Pesquise um tema aqui

terça-feira, 3 de julho de 2012

O Bom Comportamento deve Começar em Casa

Foto: Júnior Paiva
Muitos pais se frustram quando descobrem que seus filhos não têm um bom comportamento na escola. Ser chamado pela direção para ouvir uma reclamação do filho pode ser algo extremamente desagradável. Indignados, voltam para casa dispostos a aplicar tudo que for disciplina recomendável.

O que muitos pais ignoram é que esses adolescentes precisam tanto de punição quanto de exemplo. A correção pode ajudar, mas nunca será tão eficaz quanto a influência que o modelo dos pais representa. Muitos filhos problemáticos são reflexos dos comportamentos que observam em seus lares. E quando os pais olham para eles, é como se vissem seus próprios gritos, brigas, palavrões, birras e agressividade, refletidos em um espelho.


Quando os pais brigam, ensinam seus filhos a serem violentos, quando mentem, induzem os filhos à mentira, ao se machucarem alternadamente com palavras ofensivas, ensinam seus filhos a prepararem um verdadeiro arsenal de palavras "feias" para usar contra outros. Os filhos são imitadores dos comportamentos dos pais.
Pode até haver exceções, mas, na maioria dos casos, filhos de agressivos se comportam com agressividade e  filhos de enganadores sentem prazer em iludir. Quem tem o exemplo em casa, certamente, o usará na rua.

Muitos pasmam ao perceber que conseguiram transformar seus filhos em cópias de seus comportamentos disfuncionais, enquanto outros fingem que não se reconhecem na atitude deles. 

A experiência clínica mostra que, salvo exceções, o adolescente insubordinado vem de uma família onde a submissão nunca foi cultivada e, o estudante irresponsável, pode ter pais que nunca foram organizados.

Sendo assim, mesmo reconhecendo que nem todo filho segue o caminho dos pais,  cabe convocar estes para analisar a forma como se comportam diante deles, pois necessitam saber que são os principais mestres de suas condutas. Todos querem que seus filhos sejam melhores, mas apenas alguns poderão reconhecer que isto está diretamente ligado a seus exemplos como líderes da família.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160            Contato: 83 8745 4396.




2 comentários:

  1. Assim como nos textos anteriores, reafirmo que não só o exemplo dos pais, mas a falta deles constroem indivíduos defeituosos. A ausência dos pais no dia-a-dia provoca nos filhos a vontade de serem notados. Como não têm uma estrutura emocional consolidada, não tiveram bases, essas maneiras de parecer acabam se tornando cada vez mais nocivas.
    Adolescentes sem limites, rebeldes, agressivos. Esses filhos acabam nutrindo "raiva" dessa falta de atenção e agem de maneira oposta aos pais simplesmente para provocá-los. Assim, pais e filhos se distanciam, se machucam.
    Nestes casos a prevenção é a solução do problema. Pais e filhos com relacionamento saudável é sinônimo de família equilibrada.

    ResponderExcluir