Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Frutos da Paz

A paz deve ser vista e recebida como uma árvore plantada com o propósito de frutificar. Não deve ser encarada como um simples momento de tranquilidade ou alguns dias de férias longe dos problemas. Assim como a planta, que necessita de cuidados para produzir, a paz carece de um terreno fértil, bem tratado, adubado e limpo, para gerar seus frutos de forma satisfatória. Ela oferece frutos que as pessoas precisam aprender a identificar e a colher.

O primeiro fruto que se pode mencionar é a estabilidade emocional. Quem tem paz tem saúde afetiva. Não se perturba, além da conta, diante de eventos estressantes. Não se precipita, ao tomar decisões complicadas. Sabe esperar o momento certo para agir. Consegue resolver os problemas solúveis e aceitar os insolúveis. A paz é o grande combustível que alimenta a emoções boas. Não é possível ter equilíbrio emocional sem uma vida arraigada na paz. 

Outro importante fruto é a saúde mental. Uma mente sã depende de uma vida pacificada. Muitos perturbados mentalmente iniciaram suas dores após um longo período sem paz. Quando existe um ambiente favorável à paz, as chances de uma mente sadia aumentam consideravelmente. Mas, em toda "cabeça" doente poderá sempre haver um princípio de guerra. 

Uma família bem estruturada está, também, entre os frutos da paz. Somente os pais que vivem em paz conseguem gerar e criar filhos sadios, capazes de crescer com uma formação sólida, vinculada à prudência, à ordem e à decência. As famílias sem paz costumam gerar filhos "guerreiros", que se ferem, se aborrecem e se dividem. Muito mais que qualquer outra coisa necessária à subsistência, a família precisa de paz para manter-se viva, pois ela traz felicidade ao lar pobre, enquanto o rico não consegue ser feliz sem seus frutos.

Não se deve ignorar que não se consegue paz nos colégios, nas universidades, nas lojas, nos bancos, etc. Ela não é alimentada por dinheiro, ouro, prata ou jóias preciosas. Não existe local apropriado para que ela surja. Não há remédio que possa produzi-la. Um rico poderá ter paz e um pobre ficar sem ela, mas o contrário é totalmente possível.  Poderá existir um médico cheio de paz e um paciente perturbado, mas o oposto sempre haverá. Ela não depende de condição social ou formação acadêmica. É possível estar em paz no meio de uma guerra e viver perturbado à beira de uma praia. 

A paz é individual. Poderá ser demonstrada, mas não herdada. Poderá ser percebida nas pessoas, mas não recebida, como um presente. Então, é provável que alguém possa ensinar aos outros os caminhos da paz, mas não é possível fazê-los tê-la ou recebê-la, sem que decidam trilhar por suas veredas. 

Paz, portanto, é melhor que o ouro, mais preciosa que o diamante, muito mais valiosa que uma mansão de luxo. Mas, nem todos sabem disso e, sem ela, morrem diariamente agarrados a seus ilusórios prazeres.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160  Contato: (83) 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário