Pesquise um tema aqui

quinta-feira, 26 de abril de 2012

DICA SOBRE O ESTRESSE!



 Existem três coisas principais que levam ao estresse: um agente estressor (trabalho, preocupação, problemas, etc), a valorização dada ao agente estressor e, por fim, a forma inadequada de lidar com o agente estressor. Então, quando não se pode abandonar a fonte estressora, necessário se faz aprender a conviver com ela. Uma dica importante, é a aceitação. Aceitar os fatos que não podem ser modificados contribui para o fim do estresse. Aquilo que não se pode moficar, deve ser aceito para que se possa, paulatinamente, permitir a construção de formas de adaptação. As pessoas, por exemplo, se adaptam ao sol causticante do verão, aprendem a conviver com a chuva no inverno, lidam muito bem com normas e leis impostas por autoridades, mas, muitas vezes, colocam um obstáculo intransponível em determinados eventos do dia-a-dia, fazendo com que tal resistência provoque um desconforto psíquico e, em muitos casos, generalize-se para toda sua estrutura biopsicossocial.
Sendo assim, temas como: MORTE, DIVÓRCIO, PERDA DE EMPREGO, PREJUÍZOS FINANCEIROS, e muitos outros, cujos fins são irrevogáveis, causariam muito menos danos aos indivíduos se suas respostas humanas como: inaceitação, raiva, ódio, rancor e desespero, dessem lugar a aceitação.
Aceitar os fatos, não significa acomodar-se na busca do bem-estar para si, mas significa permitir-se tentar novamente, desprendendo-se do passado, que jamais voltará e,  através de novos focos, buscar a felicidade. JAMAIS DESISTA DE TER UMA VIDA MELHOR.

Joacil

Nenhum comentário:

Postar um comentário