Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Anorexia - a busca inalcançável da beleza

Foto: Júnior Paiva
A anorexia é uma doença silenciosa que tem início na mente de muitas jovens que buscam atingir uma forma corporal digna de agradar a todos. Tal busca torna-se, cada vez mais, incansável e a pessoa acaba mergulhando em um caminho cujo final poderá ser trágico. Muitas já morreram com corpos esqueléticos, mas se sentindo gordas e fora do padrão de beleza exigido pelo sistema.


A principal característica da anorexia é uma exagerada dieta do paciente para manter o corpo abaixo daquilo que seria normal para sua estatura. Existe uma disfunção mental que leva a anoréxica a se ver e se perceber gorda, mesmo quando todos todos em sua volta dizem o contrário. A pessoa passa a comer cada vez menos e a apresentar uma insatisfação acentuada sobre o seu corpo.


Em nível de sintoma pode-se afirmar que, no início, não fica muito evidente a existência da anorexia, pois tudo parece uma iniciativa para perder peso, coisa que é comum, principalmente entre as mulheres. No entanto, com o passar dos dias, o corpo vai ficando cada vez mais magro e, mesmo assim, a pessoa não consegue ficar satisfeita nem enxergar a diminuição do peso. Geralmente, quando os familiares começam a perceber que existe um problema, a doença já está instalada há muito tempo. 


Pesquisas apontam que a idade média para início deste problema é 17 anos e a grande maioria, cerca de 95% dos acometidos, está entre as mulheres. 


Por ser uma doença mental, a anorexia necessita de intervenção psicológica para tratamento. Em muitos casos, o ideal é que a anoréxica seja acompanhada por uma equipe multidisciplinar onde, além do profissional da psicologia, inclua-se médico, nutricionista e, dependendo do nível do transtorno, um psiquiatra.


É possível que as causas do desenvolvimento da anorexia tenham relação com algum conflito que a paciente tenha vivido. Muitas vezes isto pode ser provocado por exigências fortes por parte dos pais sobre os hábitos alimentares dos filhos, quando criança. Pais que vivem tachando os filhos de: comilões, esfomeados, gordos, etc, podem estar contribuindo para que estes sintam-se feios e desejem, desesperadamente, manter a forma corporal, privando-se da alimentação sadia, vindo a desenvolver a anorexia ou outro transtorno alimentar.


Outro fator que deve ser considerado é a própria exigência social sobre as normas da beleza. A mídia apresenta como corpo ideal uma forma magra, definida, estruturada, muitas vezes, através de cirurgias plásticas, que não são acessíveis para todas as pessoas. Isto faz com que muitas adolescentes desejem adquirir uma estrutura física que é quase impossível para a realidade delas, trazendo, psicologicamente, sérias consequências.


A anorexia já matou muitas jovens bonitas, mas insatisfeitas com o corpo que possuíam. Tudo que elas precisavam para ser felizes era aceitar quem eram e como eram. O desejo de ser outra pessoa pode levar muitos a deixar de ser alguém. 



Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160     Contato: 83 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário