Pesquise um tema aqui

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Emoções - Amigas ou Inimigas?

As emoções fazem parte da vida. Todos já nascem com elas. Trata-se de reações fisiológicas que ocorrem de acordo com a interpretação que o organismo faz sobre determinados estímulos. A intensidade como elas se manifestam varia de pessoa para pessoa. Depende de uma série de fatores, como: experiências, aprendizados, estrutura psicológica e crenças. Todas as emoções, inclusive as tidas como desagradáveis (medo, raiva e tristeza) são necessárias para o bom equilíbrio do organismo.

Saber lidar com as emoções é o grande diferencial para se ter uma vida considerada tranquila, desfrutando do que todos buscam: o bem-estar. Muita gente sofre, e causa sofrimento, por não saber lidar adequadamente com essas "manifestações fisiológicas".

Quando alguém vive uma onda de raiva, por exemplo, costuma "explodir", agredindo, ferindo e machucando, mesmo as pessoas que mais ama. Mas, depois que a emoção acalma, o arrependimento ou remorso surge, aumentando outro sentimento desagradável - a tristeza. É provável que sempre que se aja por motivação da raiva, a tristeza venha como recompensa. 

Pode-se pensar nas emoções como uma pista onde se trafega dirigindo um automóvel. Quando a estrada é asfaltada (emoções boas), é possível aumentar a velocidade e desfrutar de tranquilidade a 120Km/h. Entretanto, alguns caminhos são esburacados (emoções desagradáveis), mas indispensáveis para se chegar a determinados locais. O bom motorista diminui a velocidade na rodovia ruim, e continua seu trajeto, de forma mais lenta, mas sem trazer prejuízos ao automóvel. Quem tentar continuar em alta velocidade nos trechos com buracos, poderá quebrar o carro ou causar um sério acidente.

As pessoas que conseguem lidar bem com as emoções sabem viver nas mais diferentes situações, sem trazer "dores" para si, nem para os que lhes cercam. Nem toda estrada é asfalto, nem toda emoção é amor. Mas, todas se manifestarão em algum momento. Não é errado, nem doentio sentir raiva, tristeza ou medo. Essas emoções existem para trazer equilíbrio à vida. 

Sem medo, a audácia poderia aumentar, e o número de acidentes por imprudência seria descontrolado. Portanto, a cautela é aliada do medo que, de certa forma, freia muitos comportamentos precipitados.

A raiva ajuda o homem a reconhecer o momento de agir, de tomar atitude, de lutar para defender-se. Sem ela, o homem seria totalmente inerte, à mercê do destino.

Sendo assim, o grande segredo da vida é usar cada emoção de forma correta, sem se deixar dominar por nenhuma. Não é errado sentir raiva, mas é totalmente disfuncional agredir os outros quando se está raivoso. São os comportamentos motivados pelas emoções "desagradáveis", e não elas próprias, que prejudicam as relações sociais. 

As emoções que todos gostam de ter são amor e alegria. Então, o segredo para lidar com as outras está em aumentar estas duas. Fazer coisas que estimulem o amor e a alegria trará redução da raiva, tristeza, medo e suas derivações. 

As emoções, portanto, são boas, necessárias e indissociáveis da natureza humana. Nunca alguém conseguirá extirpá-las de sua vida. Mas, será sempre possível lidar com cada uma delas, sem julgamento, preconceito ou submissão. Ninguém precisa ser escravo do que sente, nem há necessidade de rejeitar as emoções. Elas estão para a vida psicológica como as pernas para o andar.

O bem-estar, então, reside em aprender reconhecer, aceitar, lidar e equilibrar as emoções. Quem se emociona de forma correta tem mais chance de ser feliz. Família sadia é aquela onde as emoções ocorrem de forma harmoniosa. Casal feliz é aquele que sabe regular a velocidade de seu comportamento, de acordo com a emoção predominante. 

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160  Contato: (83) 8745 4396.


Nenhum comentário:

Postar um comentário