Pesquise um tema aqui

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Foto: Júnior Paiva
As pesquisas mostram que 3 a 8% da população é acometida pelo Transtorno de Ansiedade Generalizada. Trata-se de uma psicopatologia caracterizada por ansiedade e preocupação extrema, inquietação, concentração enfraquecida, irritabilidade, enrijecimento muscular, fadiga e dificuldades no sono. A pessoa com TAG, desenvolve uma preocupação acima da normalidade sobre algo errado ocorrer com a maioria dos eventos da vida.

É provável que este transtorno se desenvolva a partir de uma atenção exagerada que o indivíduo passa a dispensar para eventos que considera perigosos ou ameaçadores. Uma questão simples torna-se, na mente do ansioso, um obstáculo intransponível. Geralmente esta pessoa possui uma visão negativa sobre sua própria força e sobre sua habilidade em resolver problemas.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada é diferente de uma fobia social porque o paciente não necessita achar que está diante de uma situação em que possa ser avaliado por outras pessoas, para que ocorra. Também difere da Agorafobia porque pode desenvolver uma crise independente de está acompanhado por alguém, nem tem preocupação em ter alguém por perto por medo de está só, caso sofra algo. É distinto do Transtorno de Pânico porque sua origem não é súbita nem existe o medo demasiado de ter um novo ataque.

Um indivíduo com Ansiedade Generalizada pode, mesmo estando sozinho em casa, imaginar que vai ser atacado por um bandido ou que algo terrível vai lhe acontecer naquele momento. Tem uma preocupação acima do normal com o filho que está na escola, com o esposo que viajou, com a mãe que está trabalhando, etc. Isto serve para desencadear a aflição causada por este transtorno.

Mesmo se tratando de algo psicológico, o TAG pode se manifestar em sintomas físicos, como a diarreia, cefaleia, boca seca, etc.

Torna-se importante que a pessoa ansiosa, desde que se sinta prejudicada, recorra a um profissional da saúde mental, antes que os prejuízos se alastrem em várias áreas de sua vida. Transtorno de Ansiedade Generalizada é algo que pode deixar o paciente bastante debilitado, quando não tratado a tempo.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160       Contato: 83 98745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário