Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 23 de junho de 2014

A criança deve ter seu próprio quarto.

Um hábito comum nas famílias é os pais, principalmente de primogênito, acostumarem a criança a dormir no mesmo quarto e, muitas vezes, na mesma cama que o casal. Isto começa de forma agradável, quando o bebê chega em casa, nos primeiros dias de vida. Com a desculpa de que é muito novinha para ficar sozinha, a criança é colocada na cama dos pais e acaba crescendo sem nunca se acostumar a dormir no próprio quarto. Quase sempre, depois de uns anos, os pais percebem que cometeram um grave erro, e sentem dificuldade em corrigí-lo.

Nem seria algo incorreto, sendo até admissível, que uma criança recém-nascida durma nos primeiros dias de vida, no quarto dos pais. O que torna tal hábito complicado é a "fraqueza" dos genitores em conduzir a criança, após habituar-se com a casa, para dormir em seu próprio quarto. São os pais quem ensinam os filhos a se acostumarem a dormir com o casal. 

Muitos usam a desculpa de que a criança é frágil, que poderá chamar e não ser ouvida, que não sabe se defender, que precisa ser amamentada, etc. Há um leque de desculpas para justificar o desejo dos genitores de terem seus pequenos mais o próximo que seja possível. 

Dentre os problemas que este comportamento pode causar, destaque-se a construção da independência e autonomia da criança e a própria privacidade do casal, que é afetada com a presença do filho no quarto. 

Evidentemente, não se pode ser extremista nesta questão. É absolutamente normal e saudável, que uma criança durma ou permaneça na cama dos pais em momentos especiais, quando conversam, brincam, assistem a algum filme, etc. Muitas vezes, a criança está doente e um pouco carente de afeto, e pede para ficar um pouco mais com os pais. Isto não é proibido nem ofensivo.

Um outro fator a ser considerado é que a própria criança necessita aprender a ficar sozinha construindo intimidade com seus brinquedos e com seu próprio ambiente. Estando em seu próprio quarto, não terá que esperar ou depender do horário de dormida dos pais. A criança, geralmente, dorme mais cedo. 

Infelizmente, algo que reforça o hábito da criança dormir com os pais é a necessidade destes se sentirem seguros perto de seus pequeninos. Muitos pais são inseguros e imaturos para promoverem autonomia em seus filhos. São bem intencionados, mas podem transformar seus filhos em medrosos e dependentes. 

 Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160    Contato: (83) 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário