Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A criança Medrosa

O medo é um sentimento comum tanto em adulto quanto em crianças. Assumir o medo, portanto, é uma característica mais facilmente encontrada na criança. Os adultos disfarçam seus medos por acreditarem que eles são sinônimos de covardia. O problema é quando muitos pais, que pensam assim, acabam desvalorizando o medo de seus filhos e os forçando a agir como se ele não existisse. 

Muitas crianças "engolem" seus medos para satisfazer o pedido (ou a bronca) de seus pais. Elas se calam porque os pais não têm tempo para ouvi-las ou porque eles tratam seus filhos medrosos como fracos e incapazes. Muitos são agressivos, fazem comparação com outra criança menos medrosa,  usam palavras de cunho pejorativos e chegam a afirmar que ter medo não é coisa de homem (quando se trata de uma criança do sexo masculino). 

Não falar sobre o medo pode levar a criança a fazê-lo crescer dentro de si como um gigante que vai apoderando-se de suas vontades, decisões e comportamentos. Existe muita criança com medos tão singelos que uma simples conversa, no início, apagaria o sentimento. Mas como não puderam ter a devida atenção no momento certo, o medo pequeno cresceu e tornou-se maior do que a capacidade da criança para enfrentá-lo.

Quando um medo cresce muito, torna-se uma fobia - um medo tão forte que chega a incapacitar. As fobias podem escravizar qualquer pessoa, principalmente uma criança. É por causa das fobias que muita gente não anda de avião, não entra em um elevador, não sobe em uma escada e desespera-se pelo simples fato de acreditar que exista uma pequena barata em sua casa. 

O dramático destes fatos é que alguns pais expõem seus filhos ao medo por acreditarem que eles não devem demonstrar fraqueza ou fragilidade. Outros brincam com as crianças, assustando-as, fazendo dos filhos verdadeiros "bobos da côrte". E quando os filhos crescem, medrosos e inseguros, não param para pensar que podem ter sido eles próprios quem estimularam seus medos.

Evidentemente nem toda criança medrosa foi estimulada pelos pais a serem assim. E, também, muitos que os fizeram, não sabiam das consequências dos seus atos. Torna-se, entretanto, imprescindível que os pais comecem desde cedo a atentar para os pequenos temores de seus filhos.

Muitos medos seguem o cronograma do desenvolvimento da criança e fazem parte de seu crescimento. Por exemplo, pode estar dentro da normalidade uma criança pequena ter medo de escuro, de pessoas estranhas, de alguns animais ou de alguns locais. Os pais, nesta fase, precisam conversar carinhosamente com seus filhos, explicar sobre isto e os ajudarem a superar seus pequenos medos. Isto não poderá acontecer quando os pais brigam, gritam com a criança, obrigam-na a entrar em um quarto escuro ou usam seu medo como objeto de castigo. Muitos se aproveitam da fraqueza dos filhos para os disciplinarem. Usam ameaças como: se não ficar quieto, vou colocar no quarto escuro; se não fizer a lição vou chamar o cachorro para pegar você. Este tipo de comportamento dos pais, aumenta o medo da criança, podendo transformá-lo em uma fobia. 

Nas fases dos medos, os filhos pequenos precisam do apoio dos pais. Necessitam de colo, de abraço e de encorajamento. Precisam ser ouvidos e esclarecidos. Os pais podem prevenir muitos problemas das crianças com relação ao medo, desde que interfiram de forma amável e prudente, no momento certo. 

Quando não conseguir entender os medos dos filhos, ou resolvê-los, é importante procurar ajuda profissional. Nunca, portanto, deve-se negligenciar um medo, como se fosse algo sem valor. Mesmo quando parece supérfluo para um adulto, tem muita importância para a mente infantil de uma criança. 

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160.  Contato: (83) 8745 4396.

19 comentários:

  1. Olá Joacir, bom dia!

    Estou com um problema sobre como lidar com um medo específico do meu filho, gostaria da sua opinião, se possível. Bom, explico que meu filho é medroso e isso sim, me incomoda. Sou o mais compreensiva possível e sou bastante consciente do papel como educadora, além de mãe. Claro que não o rotulo (nunca o chamei de medroso e nem falo isso pra ninguém), mas o percebo excessivamente cauteloso desde bebê. Eu e a escola, também, já o auxiliamos a superar alguns medos que antes atrapalhavam seu desempenho em atividades que o expunham, de certa forma, como uma apresentação de fim de ano da escola.
    Atualmente, meu filho ganhou uma bicicleta. Andou superbem com ela no primeiro dia, teve um episódio de quase queda que nem se importou no momento. Contudo, agora não quer mais andar, está com medo de cair. O problema disso tudo é que eu fico muito nervosa com esse medo em específico (não entendo muito bem porque mexe tanto comigo, mas mexe) e aí não consigo ajudá-lo, porque fico agressiva com as palavras e quero encerrar a atividade imediatamente.
    Tenho duas perguntas: como posso fazer para ajudá-lo a superar? E como faço para ficar mais calma, ter mais empatia diante do medo e da resistência em "enfrentar"?
    Obs: não há ninguém para quem eu possa delegar a tarefa.

    Obrigada pela atenção!

    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esqueci de mencionar! ele tem 4 anos e 3 meses

      Excluir
    2. Oi, Mariana. Compreendo sua preocupação. Talvez, você tenha muito medo de ter um filho medroso. Primeiro quero que saiba que o medo é uma emoção e pode se manifestar bem em algumas fases da infância. É normal seu filho, nesta idade, ter alguns medos. Mas sugiro que você procure acompanhamento psicológico para você e o garoto. Isto irá ajudar muito vocês.
      Sugiro ainda que leia meu livro; Adolescente rebelde - como lidar?

      Excluir
  2. Olá Joacil.
    Tenho uma filha de 4 anos e 9 meses. Tenho observado tbm q ela é demasiada medrosa.
    Tem pavor de cachorro, até de filhote q cabe na palma da mão.
    É hj aconteceu algo q me preocupou.
    Estava cantando uma música infantil,Alegre, q no final usa se um grito comum de toda criança, quando chegou nesta parte, do grito, ela me abraçou e começou a chorar e disse q tem medo. Abracei-a e perguntei de q era o medo e ela me disse q era de algum homem entrar em casa e matar ela.
    Tentei conversar e encoraja la sem sucesso. Fiquei preocupado.
    Pode me orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabrício!
      Nesta idade é muito comum o medo. Cabe aos pais irem aos poucos, com muito diálogo, encorajando os filhos. Entretanto parece haver um sinal de alerta nos medos de sua filha. É importante saber que tipo de programa de TV ela vem assistindo, se houve conversa de adulto, etc. Às vezes, até alguns desenhos animados estimulam medo nas crianças. O comportamento do medo pode ser aprendido. Veja também se ele convive com alguém medroso (pode ser até um coleguinha de escola).
      Se isto persistir, sugiro que leve sua filha para uma avaliação com um psicólogo infantil.
      Espero ter te ajudado. Abraço.

      Excluir
  3. Olá tenho uma filha de 2 anos e 2 meses desde os 2 anos ela tem pavor de entrar em consultório, chora desesperadamente e só para quando saímos do local, tem muito medo de pessoas estranhas principalmente homens, mas antes dos 2 anos ela não era assim tão medrosa, sempre teve medo de médicos e sempre chorou, mas agora qualquer pessoa estranha que chega perto dela ela chora e chama mamãe mamãe até a tia ela estranha. Me sinto muito mal pois não sei como ajudar minha filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nesta idade são comuns alguns medos por parte das crianças. Mas, quando isto se torna muito intenso sugere-se que seja avaliado. Recomendo que leve sua filha a um psicólogo infantil para que sejam observados estes comportamentos de medo. Abraço.

      Excluir
  4. Olá tenho um filho de oito anos e ele não quer mais dormir no quarto dele por que sente medo e fica imaginando que tem alguém no quarto e quer dormir no meu quarto td noite. O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É bom investigar o motivo do medo de seu filho, já que ele era acostumado a dormir sozinho. Talvez algum filme que ele tenha assistido ou alguma outra coisa. Caso este mede persista, recomendo que o leve para uma avaliação psicológica.

      Excluir
  5. Tenho uma filha de seis anos que desde que uma prima falou pra ela sobre a loira do banheiro, ela anda muito nervosa. Não toma banho sozinha, não dorme sozinha , não faz nada só. E chora em pânico quando pedimos que ela tome banho. Não sabemos como proceder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!. Nesta fase da vida, é bem comum algum tipo de medo. Mas, neste caso parece que está acima da média. Sugiro que leve sua filha para um psicólogo infantil. Certamente ele saberá trabalhar isto com ela. Em casa, sugiro que dialogue bastante com a menina, estimulando-lhe a não acreditar na mentira que lhe foi ensinada. Abraço.

      Excluir
  6. Minha filha tem 5 anos, e desde então passou a ter medo de ficar sozinha(as vezes estamos na cozinha e ela na sala que é do lado), ir ao banheiro e ela nunca foi assim. Uma vez vez ela foi no banheiro que fica no quarto e com nós tudo lá e ela jura ter visto uma mulher fazendo caretas para ela e voltou correndo do banheiro. Depois disso não consegue fazer nada sozinha.O que posso fazer para ajuda lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nesta idade são comuns alguns medos nas crianças. Eles aparecem e vão embora com o tempo. Mas, como sua filha afirma ter visto algo que ninguém mais pode ver, talvez seja melhor ela ser avaliada por um psicólogo especializado em atendimento infantil. Ele saberá diferenciar os medos dela e fazer as devidas orientações para você, se for necessário.

      Excluir
  7. Olá.
    Tenho um filho que acabou de fazer 6 anos e tem muito medo de tudo: passar em frente a uma casa que tenha cachorro, subir e descer fo escorregador, não vai muito alto no balanço, e agora passou a não querer dormir mais sozinho.
    A irmã mais nova que vai fazer 4 anos não tem esses medos. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Entendo sua preocupação com seu filhinho. Recomendo que leve-o para uma avaliação com um psicólogo infantil. Veja as minhas respostas nos comentários anteriores. Abraço.

      Excluir
  8. Olá tenho .Neta de 1 ano e dois meses ela e mto insegura começou a engatinhar agosto e dá uma pacinhos sozinha mais mto cautelosa.se fizer barulho ex bater palmas ou outro tipo barulho ela pisca fecha olho parece trauma de barulho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! nesta idade é comum que a criança apresente alguns medos. Mas, se desejar uma avaliação mais criteriosa, pode levar sua neta para um psicólogo infantil avaliar ou para um pediatra.
      Abraço.

      Excluir
  9. Olá, tenho uma filha de 3anos , ela tem medo de animais, medo de caixa de som e de bebê. Não sei o que ela tem, ela se agarra e diz que tem medo. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Nesta idade, alguns medos são comuns, mas seria importante que sua filha fosse levada a um psicólogo infantil, para uma melhor avaliação.

      Excluir