Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Pensamento catastrófico

Muita gente precisa saber que o pensamento exerce bastante influência sobre grande parte dos problemas psicológicos, que acometem as pessoas. Um tipo de pensamento, que pode motivar a ansiedade e a depressão, é a catastrofização mental. Imaginar que um fato qualquer é terrivelmente insuportável ou ameaçador poderá deixar alguém inerte e paralisado diante da própria vida, não pelo ocorrido, mas pelo pensamento que teve sobre ele.

Catastrofizar significa aumentar a intensidade de determinados fatos, transformando uma gripe em uma doença incurável, uma dor de cabeça em algo insanável, o fim de um relacionamento em uma tragédia, etc.

Quando alguém tem o pensamento disfuncional de catastrofização, não costuma considerar as reais possibilidades para que um determinado pensamento ocorra, e passa a viver como se o pensamento fosse realidade. Um jovem deprimido, que recebeu um não ao pedir para ficar com uma garota, poderá imaginar que nunca conseguirá agradar uma menina, que ninguém consegue gostar dele e que está predisposto a viver sozinho. Tal pensamento, mesmo sem qualquer apoio da realidade, poderá fortalecer a ideia de que é indigno de ser amado e fazê-lo prostrar-se, cada vez mais, diante de uma vida triste e solitária. 

Muitas pessoas estão vivendo a mercê de pensamentos catastróficos. Esquecem que pensamento não é realidade e que o impacto dos eventos não deve ser aumentado, além do que realmente é. Assim, quando um aluno recebe uma nota baixa em determinada disciplina, deve entender que foi apenas um resultado insatisfatório, que isto não o levará à reprovação final, que a nota baixa poderá ser recuperada em uma próxima prova. Os fatos reais nunca devem ser omitidos dos eventos, por ruins que eles parecem ser. 

Para não cair na armadilha desse tipo de pensamento, deve-se sempre ter em mente que todo pensamento necessita ser colocado à prova, antes de se tornar motivador das emoções. Desta forma, quando alguém sente uma dor de cabeça, antes de imaginar que será fruto de algum tumor ou coisa semelhante, deve considerar as muitas outras possibilidades. Uma dor de cabeça poderá ser sintoma de preocupação, noite mal dormida, gripe, problemas da visão (falta de óculos, etc) e muitas outras coisas, que não sejam, necessariamente, tão prejudiciais ou incuráveis. Pensar em uma dor de cabeça como sintoma de um resfriado, poderá deixar a pessoa muito mais tranquila do que imaginar que se trata do prenúncio de um tumor cerebral.

Muitos deprimidos e ansiosos são vítimas do pensamento catastrófico. Pensam que o filho não ama mais, apenas porque esqueceu de ligar no final de semana. Imaginam que vão morrer, somente porque estão com alguma dor qualquer. Acreditam que perderão tudo, porque tiveram algum prejuízo. Estes pensamentos costumam motivar emoções desagradáveis (medo, ansiedade, insegurança, etc), que estimulam comportamentos de isolamento, fracasso e desilusão. 

Uma pessoa vitimada por pensamentos como este, deve procurar ajuda profissional, caso sinta que isto estar atrapalhando sua vida diária. Pensar bem é a uma excelente forma de estar bem.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160    Contato: (83) 8745 4396.

2 comentários: