Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Se precisar, mude!

Se precisar, mude. Mas, não para satisfazer uma maioria sedenta de que a justiça seja feita sobre a vida dos que estão longe.

Se precisar,  mude. Mas, não porque os outros mudaram. Isto nunca trará verdadeira satisfação!

Se precisar, mude. Mas, encontre a verdadeira razão para que isto ocorra. 

Não mude por causa dos ignorantes, nem pelos que meneiam a cabeça em desaprovação. Mude apenas se desejar. E, se quiser ser diferente, poderá até seguir o exemplo alheio. Mas tem que ficar bem, quando tudo acabar.

Se precisar, mude. E, poderá até ser para agradar alguém que te faça bem. Mude para ser mais amado, mais querido e até para retribuir um gesto de carinho. Mas, não mude pela opressão, pelo opressor ou por quem ridiculariza.

Poderá mudar pelos pais, pelos filhos, pela família, por um amigo, por um grande amor. Se a mudança trouxer o bem, que importância é que tem se foi alguém que impulsionou? 

Pense em mudar para desfrutar de outras experiências, para se permitir inovar, para buscar evolução e para se sentir melhor. Mas, não mude pelos grupos, ou pelas minorias, nem pela maioria, mude apenas se precisar. 

Sim! Se precisar, mude. Não morra no marasmo, na falta de novidade, na inexperiência e na fixação pela mesma atitude. Só não mude sem querer, nem se deixe vender aos interesses alheios. 

E, se precisar mudar a roupa, visite o alfaiate. Troque a seda pelo linho. Vá ao shopping, troque tudo: camisa, bermuda, calça, jaqueta, terno e gravata. Mas, não mude sem vontade. Não troque a liberdade pela ideia de alguém. 

Mas, se precisar mudar a vida, e quiser outra forma de pensar, renuncie o velho hábito, deixe o certo dominar. Comporte-se bem direitinho, mas só se quiser mudar. Não faça por interesse, nem por mandado de alguém, mas apenas por você, para ser melhor também.


Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160 Contato: (83) 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário