Pesquise um tema aqui

sábado, 20 de janeiro de 2018

O que é uma Avaliação Neuropsicológica?

     Trata-se da avaliação das funções neuropsicológicas de uma pessoa, a fim de verificar a funcionalidade de cada uma, fazendo uma correlação entre algum déficit existente e alguma deficiência cognitiva, motora, sensitiva ou de qualquer outro domínio. Em outras palavras, é possível afirmar que quando se avaliam as funções neuropsicológicas de alguém, se investigam os indícios de lesões em alguma região cerebral que possa estar comprometendo a funcionalidade das partes do organismo dependentes daquele local.

     As principais funções neuropsicológicas são: atenção, sistema executivo, linguagem, percepção visual e memória. Cada uma destas tem ligação direta ou indireta com alguma região cerebral. Como exemplo, podemos citar a atenção que é processada em regiões do lobo pré-frontal (testa) do cérebro. Uma lesão nesta região poderá comprometer a capacidade de atentar para as atividades do dia-a-dia, trazendo prejuízo em muitas áreas da vida, inclusive no desempenho acadêmico. Alguns estudantes com problema de desatenção, falta de concentração ou dificuldade em manter o foco nos estudos, podem ter algum tipo de comprometimento neste setor cerebral.



     Nunca é bom, no entanto, enxergar o cérebro como uma grande massa subdividida em setores que agem de forma independente. Todas as suas regiões estão interligadas entre si, influenciando-se mutuamente. Desta forma, nem sempre um problema no domínio atenção terá relação apenas com o lobo pré-frontal, sem sofrer influência de alguma outra estrutura cerebral. Mas, toda disfunção tem sua área de maior dominância. 

     Através da avaliação neuropsicológica é possível haver um diagnóstico mais preciso de determinado problema, para que seja possível uma intervenção correta. O processo é realizado através da observação clínica do neuropsicólogo, entrevistas feitas com o próprio paciente e/ou familiares e cuidadores e a aplicação de testes para medirem a capacidade funcional de cada um dos domínios já citados. Tal exame requer um apurado conhecimento do profissional sobre neuropsicologia, anatomia cerebral, disfunções neuropsicológicas etc.

     A avaliação neuropsicológica é recomendada para auxilio nos diagnósticos dos variados tipos de demências, dificuldades de aprendizado, TDAH, pós-AVC, pós-TCE ou qualquer outro fator com suspeita de comprometimento cerebral. Sobre isto pode-se citar uma pessoa que trabalhava normalmente como locutora de uma rádio qualquer, mas que após sofrer um Acidente Vascular Cerebral - AVC, começou a apresentar dificuldade em se comunicar. 

     Através da avaliação neuropsicológica poderá ser possível verificar qual o tipo de dificuldade que ele apresenta, fazendo um paralelo entre ela e as regiões cerebrais responsáveis pela fala. Caso ele, por exemplo, não consiga falar, mas possa compreender o que as outras pessoas dizem, poderá estar com alguma lesão (devido ao AVC) no lado esquerdo cerebral, numa parte do lobo frontal conhecida como área de broca.

     A partir dos resultados de uma avaliação neuropsicológica será possível traçar um plano de reabilitação, com estimulação da função prejudicada através de uma série de exercícios elaborados de acordo com cada caso. Muitos pacientes se beneficiam com a estimulação neuropsicológica e recuperam grande parte de suas atividades do dia-a-dia. Este exame torna-se, portanto, de imprescindível importância para diagnóstico e prognóstico de muitas dificuldades neurofuncionais.

Joacil Luis - neuropsicólogo - CRP 13/6160  contato: (83) 98745 4396  /  99962 5283 (whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário