Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Fraudes nos Concursos x Sequelas nos Concurseiros

Foto: Júnior Paiva
Estampam-se nos principais jornais do pais as fraudes na realização de concursos públicos. Muitos foram beneficiados em detrimento à derrota, desonesta, dos que poderiam ter entrado através de uma seleção justa e digna. O que se passa na mente de um profissional que assume um cargo público através de uma seleção fraudulenta? Mas, muito mais digno de interesse seria saber como fica o concurseiro que se preparou meses e anos para realizar uma prova, e, repentinamente se ver enganado por uma fraude?


Ao menos quatro áreas são afetadas na vida de indivíduos que sofrem uma fraude:

1. Sentimental - Um misto de raiva, tristeza, angústia e indignação afeta a estrutura emocional dessas pessoas que sentem-se incapazes, não de assumirem o cargo a que se propuseram concorrer, mas de provar que seus concorrentes não tinham competência, mas apadrinhamento de uma política suja e dominadora.

2. Cognição - Os pensamentos se abatem e se confundem na tentativa de entender a que nível chega a capacidade maquiavélica daqueles que deveriam servir de exemplo, mas são uma vergonha pública.

3. Física - Não são poucos os concurseiros "reprovados", conscientes de sua capacidade, que somatizam os sentimentos ruins e permitem que os reflexos cheguem em seus corpos em forma de cefaleias, gastrites, taquicardia, etc.

4. Social - A maior indignação é que na sociedade, os "aprovados", por terem sido apadrinhados, são vistos como competentes e os verdadeiros capacitados são preteridos, como se seus esforços não houvessem sido suficientes.

5. Familiar - É claro que reflete na família. Os pais que investiram nos filhos esperam bons resultados. Quando sabem que eles foram "reprovados", podem entrar em conflitos acreditando que não estudaram o suficiente ou que não foram tão capazes. 

Em suma, é triste saber como uma ação fraudulenta causa tanto prejuízo. Resta esperar que a justiça compreenda isto e que assuma o controle dessa barbárie pública cometida por pessoas inescrupulosas contra aqueles que concorrem em um concurso público.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160.

Nenhum comentário:

Postar um comentário