Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Lidando com a Preocupação

A preocupação tem sido algo terrível na vida de muita gente. Mesmo quando não se deseja estar preocupado, ela vem assolando a mente, tirando o sossego, gerando pensamentos catastróficos e fazendo com que a pessoa não fique tranquila. Parece que quanto mais se tenta fugir da preocupação, mais ela se intensifica e atrapalha o bom andamento da vida.

A pessoa que se preocupa em excesso vive a imaginação como se fosse uma realidade e tem dificuldade em separar o fato do sentimento. Isto leva muitos ao desespero e pode comprometer a qualidade de vida. Quem se preocupa muito não consegue calma para pensar e resolver o problema, que serve de fonte para a preocupação.

As armas utilizadas para vencer o incômodo trazido por este sentimento são bem diversificadas. Os fumantes aumentam o consumo de cigarro. Os alcoolistas reforçam a ingestão de álcool. Os que são adeptos dos ansiolíticos procuram, por vários meios, conseguir alguma receita para tomar os fármacos. E, por fim, cada pessoa busca uma forma de resolver a angústia trazida pela preocupação.

No entanto, parece que a maioria dos preocupados esquece uma palavra bastante significante, na hora de se preocupar: aceitação. Aceitar os fatos como eles devem ocorrer poderá ser um forte aliado para vencer ou lidar com sentimentos preocupantes. 

Para isto, é necessário entender que existem coisas na vida que são mutáveis, e que cada um pode alterar de acordo com sua vontade, mas há coisas que não dependem da vontade de alguém para que ocorra. Quando isto é entendido e aceito, as coisas tendem a andar de forma menos prejudicial à dinâmica da vida. 

É provável, portanto, que uma pessoa mude a cor de seus cabelos quando eles comecem ficar brancos. Para isto, basta comprar tinta ou ir a um salão de beleza. Entretanto, não depende do querer de alguém que seus cabelos brancos voltem a aparecer, à medida que cresce.  Se alguém passa a vida preocupada com isto, certamente não ficará em paz, nem conseguirá, com sua preocupação, estacionar o crescimento dos fios brancos de seus cabelos. Aceitar o que não poderá ser mudado, neste caso, é a melhor forma de não sofrer com a preocupação.

Há pessoas preocupadas demais com aquilo que o futuro trará para si. Preocupam-se com o envelhecimento, com o cansaço, com o casamento dos filhos, com o enfraquecimento do corpo, etc. Essas preocupações são tão fortes em alguns indivíduos, que eles não conseguem viver bem com o que são ou com aquilo que possuem, pensando, insistentemente, naquilo que poderão ser, perder ou deixar de conquistar. Essas pessoas não são felizes hoje e poderão nunca ser. Esquecem de desfrutar do que têm, pensando em um dia perder, e acabam vivendo toda uma vida como se nunca possuíssem aquilo que sempre tiveram.

Aceitar os fatos que não se podem mudar não significa acomodar-se e desistir da vida, mas dar a si mesmo o direito de continuar vivendo, lutando e vencendo, sempre desligando-se dos imutáveis e reunindo forças para mudar aquilo que realmente está passivo à mudanças.

Lidar com a preocupação, também, significa saber que alimentá-la não é a maneira correta de livrar-se dela. Preocupa-se menos quem se preocupa com coisas que realmente merecem preocupação.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160      Contato:  (83) 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário