Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Trabalho em Equipe - Porque é tão difícil para alguns?

Muita gente tem dificuldade em trabalhar em equipe. Desde a época do colégio, algumas dessas pessoas já preferiam fazer o trabalho individual, a trabalhar com o grupo. Geralmente, esse tipo de dificuldade gera mal-estar nas relações de trabalho, dificultando o andamento e a produtividade. Além disso, o relacionamento entre colegas que preferem trabalhar sozinhos e os demais, costuma acontecer de forma um tanto desagradável. Os que trabalham em grupo não entendem os motivos dos que preferem estar só. Estes, por sua vez, não expõem seus motivos, dificultando ainda mais o relacionamento. Quem tem dificuldade em trabalhar em equipe pode apresentar alguns problemas, como:

Baixa autoestima
Com um nível baixo de autoestima, a pessoa vive acreditando que é inferior. Isto pode causar a sensação de que os outros poderão perceber "sua incapacidade". Para que não seja, então, descoberta, prefere trabalhar sozinha. Esse tipo de pessoa pode pensar que, se trabalhar em equipe, todos poderão "enxergar" seus erros e incapacidades. Assim, vive uma vida solitária de trabalho, algumas vezes, sugerindo ser orgulhosa ou superior. No entanto, dentro de si ecoa, constantemente, uma voz interior afirmando que é menos capaz, que todos vão rir se perceberem suas (imaginárias) falhas e que não deve se expor para não ser ridicularizada.

Medo de ser avaliado
Pessoas que não conseguem trabalhar em equipe podem ter medo de serem avaliadas. Isto ocorre com mais frequência em ansiedade social. A pessoa acredita que os demais sempre estão observando seus comportamentos. Fica ansiosa para comer em um restaurante, com um grupo de amigos, para falar em público, para escrever diante de colegas e, possivelmente, para desenvolver algum trabalho em equipe. Sua crença sobre os outros é que eles vivem para observar e criticar. Sua crença sobre si é que não tem tanta capacidade quanto os demais.

Insegurança quanto à própria competência
Acreditar que não é competente pode levar uma pessoa, também, a rejeitar o trabalho em equipe. Mesmo que seja um trabalho igual para todos, poderá ser bastante angustiante para alguém que não acredite em sua própria competência. Muitas brigas ou desentendimentos surgidos nos trabalhos em grupo podem ter o foco nas mesmas pessoas. Certamente, muitos em uma empresa sabem apontar com o dedo quais os funcionários que causam mais problemas quando precisam trabalhar em equipe. Os colegas costumam comentar sobre "o chato", "o antipático", "o orgulhoso", "o metido", etc.

Muitos, erradamente, podem pensar que, quando uma pessoa recusa trabalhar em equipe, está se sentindo superior aos demais. Ledo engano! Essas pessoas, na verdade, podem se sentir fracas e inseguras. Elas fazem qualquer coisa para não serem "descobertas" em suas fraquezas, inclusive agredir, esnobar e manter a distância. Por dentro de todo colega de trabalho "presunçoso e arrogante" poderá existir uma mente frágil, insegura e medrosa.

O erro dessas pessoas consiste em não terem coragem de comentar com os colegas que se sentem inseguros. Alguns passam noites inteiras estudando, para provar que são capazes, mas ainda conseguem "tremer" diante das apresentações públicas. Fazem um excelente trabalho, mas são nocauteados pelos pensamentos intrusivos de que não são tão capazes quanto os demais.


Quando alguém é competente, sabe que é e reconhece isto para si mesmo, consegue trabalhar em grupo, liderar com harmonia, é querido pelos subordinados, sabe deliberar funções, não tem medo de perder o cargo, não grita com os colegas, reconhece quando falha e consegue pedir desculpas, no momento necessário. 


Os transtornos que surgem no trabalho em equipe podem ter origem muito mais individual do que coletiva. Se cada membro da equipe tem uma boa relação consigo mesmo, certamente proporcionará uma harmoniosa convivência com os colegas de trabalho.



Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160    Contato: (83) 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário