Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Converse mais com seus filhos

Muitos pais ignoram o quanto o diálogo com os filhos traz benefícios. A negligência a esta prática poderá ser vista no transcorrer do desenvolvimento das crianças. Quando elas vão se tornando adolescentes e adultas, costumam sentir falta de uma conversa amiga com o pai ou de um bom diálogo com a mãe. Mas, como nunca foram estimulados a isto, se deparam com a barreira da inibição.

Muitos adolescentes conversam mais com os professores, com os amigos e com estranhos do que com os próprios pais. Eles são mais abertos a falar de seus problemas com os colegas de escola do que com a mãe ou o pai. Têm medo, timidez, vergonha e são totalmente desajeitados para interagirem com seus pais.

Por outro lado, os pais, por não terem ensinado seus filhos a conversarem com eles desde pequenos, sentem dificuldade em iniciar um diálogo, em partilhar os sofrimentos dos filhos e em ouvir seus problemas.

A conversa com os filhos, desde pequenos, pode servir de "vacina" para prevenir muitos problemas que surgem na infância e na adolescência. As famílias deverão gastar mais tempo conversando do que fazendo qualquer outra coisa. Muitos ficam tanto tempo em casa vendo TV ou na internet, que esquecem que têm filhos que precisam ouvir e conversar.

Há pais que chegam em casa tão cansados, fatigados com os afazeres, que não conseguem parar para ouvir os filhos. Muitas crianças gostariam de mostrar para os pais os primeiros desenhos que fizeram na escola, mas acabam mostrando apenas para a babá e para a vizinha. Quando eles crescem, acabam tendo mais intimidade com estas pessoas do que com os pais.

Muitos pais são tão trabalhadores. Viajam a semana inteira. Conversam com empresários e com muita gente importante. Alguns são bastante solicitados na empresa onde prestam serviços. Eles são os "caras" para todo mundo no setor de trabalho. No entanto, em casa são um fracasso. Não conseguem resolver uma birra de um filho pequeno. Não sabem administrar um único problema de um adolescente. 

Tem pai que é consultor em muitas organizações. Gasta horas intermediando uma negociação comercial. Passa noites acordado, pensando em como solucionar um problema comercial. Entretanto, quando  um filho o procura para contar que está com medo de alguma coisa, ele não tem tempo para ouvir, não tem paciência para pensar e não sabe como resolver. 

Muitos filhos estão sendo jogados no mundo por pais imprudentes, que se capacitam em tudo, menos em como lidar com sua prole. 

A conversa entre pais e filhos pode prevenir muitos problemas de adolescentes. Quando os pais conversam e ensinam os filhos, eles são menos propensos a se envolverem com estranhos, a experimentarem drogas, a contarem suas intimidades para amigos e a considerarem os pais apenas como provedores financeiros.

Tem pai perdendo a ligação com os filhos, porque nunca procurou fortalecer este vínculo. Filhos não são objetos nem máquinas, que precisam apenas de algumas manutenções mensais para funcionar. Eles carecem de cuidados, carinho, atenção, conversa, etc. Precisam aprender a confiar, gostar e contar com seus pais. 


Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160  Contato: (83) 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário