Foto: Júnior Paiva |
Através do brinquedo é possível que a criança expresse seus sentimentos mais íntimos. É possível que sejam expressos sentimentos de agressividade, angústia revolta, solidão, etc. É importante atentar para a simbologia inserida na brincadeira. Toda necessidade da criança é representada de forma símbólica em suas brincadeiras.
O brinquedo pode ser utilizado tanto para mandar uma mensagem de aprendizado para a criança quanto para retirar dela aquilo que não é possível ser verbalizado. No contexto educativo, o brincar estimula a inteligência e facilita o entendimento.
Se os pais aprenderem a observar a forma como seus filhos brincam, é possível que percebam suas necessidades e entendam melhor como eles interegem com o mundo. Muitas vezes a criança internaliza algo desagradável e não consegue falar para o adulto, mas tem muita facilidade e intimidade em conversar com sua "bonequinha" ou seu "soldadinho".
As histórias montadas, os desenhos coloridos e tudo que a criança cria, passa uma informação. Pode ser tristeza, alegria, ansiedade, criatividade e, muitas vezes, até um pedido de ajuda. Mas é sempre bom que os pais adquiram o hábito de observar o brincar de seus filhos.
Quando um garotinho, por exemplo, brinca com seus bonequinhos constantemente, de forma violenta e agressiva, pode ser que algo não esteja muito bem. A persistentência do brincar é muito importante para a percepção da mensagem. Se a brincadeira é sempre da mesma forma (agressiva, por exemplo), é provável que alguma mensagem possa estar sendo enviada. Na dúvida, os pais podem procurar um profissional para uma avaliação mais precisa.
Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160 Contato: 83 8745 4396.
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