Pesquise um tema aqui

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vigorexia - o vício do corpo forte

Foto: Júnior Paiva
Vigorexia é um transtorno caracterizado principalmente por um padrão excessivo de preocupação com a forma física, fazendo o indivíduo praticar exageradamente exercícios físicos acompanhado do uso de anabolizantes (bombas) para desenvolver músculos atraentes e definidos. O vigoréxico (pessoa com vigorexia) pratica exercícios acima da capacidade suportável pelo seu corpo a fim de alcançar um "corpo perfeito".

Semelhante a anorexia por buscar, também, a perfeição do corpo, a vigorexia, paradoxalmente, faz o indivíduo sempre se perceber magro e raquítico, impulsionando à luta por uma definição aumentada dos músculos.


As horas de academia são triplicadas e sua falta traz um desconforto considerável para o indivíduo. Deixar de ir à academia pode aumentar a ansiedade e tirar a tranquilidade do vigoréxico. O desejo de possuir um corpo forte e definido torna-se algo que se pode comparar ao fanatismo. 


A grande maioria dos acometidos por este transtorno é do sexo masculino. Uma população que pode estar entre 15 e 24 anos. Esta é a idade onde os garotos buscam ou se ligam na aparência e exuberância da força corporal. Especialmente os adolescentes devem ser observados por seus pais quando se dedicam exaustivamente aos exercícios físicos. Em muitos casos, o uso de  drogas para acelerá o crescimento dos músculos chega a deformar os corpos jovens e causam, também, sequelas em várias outras áreas, podendo, inclusive, levar à morte.


Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160     Contato: 83 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário