Pesquise um tema aqui

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Igualdade no relacionamento

Na relação entre marido e mulher existe uma igualdade e não uma prova de quem é o melhor. A mulher existe, e o marido precisa reconhecer isto. O marido existe, e a mulher precisa saber que isto é verdade. Mas, por que afirmarmos isto de forma até redundante?  Porque muitos casamentos sofrem por uma parte deixar de existir e começar a viver a vida do outro. Sendo mais claro: existem mulheres que não se arrumam, que não comem o melhor, que não viajam, que não sentam no melhor lugar da sala, que não desfrutam da melhor sobremesa. Elas deixam tudo que for melhor, mais aconchegante e prioritário, para seus maridos. Há maridos que fazem o mesmo para com suas esposas. Entretanto, o que parece uma prova de amor, acaba sendo uma prova de que a pessoa não pensa em si como gente, mas como parte inferior de um consórcio matrimonial. 

Considerar o cônjuge, amá-lo, respeitá-lo, ofertar-lhe amor e dedicação, não pode significar ignorar a si próprio. A dica, então, é: trate seu cônjuge com muito amor, mas lembre-se de se amar, de se cuidar, de viver. Quando fizer um bolo especial, divida o melhor pedaço entre você e ele. Quando houver apenas uma poltrona confortável em sua sala, divida com ele o tempo de uso. Estas coisas simples mostram que os dois são um casal que se ama e que se considera em modo de igualdade, e não numa relação onde um é o súdito e o outro o rei. Lembre-se: o amor é mais que subserviência. Ame muito, mas seja, igualmente, feliz com seu amor!
Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160 Contato: (83) 8745 4396

2 comentários:

  1. Nossa Muito Bom seu Texto , estou escrevendo um texto sobre isso. A sociedade vive relacionamentos onde há supremacia de gêneros.
    www.lorraynesantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorrayne!
      Obrigado pela visita. Seja sempre bem-vinda por aqui.

      Excluir