Pesquise um tema aqui

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Estresse pós-traumático

Como sugere o próprio nome, o transtorno de estresse pós-traumático é uma psicopatologia que acomete pessoas que vivenciaram ou testemunharam alguma experiência traumática envolvendo risco de morte, medo intenso, agressividade, dano à vida, etc. Geralmente a pessoa reage a estas experiência com medo intenso, sentimento de impotência ou desespero.

Dentre a sintomatologia do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-traumático) podem ser encontradas duas características marcantes: a pessoa precisa ter vivido ou testemunhado um evento traumático e deve ocorrer lembranças vívidas em pensamentos, imagens mentais ou sonhos da situação, provocando no paciente comportamento de evitar falar no assunto ou ver algo relacionado ao mesmo.

Desta forma deve-se perceber que o TEPT está diretamente ligado a pré-existência de um acontecimento traumático. Sem este, torna-se impossível o diagnóstico. A situação dolorosa é, portanto, a porta para entrada dessa psicopatologia. Como evento traumático pode-se considerar: um acidente envolvendo vítimas; uma briga entre pais presenciada por uma criança; um assalto visto ou vivido por uma pessoa; um estupro; uma catástrofe natural (terremoto, enchente, deslisamento, etc).

A pessoa acometida de TEPT pode apresentar dor de cabeça constante, insônia, medo exagerado de algum barulho ou algo que traga lembrança do evento sofrido, dificuldade de concentrar-se em alguma tarefa, vigilância constante como se estivesse sempre esperando algo terrível acontecer, etc.

No transtorno do estresse pós-traumático, a pessoa desenvolve pensamentos catastróficos sobre os eventos que se assemelham à primeira experiência dolorosa. Por este viés uma intervenção terapêutica voltada para a modificação desses pensamentos pode ser de grande ajuda para o paciente.

A terapia cognitivo-comportamental busca ensinar ou ajudar alguém com TEPT a reestruturar sua forma de pensar, associando isto às técnicas de relaxamento e dessensibilização. Esta intervenção psicoterápica tem sido de grande ajuda no tratamento do TEPT, sendo um forte aliado da terapia farmacológica.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160   Contato: 83 8745 4396. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário