Pesquise um tema aqui

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vote e Fique bem!

O ato de votar é um direito conquistado através dos anos, por meio de lutas, reivindicações e protestos. Votar  significa participar de um sistema democrático onde o homem opina sobre a escolha de seus governantes.

No entanto, por longo tempo, o voto tem sido associado ao sentimento do homem. Muitas pessoas não escolhem o candidato, mas apenas são impulsionadas pela emoção. Isto implica dizer que o sentimento tem influenciado muito na hora de escolher alguém. Muitos já descobriram isto, e promoveram campanhas com métodos que estimulam a emoção, fazendo as  pessoas sentirem, ao invés de escolherem. 

Escolher significa verificar a história de vida, o passado, o currículo, a ficha, etc. Quando se escolhe uma roupa, dentre as muitas coisas que observa, se olha a origem, a marca, as costuras, o tecido, etc. A última coisa que se faz é vestir para perceber se sente-se bem com tal roupa. Para escolher um candidato, deve-se, semelhantemente, tomar precauções através da análise de sua história de vida. Se tem ficha suja, mesmo que seja bem emotivo, não deve ser escolhido.

Sentir significa optar por aquilo que as emoções transmitem. Nem sempre se sente a mesma coisa pelo mesmo estímulo em toda ocasião. Quando alguém usa o sentimento para escolher o candidato, acaba querendo que todos sintam o mesmo. Escolher pelos sentimento gera confusão, briga, separação. Quem escolhe pelos sentimentos quer divulgar, quer que os outros saibam, quer expressar suas emoções. O sentimento pode ser passageiro e incerto. 

Quando a escolha é feita através das emoções, é acompanhada das brigas, divisões familiares, rixas e disputas fúteis. 

A razão deve perdurar na hora de escolher o candidato.

No demais, boa votação para todos.

Joacil Luis - psicólogo - CRP 13/6160.  contato: 83 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário