Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Briga de casal x Família de Origem


Foto: Junior Paiva

Encontrar as causas das brigas que ocorrem num casal não é uma tarefa fácil nem sempre desejável. Existem inúmeras motivações para as desavenças conjugais. Algumas vezes os cônjuges querem, também, saber com quem está a culpa e a razão.
Mas numa relação conjugal, existem muitas coisas importantes a serem apuradas quando o assunto é desentendimento.

 Considere-se neste artigo a questão da família de origem de cada cônjuge. Os dois se uniram em matrimônio ou simplesmente decidiram compartilhar o mesmo teto em uma união estável, mas cada um traz consigo uma bagagem comportamental herdada da casa de seus pais. A forma como os genitores agiam entre si, o jeito como lidavam com os problemas, os hábitos alimentares e de higiene, a maneira de interagir com os demais membros da família ou até com a vizinhança, e muitas outras atitudes, compõem o arcabouço comportamental de cada cônjuge que agora está formando um novo lar.

Quando deixa a casa dos pais para viver com outra pessoa numa constituição conjugal, cada membro precisa entender que irá lidar com um mundo psicológico e comportamental que teve uma formação diferente da sua. Então, se faz necessário que três conceitos básicos sejam aceitos por cada novo cônjuge:

  1. Empatiaqualidade de colocar-se no lugar do outro. Isto é necessário na relação conjugal para que se entenda o que faz o parceiro agir de forma diferente. Conhecer as razões que levam ao comportamento pode facilitar a aceitação do mesmo.
  2. Compreensãoqualidade de entender que o outro tem motivos para agir diferente. Torna-se indispensável na relação conjugal por tornar o comportamento do outro mais sugestivo à aceitação.
  3. Renúnciacapacidade de deixar alguns comportamentos de lado, para beneficiar o parceiro. Imprescindível no ato conjugal por produzir flexibilidade, ajuste e adaptação.

Se cada cônjuge estiver disposto a desprender-se de alguns comportamentos herdados de sua família de origem, e também pronto a aceitar um pouco daquilo que seu parceiro trouxe de casa, haverá, ao menos no que diz respeito a este aparente ponto de discórdia, um ajuste que reduzirá as desavenças.

Um casal é mais que uma mistura de corpos, mãos, abraços, beijos, carícias, dinheiro, perfumes e bens materiais. Trata-se de um composto de hábitos, idéias, sonhos, comportamentos e costumes que, um dia, pertenceram apenas a um e agora deverá ser administrado, compartilhado e vivido por dois.

Joacil Luis – Psicólogo – CRP 13/6160  Contato: 83 8745 4396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário