Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Você usa óculos escuros?

Foto: Júnior Paiva
Quando as pessoas usam óculos escuros podem ver tudo de forma tenebrosa. A cor dos objetos é alterada e as coisas são percebidas sempre como se fossem monocrômicas. Na verdade, mesmo que as cores sejam diferentes, os óculos não permitem que sejam vistas pelos olhos. Muitas pessoas vivem e se comportam como se estivessem sempre usando óculos escuros. Elas percebem tudo de forma negativa e conseguem enxergar apenas os problemas e nunca a solução.


A figura dos óculos representa aqui a maneira como muitos indivíduos enxergam os eventos da vida. Com o acumulo dos anos, desde a mais tenra infância, muitos conhecimentos, certos e errados, vão sendo guardados na memória e começam a ditar as regras da vida de cada um, alterando a percepção dos eventos e modificando seu significado. Existem pessoas que só conseguem visualizar os fatos negativos, principalmente sobre si próprio. Vivem o tempo todo reclamando, murmurando ou colocando defeito naquilo que fazem, no que possuem e, até na própria existência.

Enxergar a vida como se estivesse usando óculos escuros, leva o indivíduo a sentimentos de baixa autoestima e inferioridade. Não consegue perceber que é capaz, mas considera qualquer fato, incontestavelmente positivo, como se fosse fruto do acaso e não de seu merecimento. Quem age assim, quando recebe uma nota boa, pensa que foi fruto de mera sorte, se ganha um presente, acredita que, quem o deu, estava com pena e, assim, não consegue perceber qualquer valor em si.

Estes tipos de óculos não são usados diante dos olhos, mas dentro da mente. Na verdade, são esquemas mentais que ditam cada entendimento do indivíduo sobre si, sobre as outras pessoas e sobre o mundo. Quando conseguem retirar ou modificar estas percepções distorcidas, passam a compreender que as coisas podem ter, sempre, várias opções e que existem outras formas de entendê-las.

Para exemplificar, considere-se um pai que possua tal esquema mental. Ele não deixa o filho adolescente ir a uma festa entre amigos, porque acredita que algo terrível pode acontecer com ele. Não consegue ir com  a família em um final de semana à praia, porque pensa que alguém poderá se afogar. Não compra um móvel novo para esposa, porque acredita que não terá condições de pagar as prestações ou que poderá ficar desempregado a qualquer momento. Não conversa com os vizinhos, por acreditar que eles não gostam dele. E, dessa forma, em tudo percebe um defeito, vivendo de um jeito amargo e desagradável.

Tudo poderia ser diferente, se tal pessoa conseguisse retirar os óculos escuros de sua mente. Para isto, muitas vezes, se faz necessária a intervenção de um psicólogo. Neste caso, como se trata de algo atrelado à mente, a psicoterapia poderá ser muito útil.

Joacil Luis – Psicólogo – CRP 13/6160.    Contato: 83 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário