Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Transtorno Bipolar na Infância e na Adolescência

O transtorno bipolar do humor caracteriza-se por períodos alternados de euforia (muita alegria, sentimento de poder "tudo") e depressão. Uma crise de hipermania poderá ser indicativo do diagnóstico. Na fase da mania, a pessoa comporta-se de forma extravagante, exagerando na gentileza, nos abraços, nas compras e em tudo que pratica. No entanto, inesperadamente, o humor inverte e passa a expressar comportamentos depressivos.

Assim como nos adultos, o Transtorno Bipolar poderá acometer crianças e adolescentes. Nestes, assim como naqueles, podem ser observados, juntos ou isolados, períodos de humor irritável, agitação motora (excessiva movimentação corporal), discurso acelerado (conversando muito e rápido), demonstração de ter muita energia (caminhar, correr, levantar peso mais que o normal, sem se cansar), excesso de distração, delírio de grandeza (pode tudo, compra tudo, etc), pouca necessidade de sono, etc.

Poderá ocorrer, por exemplo, que um garoto de 08 anos (com TB) incomode a professora, durante a aula, fazendo coisas engraçadas para toda a turma, sem conseguir perceber a necessidade de parar. Neste caso, que não deve ser confundido com um simples comportamento isolado de rebeldia de adolescente, cabe uma observação mais acurada, juntando o episódio a outros de semelhante teor.

Os critérios para o diagnóstico do TBH em criança e adolescente são os mesmos utilizados para o adulto, mas deve-se tomar muito cuidado para não haver confusão com transtornos que exprimem comportamentos semelhantes, como: TDAH, transtorno de conduta, etc.

Crianças e adolescentes, com Transtorno Bipolar, poderão expressar alterações nos pensamentos, queixando-se de que eles estão surgindo de muitas formas e em quantidade excessiva. Podem dizer que pensam muitas coisas ao mesmo tempo ou que não conseguem parar de pensar. Costumam expressar, quando na fase da mania, uma necessidade descontrolada de falar. Falam com qualquer pessoa que encontram, desde os familiares até os desconhecidos. Alguns jovens poderão comentar que sentem uma alegria indescritível, sem motivo aparente. Uma sensação de bem-estar que os fazem demonstrar para todos um ar de extrema felicidade. No entanto, estes comportamentos são, paradoxalmente, substituídos por tristeza, isolamento e perda de prazer. 

O sinal de alerta para os pais deve ficar por conta de comportamentos de adolescentes ou crianças que apresentem, com muita frequência, períodos de irritabilidade, mau humor e algum tipo de perturbação do comportamento. 

Geralmente o Transtorno Bipolar poderá se estender por toda a vida, variando entre períodos de mania e de depressão. A sintomatologia poderá ser mais amena ou intensa, de acordo com o tipo da doença. Tanto fatores hereditários quanto ambientais podem influenciar no desenvolvimento do transtorno.

A terapia psicológica, aliada à farmacologia, poderá proporcionar bons resultados no combate deste transtorno. Quanto mais cedo, no entanto, a criança ou adolescente aderir ao tratamento, mais satisfatório poderá ser o resultado.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160   Contato: (83) 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário