Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Criança Abusada Sexualmente - Sinais de alerta

O abuso sexual em crianças, infelizmente, não tem sido algo pouco comum na atualidade. Tanto entre aquelas vitimadas por estranhos quanto por vizinhos, amigos da família e até parentes próximos. Diante disto, os pais precisam atentar para muitos sinais que poderão apontar para o fato de uma criança está sendo abusada sexualmente. É papel imprescindível destes observarem os comportamentos dos filhos, principalmente se passam a apresentá-los em uma sequência muito frequente.

Algumas crianças, quando abusadas sexualmente, podem apresentar um comportamento sexual inadequado para suas idades. Podem ocorrer masturbações precoces e compulsivas, algumas vezes, até em público. É comum, também, a manipulação exagerada do órgão sexual e o pedido para que outra pessoa o faça. A linguagem da criança pode apresentar uma conotação maliciosa, pronunciando palavras de cunho erótico tanto estando sozinha, brincando com bonecas, quanto na presença de outras crianças e adultos. 

Vale ressaltar que alguns pais permitem que seus filhos vejam novelas ou filmes inapropriados para a idade deles. Isto pode fazer algumas crianças aprender e imitar comportamentos como: abraçar, beijar, esfregar-se no outro, deitar sobre o outro, etc. Neste caso, o que impulsiona o comportamento pode ter mais relação com a programação assistida pela criança.

Algumas crianças abusadas sexualmente podem construir desenhos eróticos, enfatizando os órgãos sexuais ou cenas que se assemelhem ao ato sexual. Outro comportamento comum é o sentimento de culpa, levando a isolamento, choro, tristeza (sem motivo aparente) e silêncio. Outras se tornam agressivas e têm queda no rendimento escolar. 

Muitos pais ficam preocupados quando percebem algum comportamento "anormal" em seus filhos. Alguns querem corrigir o comportamento e acabam esquecendo que ele pode ser apenas um sinal de alerta para algo mais grave, que possa estar ocorrendo. Em muitos casos, observar é mais proveitoso do que disciplinar. Saber o que leva a criança a praticar determinado comportamento poderá ser fundamental na hora de extingui-lo. 

Evidentemente o comportamento social da criança sexualmente abusada poderá apresentar alteração. Os mais pequeninos podem não querer mais brincar com outros ou ter as brincadeiras "sexualizadas", causando desconforto tanto aos amiguinhos quanto aos seus pais. Isto poderá levar a criança a ser rejeitada na escola e taxada de "diferente", "estranha", "esquisita", etc.

Tanto as tias, na escola, quanto os pais devem atentar para muitos comportamentos "diferentes" nos pequeninos. Sempre evitando a catastrofização. Nunca confundir a criança que, em uma atitude isolada, olhou em baixo da saia de uma coleguinha, com a que possui um conjunto de comportamentos que apontam para uma sexualidade precoce. Na dúvida, é recomendável procurar ajuda profissional.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160   Contato: (83) 8745 4396.
Leia também: http://joacilpsicologo.blogspot.com.br/2012/07/proteja-seu-filho-contra-o-abuso-sexual.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário