Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Aprenda a ser Resiliente

Em uma definição descomplicada e de fácil compreensão, resiliência é a capacidade de dar a volta por cima. Em termos humanos, é a habilidade que alguém possui de superar as dificuldades e as intempéries da vida. Diz-se, portanto, que uma pessoa é resiliente quando ela consegue administrar os problemas sem perder a vontade de continuar lutando e vivendo.

O nível de resiliência de uma pessoa poderá ser avaliado quando ela passa por problemas em sua vida. Situações difíceis, dificuldades financeiras, problemas de saúde, perda de entes queridos, etc. Diante de eventos como estes, algumas pessoas acabam acreditando que a vida não foi boa com elas, que elas não merecem viver mais, que não têm sorte e que jamais conseguirão ser felizes. Paradoxalmente, as pessoas resilientes, enfrentam cada obstáculo da vida como um desafio a ser enfrentado e como algo que deve ser bem administrado. 

Os resilientes vêem problema apenas no problema e isto lhes permite continuar de pé para permanecer vivendo. Quando não existe resiliência, ocorre uma generalização do problema, estendendo-o para todos os lados, inclusive para a própria pessoa. Assim, quando uma mãe resiliente perde um filho, ela chora naturalmente, lamenta a perda, vivencia um luto, mas lembra-se que existem outros filhos que a amam e que não morreram. Ela  adquire forças para continuar vivendo para os filhos que não partiram. Mesmo aquelas que perderam o único filho conseguem, movidas pela resiliência, encontrar razão para continuar vivendo. Por outro lado, uma mãe que não tem resiliência e perde um filho, entra em desespero, deprime-se, entrega-se ao isolamento e rejeita a atenção dos outros filhos ou parentes, que ficaram ao seu lado. Tais pessoas ampliam o sofrimento de tal forma, que não permitem que o consolo lhe traga de volta a continuidade da vida.

A resiliência poderá ser cultivada e exercitada pelas pessoas como um processo contínuo de fortalecimento emocional. Isto prevenirá muitos desastres pessoais e amenizará muitas tragédias familiares, pois o resiliente tende a deixar a perda do tamanho que ela realmente é.

Uma das formas de aumentar a capacidade de resiliência é começar observar o lado bom das coisas. Em vez de se apegar insistentemente ao trauma, começar observar as coisas boas que ainda restaram. Sempre há algo bom. Ainda que seja minúsculo, estará ali precisando ser enxergado. 

Cultivar a resiliência é ser verdadeiro com sua capacidade de reagir, é ver as possibilidades sempre que elas existirem, é aceitar aquilo que não se pode mudar, é buscar força mesmo quando não se pode senti-la, é tentar de todas as formas conseguir o melhor para sua vida e, acima de tudo, é viver a realidade como ela realmente está acontecendo, sem maquiá-la nem torná-la pior do que é.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP/13 6160    Contato: (83) 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário