Pesquise um tema aqui

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Lixo Psicológico Pode Danificar a Memória

A memória humana poderá ser comparada a uma casa grande habitada por muitas pessoas. Todos que vivem alí produzem lixo diariamente. Todos os dias alguém tem que limpar tudo, varrer e colocar as coisas que não servem em um local fora da casa.

Se não for realizada uma boa higienização, dependendo do tipo de material, é provável que haja aprodrecimento, geração de bactérias, fungos, vermes, etc.
Uma casa que não é bem limpa pode se tornar um local pouco hospitaleiro.

O processo de formação do lixo é simples: as pessoas adquirem as coisas, trazem para dentro de casa, retiram a parte útil e excluem o que não serve.

Semelhante a casa, a memória também recebe bilhões de informações que vão preenchendo seus espaços psíquicos como se fossem sendo colocadas em um grande armário. Estas, necessitam de uma seleção para que não fiquem ocupando espaços indevidos na memória.

Aquilo que não serve, deve ser apagado ou desconsiderado para que a memória não se sobrecarregue. Muita coisa que vem à memória não tem utilidade. Então, deve ser descartada. No entanto, assim como  algumas pessoas tem dificuldade em fazer uma boa limpeza na casa, outras acham difícil excluir as coisas inúteis da própria memória.

Pessoas assim, tornam-se grandes depósitos de lixo psicológico, pois guardam na memória: mágoa, palavras ofensivas, tristezas, dissabores da vida, angústias, brigas, ódio, etc. Esses, e inúmeráveis outros exemplos, são lixos psicológicos que apodressem e contaminam a mente de muitos, transformando-os em doentes, sem capacidade de pensar corretamente.


A mente com lixo é privada do raciocínio, não consegue funcionar com harmonia, nem produz pensamentos sadios. O lixo psicológico estraga a convivência, impede o sono, aumenta o estresse e diminui a qualidade de vida. Para alguém com a memória "poluída" todo conselho é indevido, toda palavra é agressiva, qualquer falha é irreparável.

Cuidar daquilo que se guarda na memória é melhor e mais adaptativo do que deixar o lixo psiquico estragá-la completamente. Antes, portanto, de ficar, teimosamente, relembrando algo fútil, lembre-se de quão importante é manter sua memória limpa.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP/13 6160              Contato: 83 8745 4396.

5 comentários:

  1. Preciso entrar em um processo de faxina da memória, urgente!!!!!

    ResponderExcluir
  2. EDIVANIA CAVALCANTI5 de julho de 2012 às 14:42

    Boa Tarde Joacil eu também preciso fazer uma limpeza geral,por onde começo? Parabêns cada artigo é muito bom para reflertir.

    ResponderExcluir
  3. Reconhecer a necessidade de iniciar a limpeza já é um bom começo. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom tenho q aprender a fazer essa limpeza diária !

    ResponderExcluir