Dentre os vários transtornos da ansiedade social, está o medo de falar em público. Quando o ansioso pensa nessa possibilidade pode sentir diversas reações tanto psicológicas quanto físicas. As mais conhecidas são: angústia, boca seca, aperto no peito, tremor, sensação de perda da voz, coração acelerado e sudorese. O fato de o indivíduo supervalorizar alguns desses sintomas poderá ampliar a ansiedade levando-o a evitar expressar-se em público.
Dois fatos importantes sobre a ansiedade marcam sua ação sobre alguém. Primeiro é que ela diminui quando é desvalorizada e, segundo, é que a ansiedade pode variar a intensidade de sua sintomatologia de acordo com cada pessoa e cada evento. Isto implica dizer que quanto menos se valoriza os sintomas da ansiedade mais se evita seu crescimento. Por outro lado, algo que torna uma pessoa muito ansiosa pode influenciar minimamente a vida do outro.
A autoestima envolve um olhar da pessoa sobre ela mesma. Diz respeito à forma como se percebe e à maneira como interpreta os fatos que ocorrem sobre si. Ter uma boa autoestima implica gostar de si mesmo, aprovar as coisas que realiza e concordar com a maneira como se comporta. Ela promove uma relação agradável entre o indivíduo e seus pensamentos; entre aquilo que ele é e o que realmente deseja ser.
A anorexia é uma doença silenciosa que tem início na mente de muitas jovens que buscam atingir uma forma corporal digna de agradar a todos. Tal busca torna-se, cada vez mais, incansável e a pessoa acaba mergulhando em um caminho cujo final poderá ser trágico. Muitas já morreram com corpos esqueléticos, mas se sentindo gordas e fora do padrão de beleza exigido pelo sistema.