Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mindfulness - Atenção plena para uma vida plena.

Há tanta pressa na sociedade atual, que as pessoas não conseguem mais viver no tempo presente. A maioria está no passado, revivendo momentos que jamais voltarão, ou projeta-se no futuro, trazendo os acontecimentos que poderão nunca existir, sobrecarregando a mente, que deveria estar atenta ao que acontece hoje, aqui e agora. Esta desatenção ao presente faz com que as pessoas vivam de uma forma tão automática, que não consigam aproveitar as coisas boas do momento atual. A consequência deste comportamento "desatento" é o estresse, a ansiedade, a depressão e muitos outros distúrbios emocionais.



Mindfulness (atento no agora) é um conceito relativamente novo, para um processo milenar. A necessidade de atentar para o momento presente e desligar-se de qualquer outro estado de tempo, foi motivado e ensinado pelo próprio Cristo ("Não vos inquieteis pelo dia de amanhã... Mt. 6.34), que sugeriu aos seus discípulos atentarem para o dia de hoje.

Está atento no momento presente poderá ser mais simples do que se imagina, mas requer treino e dedicação. Isto porque as pessoas estão "viciadas" em permitir que a mente aja por conta própria, na maioria das atividades do dia-a-dia, sem que possam perceber sensações, novidades, mudanças e reflexos que aconteçam no aqui e agora.

A divagação, ou fuga dos pensamentos para algum lugar temporal ou espacialmente diferente do momento, é tão comum que alguém pode ter muita dificuldade em acreditar na realidade e ignorar a "ilusão" da imaginação. Uma pessoa ansiosa acredita tanto em um pensamento catastrófico, em relação ao futuro, que não consegue se fixar no agora e perceber que o futuro não aconteceu ainda, e poderá nunca se tornar real.

Viver com uma consciência mindfulness significa aplicar a atenção na novidade presente, naquilo que está acontecendo no momento atual. É observar a experiência da vida, na hora exata em que ela surge, sem querer modificá-la ou julgá-la. 

Uma experiência mindfulness bastante simples é observar a própria respiração. Este processo automático do corpo ocorre ininterruptamente, desde que se nasce, sem qualquer interferência consciente. As pessoas nunca param para observar os fenômenos que ocorrem dentro do corpo, promovidos pela respiração. Mas, quando se foca nas sensações de respirar, a atenção poderá ser direcionada para o presente e fazer com que se entre em uma experiência real.

As pesquisas apontam que praticar mindfulness traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, como: controle da ansiedade, melhora da depressão, diminuição da irritabilidade, revitalização da memória, vigor físico e mental (PENMAN, 2015).

Para iniciar uma vida mais saudável através do mindfulness, a dica importante é começar a praticar atos mais conscientes. Pequenas atividades como comer, beber água, escovar os dentes, tomar banho, etc., poderão ser treinadas para acontecer de forma mais consciente. Pode-se, por exemplo, começar a observar quais sensações ocorrem no corpo, quando a água é colocada na boca. É importante apenas observar, investigar o trajeto do líquido, o comportamento do interior da boca ao ser inundado, etc. 

Perceba-se que mindfulness é uma prática de atenção ao momento presente. Isto é diferente de um relaxamento. Mesmo que a pessoa que pratica a técnica sinta-se mais relaxada (como consequência do exercício mental), a observação é a principal meta.

Quando se pratica o mindfulness, os processos mentais são estimulados para "se renderem" à consciência, possibilitando que as divagações, responsáveis por processos de pensamentos automáticos disfuncionais, ocorram deliberadamente. Assim, quando um pensamento futuro, gerador de ansiedade, quiser invadir a mente de alguém, será bloqueado pela consciência que está ativa observando a diferença entre realidade e virtualidade. 

Mindfulness leva à consciência da realidade presente sobressaindo-se às sugestões mentais. Um pensamento, que é virtual, poderá ser tão "ruminado" pela mente inconsciente (quando não se está atento) que levará alguém a acreditar mais nele do que no que realmente acontece.

A falta de conhecimento da realidade atual poderá ser considerada como o oposto do mindfulness. A maioria não conhece (nem busca conhecer) quais os processos naturais (normais) que fazem parte dos muitos momentos da experiência física do corpo. Então, quando sente uma emoção qualquer, apega-se às conjecturas da mente, sem perceber que podem estar distorcendo a realidade.

Hoje há uma necessidade urgente das pessoas praticarem mindfulness, ou seja, de se tornarem mais plenamente atentas ao presente, ao aqui e agora. Seguem algumas dicas:

- Pare um momento e fique atento à sua própria respiração, observando tudo que acontece no seu corpo à medida que inspira e expira. Não julgue o que sente, apenas observe. Se se distrair, redirecione sua atenção novamente ao foco inicial. Isto ajudará a treinar a atenção no presente (um minuto já é bastante, para iniciar).

- Pratique fazer pequenas tarefas de forma mais consciente, como: pentear os cabelos, vestir uma blusa, caminhar alguns metros, etc.

Vale lembrar que o processo automático do cérebro para realizar a maioria das tarefas diárias é algo importante e útil para economia de energia mental. O descontrole desses processos é que poderá trazer prejuízo. Tentar comer enquanto fala ao celular, no mesmo momento que tenta preencher um cheque, poderá ser algo extremamente automático, mas totalmente propiciador ao estresse. 

Portanto, pare um pouco, pratique mindfulness, fique atento, veja seu filho crescer, contemple as flores do seu jardim, sinta o contato dos que estão perto, deixe a água lhe massagear na hora do banho, ouça a voz dos seus queridos e desfrute do único momento real, o agora.

Joacil Luis - Psicólogo -  CRP 13/6160  - contato:  (83) 8745 4396.

2 comentários:

  1. Parabéns Joacil!
    Artigo excepcional.
    Me orgulho de seu comprometimento e competência para com os seus pacientes e população em geral!

    ResponderExcluir