Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Compulsão por compras

Uma vontade incontrolável de comprar, mesmo coisas que não são necessárias ou que poderiam esperar. Isto pode ser, basicamente, a definição mais simples para compulsão por compras. Essas pessoas poderão gastar horas em pesquisas de internet, procurando coisas que possam comprar. Não resistem uma promoção nem deixam passar uma boa oportunidade de comprar um produto ofertado.

A compulsão poderá ser entendida como uma força interior que ordena a execução de determinados comportamentos pela pessoa. Neste caso, existe um desejo tão forte para comprar que só é saciado quando realizado. 

O problema começa a ser mais danoso quando as dívidas surgem e a pessoa, compradora compulsiva, não consegue mais controlar sua vida financeira. Isto gera desavenças no casamento e na família. Muitos não admitem o problema e tentam justificar suas compras exageradas como se fossem motivadas apenas pela sua necessidade. Outros compram e escondem dos parentes. 

Deve-se entender que este comportamento é motivado por uma força interior semelhante àquela sentida pelo viciado em drogas, quando sente falta da substância. Geralmente a pessoa com este comportamento se sente eufórica e prazerosa na hora de comprar; vive constantemente envolvida em dívidas infindáveis; compra muito mais do que aquilo que seu salário pode pagar; tem comportamento de irritabilidade quando não consegue comprar.

Pareado à compulsão por compras poderá surgir uma depressão ou distimia (depressão leve e crônica) e um nível de ansiedade mais elevado que o habitual. O desejo de comprar poderá ser maior em momentos de tensão, em que a pessoa esteja passando por problemas em qualquer área de sua vida. O comprar costuma aparecer como uma forma, também, de aliviar certos sofrimentos psicológicos. A pessoa compra, geralmente, objetos que não serão usados. Acabam guardados em algum local.

Pode-se cogitar que o ato de comprar compulsivamente tenha ligação com o desejo de sentir prazer em alguma área da vida, que tenha sido frustrada. As compras serviriam como uma compensação da necessidade de se realizar em algum aspecto mal elaborado do passado.

O transtorno de compulsão por compras, segundo pesquisas, é mais frequente em mulheres. Isto poderá trazer mais problemas quando são casadas e necessitam justificar aos esposos sobre aquilo que compram. Muitas contraem dívidas para os esposos pagarem, gerando conflito no casamento e desajuste familiar.

Quando as pessoas com tal problema assumem que precisam de ajuda, poderá ser mais fácil de resolver. Em alguns casos, como medida imediata, será recomendável que o compulsivo perca, mesmo que temporariamente, o acesso a dinheiro, cartão de crédito, etc. Isto poderá evitar que faça compras motivadas pelo transtorno. Também se fará importante um monitoramento de suas atividades. Visitas ao shopping deverão ser restritas ou acompanhadas. Acesso a sites de compras de internet, também, deverá ser limitado.

O tratamento deve ser rigoroso e seletivo. Muitas vezes, irá necessitar de ajuda psiquiátrica e psicológica, além do empenho geral de familiares. Com a contribuição de todos, aceitação do paciente e dedicação, será possível controlar o quadro compulsivo.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160 Contato: (83) 8745 4396

Um comentário:

  1. O Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP busca pessoas de 21 a 60 anos, que apresentam compulsão/descontrole por compras (oniomania), para participar de estudo. Para os selecionados, serão oferecidos tratamentos médico, medicamentoso e psicoterápico.

    Oniomania ou Compras Compulsivas é caracterizado por:

    * Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.
    * Aumento progressivo do volume de compras.
    * Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras.
    * Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa.
    * Mentiras para encobrir o descontrole com compras.
    * Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar.
    * Problemas financeiros causados por compras.

    Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone do Pro-AMITI (11) 2661-7805 ou enviar um e-mail com telefone de contato para compradorescompulsivos.hc@gmail.com

    Site:www.amiti.com.br
    https://www.facebook.com/hospitaldasclinicasdafmusp/photos/a.1398287123773264.1073741828.1391979501070693/1587938034808171/?type=1&theater

    ResponderExcluir