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segunda-feira, 16 de junho de 2014

TDAH e Aprendizagem

O TDAH é um transtorno caracterizado principalmente por déficit de atenção e comportamento hiperativo. Tanto pode ocorrer com apenas a presença de um desses sintomas quanto com a combinação dos dois. Entretanto, devido a hiperatividade se manifestar de forma mais visível, através de agitação motora, conversas e dificuldade de permanecer quieto, tem sido dada maior importância a esta faceta do TDAH por parte de educadores. Algumas vezes, o tipo apenas desatento demora mais para ser percebido. 

Em todos os tipos de TDAH poderá haver grande dificuldade no aprendizado. Isto porque a criança com este problema poderá apresentar falhas nas funções executivas (dificuldade em planejar, executar, tomar decisões, etc) e na linguagem (falta de compreensão e dificuldade de expressão). 

A escola é o principal centro de observação da criança com alguma sintomatologia de TDAH. Além de passar boa parte de seu tempo neste ambiente, está sob cuidados de profissionais habilitados em comparar comportamentos, acadêmicos e comuns, de acordo com a faixa etária. São os professores, portanto, os primeiros profissionais a perceber que algo ocorre em desajuste. Estes, ao comunicarem aos pais, orientam que procurem ajuda profissional, para melhor entenderem o "problema" dos filhos. 

Para identificar o TDAH poderá ser necessária a interação de vários profissionais, como: psicopedagogo, psicólogo, neuropsicólogo, neurologista, além do professor. A área de abrangência dos sintomas deste transtorno pode afetar setores diversos do desenvolvimento da criança. Vale lembrar que a maioria das crianças poderá levar o problema para a fase adulta.

Entre os comportamentos mais frequentes na criança com TDAH, pode-se destacar: dificuldade em completar tarefa, impulsividade, respostas lentas, falhas em inibir um comportamento inadequado, raciocínio rígido, pobreza de criatividade, compreensão retardada, inquietação, saída repetitiva da sala de aula, distração, desmotivação para continuar na aula, envolvimento em atividades arriscadas, respostas precipitadas, dificuldade em ouvir o outro, etc.

O problema aumenta quando a escola não se encontra preparar para atender uma demanda tão diferenciada como no caso do TDAH. É necessário entender que, mesmo com tanta dificuldade, a criança com este "problema" poderá aprender e desenvolver-se bem academicamente. Existem muitos profissionais (médicos, psicólogos, engenheiros, etc) com TDAH, que aprenderam a lidar com os sintomas e desenvolveram estratégias para superar.

A neuropsicologia é uma área que promove reabilitação e a estimulação neuropsicológica em crianças e adultos com déficits atencionais, em funções executivas e em outras áreas. A atenção, principal domínio afetado pelo TDAH, poderá ser estimulada através de exercícios tanto realizados no consultório quanto na prática diária, com a participação de pais e professores. 

Outra opção de "tratamento" é o acompanhamento farmacológico. Mas, este tem sido motivo de polêmica e controvérsia, pelos efeitos colaterais que pode provocar. No entanto, em muitos casos, proporciona um bom conforto. 

No processo de aprendizagem, algo que não se pode ignorar é que a criança com problema de atenção necessita de metodologias diferenciadas de ensino. Elas não são incapacitadas de aprender. Apenas necessitam de estratégias especiais para isto. Muitas escolas ou professores não querem "perder" tempo criando tais estratégias, e preferem "excluir" seus alunos. 

O TDAH tem sido um grande motivador do Bullying. A criança poderá ser ridicularizada tanto por colegas quanto por professores (inexperientes). Muitas são taxadas de "burras", "idiotas", "incapazes", "lerdas", etc. Frenquentemente começam a aparecer outros problemas, como: depressão, agressividade, isolamento, etc. Pais e educadores precisam estar unidos para ajudar os alunos com TDAH.

Joacil Luis - neuropsicólogo - CRP 13/6160  Contato: (83) 8745 4396.

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