonho frustrado para o pai.


As decepções causadas por alguma tragédia podem ter um impacto estrondoso ou de médio porte para diferentes tipos de pessoas. Isto vai depender dos sonhos que a tragédia atrapalhou. Uma jovem que sonha em ser uma famosa bailarina, após sofrer um acidente com fraturas nas pernas, pode ter um impacto muito mais significativo que outra pessoa que sofrera as mesmas fraturas, mas alimentava o sonho de ser escritora. As pernas lesionadas afetariam muito mais a aspirante de bailarina.


Na hora de compreender os motivos da dor de alguém, é importante sondar quais os sonhos dele que estão sendo frustrados. Diante da morte de uma mãe, é provável que a criança sofra mais que o filho adulto. Isto porque, os sonhos da criança, certamente, estão mais centralizados na presença da mãe, que não existe mais. 


São, portanto, os sonhos que alimentam a vida. Eles são o combustível da esperança, a motivação dos comportamentos, o brilho da felicidade e o sustentáculo da existência. Parar de sonhar significa mergulhar num oceano escuro de incerteza e desalento. Quem para de sonhar, tão imediato quanto o pensamento, para de viver.


Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160                                      Contato: 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário