Pesquise um tema aqui

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A criança não aprende. O que pode estar errado?

Foto: Júnior Paiva
Uma preocupação constante na vida de muitos pais e professores é quando a criança não aprende tão facilmente quanto às outras. Muitos querem saber o que está por trás da falta de aprendizado. Alguns castigam seus filhos, outros contratam professores de reforço, mas quando problema persiste, o mais intrigante é saber o que contribui para que a criança não desenvolva o aprendizado. Segue, abaixo, alguns motivos que podem dificultar uma criança a aprender:

1. Dislexia - traz problemas na escrita, fazendo com que a criança troque ou omita letras e sílabas. Pode fazê-la desenvolver uma leitura fraca e lenta, chegando a pular linhas enquanto ler. A criança com dislexia pode ser inicialmente interpretada como preguiçosa ou desinteressada.

2. Discalculia - a criança com este problema tem séria dificuldade com cálculos. Não consegue fazer relações quantitativas nem assimila os sinais das quatro operações básicas da matemática. Isto poderá levar a um desinteresse geral pela disciplina, quando o aluno começa a acreditar que é incapaz de aprender.

3. TDAH - o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é algo mais conhecido entre os professores. Crianças com este problema podem apresentar muita dificuldade em prestar atenção às aulas, são impacientes, não ficam sentadas muito tempo, mexem com os colegas, pedem para ir ao banheiro com muita frequência. Tudo isto impede a assimilação dos assuntos ministrados em sala. A criança com TDAH necessita de acompanhamento psicológico e, quando necessário, psiquiátrico. 


São inúmeros os motivos que podem dificultar o aprendizado da criança. Não caberiam todos neste artigo. Um déficit cognitivo leve, por exemplo, pode ter um diagnóstico tardio e ser um forte responsável por problemas de aprendizado. 


Torna-se relevante frisar que problemas de cunho psicológico são obstáculos comuns no aprendizado da criança. Os professores devem procurar conhecer a história da criança, saber a dinâmica familiar, entender como seus pais se relacionam e como lidam com os filhos.

Crianças oriundas de lares dominados pela violência podem ter queda no rendimento escolar. Igualmente, quando são preteridas em casa, quando sentem-se sozinhas, desprezadas ou violentadas, diminuem o interesse pelos estudos. 

A depressão infantil que, muitas vezes, só é identificada por um profissional da saúde mental, também é um fator que deve ser avaliado na hora de procurar as causas na queda do rendimento escolar. A criança pode ficar triste por algo que não está bem na sua casa, ou consigo mesma. A recomendação principal é que os pais e professores tenham um olhar mais observador e menos punitivo para os comportamentos infantis relacionados ao aprendizado. Não hesitem em encaminhar a criança para uma avaliação psicológica sempre que algo fugir daquilo que seria considerado normal.

Joacil Luis - psicólogo - CRP 13/6160           Contato: 83 8745 4396.

2 comentários:

  1. Obrigada pelas informações. Pude perceber que estou agindo certo.

    ResponderExcluir
  2. Fique a vontade para novas sugestões, tanto suas quanto de colegas!

    ResponderExcluir