Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Já encontrou a felicidade?

Então alguém busca desesperadamente fazer a vida fluir em direção à felicidade, como se esta fosse a única coisa capaz de fazê-la sobreviver neste mundo caótico. E, para isto, percorre o mundo e relaciona-se com infinitas pessoas, procurando externamente algum fabricante desta sensação tão cobiçada e tão valorizada. As visitas aos grandes parques, os encontros com personalidades famosas e as compras exageradas de utensílios que nem sempre serão utilizados são cada vez mais intensificadas, porém, nada disso parece saciar esta infindável busca por ser feliz. E as pessoas continuam correndo de um lado para outro, cada vez mais convictas de que não conseguiram achar nem um terço daquilo que buscavam.

Então começam as acusações! As pessoas são culpadas, as oportunidades não surgem, o mundo é injusto e nada ocorre para promover a felicidade. Mas enganam-se duramente os que acreditam precisar de algo externo para gerar neles aquilo que nunca existiu. É preciso encontrar primeiramente uma alegria interior que pode estar estreitamente ligada à maneira individual de perceber as coisas do outro lado. Depois disso, o que vem de fora terá um papel maravilhoso, não para gerar, mas para multiplicar aquilo que já existe. 

Se isto for compreendido e executado, e se as pessoas encontrarem a felicidade que pode existir dentro de si mesmas, então, poderão viajar e serem felizes; poderão casar-se e desfrutar de completo bem-estar; poderão possuir algum objeto ou comer algo saboroso e desfrutar de um crescimento significativo da sensação tão requerida. Até para fazer alguém feliz, é preciso que você se apodere desta emoção, pois as pessoas tristes tenderão a estimular a tristeza nas demais, enquanto as alegres multiplicarão a alegria daquelas que as cercam. 

Assim, de nada adiantam os gastos  infindáveis com a beleza e a estética, ou os passeios de barco à luz da lua; também, de nada servirão os encontros amorosos, mesmo que sejam com as pessoas mais bonitas. O que ajudará mesmo será a mudança interior de interpretação do mundo que cada um percebe. Mesmo que tudo seja escuro, a luz da sua alma poderá dar um pouco de brilho àquilo que você enxerga. 

Cada um deve ser responsável por sua própria felicidade. Talvez, isto seja o correto, pois já vi ricos infelizes; bonitos tristes e viajantes desanimados. E, tudo porque não conseguiram enriquecer, de emoções boas, a alma que existe dentro delas. 

Então, vale lembrar que uma pessoa feliz interpreta as coisas com felicidade, e que não há mágica para transformar alguém triste em alegre. O que há é a realidade de que cada um necessita mudar sua própria visão de mundo, buscando olhar em direção ao otimismo, mesmo se não conseguir nenhum recurso material para fazer isto. É preciso querer ser feliz, para ser feliz. É necessário promover uma transformação interior, desvalorizando o passado triste e monitorando cada emoção desastrosa que queira interferir no seu projeto de de felicidade. 

Mas é possível ser feliz, mesmo que não seja fácil. Entretanto, talvez seja menos difícil para quem aceita a maneira mais funcional de encontrar este estado. E nem é preciso ter um curso superior ou quantias altas de dinheiro. Não há necessidade de ir buscar tão longe, pois toda felicidade do mundo poderá fluir de dentro de você. 



Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160   Contato: (83) 98745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário