Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Passos para lidar com o adolescente rebelde

Mesmo aquelas pessoas que não convivem com um adolescente com problema de comportamento, já devem ter ouvido falar dos traços de rebeldia que acompanham essa fase da vida. Lidar com isto nem sempre é uma tarefa fácil e, na maioria das vezes, pode trazer conflitos na família. Os pais, principais responsáveis pela condução dos filhos nesta idade, sofrem desesperados, não sabendo a forma correta de corrigir. Alguns batem, outros rejeitam. Tem pai que abandona e muitos fingem não se incomodar com o problema. No entanto, para os que buscam uma forma funcional para corrigir adolescentes rebeldes, seguem alguns passos importantes:

Descubra seus sentimentos pelo seu filho

Muitos pais, cheios de boa vontade, não conseguem perceber que estão, cada vez mais, afastados sentimentalmente dos filhos. O comportamento problemático repetitivo acabou estimulando a raiva. Quando o pai tem raiva do filho, não consegue raciocinar para planejar uma forma coerente de corrigi-lo. A raiva provoca reações insanas, que podem levar à agressão. Filhos agredidos podem ser levados à revolta que, por sua vez, conduz novamente a mais comportamento rebelde. Na hora de disciplinar, portanto, os pais devem lembrar: que estão lidando com os próprios filhos, que eles são adolescentes, que não precisam ser agredidos para entender que erraram, que a raiva não pode direcionar a forma de correção. 

Lembre como você se comportava na adolescência

Isto poderá ser útil para perceber que muitos adolescentes trazem na própria natureza traços dos comportamentos dos pais. Muitos pais nem percebem, mas ainda têm comportamentos "estranhos", que são copiados pelos filhos. Pais mentirosos podem gerar filhos com a mesma tendência, não simplesmente por uma questão genética, mas pelo aprendizado que a convivência produz. É preciso muito cuidado ao se comportar na frente dos filhos, pois eles estarão copiando e aprendendo tudo. Não seria surpresa se os pais descobrissem que os filhos adolescentes se parecem muito com eles. E quando isto não ocorre, talvez tenha faltado a influência boa, que a presença frequente em suas vidas poderia causar. É bom lembrar que quando se tenta corrigir um "defeito" de um adolescente, pode-se estar disciplinando a própria conduta. Como alguns pais não podem (nem querem) disciplinar seus próprios erros, jogam sobre os filhos o castigo que eles já deviam ter recebido. Antes de corrigir o filho de forma irracional, é bom alguns pais pensarem se não merecem a mesma punição.

Aprenda o exemplo da galinha

Quando esta ave choca seus ovos, os filhotes passam a segui-la por toda parte. Onde existir uma galinha, ali estarão seus pintinhos. Isto ocorre por muito tempo. Ela os ensina a procurar comida, a livrar-se dos predadores e a fugir de situações de risco. Os pintinhos aprendem, enfim, a se comportar como galinha. Muitos pais, quando geram seus filhos, passam a viver como se não os tivessem. Não os levam para passear, não conversam, não tiram um dia para irem à escola deles, não conhecem os seus amigos, não sabem a hora que eles chegam da rua, não sabem quando eles estão com problemas, etc. Os filhos crescem influenciados por qualquer "coisa", menos pelos pais. Então, naturalmente, ao se tornarem adolescentes, terão comportamentos diferentes. Assim como os pintinhos criados longe da galinha podem não saber ciscar, os filhos que crescem longe dos pais poderão não aprender seus comportamentos.

Depois de observadas estas coisas, os pais precisam atentar para a forma como estão lidando com seus problemas. Evidentemente, mesmo que eles tenham errado em tudo, não se pode usar isto para justificar ou tolerar os comportamentos disfuncionais de muitos adolescentes. No entanto, é preciso lembrar que não é, em muitos casos, de disciplina que os garotos precisam, mas de exemplo. 

Reconhecer que os filhos estão seguindo um caminho errado poderá ser mais frustrante para os pais, que se enxergam neles, como se estivessem se olhando em um espelho do tempo, que os conduzem ao seu próprio passado. Então, cabe lembrar que, se estes pais estiverem dispostos a mudar, poderá ser mais fácil transformar os comportamentos dos filhos. Os pais andam na frente dos filhos. Estes seguem observando os seus passos. Se os primeiros pisarem em terra imunda, poderão levar os últimos a se sujarem.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP/13 6160 Contato: (83) 8745 4396.

2 comentários: