Pesquise um tema aqui

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Por que as "Baleias Azuis" aparecem?

Imagem do Google
"Baleias azuis" podem surgir quando os pais negligenciam a formação emocional de seus próprios filhos; quando há mais investimento nas demais áreas e quase nenhum em suas almas; quando os presentes têm a intenção de cobrir uma ausência, muito mais do que de trazer diversão; quando os quartos dos filhos se tornam ambientes totalmente impróprios para a estadia dos pais; e, também, quando cada membro da família passa a viver de forma independente, mesmo que ainda não possam ser autônomos, como se fossem sozinhos no mundo.


Algo pior que uma baleia azul é uma família incolor, totalmente embotada pela ignorância, falta de diálogo e pela supremacia de uma ditadura regrada pela brutalidade. Hoje, há cada vez menos espaço para as trocas de experiências entre pais e filhos, pois tudo isto tem sido substituído pela distração midiática, corroendo relacionamentos e transformando pessoas em zumbis movidos à virtualidade. Mais danoso do que qualquer jogo suicida é a atitude dos chefes de família que enchem os filhos de brinquedos e esvaziam seus corações de amor, precedendo o vazio e antecipando o apego à autoagressão. É comovente ver jovens sentirem prazer na mutilação de seus corpos, buscando nesta prática amenizar a dor que incomoda a própria alma. São crianças que não aprenderam a se amar porque nunca receberam este sentimento daqueles que lhes têm por obrigação doar.


Num coração cheio de afeto familiar nenhuma "baleia" sobreviverá com propósitos devastadores. Os muitos jovens que seguem um líder virtual poderiam estar abraçados a seus pais, passeando, trabalhando, estudando e valorizando a vida. Em vez disso, correm de um lado para outro mendigando algum resquício de prazer. E, acabam confundindo dor com satisfação, amor com isolamento, escravidão com diversão, morte com solução etc. Muitos acabam não tendo oportunidade de saberem que a morte não tem competência para resolver qualquer problema da vida.

Quando a "baleia" consegue ceifar os jovens, é porque já destruiu as relações familiares, os bons costumes, os abraços fraternos entre pais e filhos e a conversa educativa que cada Lar sempre precisa ter.

Na família bem estruturada não há água abundante para "baleias assassinas" nadarem. Qualquer peixe que se aproxime morrerá pela falta de atenção.


É uma pena que incautos jovens tenham como principal opção de lazer jogos cruéis, desprovidos de virtude e carregados de atividades sombrias.

E, não importa se brincam de amarelinha ou com um celular de última geração. O que conta mesmo é se a família está presente, sendo o maior presente que cada filho necessita.
Pais atentos ensinam seus filhos pescarem, e podem até pegar um peixe grande. Mas quando não aprendem isto, podem cair nas garras de um monstro qualquer. Entretanto, se as famílias assumissem suas atribuições para com seus descendentes, acho pouco provável que bichos, de qualquer cor, pudessem ceifar tantos jovens.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160 Contato: (83) 98745 4396 99962 5283.

Nenhum comentário:

Postar um comentário