Pesquise um tema aqui

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Agorafobia

A agorafobia é um transtorno de ansiedade caracterizado principalmente por medo excessivo de permanecer sozinho em algum lugar, de está no meio de uma multidão e de viajar sem alguém conhecido por perto. O agorafóbico teme que possa sentir-se mal sem que tenha alguém conhecido por perto para o socorrer. Por isso, teme muitos lugares onde seja difícil a saída como em eventos de grande porte, festas, reuniões de igrejas, etc.

Um hábito comum do agorafóbico é procurar sempre, quando tem que está em algum lugar com muita gente, ficar perto da saída, ou, simplesmente, não entrar. 

Enquanto na fobia social, o indivíduo tem medo de que alguém o possa estar avaliando, na agorafobia, seu medo é de não ser ajudado no caso de ter alguma crise. Assim, evita sair de casa sozinho. A pessoa com agorafobia, costuma ficar muito em casa e faz sempre questão de que esteja acompanhado. 

A maioria dos casos de agorafobia, vem acompanhada do transtorno de pânico, mas pode ocorrer de o indivíduo manisfestar apenas os sintomas agorafóbicos. Quando existe a comorbidade com o transtorno de pânico, pode ocorrer de a pessoa ter uma crise em público. Neste caso, os principais sintomas são: desespero, suor, aceleramento cardíaco, sensação de desmaio, breve desorientação espacial e temporal e crença de que possa estar morrendo. 

A partir de uma primeira crise de pânico, é comum que o indivíduo aumente em muitas vezes seu medo de ter uma nova crise. Isto o fará exigir, cada vez mais, a companhia de alguém, tornando-se totalmente dependente do outro para executar suas atividades rotineiras.

A agorafobia é um transtorno sério e incapacitante, necessitando de intervenção psicológica e, em muitos casos, farmacológica, para que ocorra remissão (melhora).

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160

Nenhum comentário:

Postar um comentário