Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Inveja

A inveja é uma característica da pessoa que deseja ter exatamente aquilo que é do outro. É um sentimento patológico porque pode causar danos ao corpo, à mente, à relação social e espiritual do indivíduo. A inveja, além de prejudicar o invejoso, provoca, em muitos casos, dor em quem possuir o objeto dela. Intriga, briga, discussões e até a morte tem sido provocada por causa desse sentimento mórbido que domina determinados indivíduos.

O invejoso não consegue se satisfazer com aquilo que ele tem. Sua atenção está sempre focada no que é do outro. Sua satisfação, na verdade, não é possuir, mas desejar. Sendo assim, se um invejoso recebesse de presente o carro novo de seu vizinho que ele tanto inveja, seu prazer ou desejo não seria satisfeito, pois ele continuaria com inveja do vizinho e não iria se satisfazer com o carro que antes lhe era objeto de desejo. 

Ele é um doente da alma. Trata-se de alguém que não consegue ser feliz com o que tem nem consegue trabalhar ou batalhar honestamente para conseguir realizar seus sonhos. Aliás, o invejoso não tem sonhos, tem apenas inveja da realização dos sonhos alheios. 

A sua fome nunca é saciada, porque seu apetite é movido por uma fonte doente de desejos naquilo que não lhe pertence. Sua casa não lhe satisfaz, seu marido não lhe traz prazer, seus filhos nunca serão (aos seus olhos) bons, seus móveis sempre precisarão ser trocados, suas roupas terão sempre imperfeições, sua vida será sempre amarga. Tudo isto porque ele não pode ser saciado com algo que possui. Este indivíduo "doente" tem sua fonte de prazer em querer o que é do outro. 

O invejoso quer a paz do outro, a casa do outro, a família do outro, o carro do outro, o emprego do outro, os amigos do outro, a alegria do outro, a aparência do outro, o dinheiro do outro, (...) a vida do outro. Sua ambição é ser o outro, mas se isto pudesse acontecer, ele não se satisfaria, porque sempre existirá um outro que ele desejará ser. O invejoso é um doente que precisa de tratamento.

Joacil Luis - Psicólogo CRP 13/6160

Nenhum comentário:

Postar um comentário