Pesquise um tema aqui

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Saúde

Foto: Júnior Paiva
A saúde é extremamente desejada por todos. No entanto, paradoxalmente, são poucos os que realmente procuram entender como se consegue uma boa saúde e colocam em prática novos comportamentos para modificação de hábitos que estimulam a patologia.

Ter saúde nem sempre significa não possuir qualquer anomalia ou disfunção no corpo, pois ela depende de fatores que estão além da condição física do indivíduo. A saúde acontece, principalmente quando existe um equilíbrio entre os quatro componentes que formam o homem como um ser completo.

O primeiro componente é o próprio corpo. Ele deve estar saudável, livre de contaminação por drogas ou álcool, com uma alimentação sadia e higienizada, sempre mantido em boa forma através de exercícios, esportes, etc. Quando o corpo é administrado desta forma, a tendência ao desenvolvimento de doenças torna-se escassa.

O segundo fator responsável pela formação do bem-estar humano é a alma, que aqui refere-se à mente e aos processos emocionais. Estar bem emocionalmente implica um bom relacionamento consigo mesmo, aceitação de fatos que não podem ser modificados, ocupação da mente com atividades prazerosas, ocupacionais e, até, filantrópicas. Uma mente sadia proporciona tranquilidade ao indivíduo tornando-o mais capaz de lidar com problemas e adversidades oriundas do mundo exterior. Para manter a alma em bom estado deve-se ter cuidado com o que se ouve, o que se lê e, principalmente, o que se pensa.

Em terceiro lugar está a interação social do indivíduo. Relacionar-se socialmente faz parte do conjunto de regras que rege a vida humana. O isolamento pode trazer adoecimento, mas o relacionamento mal elaborado também proporciona mal-estar. Ter um bom ciclo de amizades, harmonizar-se com os membros da família, construir uma boa relação conjugal e praticar coisas que envolvam outras pessoas, traz qualidade de vida e saúde. Existem muitas pessoas necessitando da interação dos outros. Viver sem interagir socialmente é como um navio que tenta navegar em terra. Nenhum homem foi criado para viver apenas em prol de si próprio.

Em último lugar está a espiritualidade, que é inerente a cada ser humano. Viver bem espiritualmente é a melhor forma de aceitar conflitos que parecem insolúveis. A ciência, cada vez mais, reconhece que o homem é um ser "bio-psico-socio-espiritual". Para manter-se bem espiritualmente cada indivíduo necessita elevar seu espírito ao nível de consciência, acreditando e trabalhando para que ele desenvolva-se tão bem quanto os demais componentes que formam sua vida.

A saúde, então, é muito mais complexa do que uma simples administração de fármacos. Corpos sadios com mentes doentes não são suficientes para viver bem. Mentes boas com corpos e espíritos maltratados são meros conceitos utópicos. Nenhuma dessas partes deve ser esquecida ou descuidada na busca da saúde e do bem-estar.

Joacil Luis - Psicólogo -  CRP 13/6160.          Contato: 83 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário